Educação Diabetológica para Profissionais da Saúde

Apresentação do Programa

A diabetes mellitus é uma doença crônica muito comum que, de acordo com Masso (2009), é “um grupo de doenças ou síndromes metabólicas caracterizadas pelo aparecimento de hiperglicemia secundária pela falta da secreção de insulina, da ação da insulina ou de ambas”. A OMS relata que esta doença afeta mais de 347 milhões de pessoas no mundo.

O diabetes mellitus possui várias causas, ainda que a razão mais comum seja por maus hábitos alimentares, peso elevado, sedentarismo e hereditariedade, entre outros. Daí parte a importância, no tratamento desta doença, de conscientizar o paciente sobre a importância de gerar mudanças em seu estilo de vida, incluindo hábitos alimentares adequados e atividade física. Ademais, isto permite diminuir os riscos de complicação que esta doença pode ter.

A OMS prevê que, em 2030, a diabetes mellitus será a sétima causa mundial de morte. Os profissionais da saúde devem estar na vanguarda dos avanços no tratamento desta doença para garantir que as pessoas portadoras tenham uma adequada qualidade de vida com o manejo ideal de sua doença. Da mesma maneira, é muito importante fortalecer ações que permitam prevenir o desenvolvimento da diabetes mellitus tipo II especialmente em países de baixa e média renda, onde o grupo populacional que a padece se encontra entre os 35-65 anos. Para isto, é preciso fortalecer uma excelente formação científica que pode ser adquirida mediante a realização deste Programa.

A quem é dirigido

O curso de Educação Diabetológica para Profissionais da Saúde tem como destinatários:

  • Graduados/licenciados que desejam se especializar em diabetes visando completar e ampliar sua formação acadêmica;
  • todos aqueles profissionais da saúde que desejam consolidar seus conhecimentos para aplicá-los no ambiente pessoal e/ou de trabalho;
  • Pessoas não universitárias que desejam se especializar em diabetologia;
  • Pessoas e familiares que sofrem a patologia e que desejam saber como melhorar sua qualidade de vida;
  • Profissionais que desenvolvem sua atividade em locais relacionados à saúde, à indústria ou às empresas que queiram especializar-se nesta temática, bem como os familiares ou pessoas diabéticas que queiram ampliar seus conhecimentos sobre a patologia e melhorar sua qualidade de vida.

O curso de Educação Diabetológica para profissionais da saúde será um complemento ideal para enriquecer qualquer formação de graduação ou pós-graduação para aqueles interessados em se especializar em temas de saúde e nutrição.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Educação Diabetológica para Profissionais da Saúde.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

 

Estrutura do Programa

A duração estimada para a realização do curso de Educação Diabetológica para Profissionais da Saúdes é de 80 horas (8 créditos)1.

Quanto à distribuição do tempo se estabelece que:

  • Por ser um curso a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, razão pela qual o aluno poede formalizar a matrícula em qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis;
  • Por motivos acadêmicos e de aprendizagem, disponibiliza-se de uma duração mínima do curso de 1 mês, contabilizado a partir da data de entrega do tomo até a data de recebimento do último trabalho de avaliação;
  • O tempo máximo do qual se disponibiliza para realizar o curso é de 3 meses. Neste período de tempo, o aluno deve entregar todas as avaliações correspondentes à disciplina.

