Doutorado em Educação

Apresentação

O programa de doutorado permite cursar disciplinas e realizar o trabalho de pesquisa dentro de uma das linhas oferecidas, seguindo um programa de estudos na modalidade a distância. Deste modo, o doutorando realiza um estudo de pós-graduação avançado e adaptado ao seu ritmo e estilo de trabalho.

Durante a realização do programa, o doutorando conta com a presença e o apoio de professores, tutores e orientadores, cujo objetivo acompanhá-lo é facilitar e o cumprimento acadêmico do programa, aproveitando as novas tecnologias.

A comissão de doutorado atribuirá e supervisionará o plano de estudos mais adequado à formação prévia e ao tema da tese escolhido pelo doutorando. Deste modo, nomeia um orientador que dará suporte e facilitará a realização dos estudos e da tese.

Estructura

DURAÇÂO FINALIDADE PLANO DE TRABALHO
Fase I, Docência
1 ano Adquirir o conhecimento e as competências necessárias para proporcionar soluções que contribuam para o desenvolvimento humano, científico e tecnológico na linha de pesquisa do doutorando ou doutoranda. Cursar a distância uma série de disciplinas definidas de acordo com os estudos prévios à temática da tese. Nesta fase, o doutorando deve cursar disciplinas adequadas ao tema escolhido para a tese.
Fase II, Tutorias
3 meses Orientar e definir o tema da tese, os objetivos, a hipótese e a metodologia. Com o suporte de um tutor, o doutorando elabora a proposta do esquema da tese
Fase III, Pesquisa
1 ano Elaborar o projeto da tese. Com o suporte do Orientador, realiza atividades de pesquisa que conduzem à realização do projeto.
Fase IV, Realização da Tese
1 a 2 anos Redação do trabalho de tese. Sob a supervisão do Orientador, desenvolve a pesquisa: análise e resultados alcançados.

Metodologia Educativa

O modelo educativo promove a colaboração e a cooperação para enriquecer a formação das pessoas. Assim, garante um processo que promove resultados efetivos à relação entre o investimento assumido e o retorno em formação e conhecimentos, e aprendizagem pessoal e organizacional. O modelo educativo é composto de muitas inovações em educação e pedagógicas que facilitam e potencializam e impulsionam um processo de formação em um ambiente de aprendizagem muito eficaz. Isto compreende:

  • Facilitar o contato entre estudantes, entre professores e entre os dois grupos.
  • Fomentar a cooperação e a reciprocidade: a aprendizagem como esforço coletivo.
  • Considerar o estudante como o centro do processo do qual participa ativamente.
  • Estimular e potencializar a comunicação e a interação entre professores e estudantes.
  • Demonstrar que o processo de formação implica e exige a dedicação contínua de tempo e esforço.
  • Usar a motivação como estímulo constante para que o estudante perceba que os resultados esperados da aprendizagem estejam ao seu alcance.
  • Personalizar a aprendizagem, levando em consideração as diferenças entre estudantes e suas diversas formas de aprender.

Titulação

O doutorando ou doutoranda que conclui os requisitos acadêmicos e supera a defesa de sua tese de doutorado, segundo a normativa da universidade de ministra o programa, pode optar pelo grau de:

  • Doutor em Educação pela Universidade Internacional Iberoamericana (México), indicando a linha de pesquisa na qual realizou a tese.

Plano de estudos

Doutorado em Educação > Fase docência

A fase de docência do Doutorado em Educação caracteriza-se por basear-se em um modelo colaborativo de formação.

Em todas as disciplinas, há atividades em grupo, fóruns de debatem e oficinas a partir de uma perspectiva reflexiva e orientada à pesquisa.

Estas ações pedagógicas têm como um de seus principais objetivos aproveitar as possibilidades que a educação oferece ao colocar em contato doutorandos de diferentes tradições educativas e pesquisadores para enriquecer o processo de formação e aprofundar cooperativamente em sua linha de pesquisa.

