Coaching

Apresentação do Programa

A Especialização em Coaching traz uma abordagem, em termos de sua visão do ser humano, inspirada na visão Ontológica, Sistêmica e Transformacional. Consideramos o Coaching não apenas uma metodologia com ferramentas práticas ou uma disciplina moderna em expansão, mas uma filosofia de vida através da qual olhar e interpretar o ser humano e suas possibilidades de mudança, crescimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Portanto, definimos Coaching como um processo de acompanhamento reflexivo e criativo, oferecido aos clientes, a fim de atingir um objetivo específico e inspirá-los a maximizar seu potencial pessoal e profissional. Em vista disso, a missão da Especialização em Coaching é formar profissionais na disciplina de coaching, através do desenvolvimento e consolidação de suas competências e habilidades como coach; aprofundar-se nas diferentes ferramentas úteis e necessárias para poder acompanhar e obter resultados de melhoria nos processos de desenvolvimento, mudança e acompanhamento.

A Especialização em Coaching oferece uma formação que está intimamente ligada ao contexto do exercício da profissão. As bases teóricas do Coaching, suas diferentes áreas de aplicação e modelos metodológicos, são tratadas como um esquema de referência que nos permite adentrar no processo de coaching. Além de aprofundar as ferramentas que serão úteis durante os processos de orientação e acompanhamento; as competências do coach, em coerência com os padrões da International Coach Federation (ICF); e na prática do coaching, através de sessões de acompanhamento supervisionadas pelos professores, tutores e coaches responsáveis.

A quem é dirigido

O programa Coaching é projetado para profissionais do coaching que desejam completar e reforçar sua formação nas metodologias mais atualizadas e inovadoras deste campo, bem como desenvolver e fortalecer suas competências como coach, melhorar sua capacidade de liderar, coordenar e orientar outros em seus processos de transformação, e expandir sua caixa de ferramentas como profissionais do coaching.

Também é destinado a graduados universitários em Psicologia, Medicina, Enfermagem, Direito, Psicopedagogia, Publicidade ou Administração e Gestão de Empresas, Educação, ou outras áreas relacionadas que queiram se capacitar em habilidades de coaching para aplicar em nível pessoal e profissional, a fim de adquirir técnicas para melhorar suas habilidades para dirigir, liderar e inspirar seus colaboradores a alcançar melhores e novos resultados.

Titulação

A conclusão bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de Especialista em COACHING , emitido pela Universidade onde tenha se matriculado.

Estrutura do Programa

A duração estimada do programa de Coaching é de 470 horas (47 créditos).

Sobre a distribuição do tempo, fica estabelecido que:

  • Por ser um programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, desta maneira, o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis.
  • O tempo máximo de que se dispõe para concluir o programa é de 12 meses. Neste período de tempo, o aluno deve entregar todas as avaliações correspondentes às disciplinas e, caso se aplique, o Trabalho Final de Especialização. 

A estrutura de créditos do programa de Coaching é apresentada na tabela a seguir:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
1ª Parte: Disciplinas     37 9 370
2ª Parte: 1a Parte: Disciplinas     10 3 100
TOTAL 47 12 470

a. O número de créditos pode variar de acordo com a Universidade que emite o título. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 25 horas (10 horas de atividades orientadas e supervisionadas e 15 horas de trabalho autônomo). Se o aluno cursa o programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a relação entre créditos e horas pode variar.
b. Duração em meses.

Objetivos

Objetivos Geral

  • Formar profissionais na disciplina do coaching, através do desenvolvimento e consolidação de suas competências e habilidades como coach; do aprofundamento nas diferentes ferramentas úteis e necessárias para poder acompanhar e obter resultados de melhoria nos processos de desenvolvimento e acompanhamento realizados, no marco das abordagens conceituais e metodológicas que sustentam a prática do coaching em processos de mudança, desenvolvimento e crescimento pessoal.