A estrutura de créditos do curso de Educação Diabetológica para Profissionais de Saúde se apresenta na seguinte tabela:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
Disciplina 8 3 80

a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula 
b. Duração em meses

Objetivos

Objetivo geral

  • Conhecer os fatores desencadeantes da diabetes, sintomas característicos e conseqüências de um mau controle metabólico e identificar os pilares do tratamento na diabetes: exercício físico, alimentação, educação diabetológica e medicação, bem como fomentar o autocontrole da enfermidade

Objetivos específicos

  • Conhecer os fatores desencadeantes da diabetes, sintomas característicos e conseqüências de um mau controle metabólico.
  • Ampliar os conhecimentos sobre a prevalência e incidência de diabetes, bem como fomentar e explicar os benefícios do diagnóstico precoce.
  • Identificar os pilares do tratamento na diabetes: exercício físico, alimentação, educação diabetológica e medicação, bem como fomentar o autocontrole da enfermidade.
  • Aprender os benefícios de um bom controle metabólico para evitar ou atrasar as complicações derivadas da enfermidade.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do programa de Educação Diabetológica para Profissionais da Saúde:

  • Médicos, farmacêuticos, enfermeiras e outros profissionais da saúde em exercício de sua profissão como complemento a sua formação e ajuda na realização de seu trabalho diário.
  • Docente em programas de ensino regulado e não regulado, pessoal sanitário, pessoal de serviços de restaurantes, centros de informação ao consumidor, associações de enfermos crônicos, colégios, centros cívicos, centros esportivos, etc.
  • Assessores industriais em programas de busca de informação e promoção de novos produtos dirigidos a pessoas diabéticas para assegurar a ligação entre marketing, tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e saúde das pessoas diabéticas.
  • Comercial em lojas especializadas em produtos dietéticos.
  • Comercial em empresas alimentares ou farmacêuticas com uma linha de produtos com características nutritivas concretas.

Observação: O exercício das profissões é regulado pela legislação de cada país.

Plano de estudos

O Programa de Educação Diabetológica para Profissionais da Saúde é composto por 1 disciplina estruturada segundo uma ordem pedagógica coerente, razão pela qual o aluno deverá seguir a ordem cronológica pautada em seu estudo.

O objetivo desta disciplina é fazer com que os alunos adquiram uma ideia global sobre a diabetes, insistindo no papel relevante da dietoterapia e da educação nutricional nesta patologia.


Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a leves modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Descrições dos Cursos

DIABETES MELLITUS: DEFINIÇÃO E EPIDEMIOLOGIA
Definição. História. Epidemiologia da diabetes. Incidência. Mortalidade e Morbilidade.
CLASSIFICAÇÃO E DIAGNÓSTICO
Classificação. Diagnóstico. Métodos de diagnóstico. Diabetes gestaciona.
ETIOPATOGENIA
Introduccón. Diabetes de tipo 1. Diabetes de tipo 2. Síndrome metabólico.
INTRODUÇÃO. DIABETES TIPO 1. DIABETES TIPO 2. SÍNDROME METABÓLICA.
Introdução. Objetivos do tratamento da diabetes. Critérios de controle. Parâmetros de valoração do controle glicêmico. Objetivos terapêuticos.
TRATAMENTO FARMACOLÓGICO
Introdução. Tratamento com insulina na diabetes tipo1. Tratamento na diabetes tipo1. Efeitos secundários dos antidiabéticos orais. Evolução do tratamento farmacológico na diabetes tipo 2.
TRATAMENTO DIETÉTICO
Objetivos da alimentação na diabetes. Recomendações nutricionais. Recomendações nutricionais adaptadas aos diferentes grupos de idade. Recomendações dietéticas. Educação terapêutica na alimentação. Efetividade da dieta. Adaptação nutricional na infância e na adolescência.
ELABORAÇÃO DE DIETAS POR TROCA
Introdução. A dieta no paciente diabético. Alimentação e diabetes. Pautas de acompanhamento na elaboração de uma dieta. Sistema de porções e equivalências (manual). Sistema de porções e equivalências (programa informático: NutrIber).
DIABETES E EXERCÍCIO FÍSICO
Introdução. Benefícios da prática de exercício físico. Exercício físico na prevenção da diabetes. Exercício físico e diabetes tipo 1. Exercício físico e diabetes tipo 2. Exercício e diabetes com complicações. Conclusões.
COMPLICAÇÕES
Introdução. Complicações agudas.Complicações crônicas.
SITUAÇÕES ESPECIAIS
A diabetes ao longo da vida. Adaptações da diabetes a outras situações.
ASPECTOS PSICOSSOCIAIS
Introdução. Aspectos psicológicos. Aspectos sociais. Aspectos profissionais e legais.
METODOLOGIA EDUCATIVA
Introdução. História da educação diabetológica. Benefícios da educação diabetológica. Metodologia da educação diabetológica. Programa educativo. A equipe de diabetes. Educação grupal. Avaliação da educação diabetológica. Conclusões.

Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a leves modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Maurizio Battino. Diretor da Área de Saúde e Nutrição da Fundação Universitária Iberoamericana. Pesquisador em Bioquímica e professor da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione.
  • Dr. Javier González Gallego. Catedrático de Fisiologia da Universidad de León.
  • Dr. Fernando Mönckeberg Barros. Decano da Faculdade de Ciências na Universidad Diego Portales (Chile). Presidente da Corporación para la Nutrición Infantil (CONIN).
  • Dr. Adolfo Chávez. Presidente da Asociación Latinoamericana de Nutrición. Coordenador do Departamento de Nutrição Aplicada e Educação Nutricional do Instituto Nacional de Ciencias Médicas y Nutrición (INCMyN) Salvador Zubirán (México).
  • Dr. Antonio Gálvez del Postigo Ruiz. Catedrático de Microbiologia do Departamento de Ciências da Saúde da Universidad de Jaén.
  • Dra. Esther Fuentes Marhuenda. Professora titular da Universidad Miguel Hernández de Elche.
  • Prof. Enrico Bertoli. Professor de Bioquímica e Diretor da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione.
  • Dra. Luzmila Troncoso Corzo. Decana da Faculdade de Nutrição e Dietética da Universidad Científica del Sur (Peru).

Coordenação Geral Acadêmica

  • Dra.(c) Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Internacional.

