Informação do Programa
Mestrado em Desenvolvimento de Projetos de Inovação e Produto
Apresentação do Programa
O destacado crescimento da área de projetos na atualidade fez com que essa área fosse abordada de diferentes maneiras.
De todos os enfoques que podemos citar, dois são os de maior atualidade e complexidade no momento de estabelecer estruturas acadêmicas: Inovação e Produto.
Para ter uma aproximação mais acabada, devemos destacar que o conceito de Inovação guarda uma relação direta com o de Desenho, pois entendemos que a responsabilidade do Desenho está justamente em inovar, dar uma contribuição total ou parcial em soluções "originais".
O Mestrado em Desenvolvimento de Projetos de Inovação e Produto, propõe uma formação completa nas três disciplinas da área de projetos: Desenho, Gestão e Direção, em forma paralela e de maneira teórica e prática, referenciada em exclusividade a dois conceitos já estabelecidos nas áreas do Management: Inovação e Produto, e a um terceiro de atual desenvolvimento nas área de Direção: o Desenho e sua rentabilidade.
É importante destacar também o reconhecido crescimento das áreas e práticas criativas nos padrões universais do Gerenciamento, estabelecendo um equilíbrio exato entre planejar (antecipar-se) e desenhar (dar soluções criativas de maneira imediata).
Embora, possa-se considerar que a imagem rígida e metodológica das áreas de Gestão e Direção não poderia conviver com a imagem criativa e artística das áreas de Desenho, na atualidade não é assim. Sim, elas podem.
As áreas criativas de Desenho requerem mais do que qualquer outra um processo metodológico de desenvolvimento de projeto e de gestão e administração de recursos e habilidades, para articular-se às áreas rígidas do Management, pois estas últimas necessitam delas.
O Mestrado em Desenvolvimento de Projetos de Inovação e Produto apresenta uma estrutura acadêmica combinada entre temas teóricos e exercícios práticos por meio de exercícios individuais e em grupos, assim como oficinas de trabalho de reflexão sobre processos de desenho de projetos.
Isto permite, então, estruturar corretamente o trabalho de criadores e desenhistas, contribuindo com treinamento em ferramentas atuais de gestão, sem que isto atente aos processos criativos.
E ao mesmo tempo treinar em processos metodológicos criativos ao restante dos profissionais que participam do desenvolvimento de projetos.
Finalmente, é importante destacar que a superposição dos dois temas centrais, Inovação e Produto, com as três áreas clássicas de Projeto, e a combinação de teoria e prática de aplicação imediata, formam um programa educacional completo que permitirá a profissionais do Desenho ganhar espaço nos escritórios de decisões de um projeto, sem ficarem encerrados a uma mera participação de espectador no desenvolvimento.