Objetivos Específicos

  • Identificar e compreender o papel e a identidade do coach e sua importante contribuição durante o processo de coaching.
  • Distinguir e aplicar os diferentes modelos e abordagens de coaching, usados para abordar os processos de mudança.
  • Desenvolver as competências apropriadas como coach, com base nas 11 competências-chave e valores promovidos pela International Coach Federation (ICF), a fim de se tornar um profissional que atenda aos padrões de qualidade apropriados para exercer a profissão de coach.
  • Usar as ferramentas linguísticas (modelo de conversação), ferramentas emocionais (gestão emocional) e ferramentas corporais (técnicas e processos de comunicação não-verbal) úteis para serem usadas nos processos de coaching.
  • Conduzir os processos de coaching e acompanhar adequadamente o(s) coachee(s) na realização dos objetivos desejados, tanto a nível pessoal como profissional.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do programa de Coaching são:

  • Coach pessoal/life coach.
  • Coach para equipes e gestão de pessoas
  • Profissionais e gerentes em todos os níveis da pirâmide organizacional.

Plano de estudos

  • 1ª PARTE: DISCIPLINAS (340 horas)

As disciplinas e as horas correspondentes ao programa são apresentadas na tabela abaixo:

1ª PARTE: DISCIPLINAS
# DISCIPLINAS HORAS
1 Origens e fundamentos teóricos do coaching 30
2 Fontes disciplinares de apoio ao coaching 30
3 As competências do coach 40
4 Coaching e programação neurolinguística 50
5 As ferramentas para o coach 50
6 Mindulness e coaching 50
7 Processo de coaching 50
8 Áreas de aplicação do coaching 40
9 Marketing do coaching e personal banding 30
TOTAL 370

Estas disciplinas, apesar de serem independentes uma da outra, estão estruturadas segundo uma ordem pedagógica coerente. Cada uma se divide em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado para responder satisfatoriamente às diversas atividades de avaliação.

  • 2ª PARTE: COACHING IN ACTION: PROCESSO DE COACHING SUPERVISIONADO (100 HORAS)

No caso da Especialização, a última fase do Programa será dedicada à conclusão da disciplina 100% prática e cuja carga letiva é de 10 créditos, com o objetivo de que o aluno possa colocar em prática as diferentes ferramentas, estratégias e competências ensinadas através das disciplinas anteriores do programa, por meio de diferentes processos de coaching nos quais os alunos devem atuar como coach.

2ª PARTE: COACHING IN ACTION: PROCESSO DE COACHING SUPERVISIONADO
# DISCIPLINAS HORAS
1 Coaching in action: processo de coaching supervisionado 100
TOTAL 100

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: FORMAÇÃO NO PROCESSO DE COACHING

  1. FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO COACHING

    Compreender a origem do modelo de desenvolvimento através do Coaching. Reconhecer o que é o Coaching e como, através dele, pode-se desenvolver e capacitar as pessoas. Compreender a natureza e o alcance do Coaching. Identificar as diferenças entre Coaching e outros modelos de desenvolvimento. Conhecer o modelo básico do processo de Coaching. Identificar as competências, habilidades e responsabilidades do Coach.

    O QUE É O COACHING?
    HISTÓRIA DO COACHING
    OBJETIVOS DO COACHING
    BENEFÍCIOS DO COACHING
    NATUREZA DO COACHING
    MODELO DO COACHING
    RESPONSABILIDADES DO COACH E DO COACHEE
  2. ENFOQUES TEÓRICOS DO COACHING

    Conhecer as diferentes correntes do modelo de Coaching. Identificar as principais aplicações dos modelos de Coaching.

    DIFERENTES CORRENTES DE COACHING
    COACHING PESSOAL (ONTOLÓGICO)
    COACHING EXECUTIVO
    COACHING ORGANIZACIONAL OU EMPRESARIAL
    COACHING DE EQUIPE
  3. CAMPOS DE APLICAÇÃO DE COACHING

    Proporcionar aos alunos informações sobre as possíveis áreas de atuação do Coaching, a definição de sujeito de coachee, as diferentes abordagens metodológicas e estilos de coach. Esquema de interação entre coachee, o coach, campo e metodologia.