Professores e Autores

  • Dr. Adolfo Chávez. Presidente da Asociación Latinoamericana de Nutrición. Coordenador do Departamento de Nutrição Aplicada e Educação Nutricional do Instituto Nacional de Ciencias Médicas y Nutrición (INCMyN) Salvador Zubirán.
  • Dr. Javier González Gallego. Catedrático de Fisiologia da Universidad de León. Diretor do Instituto de Biomedicina de la Universidad de León.
  • Dr. Emilio Martínez de Vitoria. Diretor do Instituto de Nutrição e Tecnologia de Alimentos da Universidad de Granada. Catedrático de Fisiologia e Professor da Escola de Nutrição da Universidad de Granada.
  • Dr. Enrique Roche Collado. Catedrático da Área de Nutrição e Bromatologia da Universidad Miguel Hernández. Subdiretor do Instituto de Bioengenharia da Universidad Miguel Hernández
  • Dr. Rafael Tojo Sierra. Catedrático de Pediatria da Universidad de Santiago de Compostela.
  • Dr. Jordi Salas Salvadó. Catedrático de Nutrição e Bromatologia da Universidad Rovira i Virgili (Reus - Tarragona)
  • Dr. Guillermo Rodríguez Navarrete. Doutor em Farmácia e Nutrição. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Rosa Solà Alberich. Catedrática de Medicina da Universidad Rovira i Virgili. Vice-reitora de Pesquisa e Relações com Instituições de Saúde da Universidad Rovira i Virgili.
  • Dra. Magdalena López Frías. Professora Titular de Fisiologia da Universidad de Granada. Pesquisadora do Instituto Universitário de pesquisa de Nutrição e Tecnologia de Alimentos "José Mataix Verdú".
  • Dra. Elena García García. Doutora em Farmácia pela Universidad de Granada. Graduada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidad de Murcia. Professora da Área de Nutrição e Bromatologia da Universidad Miguel Hernández.
  • Dra. Margarita Sánchez Campos. Catedrática de Fisiologia e subdiretora da Escola de Nutrição da Universidad de Granada.
  • Dra. Ascensión Marcos Sánchez. Professora de Pesquisa do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC). Diretora do Grupo de Inmunonutrición del Dpto de Metabolismo y Nutrición del Instituto del Frío del CSIC.
  • Dr. Maurizio Battino. Diretor da Área de Saúde e Nutrição da Fundação Universitária Iberoamericana. Pesquisador de Bioquímica e professor da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione.
  • Dr. José Mataix Verdú (EPD). Catedrático de Fisiologia da Universidad de Granada.
  • Dr. Alfredo Entrala Bueno. Decano da Faculdade de Ciências da Saúde. Diretor Departamento de Fisiopatologia da Universidad Alfonso X El Sabio.
  • Dr. Alfredo Martínez Hernández. Diretor do Instituto de Ciências da Alimentação da Universidad de Navarra.
  • Dr. Antonio M. Gálvez del Postigo Ruiz. Catedrático de Microbiologia do Departamento de Ciências da saúde da Universidad de Jaén.
  • Dr. Antonio Marco Chover. Vice-presidente do Consejo Europeo para la Pluralidad Médica (ECPM). Membro da Equipe Diretor da Sociedade Internacional de Estudos Proteômicos (Bruselas).
  • Dra. Iciar Astiasarán Anchía. Diretora do Instituto de Ciências da Alimentação e Decana da Faculdade de Farmacia de la Universidad de Navarra.
  • Dr. Carlos Iglesias Rosado. Chefe do Departamento de Nutrição na Universidad Alfonso X El Sabio.
  • Dra. Virginia Motilva. Pesquisadora e Professora da Faculdade de Farmácia de la Universidad de Sevilla.
  • Dra. Elena Talero Barrientos. Pesquisadora e Professora da Faculdade de Farmácia da Universidad de Sevilla.
  • Dr. Antonio Ayala Gómez. Catedrático e professor del Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidad de Sevilla.
  • Dra. Mercedes Cano García. Professora do Departamento de Fisiologia da Universidad de Sevilla.
  • Dra. M. Carmen García Parrilla. Catedrática e Professora do Departamento de Bromatologia da Universidad de Sevilla.
  • Dra. M Ángeles Fernández Arche. Professora do Departamento de Farmacologia da Universidad de Sevilla.
  • Dr. José Miguel Álvarez Suárez. Doutor em Alimentação e Saúde. Professor de Toxicologia, Farmacologia e Ciência dos Alimentos do Departamento de Medicina Veterinária.