Disciplinas

Fase docência
# DISCIPLINAS
1 Metodologia da Pesquisa Científica
2 Seminário de Pesquisa
3 Teorias de Aprendizagem e Bases Metodológicas da Formação
4 Desenho Curricular e Programação
5 Fatores de Aprendizagem
6 Criação, Adaptação e Avaliação de Materiais
7 Desenvolvimento de Competências
8 Fundamentos da Educação Especial: Processos de Atenção à Diversidade
9 Orientação Educativa e Tutoria
10 Didática Aplicada
11 Atividade Física Aplicada à Educação. à Saúde e ao Rendimento
12 As TIC na Educação e as Teorias de Aprendizagem
13 Organização e Gestão de Centros Educativos

Linhas de pesquisa

  DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
# LINHAS DE PESQUISA 
1 Orientação e tutoria no sistema educativo.
2 Didática da Educação Física. Saúde e rendimento.
3 Didática da língua.
4 Didática da história da música e da educação musical.
5 Musicologia aplicada e gestão cultural.
6 Atenção à diversidade e educação inclusiva no sistema educativo.
7 Tecnologia educacional, inovação educacional com TIC.
8 Aprendizagem e educação. Fatores e estratégias associadas.
9 Organização e gestão de centros educacionais. Desenho e assessoria curricular. Avaliação de centros.
10 Formação de professores.
11 Avaliação de centros e professores para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
12 Metodologia da pesquisa educativa.
13 Projetos de saúde.
14 Educação e inteligência emocional.
15 Gestão da diversidade cultural.
16 Multiculturalidade e interculturalidade.
17 Competência laboral, educação e emprego.
18 Cultura de paz, resolução de conflitos e convivência na sala de aula.

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Dr. Jesús Arzamendi Sáez de Ibarra. Doutor em Filologia e Letras pela Universidade de Deusto, Espanha. Coordenador de programas de doutorado na Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Dr. Antonio Pantoja Vallejo. Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Educação a Distância, Espanha. Professor na Universidade de Jaén, Espanha.
  • Dra. Silvia Pueyo Villa. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona. Coordenadora internacional da área de Formação de Professores na Fundação Universitária Iberoamericana.
  • Dr. Fermín Ferriol Sánchez. Doutor em Educação pela Universidade de Havana, Cuba. Coordenador de programas de doutorado na Universidade Internacional Ibero-americana, México.
  • Dra. Ana Rodríguez Zubiaurre. Doutora em Economia Aplicada pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Diretora acadêmica da Universidade Internacional Ibero-americana, Porto Rico. Anteriormente atuou como docente na Universidade de Las Palmas de Gran Canaria e como pesquisadora no projeto SICTUR (Sistema de Informação da Pesquisa Científica em Turismo).