    CLASSIFICAÇÃO DO COACHING POR SEGMENTAÇÃO: PESSOAL, EXECUTIVO, ORGANIZACIONAL E EMPRESARIAL, ENTRE OUTRAS
    OS DIFERENTES COACHEES: INDIVÍDUO, GRUPO OU ORGANIZAÇÃO
    CLASSIFICAÇÃO DE COACHING POR ABORDAGEM METODOLÓGICA: ONTOLÓGICO, SISTÊMICOS, TRANSFORMACIONAL, INTEGRAL, DE VIDA (LIFE COACHING), AUTOCOACHING, ESPORTIVA, PARA A SAÚDE, DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL/PROFISSIONAL/LABORAL
    CLASSIFICAÇÃO DE ACORDO COM O ESTILO DO COACH: FOCO NO AMBIENTE, NA PESSOA, NO OBJETIVO E NO SISTEMA
    ESQUEMA INTERATIVO: COACHEE-COACH-CAMPO-METODOLOGIA

2ª PARTE: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO COACH

  1. TÉCNICAS DE DIREÇÃO E LIDERANÇA ORGANIZACIONAL

    Conhecer as funções e princípios básicos da direção e da liderança, assim como os modelos mais importantes e suas aplicações.

    INTRODUÇÃO À IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA E DA DIREÇÃO EMPRESARIAL
    O principal recurso humano: as pessoas. A personalidade: a integração das esferas cognitiva e afetiva. A administração e a psicologia social. Alguns comentários sobre liderança. Funções do líder. Definição, diferenças e funções do líder e do diretor. A cultura empresarial, valores e os processos de mudança. Importância da liderança organizacional.
    ABORDAGENS TEÓRICAS NO ESTUDO DA DIREÇÃO E DA LIDERANÇA, SUA EVOLUÇÃO
    Pré-história da liderança. A Revolução Industrial. Escolas e teorias no estudo da liderança e da direção.
    ESTILOS DE LIDERANÇA
    Definições. Autoridade, controle e poder. Estilos de liderança. Princípios básicos dos líderes.
    COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO LÍDER E DO DIRETOR
    As competências e habilidades do líder. Enfoques das competências. Avaliação das características pessoais. Chaves para a liderança contemporânea. Técnicas para o estudo das competências pessoais. Descrição da personalidade.
  2. TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

    Interpretar a comunicação como um processo integrador e sistêmico. Caracterizar a esfera cognitiva, afetiva e autorreguladora na comunicação interpessoal. Interpretar as expressões emocionais na comunicação interpessoal. Diferenciar as habilidades e competências na comunicação interpessoal. Determinar e otimizar as comunicações interpessoais.

    INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO
    Conceito de comunicação. Funções da comunicação. O conteúdo ético da comunicação. Características da comunicação. O modelo do processo de comunicação como um sistema. Importância da comunicação no local de trabalho. Barreiras na comunicação. Tipos e níveis da comunicação.
    A PERSONALIDADE E A COMUNICAÇÃO
    A esfera cognitiva e afetiva na comunicação. Assertividade. Estilos comunicativos.
    AS COMUNICAÇÕES NA VIDA PROFISSIONAL
    Conceitos de comunicação interpessoal. Características da comunicação interpessoal. Leis básicas da comunicação interpessoal. Tipos de comunicação interpessoal. Comunicação verbal e não-verbal. Funções das mensagens não-verbais.
    A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL NA VIDA PROFISSIONAL
    Objetivos de comunicação interpessoal no trabalho. Comunicação formal e informal.
    AS COMPETÊNCIAS E A COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
    As habilidades diretivas. As competências na comunicação interpessoal. Saber escutar. Fluência Verbal. Capacidade de expor suas ideias de forma coerente e convincente.
  3. TÉCNICAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO

    Aportar conhecimentos teóricos e práticos referentes aos conflitos, estratégias de resolução e habilidades básicas para a resolução.

    INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE CONFLITOS
    Compreender os conceitos básicos e fundamentos teóricos que permitam identificar, descrever e analisar casos práticos relacionados ou vinculados aos conflitos.
    ESTRATÉGIAS OU MÉTODOS PARA RESOLVER CONFLITOS
    Contribuir para a compreensão de um conjunto de conceitos e técnicas relacionadas com o processo de negociação, alcançando uma aprendizagem propícia à realização de negociações eficientes. Conhecer os passos e as voltas da resolução e estilos de enfrentamento na gestão de conflitos. Conhecer estratégias e técnicas para resolução de conflitos: negociação, mediação e arbitragem.
    COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
    Dominar e desenvolver as competências e habilidades associadas à resolução de conflitos.
    ÉTICA EMPRESARIAL
    O que se entende por ética? Definição e objetivo. Autores mais representativos no estudo da ética. Fundamentos empíricos da ética.
  4. TÉCNICAS DE DIREÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO

    Conhecer os elementos teóricos e práticos sobre os grupos e equipes de trabalho, suas Características, Técnicas e Ferramentas para uma gestão eficaz.

