Educação Diabetológica para Profissionais da Saúde

Apresentação do Programa

A diabetes mellitus é uma doença crônica muito comum que, de acordo com Masso (2009), é “um grupo de doenças ou síndromes metabólicas caracterizadas pelo aparecimento de hiperglicemia secundária pela falta da secreção de insulina, da ação da insulina ou de ambas”. A OMS relata que esta doença afeta mais de 347 milhões de pessoas no mundo.

O diabetes mellitus possui várias causas, ainda que a razão mais comum seja por maus hábitos alimentares, peso elevado, sedentarismo e hereditariedade, entre outros. Daí parte a importância, no tratamento desta doença, de conscientizar o paciente sobre a importância de gerar mudanças em seu estilo de vida, incluindo hábitos alimentares adequados e atividade física. Ademais, isto permite diminuir os riscos de complicação que esta doença pode ter.

A OMS prevê que, em 2030, a diabetes mellitus será a sétima causa mundial de morte. Os profissionais da saúde devem estar na vanguarda dos avanços no tratamento desta doença para garantir que as pessoas portadoras tenham uma adequada qualidade de vida com o manejo ideal de sua doença. Da mesma maneira, é muito importante fortalecer ações que permitam prevenir o desenvolvimento da diabetes mellitus tipo II especialmente em países de baixa e média renda, onde o grupo populacional que a padece se encontra entre os 35-65 anos. Para isto, é preciso fortalecer uma excelente formação científica que pode ser adquirida mediante a realização deste Programa.

A quem é dirigido

O curso de Educação Diabetológica para Profissionais da Saúde tem como destinatários:

  • Graduados/licenciados que desejam se especializar em diabetes visando completar e ampliar sua formação acadêmica;
  • todos aqueles profissionais da saúde que desejam consolidar seus conhecimentos para aplicá-los no ambiente pessoal e/ou de trabalho;
  • Pessoas não universitárias que desejam se especializar em diabetologia;
  • Pessoas e familiares que sofrem a patologia e que desejam saber como melhorar sua qualidade de vida;
  • Profissionais que desenvolvem sua atividade em locais relacionados à saúde, à indústria ou às empresas que queiram especializar-se nesta temática, bem como os familiares ou pessoas diabéticas que queiram ampliar seus conhecimentos sobre a patologia e melhorar sua qualidade de vida.

O curso de Educação Diabetológica para profissionais da saúde será um complemento ideal para enriquecer qualquer formação de graduação ou pós-graduação para aqueles interessados em se especializar em temas de saúde e nutrição.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Experto Universitario en EDUCACIÓN DIABETOLÓGICA PARA PROFESIONALES SANITARIOS.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

 

Estrutura do Programa

A duração estimada do programa de Educação Diabetológica para Profissionais da Saúde é 100 horas (10 créditos)1.

Sobre a distribuição do tempo, fica estabelecido que:

  • Por ser um programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, desta maneira, o aluno pode formalizar sua matrícula em qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis.
  • O tempo máximo de que se dispõe para concluir o programa é de 3 meses. Neste período de tempo, o aluno deve entregar todas as avaliações correspondentes às disciplinas.

A estrutura de créditos do programa de Educação Diabetológica para Profissionais da Saúde é apresentada na tabela a seguir:

DISCIPLINAS CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
Educação diabetológica para profissionais da saúde 5 1,5 50
Educação alimentar e nutricional 5 1,5 50
TOTAL 5 3 100

a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula 
b. Duração em meses

Objetivos

Objetivo geral

  • Conhecer os fatores desencadeantes da diabetes, sintomas característicos e conseqüências de um mau controle metabólico e identificar os pilares do tratamento na diabetes: exercício físico, alimentação, educação diabetológica e medicação, bem como fomentar o autocontrole da enfermidade

Objetivos específicos

  • Conhecer os fatores desencadeantes da diabetes, sintomas característicos e conseqüências de um mau controle metabólico.
  • Ampliar os conhecimentos sobre a prevalência e incidência de diabetes, bem como fomentar e explicar os benefícios do diagnóstico precoce.
  • Identificar os pilares do tratamento na diabetes: exercício físico, alimentação, educação diabetológica e medicação, bem como fomentar o autocontrole da enfermidade.
  • Aprender os benefícios de um bom controle metabólico para evitar ou atrasar as complicações derivadas da enfermidade.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do programa de Educação Diabetológica para Profissionais da Saúde:

  • Médicos, farmacêuticos, enfermeiras e outros profissionais da saúde em exercício de sua profissão como complemento a sua formação e ajuda na realização de seu trabalho diário.
  • Docente em programas de ensino regulado e não regulado, pessoal sanitário, pessoal de serviços de restaurantes, centros de informação ao consumidor, associações de enfermos crônicos, colégios, centros cívicos, centros esportivos, etc.
  • Assessores industriais em programas de busca de informação e promoção de novos produtos dirigidos a pessoas diabéticas para assegurar a ligação entre marketing, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e saúde das pessoas diabéticas.
  • Comercial em lojas especializadas em produtos dietéticos.
  • Comercial em empresas alimentares ou farmacêuticas com uma linha de produtos com características nutritivas concretas.