Professores e Autores

  • Dr. Luis Ángel Acevedo Mercado. Doutor em Educação pela Universidade Interamericana de Porto Rico e decano associado.
  • Dra. Joana Achá Morcillo. Doutora em Neurociência Cognitiva pela Universidade de Valência, Espanha. Professora na Universidade do País Basco, Espanha.
  • Dra. Jimena Isabel Aguirre. Doutora em Educação pela Universidade de Cuyo, Argentina, onde também é professora. Bolsista de pós-doutorado do CONICET.
  • Dra. Yolanda María Alarcón Baronn. Doutora em Educação pela Universidade Interamericana de Porto Rico. Pesquisadora e professora da Universidade Caribenha em Porto Rico.
  • Dra. Jennifer Alicea Castillo. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Rico. Professora na Universidade de Porto Rico.
  • Dra. Ibis Marlene Alvarez Valdivia. Doutora em Psicologia pela Universidad de Havana, Cuba. Professora na Universidade Autônoma de Barcelona e na Universidade Aberta da Catalunha, Espanha.
  • Dra. Vanessa Anaya Moix. Doutora em Ensino de Línguas e Literatura pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professora na Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr. David Aponte del Toro. Doutor em Educação pela Universidade Internacional do Panamá.
  • Dr. Ferdinand Arce Santiago. Doutor em Filosofia e em Psicologia Clínica pela Pontifícia Católica de Porto Rico. Docente e Psicólogo da Polícia de Porto Rico.
  • Dr. Jesús Arzamendi Sáez de Ibarra. Doutor em Filologia e Letras pela Universidade de Deusto, Espanha. Coordenador de programas de doutorado na Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Dr. Pedro Balaus Custódio. Doutor em Didática da Literatura Portuguesa pela Universidade de Coimbra, Portugal. Professor e coordenador na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra.
  • Dra. María Jesús Barros García. Doutora em Língua Espanhola pela Unviersidade de Granada, Espanha. Professora da Universidade Saint Xavier, EUA.
  • Dr. Pedro Barros García. Doutor em Filologia Românica pela Universidade de Granada, Espanha, onde também é professor.
  • Dr. Ángel Boza Carreño. Doutor e Psicopedagogia pela Universidade de Huelva, Espanha, onde também é professor.
  • Dra. Katianne Bruhns. Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Consultora em geoarqueologia em Florianópolis, Brasil.
  • Dra. María do Amparo Carvas Monteiro. Doutora em Ciências Musicais pela Universidade de Coimbra, Portugal. Professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. 
  • Dr. José Clares López. Doutor em pedagogia pela Universidade de Sevilha, Espanha, onde também é professor na Faculdade de Educação.
  • Dr. José Collazo González. Doutor em Liderança Educativa pela Universidade Interamericana de Porto Rico e em Assuntos Legais pela Universidade Internacional Atlântica, EUA.
  • Dr. Antonio Constán Nava. Doutor Internacional em Estudos Árabes e Islâmicos pela Universidade de Alicante, Espanha. Professor na Universidade de Manouba, Tunísia.
  • Dr. Narciso Contreras Izquierdo. Doutor em Léxico e Literatura pela Universidade de Jaén, Espanha, onde também é professor no Departamento de Filologia Espanhola. 
  • Dra. Isabel Sofía Correia Calvário. Doutora em Literatura e Culturas Românicas pela Universidade do Porto, Portugal. Professora de Língua Gestual Portuguesa na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal.
  • Dr. Nicasio Cruz Capeles. Doutor em Educação pela Universidade de Minnesota, EUA. Membro adjunto da Faculdade de MBA na SUAGM.
  • Dra. Josélia Euzèbio da Rosa. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Brasil. Professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense, Brasil.
  • Dra. Claudia Barros Camargo. Doutora em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade de Jaén, Espanha. Funcionária da Prefeitura de Nuevo Progreso.
  • Dr. Emil José Delgado Portalatín. Doutor em Educação pela Universidade de Turbado, Porto Rico. Professor de Belas Artes na Escola Especializada de Belas Artes de Arecibo, Porto Rico. 
  • Dra. María Ángeles Díaz Linares. Doutora em Psicopedagogia pela Universidade de Jaén, Espanha. Inspetora de educação e membro do grupo de pesquisa da Universidade Jaén. 
  • Dra. Camille Echavarría Peraza. Doutora em Educação pela Universidade Metropolitana de Porto Rico. Catedratica Auxiliar na Universidade do Leste, Porto Rico.
  • Dra. Carmen Luz Feliciano Rivera. Doutorado em Educação pela Universidade Nova Southeartern, EUA. Professora na Escola Superior José S. Alegria, Porto Rico.
  • Dr. Antonio Marcos Feliciano. Doutor em Engenharia e em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor no Instituto Federal de Educação de Santa Catarina, Brasil.
  • Dr. Federico Fernández Díez. Doutor em Filosofia e em Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona, Espanha. Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades na Unviersidade Europeia do Atlântico, Espanha.
  • Dr. Fermín Ferriol Sánchez. Doutor em Educação pela Universidade de Havana, Cuba. Coordenador de programas de doutorado na Universidade Internacional Ibero-americana, México.
  • Dra. Zulma Figueroa Román. Doutora em Educação pela Universidade Nova Southeastern, EUA. Diretora escolar do Departamento de Educação de Porto Rico.
  • Dr. Víctor Manuel García Suárez. Doutor em Ciências da Comunicação Social pela Universidade de Havana, Cuba. Catredático na Universidade de Turabo, Porto Rico.
  • Dra. Carmen González Canalejo. Doutora em História Contemporânea pela Universidade de Almería, Espanha, onde também é professora.
  • Dr. Daniel González González. Doctor en Filosofía y Ciencias de la Educacion por la Universidad de Granada (España). Profesor en la Universidad de Granada.
  • Dr. José González Monteagudo. Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Sevilha, Espanha, onde também é professor.
  • Dra. Susana María Almeida Gonçalves. Doutora em Psicologia pela Universidade de Coimbra, Portugal. Professora e coordenadora no Instituto Politécnico de Coimbra.
  • Dra. Kim Griffin McNeil. Doutora em Educação de Língua Estrangeira pela Universidade Estadual de Ohio, EUA. Professora na Universidade Europeia do Atlântico, Espanha.
  • Dra. María Alejandra Grzona. Doutora em Gestão e Planejamento para a Qualidade Educativa na Sociedade do Século XXI pela Universidade de Jaén. Professora terapeuta para deficientes visuais em diferentes instituições argentinas.
  • Dr. José Francisco Guerrero López. Doutor em Filosofia e Letras, divisão de Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Málaga, onde também é professor.
  • Dra. Inmaculada Gómez Hurtado. Doutora em Psicopedagogia pela Universidade de Huelva, Espanha, onde também é professora.
  • Dra. Idaris Gómez Ravelo. Doutora em Ciências da Cultura Física pela Universidade de Jaén, Espanha. Professora na Universidade Agrária de Havana, Cuba.
  • Dr. Francisco de Javier Gómez Zapiain. Doutor em Psicologia pela Universidade do País Basco, Espanha, onde também é professor.
  • Dr. Antonio Hernández Fernández. Doutor em Pedagogia pela Universidade de Granada, Espanha. Professor na Universidade de Jaén, Espanha.
  • Dra. Teresita Alicia Izura. Doutora em Gestão e Planejamento da Qualidade Educativa no Século XXI pela Universidade de Jaén, Espanha. Docente e pequisadora na Univerdade Nacional de Cuyo, Argentina.
  • Dr. Antonio Salvador Jiménez Hernández. Doutor em Psicopedagogia pela Universidade de Jaén, Espanha. Professor interino na Universidade de Sevilha e na Universidade de Huelva, Espanha.
  • Dr. José Luis Jiménez Negrón. Doutor em Gerência Educativa pela Pontifícia Universidade Católica de Ponce, Porto Rico. 
  • Dra. Naivy Lanza Escóbar. Doutora em Aspectos Educativos e Socioculturais da Atividade Física pela Universidade de Jaén, Espanha. Professora na Faculdade de Cultura Física, Cuba.
  • Dr. Juan José Leiva Olivencia. Doutor em Psicopedagogia pela Universidade de Málaga, Espanha, onde também é professor..