    AS EQUIPES DE TRABALHO
    Expor e argumentar as principais considerações teóricas que sustentam o trabalho em equipe. Aplicar criativamente essas considerações na prática diária. Transformar sua equipe para que seja considerada eficiente e autodirigida. Interpretar e aplicar as regras de trabalho em equipe, assim como obter o consenso.
    PRINCIPAIS FERRAMENTAS PARA APERFEIÇOAR A EQUIPE
    Expor e discutir as ideias fundamentais que sustentam o trabalho das redes sociométricas. Aplicar criativamente à sua equipe uma metodologia validada para as reuniões e sessões de trabalho em equipe. Aplicar no seu campo de ação as ferramentas estudadas para alcançar eficiência no trabalho em equipe. Interpretar e aplicar a direção por objetivos e por resultados.
    A TOMADA DE DECISÕES DA EQUIPE. TÉCNICAS PARA O TRABALHO EM EQUIPE
    Aplicar as técnicas estudadas para garantir a qualidade da tomada de decisões. Capacitar de forma prática nas diferentes técnicas que permitem gerar mais ideias e escolher as melhores para a sua aplicação. Cultivar sua criatividade e da sua equipe.
  5. ESTRESSE E BURNOUT

    Conhecer e saber gerir as situações de estresse e burnout dentro da organização empresarial, dotar dos conhecimentos teórico-práticos necessários sobre este amplo tema.

    SAÚDE ORGANIZACIONAL
    Higiene, segurança e qualidade de vida profissional. Os efeitos negativos do trabalho. Motivação, satisfação e frustração. O processo de conflito.
    O ESTRESSE NO TRABALHO
    Contexto histórico e conceituação de estresse. Fisiopatologia do estresse. As doenças causadas pelo estresse. Mediadores psicológicos da resposta ao estresse. Epidemiologia e consequências do estresse profissional. Algumas regras, estratégias e exercícios para a gestão do estresse. Estresse em profissionais da saúde e ensino.
    SÍNDROME DE BOURNOUT
    Antecedentes e conceituação da síndrome de bournout. Abordagens e modelos sobre a síndrome de bournout. Relação entre estresse no trabalho e a síndrome de bournout. Relação da síndrome de bournout com a motivação, satisfação no trabalho, frustração e tipos de estrutura. Fatores organizacionais e interpessoais que influenciam na sua ocorrência. Quadro evolutivo da síndrome de bournout. A síndrome de Bournout em profissionais da saúde. Consequências da síndrome de bournout na qualidade de vida profissional e na qualidade dos cuidados médicos. Prevenção e tratamento da síndrome de bournout.
  6. MARKETING DE COACHING E DE COACH

    Consolidar nos alunos conceitos de marketing genéricos utilizados em vários setores econômicos, de modo que possam aplicar no seu próprio campo de coaching. Ensinar os estudantes a identificar seu target e a definir estratégias que focam as necessidades dos seus "clientes", respondendo a um plano de ação através de uma combinação eficaz de marketing (marketing-mix). Proporcionar aos alunos e futuros especialistas em coaching as ferramentas comerciais práticas que permitam reduzir o risco, aumentar as chances e as oportunidades de sucesso neste mercado, alcançando êxito profissional e pessoal.

    FUNDAMENTOS DE MARKETING
    MARKETING ESTRATÉGICO
    MARKETING OPERACIONAL
    PLANO ESTRATÉGICO DE MARKETING
    O MARKETING E O COACHEE: IDENTIFICAÇÃO DE NECESSIDADES, COMPORTAMENTO DO COACHEE, O CUMPRIMENTO DAS EXPECTATIVAS
    O MARKETING E O COACH: MIX DE MARKETING, FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS COMERCIAIS
    O MARKETING E COACHING. COMUNICAÇÃO E COACHING: PERSONAL BRANDING, IMAGEM CORPORATIVA, A EMPATIA COMERCIAL – ESTRATÉGIAS
    NOVAS TECNOLOGIAS, MARKETING E COACHING: PERFIL DIGITAL
    A PRESENÇA DA WEB: PÁGINA WEB, BLOGS, REDES SOCIAIS, NETWORKING, DIRETÓRIOS

3ª PARTE: COACHING EXECUTIVO

  1. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

    Tem como objetivo conhecer e compreender as ferramentas da inteligência emocional.

    INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
    A INTELIGÊNCIA HUMANA
    AS EMOÇÕES
    A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA EMPRESA
  2. PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA

    Apresenta ao estudante um tema interessante, prático e atual. Além disso, mostra os modelos de comportamento humano, através dos quais algumas pessoas e profissionais, em especial, obtêm níveis máximos de excelência, enquanto outras pessoas, aparentemente fazendo o mesmo, não alcançam.

    A PSICOTERAPIA COMO ANTECEDENTE HISTÓRICO DA PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA (PNL)
    SURGIMENTO DA PNL
    CONCEITO DE PNL
    SISTEMAS REPRESENTACIONAIS
    REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE
    PNL E COMUNICAÇÃO

4ª PARTE: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO OU PROJETO

A última parte do programa está destinada à realização do Trabalho de Conclusão de Curso ou Projeto.

A elaboração do Trabalho de Conclusão pode iniciar paralelamente ao estudo das disciplinas do Programa, de acordo com as possibilidades e disponibilidades do aluno. No entanto, aconselha-se dedicar os últimos três meses do programa para prepará-lo e redigi-lo.

O trabalho será supervisionado por um professor-tutor, que será designado de acordo com o tema escolhido.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Dra. (c) Vanessa Yélamos Torres Doutorado (en andamento) em Psicologia pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Coaching Integral pelo Instituto Superior de Coaching de Barcelona. Certificação como Coach Profissional pela ASESCO. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universitat Autónoma de Barcelona, juntamente com o Institut Sistèmic de Barcelona, Espanha. Licenciatura em Psicologia pela Universitat de Barcelona. Especialista em técnicas de coaching, certificada pela ICF. Formação em constelações familiares e programação neurolinguística. Experiência profissional ligada ao ensino à distância através de ambientes virtuais em temas relacionados ao coaching, à gestão de emoções, à liderança, à gestão de mudanças, entre outros. Experiência como psicóloga e coach, proporcionando espaços on-line e presenciais onde os clientes podem realizar processos de descoberta vital, aprendizagem e transformação pessoal e profissional. Participação em vários workshops e seminários sobre Coaching Sistêmico e Transformacional. Colaboração em projetos educacionais. Formação complementar em ambientes virtuais.