Observação: O exercício das profissões é regulado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

O Programa de Educação Diabetológica para Profissionais da Saúde é composto por 1 disciplina estruturada segundo uma ordem pedagógica coerente, razão pela qual o aluno deverá seguir a ordem cronológica pautada em seu estudo.

O objetivo desta disciplina é fazer com que os alunos adquiram uma ideia global sobre a diabetes, insistindo no papel relevante da dietoterapia e da educação nutricional nesta patologia.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Descrições dos Cursos

DIABETES MELLITUS: DEFINIÇÃO E EPIDEMIOLOGIA
Definição. História. Epidemiologia da diabetes. Incidência. Mortalidade e Morbilidade.
CLASSIFICAÇÃO E DIAGNÓSTICO
Classificação. Diagnóstico. Métodos de diagnóstico. Diabetes gestaciona.
ETIOPATOGENIA
Introduccón. Diabetes de tipo 1. Diabetes de tipo 2. Síndrome metabólico.
INTRODUÇÃO. DIABETES TIPO 1. DIABETES TIPO 2. SÍNDROME METABÓLICA.
Introdução. Objetivos do tratamento da diabetes. Critérios de controle. Parâmetros de valoração do controle glicêmico. Objetivos terapêuticos.
TRATAMENTO FARMACOLÓGICO
Introdução. Tratamento com insulina na diabetes tipo1. Tratamento na diabetes tipo1. Efeitos secundários dos antidiabéticos orais. Evolução do tratamento farmacológico na diabetes tipo 2.
TRATAMENTO DIETÉTICO
Objetivos da alimentação na diabetes. Recomendações nutricionais. Recomendações nutricionais adaptadas aos diferentes grupos de idade. Recomendações dietéticas. Educação terapêutica na alimentação. Efetividade da dieta. Adaptação nutricional na infância e na adolescência.
ELABORAÇÃO DE DIETAS POR TROCA
Introdução. A dieta no paciente diabético. Alimentação e diabetes. Pautas de acompanhamento na elaboração de uma dieta. Sistema de porções e equivalências (manual). Sistema de porções e equivalências (programa informático: NutrIber).
DIABETES E EXERCÍCIO FÍSICO
Introdução. Benefícios da prática de exercício físico. Exercício físico na prevenção da diabetes. Exercício físico e diabetes tipo 1. Exercício físico e diabetes tipo 2. Exercício e diabetes com complicações. Conclusões.
COMPLICAÇÕES
Introdução. Complicações agudas.Complicações crônicas.
SITUAÇÕES ESPECIAIS
A diabetes ao longo da vida. Adaptações da diabetes a outras situações.
ASPECTOS PSICOSSOCIAIS
Introdução. Aspectos psicológicos. Aspectos sociais. Aspectos profissionais e legais.
METODOLOGIA EDUCATIVA
Introdução. História da educação diabetológica. Benefícios da educação diabetológica. Metodologia da educação diabetológica. Programa educativo. A equipe de diabetes. Educação grupal. Avaliação da educação diabetológica. Conclusões.

Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a leves modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Maurizio Antonio Battino. Pesquisador em Bioquímica e professor na Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor da Università Politecnica delle Marche. Diretor científico da Universidad Europea del Atlántico.

Coordenação Acadêmica Geral

  • Dra. Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Internacional.
  • Dra. (c) Anna Marín. Coordenadora da Área de Nutrição.

Professores e Autores

  • Dra. Claudia Nelly Orozco. Doutorado em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Laura Patricia Arellano Gómez. Doutorado em Ciências da Saúde Pública pelo Centro Universitário de Ciências da Saúde, Universidad de Guadalajara. Coordenadora acadêmica da Licenciatura em Ciências da Nutrição e Alimentação, Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente (ITESO).
  • Dra. Mercedes Briones. Doutorado em Nutrição Humana e Dietética, no programa internacional entre a Universidad de Granada e o Instituto de Investigaciones Químicas, Biológicas, Biomédicas y Biofísicas da Universidad Mariano Galvez de Guatemala. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Priscilla Almeida. Doutorado em Biomedicina pela Universidad de Zaragoza. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • M. Serafín Murillo. Mestrado em Educação em Diabetes e Formação em Nutrição Humana e Dietética da Universitat de Barcelona. Nutricionista clínica da Fundació RCF e pesquisadora da Unidade de Diabetes e Exercícios da Hospital Clínic de Barcelona.
  • M. Eduard Reinoso. Licenciatura em Ciência e Tecnologia dos Alimentos e Formação em Nutrição Humana e Dietética. Nutricionista da Unidade de Diabetes do Hospital Nuestra Señora de Meritxell, no Principado de Andorra.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.