  • Dra. María de Pilar López García. Doutora em Língua Espanhola: História e Situação Atual pela Universidade de Granada, Espanha, onde também é professora.
  • Dra. Guadalupe Aurora Maldonado Berea. Doutora em Educação pela Universidade de Córdoba, Espanha. Professora na Universidade Veracruzana, México..
  • Dra. Graciela Roxana Marsollier. Doutora em Educação pela Universidade Nacional de Cuyo, Argentina. Pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (CONICET) e professora pesquisadora na Universidade Nacional do Cuyo.
  • Dr. José Manuel Martos Ortega. Doutor em Fundamento do Currículo e em Formação de Professores do Ensino Primário e Secundário pela Universidade de Granada, Espanha.
  • Dr. Javier Marín López. Doutor em Musicologia pela Universidade de Granada, Espanha. Professor na Universidade de Jaén, Espanha.
  • Dr. Antonio Matas Terrón. Doutor em Pedagogia pela Universidade de Málaga, Espanha, onde também é professor.
  • Dr. Miguel Mateo Ruiz. Doutor em Didática da Língua e da Literatura pela Universidade de Barcelona, Espanha, onde também é professor.
  • Dra. Mónica Teresa Matilla. Doutora em Gestão e Planejamento para a Qualidade Educativa na Sociedade do Século XXI pela Universidade de Jaén, Espanha. Professora na Universidade Nacional de Cuyo, Argentina.
  • Dr. José Antonio Medina Talavera. Doutor em Educação pela Universidade Nova Southeastern, EUA. Oferece oficinas para professores do Departamento de Educação de Porto Rico.
  • Dra. Sabela Melchor Couto. Doutora em Língua e Sociedade da Informação: a Linguística e suas Aplicações pela Universidade de Vigo, Espanha. Professora na Universidade de Roehampton, Londres.
  • Dra. Esther Mena Rodríguez. Doutorado em Psicologia pela Universidade de Málaga, Espanha, onde também é professora.
  • Dra. Doris Elizabeth Mercado Torres. Doutora em Gerência e Liderança Educacional pela Universidade Interamericana de Porto Rico. Professora de Espanhol na Escola Pública do Texas, EUA.
  • Dra. Yolanda Molina-Serrano. Doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Nova York em Buffalo, EUA. Professora na Universidade de Porto Rico.
  • Dr. Jerónimo Morales Cabezas. Doutor em Língua Espanhola: História, Descrição e Aplicações pela Universidade de Granada, Espanha, onde também é professor.
  • Dr. Juan Manuel Méndez Garrido. Doutor em Psicopedagogia pela Universidade de Huelva, Espanha, onde também é professor.
  • Dra. Marilyn Nales Torres. Doutora em Educação pela Universidade Nova Southeastern, EUA. Professora do Sistema Universitário Ana G. Méndez (SUAGM).
  • Dr. Gilberto Nieto López. Doutor em Educação pela Escola Livre de Ciências Políticas e Administração Pública do Oriente, México. Professor em diferentes universidades do México e diretor-geral do Centro de Pesquisa para o Aperfeiçoamento e Desenvolvimento da Educação.
  • Dr. José Ramón Otaola. Doutor em Educação pela Universidade Capella, EUA. Professor na Universidade de Walden, EUA.
  • Dra. María Fernanda Ozollo Lubrano. Doutora em Gestão e Planejamento para a Qualidade Educativa na Sociedade do Século XXI pela Universidade de Jaén, Espanha. Professora titular e diretora de educação a distância e inovação educativa da Universidade Nacional de Cuyo, Argentina.
  • Dra. María Teresa Padilla Carmona. Doutora em Pedagogia pela Universidade de Sevilha, Espanha, onde também é professora.
  • Dr. Antonio Pantoja Vallejo. Doutor em FIlosofia e Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Educação a Distância, Espanha. Professor na Universidade de Jaén, Espanha.
  • Dra. María del Rosario Patiño Rodríguez. Doutora em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas, Cuba. Assessora presencial e virtual das instituições educativa do CEDIEC, México.
  • Dra. Silvia María Elena Persio. Doutora em Educação pela Universidade de Jaén, Espanha. Professora na Universidade Nacional de Cuyo, Argentina.
  • Dr. Jorge Vladimir Pons y García. Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca, Espanha. Professor na Universidade Juárez Autônoma de Tabasco, México.
  • Dra. María Luisa Nieves Porcar Gómez. Doutora em Gestão e Planejamento para a Qualidade Educativa na Sociedade do Século XXI pela Universidade de Jaén, Espanha. Professora na Universidade Nacional de Cuyo, Argentina.
  • Dra. Silvia Pueyo Villa. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona, Espanha. Coordenadora Internacional da área de Formação de Professores da Fundação Universitária Iberoamericana. 
  • Dra. Lucila María Pérez Fernández.  Doutora em Tradução: Enfoques e Métodos pela Universidade de Málaga, Espanha. Professora na Universidade Europeia do Atlântico, Espanha. 
  • Dr. Alvaro Pérez García. Doutor em Pedagogia pela Universidade de Granada, Espanha. Professor na Universidade de Jaén, Espanha.
  • Dr. Jesús Fernando Pérez Lorenzo. Doutor em Pedagogia pela Universidade de Sevilha, Espanha, onde também é professor.
  • Dra. Suleira Milagros Quiñones Fontanez. Doutora em Educação pela Universidade Nova Southeastern, EUA. Designer Instrucional na Escola de Ciências, Matemáticas, Tecnologia e Linguagens. 
  • Dra. Grisel Rivera Villafañe. Doutora em Administração e Supervisão Educativa pela Universidade Interamericana de Porto Rico. Professora na Universidade de Porto Rico.
  • Dra. Sonia Rodríguez Fernández. Doutor em Pedagogia e Psicopedagogia pela Universidade de Granada, Espanha, onde também é professora.
  • Dr. Carlos Ramón Rodríguez Lampón. Doutor em Filosofia e Letras: História das Américas pela Universidade Interamericana de Porto Rico. Instrutor no Colégio Universitário Nacional On-line, Porto Rico.
  • Dra. Nayda Rodríguez Meléndez. Doutora em Educação pela Universidade Nova Southeastern, EUA. Supervisora de professores de espanhol no Distrito Escolar de Cidra, Porto Rico. 
  • Dr. Francisco de Paula Rodríguez Miranda. Doutor em Educação pela Universidade de Huelva, Espanha, onde também é professor. 
  • Dr. César Eduardo Rodríguez Zidán. Doutorado em Educação pela Universidade de Málaga, Espanha. Docente e pesquisador na Universidade ORT, Uruguai.
  • Dra. Ana Rodríguez Zubiaurre. Doutora em Economia Apliada pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Diretora acadêmica da Universidade Internacional Iberoamericana, Porto Rico.
  • Dra. Celia Romero Díaz. Doutora em Aspectos Educativos e Socioculturais da Atividade Física pela Universidade de Jaén, Espanha, e em Ciências da Cultura Física pela Escola Internacional de Educação Física e Esporte, Cuba. Professora na Universidade Agrária de Havana, Cuba.
  • Dra. Lorena Isabel Rosa Roldán. Doutora em Educação: História das Américas pela Universidade Interamericana de Porto Rico.
  • Dr. Luis Antonio Rosario Arroyo. Doutorado em Educação pela Universidade de Turabo, Porto Rico. Professor na Universidade Central de Bayamón e na Universidade de Turabo, Porto Rico.
  • Dr. Salvador Rus Rufino. Doutor em Filosofia e Letras pela Universidade de Navarra e em História pela Universidade de León, Espanha. Professor na Universidade de León.
  • Dr. Majid Safadarán Mosazadeh-Kohan. Doutor em Liderança Educativa pela Universidade Atlântica, EUA. Diretor-geral de programas acadêmicos no Instituto Cultural Peruano Norte-americano.
  • Dr. Roberto Dudor Ruiz Salces. Doutor em Educação pela Universidade de Newport, EUA. Secretário-geral da Universidade Europeia do Atlântico, Espanha.
  • Dra. María Auxiliadora Sales Ciges. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Valência, Espanha. Professora na Universidade Jaime I, Espanha.
  • Dr. Honorio Salmerón Pérez. Doutor em FIlosofia e Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Educação a Distância, Espanha. Professor na Universidade de Granada, Espanha.
  • Dra. Lidia Esther Santana Vega. Doutor em FIlosofia e Ciências da Educação pela Universidade de La Laguna, Espanha, onde também é professora.
  • Dra. Yadira Santiago Bayón. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Rico. Palestrante no Programa de Graduação Associado da Universidade EDP de San Sebastian, Porto Rico.
  • Dra. Rita María de los Ángeles Sierra. Doutora em Pedagogia pela Universidade de Jaén, Espanha. Professora no Instituto de Educação Superior, Argentina.
  • Dra. Encarnación Soriano Ayala. Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Murcia, Espanha. Professora na Universidade de Almería, Espanha.
  • Dr. Manuel Soriano Ferrer. Doutor em Psicologia pela Universidade de Valência, Espanha, onde também é professor. 
  • Dra. Magdalena Suárez Ortega. Doutora em Pesquisa e Intervenção Educativa pela Universidade de Sevilha, Espanha, onde também é professora.
  • Dr. Miguel Sánchez Ibañez. Doutor em Tradução e Mediação Intercultural pela Universidade de Salamanca, Espanha. Professor na Universidade Europeia do Atlântico, Espanha. 
  • Dra. María Virginia Sánchez López. Doutora em História e Ciências da Música pela Universidade de Jaén, Espanha, onde também é professora.
  • Dra. Bárbara Tandrón Negrín. Doutora em Aspectos Educativos e Socioculturais da Atividade Física pela Universidade de Jaén, Espanha. Reitora da Escola Internacional de Educação Física e Esporte, Cuba.
  • Dr. Juan Carlos Tojar Hurtado. Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Málaga, Espanha, onde também é professor.
  • Dr. Miguel Ángel Torres Díaz. Doutor em História de Porto Rico e do Caribe pelo Centro de Estudos Avançados de Porto Rico e do Caribe. Presidente do EDUTEX, Porto Rico.
  • Dra. María de Jesús Torres Góngora. Doutora em Ciências Sociais com especialização em Estudos Regionais pelo Colécio da Fronteira Norte, México. Professora no Instituto Tecnológico de Tijuana, México.
  • Dr. Leonardo Torres Pagán. Doutor em Currículo, Instrução e Avaliação pela Universidade Capela, EUA. Professor no Departamento de Educação de Porto Rico.
  • Dra. Mayra Amparo Torres Rodríguez. Doutora em Aspectos Educativos e Socioculturais da Atividade Física pela Universidade de Jaén. Professora na Escola Internacional de Educação Física e Esporte, Cuba.
  • Dra. Cristina Adriana Toscano de Faria. Doutora em Ensino e Psicologia da Música pela Universidade Niva de Lisboa, Portugal. Professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal.
  • Dr. Óscar Ulloa. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil, onde é colaborador e pesquisador.
  • Dr. José Vallés Sifre. Doutor em Filosofia pela Universidade Capella, EUA. Professor na Universidade Interamericana de Porto Rico.
  • Dra. María Guadalupe Veytia Bucheli. Doutora em Gestão Educativa pelo Centro de Pesquisa para a Administração Educativa, México. Professora na Universidade Virtual do Estado de Guanajuato, México.
  • Dra. Elina Vilar Beltrán. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Jaime I, Espanha. Professora na Universidade Queen Mary de Londres, Reino Unido.
  • Dr. Cristóbal Villanueva Roa.  Doutor em Psicopedagogia pela Universidade de Jaén, Espanha, onde é orientador.
  • Dra. Crista Weise. Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha, onde também é professora.

Bolsas de Estudo

O programa de Bolsas de Doutorado para realizar o Programa de Doutorado em Educação patrocinado pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) dirige-se àqueles alunos com um excelente currículo acadêmico. O objetivo é formar doutores e doutoras que contribuam com pertinência ao desenvolvimento humano científico e tecnológico da sociedade e no campo específico da sua linha de pesquisa..

Este programa de Bolsas de Doutorado, no qual participal outras fundações, insituições e universidades, orienta-se tanto a docentes universitários, com o objetivo de contribuir para o aumento da porcentagem de doutores nas universidades, como a profissionais do mundo empresarial e da administração pública, com o fim de contribuir para a criação de departamento de PD&I e gerar um espírito de inovação.