Professores e Autores

  • Dra. Laura Natalia Pérez Doutorado (cum laude) e Mestrado em Ciências Cognitivas e Linguagem pela Universidade de Barcelona, Espanha. Diretora acadêmica do Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde da Universidade Internacional Iberoamericana do México e professora na universidade. Psicólogo e coach, fundadora da Florecimiento Humano. Experiência em pesquisa na Universitat de Barcelona, Espanha. Experiência como psicóloga nos hospitais San Juan de Dios e La Inmaculada, Colômbia.
  • Dra. María de los Ángeles González García Doutorado em Psicologia da Saúde e Psicologia do Esporte pela Universidad Autónoma de Barcelona. Mestrado de Pesquisa em Psicologia da Saúde e Psicologia do Esporte pela Universitat de Barcelona. Licenciatura em Psicologia, ênfase: Psicologia Clínica, Universidad de Salamanca. Trabalhou como professora titular em tempo parcial na Soler i Sala SL, Barcelona, em Assessoria e formação Psicologia da Saúde, Coaching e Consultoria e PNL (junho de 2009-2011) e atualmente é professora associada na Graduação em Psicologia, Universidad Europea del Atlántico. Trabalhou como psicóloga na Unidade de Medicina Interna do Hospital Germans Trias i Pujol, Barcelona, em tarefas de assistência, pesquisa e formação. Atualmente é diretora do Centro Psicoeducativo Balance, Santander. Também é psicólogo e formadora de mindfulness. Publicou manuais e artigos científicos em revistas internacionais sobre Psicologia Clínica e colaborou em numerosos estudos clínicos.
  • Dr. Juan Luis Martín Ayala Doutorado em Psicologia pela Euskal Herriko Unibertsitatea, Espanha. Mestrado em Saúde Mental pela Universidad de Deusto, Espanha. Especialista em Mediação Familiar. Diretor acadêmico da graduação em Psicologia e professor pesquisador da área de Psicologia Evolutiva e Educacional da Universidad Europea del Atlántico, Espanha. Autor e coautor de vários livros, capítulos de livros e artigos de pesquisa sobre a área. Participação em congressos internacionais sobre desenvolvimento e educação.
  • Dra. Mariacarla Martí González Doutorado em Educação pela Universidad de Zaragoza. Licenciatura em Psicologia pela Universidad de La Habana. Mestrado em Educação pela Arte pela Universidad de las Artes, Cuba. Diploma em Psicologia e Pedagogia das Artes. Lecionou Psicologia na Universidade das Artes e é pesquisadora convidada na Universidade de Zaragoza. Professor na Universidad Europea del Atlántico e membro do Conselho Consultivo Psicopedagógico da universidade.
  • Dra. (c) Julién Brito Ballester Doutorado em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Mestrado em Psicologia Ocupacional e Organizacional pela Universidad de la Habana, Cuba. Sua carreira profissional tem estado relacionada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da Psicologia Organizacional e outras áreas relacionadas. Trabalhou principalmente com coordenação acadêmica, ensino, seleção, formação e funções de desenvolvimento, bem como na direção e implementação de vários projetos de consultoria, atendendo a diversas necessidades de intervenção organizacional e processos de mudança. Há mais de 10 anos, vem trabalhando em uma linha de pesquisa ligada ao desenvolvimento de habilidades.
  • Dra. (c) Vanessa Yélamos Torres Doutorado (en andamento) em Psicologia pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Coaching Integral pelo Instituto Superior de Coaching de Barcelona. Certificação como Coach Profissional pela ASESCO. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universitat Autónoma de Barcelona, juntamente com o Institut Sistèmic de Barcelona, Espanha. Licenciatura em Psicologia pela Universitat de Barcelona. Especialista em técnicas de coaching, certificada pela ICF. Formação em constelações familiares e programação neurolinguística. Experiência profissional ligada ao ensino à distância através de ambientes virtuais em temas relacionados ao coaching, à gestão de emoções, à liderança, à gestão de mudanças, entre outros. Experiência como psicóloga e coach, proporcionando espaços on-line e presenciais onde os clientes podem realizar processos de descoberta vital, aprendizagem e transformação pessoal e profissional. Participação em vários workshops e seminários sobre Coaching Sistêmico e Transformacional. Colaboração em projetos educacionais. Formação complementar em ambientes virtuais.
  • Dra. (c) María Eugenia Luna Borgaro Doutorado (em andamento) em Educação, Universidad Internacional Iberoamericana, México. Mestrado em Direção de Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad de León. Licenciatura em Psicologia, Universidad de Guadalajara. Experiência como coach empresarial para empreendedores. Leciona disciplinas relacionadas a habilidades de gestão, administração de empresas, educação de jovens adultos. Experiência profissional em funções de recrutamento e seleção.
  • Dra. (c) Carmen Lilí Rodríguez Velasco Doutorado em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Psicologia Ocupacional e Organizacional pela Universidad de la Habana, Cuba. Sua carreira profissional tem estado relacionada ao ensino, pesquisa e consultoria no campo da Psicologia Organizacional e outras áreas relacionadas. Experiência na coordenação de equipes de trabalho para a concepção curricular de programas acadêmicos e a criação de materiais didáticos, bem como a gestão e otimização de processos e procedimentos ligados à concepção e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em workshops, seminários, congressos. Autor e coautora de várias publicações científicas.