  • Dr. Fermín Sánchez de Medina Contreras. Catedrático de Bioquímica e Biologia Molecular do Instituto de Nutrição e Tecnologia dos Alimentos da Universidad de Granada.
  • Dr. Fernando Gil González. Professor Titular de Toxicologia. Professor da Escuela de Nutrición de la Universidad de Granada.
  • Dr. Francisco J. Pérez Cano. Doutor em Farmácia pela Universidad de Barcelona. Professor leitor da Universidad de Barcelona.
  • Dr. Gonzalo Morandé Lavín. Chefe do serviço da Unidade de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Infantil Universitario Niño Jesús.
  • Dr. José Jesús Ruiz Joyanes. Doutor em Medicina e Cirurgia. Mestre em Medicina Biológica, Medicina Antienvelhecimento e Medicina Estética.
  • Dr. José Maldonado Lozano. Professor Titular de Pediatria da Universidad de Granada.
  • Dr. Juan Llopis González. Professor Titular de Fisiologia. Pesquisador do Instituto Universitário de pesquisa de Nutrição e Tecnologia de Alimentos "José Mataix Verdú".
  • Dr. Juan Manuel Morillo. Doutor em Odontologia pela Universidad Complutense de Madrid. Professor da Área de Ciências Básicas da Escola de Enfermagem e Fisioterapia San Juan de Dios de la Universidad Pontificia Comillas de Madrid.
  • Dr. Luis García Torres. Professor Titular de Fisiologia da Universidad de Granada. Professor do Instituto Universitário de Pesquisa de Neurociências "Federico Olóriz".
  • Dr. Manuel Ramírez Sánchez. Catedrático de Fisiologia da Universidad de Jaén.
  • Dr. Marcos Mazzuka Petitta. Doutor em Medicina e Cirurgia da Universitá La Sapienza. Coordenador de Pós-graduação em Medicina da Universidad de Oriente.
  • Dr. Nabil Benomar Elbakali. Professor Titular de Microbiologia da Universidad de Jaén.
  • Dr. Narcís Gusi. Doutor em Adaptações Fisiológicas ao Exercício pela Universidad de Barcelona. Professor Titular de Didática da Expressão Plástica Musical e Corporal da Universidad de Extremadura.
  • Dr. Pedro Bullón. Presidente da Conferência de Decanos de Faculdades de Odontologia da Espanha. Catedrático de Estomatologia Faculdade de Odontologia. Universidad de Sevilla.
  • Dr. Santiago de la Rosa Iglesias. Presidente da Comissão de Medicina Naturista do Ilustre Colegio de Médicos de Madrid (ICOMEM).
  • Dra. Assumpció Roset Elías. Doutora em Farmácia. Coordenadora do Programa de Educação para a Saúde em Escola do Departamento de Educação da Generalitat de Catalunya.
  • Dra. Elena Ortega Morente. Professora Titular de Microbiologia da Universidad de Jaén.
  • Dra. Esther Fuentes Marhuenda. Professora Titular da Área de Nutrição e Bromatologia da Universidad Miguel Hernández.
  • Dra. Hikmate Abriouel Hayani. Doutora em Ciências. Pesquisador Contratado (Programa Ramón y Cajal) da Universidad de Jaén.
  • Dra. Isabel Prieto Gómez. Professora Titular de Fisiologia da Universidad de Jaén.
  • Dra. Magdalena Martínez Cañamero. Professora Titular de Microbiologia da Universidad de Jaén.
  • Dra. Margarida Castell Escuer. Catedrática de Fisiologia, Universidad de Barcelona.
  • Dra. Margarita Sánchez Campos. Catedrática de Fisiologia. Subdiretora da Escola de Nutrição da Universidad de Granada.
  • Dra. Mercedes Barrionuevo Díaz. Professora Titular de Fisiologia. Professora da Escuela de Nutrición de la Universidad de Granada.
  • Dra. Miriam Muñoz de Chávez (EPD). Departamento de Nutrição Aplicada e Educação Nutricional del Instituto Nacional de Ciencias Médicas y Nutrición (INCMyN) Salvador Zubirán.
  • Dra. Pilar Sánchez Collado. Doutora em Farmácia. Professora Titular do Departamento de Ciências Biomédicas da Universidad de León.
  • Dra. Rosario Lucas López. Professora Titular de Microbiologia da Universidad de Jaén.
  • Dra. Rosaura Leis Trabazo. Professora Titular de Pediatria da Universidad de Santiago de Compostela.
  • Dra. Rosella Mazzuka de Marta. Docente da Universidad Santa María (Venezuela). Membro da ACAM, SITEC da Itália, SOVENIA e DAW de Venezuela, LINCA de México e AVA de Barcelona.
  • Dra. Esther de la Paz. Secretaria da Comissão de Médicos Naturistas do ICOMEM.
  • Dr. Antonio Jesús Meléndez Martínez. Pesquisador e Professor do Departamento de Nutrição e Bromatologia, Toxicologia e Medicina Legal da Universidad de Sevilla.
  • Dra. Belén Gordillo Arrobas. Pesquisadora e Professora do Departamento de Nutrição e Bromatologia, Toxicologia e Medicina Legal da Universidad de Sevilla.
  • Dra. Mª Jesús Cejudo Bastante. Professora do Departamento de Nutrição e Bromatologia, Toxicologia e Medicina Legal da Universidad de Sevilla.
  • Dra. Luisa Escudero Gilete. Professora do Departamento de Nutrição e Bromatologia, Toxicologia e Medicina Legal da Universidad de Sevilla.
  • Dr.(c) José Alberto Frade-Martins Parraça. Doutorando Associado ao Departamento de Fisiologia da Universidad de Extremadura.
  • Dra.(c) Marilyn Montejo Berríos. Doutoranda em Educação. Professora da Univ. Científica do Sul. Colaboradora do curso de Técnica Dietética da Univ. Científica do Sul.
  • Dra.(c) Irma Domínguez Azpíroz. Doutoranda em Educação. Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética Aplicada pela Universidad de León. Mestrado em Atividade Física: Treinamento e Gestão Esportiva pela UNINI. Diplomada em Nutrição e Dietética pela Univ. de Navarra.
  • Dra.(c) Sandra Sumalla Cano. Doutoranda em Projetos. Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética Aplicada pela Universidad Rovira i Virgili. Mestrado em Atividade Física: Treinamento e Gestão Esportiva pela UNINI. Licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidad de Barcelona. Diplomada em Nutrição Humana e Dietética pela Universidad de Barcelona-CESNID.
  • Dra.(c) Anna Marín Bachs. Doutoranda em Educação. Mestrado Internacional em Nutrição e Dietética pela Universidad de León. Diplomada em Nutrição Humana e Dietética pela Universidad de Barcelona-CESNID.
  • Dr.(c) Iñaki Elío Pascual. Doutorando em Projetos. Mestrado em Nutrição e Metabolismo. Universidad de Barcelona. Dietista-Nutricionista da Unidade de Dietética e Nutrição Clínica do Hospital Universitário de Bellvitge.
  • Dra.(c) Sandra Jarrín Motte. Doutoranda em Educação pela UNINI. Mestrado em Estudos Biológico-Naturistas pela Universidad de León. Licenciada em Nutrição e Dietética pela Universidad Científica del Sur.
  • Dra.(c) Lili Zavala Ciudad. Doutoranda. Mestre em Tecnologia e Controle de Alimentos. Licenciada em Nutrição e Dietética pela Universidad Científica del Sur.
  • Dr.(c) Joan Trabal. Doctorando. Mestrado em Nutrição e Metabolismo pela Universidad de Barcelona. Dietista-Nutricionista do Hospital Clínic de Barcelona.
  • Dr.(c) Ricardo Jorge Guedes de Almeida. Doutorando em Educação. Licenciado em Enfermagem.
  • Dr.(c) Javier Serrano McGregor. Mestre em Nutrição Esportiva pela Universidad del Valle de México. Licenciatura em Nutrição pela Universidad Guadalupe Victoria. Certificação como Treinador Pessoal pela Universidad del Deporte (on-line). Certificação internacional Isak. Conta com experiência como Assessor de Nutrição Esportiva.
  • Dra. Priscilla Almeida. Doutora em Biomedicina pela Universidad de Zaragoza, Graduada em Nutrição Humana e Dietética e Especialista em Nutrição Esportiva pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Ampla experiência em nutrição clínica/esportiva. Atuou na área de controle de qualidade e segurança alimentar. Experiência como professora colaboradora/tutora de trabalhos finais em grau de Educação Física, Medicina e Terapia Ocupacional. Ministração em cursos de formação e atualização em nutrição para professionais da saúde. Experiência em docência on-line em cursos de Mestrado e Doutorado. Membro colaboradora do Grupo de Pesquisa em Fisiologia do Envelhecimento e do Estresse Oxidativo (B40). Participação em projetos de pesquisa da RETICEF. Assistência e participação em diversos congressos e seminários sobre fisiologia e nutrição.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.