  • Dra. (c) Andrea Gutiérrez Simón Psicóloga, Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, Diploma em Educação Perinatal. Doutorado em Psicologia pela Universidad Internacional Iberoamericana, México. Trabalhou no campo do desenvolvimento das pessoas em instituições de saúde e educação, bem como em empresas privadas. Mais de 15 anos de experiência no ensino, é consultora e conferencista. Com experiências transculturais. Tem gerado processos de mudança a nível individual e corporativo, na execução de projetos a curto e médio prazo. Tem Certificação Internacional como Facilitadora em Dinâmica de Grupo concedida pela Organização GERZA, Lima, Peru. Formação complementar em ambientes virtuais.
  • MSc. Stefania Stiscia. Mestrado em Coaching com PNL pela Escuela de Coaching Motivat em Barcelona, Espanha. Coach certificada pela ASESCO. Mestrado em Coaching Pessoal e Corporativo com abordagem sistêmica pelo Coaching Lab, Barcelona Formação complementar em Coaching Transformacional pelo Instituto Gestalt de Barcelona e People Tech Solutions. Formação complementar em Coaching Sistêmico e Constelações Familiares e Organizacionais pela Farfala Coaching Global em Barcelona. Licenciatura em Ciências Econômicas e Empresariais pela Università degli Studi di Modena, Itália. Cocriadora de conteúdo para vários programas de formação em coaching. Sócia e membro do Comitê de Eventos da AECOP. Facilitadora de recursos e tutora on-line. Fundadora da Artliderbarcelona, onde desenvolve atividades como formadora, consultora e coach, e proporciona espaços para desenvolvimento pessoal e organizacional.
  • MSc. Sandra Guasch Santos. Mestrado em Neuroliderança e Coaching Organizacional na EADA Barcelona. Mestrado em Coaching Transformacional, Pessoal e Organizacional para gestores pelo Instituto Gestalt de Barcelona e People Tech Solutions. Licenciatura em Administração pela Universitat de Barcelona, Espanha. Certificação Copperfield na Escola de design Kaospilot em Barcelona. Certificação Sikkhona pelo Instituto de Comunicação e Coaches de Barcelona. Formação complementar em desenvolvimento de recursos humanos, habilidades de relacionamento e comunicação. Formadora e técnica crganizacional. Responsabilidades empresariais e de gestão de recursos humanos. Experiência como formadora, coordenadora e gerente de equipes de trabalho
  • MSc. Núria Oltra González. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universitat Autònoma de Barcelona. Licenciatura em Psicologia pela Universitat Rovira i Virgili, Terragona, Espanha. Fundadora e coach holística na Novamirada, onde proporciona espaços para promover o crescimento holístico e a aprendizagem experimental das pessoas. Experiência como professora presencial no Mestrado em Coaching Sistêmico oferecido pela Universitat Autónoma de Barcelona, juntamente com o Instituto Sistêmico de Barcelona. Coach e coordenadora de projetos na Fundación Babel Punto de Encuentro.
  • MSc. Ana de Diego Lagüera. MBA pela Universidad de Deusto. Coach certificada ACC pela International Coach Federation Coach pessoal e executiva. Professora na Graduação em Psicologia da Universidad Europea del Atlántico. Professora de Coaching e Mentoring no Mestrado de Recursos Humanos na UBU. Professora do Mestrado em Coaching e Liderança na Escuela de Coaching y Tres Talentos, Mérida, Espanha. Chefe de formação interna, recursos humanos, consultora e coach organizacional para várias empresas espanholas, para as quais desenvolveu projetos e realizou intervenções destinadas a proporcionar espaços para promover o desenvolvimento pessoal e organizacional dos funcionários.
  • MSc. Sonia Juliana Pérez Pérez. Mestrado em Musicoterapia pela Universidad Nacional de Colombia. Licenciatura em Psicologia pela Universidad Nacional Abierta y a Distancia, Colômbia. Licenciatura em Antropologia pela Universidade de Los Andes, Colômbia. Diploma em Docência Universitária, Corporación Universitaria Taller 5. Alta competência para o desenvolvimento de processos educacionais, sociais e terapêuticos baseados na capacidade de compreensão, análise e visão proativa. Habilidades de escrita, leitura e pesquisa de primeira classe. Possui experiência como professora e musicoterapeuta em várias instituições universitárias, centros de formação e intervenção terapêutica na Colômbia.
  • MSc. Sara Moza Moríñigo. Mestrado Universitário em Formação de Professores e pela Universitat de Barcelona. Mestrado em RH e Gestão do Trabalho pelo Centro de Estudios Jurídicos de Granada. Mestrado Universitário (em andamento) em Resolução de Conflitos e Mediação pela Universidad Europea del Atlántico. Licenciatura em Psicologia pela Universidad de Granada. Experiência na área de consultoria em recursos humanos e como professora na área de resolução de conflitos e recursos humanos. Colaboração em projetos educacionais. Formação complementar em ambientes virtuais.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER. 

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfilprofissional.