Apresentação do Programa
O incremento da qualidade de vida de nossa sociedade gerou um maior interesse e preocupação pela alimentação tanto a nível pessoal como profissional. Para poder ter uma visão completa do campo da nutrição e a alimentação é necessário partir de uma sólida formação inicial.
Nosso sistema de saúde se fundamenta na cura, deixando em segundo plano à prevenção. Mas é necessário destacar que em termos econômicos uns adequados programas de prevenção nos ajudariam a reduzir o gasto atual de saúde, focalizado em sua grande maioria para os tratamentos paliativos ou curativos. É por isso que com a ajuda da nutrição é possível reduzir os gastos e prevenir a prevalência de enfermidades assim como melhorar a qualidade de vida.
Com o programa de Fundamentos da Alimentação, Dietética e Dietoterapia pretende-se recolher a máxima informação atualizada respeito ao tratamento dietético das enfermidades mais estreitamente relacionadas com a alimentação, assim como a avaliação nutricional da alimentação atual.
A quem é dirigido
A metodologia de formação proposta somada à clareza, amplitude e didática da concepção dos conteúdos, permite direcionar o programa de Fundamentos da Alimentação, Dietética e Dietoterapia a profissionais que desenvolvam sua atividade em cargos relacionados com a saúde, a indústria ou empresas que queiram especializar-se nessa temática.
O programa do Fundamentos da Alimentação, Dietética e Dietoterapia destina-se a:
- Universitários ou não que queiram adquirir conhecimentos básicos sobre a área da alimentação, dietética e dietoterapia;
- Todos os profissionais da saúde, da indústria ou de empresas privadas que queiram consolidar seus conhecimentos para aplica-los em seu ambiente de trabalho.
O programa do Fundamentos de Alimentação, Dietética e Dietoterapia será o complemento ideal para enriquecer qualquer formação de graduação ou de pós-graduação para alguém interessado em especializar-se em temas de saúde e nutrição.
Titulação
O Diploma será enviado ao aluno(a) uma vez finalizado o programa e formalizados os pagamentos pertinentes.
O título será expedido pela universidade em que o aluno tenha-se matriculado com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).
Estrutura do Programa
A duração estimada para a realização do programa de Fundamentos da Alimentação, Dietética e Dietoterapia é de 100 horas (10 créditos).
A respeito da distribuição do tempo, estabelece-se que:
- Por ser um programa à distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, o que faz com que o aluno possa formalizar a matrícula a qualquer momento, sempre que haja vagas;
- A duração máxima será de 3 meses.
A estrutura de créditos do programa de Fundamentos da Alimentação, Dietética e Dietoterapia está na seguinte tabela:
| CRÉDITOSa | DURAÇÃOb | HORAS | |
|---|---|---|---|
| Fundamentos da Alimentação, Dietética e Dietoterapia | 10 | 3 | 100 |
a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula
b. Duração em meses
Objetivos
Objetivo geral:
- Ser capaz de elaborar um programa de assessoramento nutricional adaptado às necessidades individuais.
Objetivos específicos:
- Adquirir uma idéia global sobre a nutrição e a alimentação ao longo da vida.
- Conhecer as características nutricionais dos alimentos.
- Dispor das ferramentas necessárias para transmitir a informação adequada sobre os hábitos alimentares corretos.
Saídas Profissionais
Algumas das saídas profissionais do programa de Fundamentos da Alimentação, Dietética e Dietoterapia são as seguintes:
- Médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, naturopatas e outros profissionais da saúde em exercício de sua profissão como complemento à sua formação e ajuda na realização de seu trabalho diário.
- Assessor nutricional em programas de ensino regular e não regular, pessoal da saúde, pessoal de serviços de restaurante..., centros de informação ao consumidor, associações de doentes crônicos, colégios, centros cívicos, centros esportivos, etc.
- Assessor técnico em programas de busca e informação e promoção de produtos para assegurar o enlace entre marketing, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento.
- Funcionário lojas especializadas em produtos dietéticos.
- Funcionário em empresas alimentares ou farmacêuticas com uma linha de produtos com características nutritivas específicas.
Plano de estudos
O Programa do Fundamentos da Alimentação, Dietética e Dietoterapia estrutura-se em 1 disciplina, que apesar de serem relativamente independentes entre si, está estruturada segundo uma ordem pedagógica coerente. Por isso, o aluno deverá seguir a ordem cronológica pautada em seu estudo.
O objetivo dessa disciplina é conseguir que os alunos conheçam os fundamentos da alimentação, da dietética e da dietoterapia em diferentes situações fisiológicas e patológicas.
Descrições dos Cursos
- GRUPOS DE ALIMENTOS
- Introdução. Grupos de alimentos segundo a F.A.O./O.M.S. Grupos de alimentos segundo outros critérios. Gamas de produtos.
- DIETA MEDITERRÂNEA
- Que é a Dieta Mediterrânea? Composição da Dieta Mediterrânea. Alimentos feculentos. Frutas. Frutos secos. Pescados e Frutos do mar. Lácteos. Vinho. Benefícios da Dieta Mediterrânea. Evolução da Dieta Mediterrânea.
- NUTRIÇÃO E GESTAÇÃO
- Introdução. Ajuste fisiológicos durante a gestação. Ingestões Recomendadas. Exemplo de cardápio para mulheres gestantes. Problemas relacionados com a nutrição na gestação. Considerações sobre o efeito do álcool, fármacos e tabaco na gestação. Conselhos práticos para a grávida.
- NUTRIÇÃO E LACTAÇÃO
- Introdução. Características fisiológicas da lactação. Ingestões recomendadas. Considerações gerais sobre tabaco, álcool, fármacos e alguns componentes dietéticos em lactação. Vantagens da lactação natural.
- NUTRIÇÃO INFANTIL
- Introdução. Crescimento. Socialização e maturação psicológica. Nutrição do lactante. Lactação artificial. Alimentação complementar ("Beikost"). Proposta de calendário de alimentação durante o primeiro ano de vida. Tipos de cardápio em diferentes etapas da lactação.
- NUTRIÇÃO NA INFÂNCIA
- Nutrição na idade maternal. Nutrição na idade pré-escolar e escolar.
- NUTRIÇÃO NA ADOLESCÊNCIA
- Introdução. Características fisiológicas e psicológicas. Fatores que condicionam a dieta do adolescente. Ingestões recomendadas. Recomendações alimentícias. Recomendações gerais. Problemas nutricionais na adolescência.
- NUTRIÇÃO E VELHICE
- Introdução. Características fisiológicas da velhice. Ingestões Recomendadas. Exemplo de menu para a terceira idade. Má nutrição. Prevenção da má nutrição. A atividade física na velhice. Fármacos na velhice. Outros fatores que intervêm na nutrição na idade avançada. Ações-chave para uma melhor alimentação do ancião.
- OBESIDADE
- Definição e prevalência. Quantificação da obesidade. Composição corporal. Distribuição do tecido adiposo. Tipos de obesidade. Fisiologia do tecido adiposo. Etiopatogenia da obesidade. Obesidade e riscos para a saúde. Tratamento de emagrecimento. Dieta de manutenção.
- DIETA E DIABETES
- Definição e critérios diagnósticos. Prevalência da diabetes melito. Classificação. Alterações metabólicas da diabetes melito. Tratamento do paciente diabético.
- NUTRIÇÃO NA HIPERTENSÃO ARTERIAL
- Conceito. Prevalência. Diagnóstico. Bases fisiológicas da pressão arterial. Classificação e fisiopatologia da hipertensão arterial. Efeitos da hipertensão arterial. Tratamento.
- NUTRIÇÃO E ATEROSCLEROSE
- Introdução. Fases de formação do ateroma. Fatores de risco na aterosclerose. Manifestações clínicas da aterosclerose. Prevenção e tratamento da enfermidade cardiovascular.
- OSTEOPOROSE
- Constituição do osso. Dinâmica óssea. Regulação endócrina do cálcio. Conceito de osteoporose. Etiologia da osteoporose. Prevalência da osteoporose. Evolução fisiológica da estrutura óssea. Fatores de risco da osteoporose. Prevenção e tratamento da osteoporose.
- NUTRIÇÃO E CÂNCER
- Introdução. Processos de cancerogênese por agentes químicos. Influência da nutrição no processo de cancerogênese. Recomendações alimentícias na prevenção do câncer. Nutrição e câncer.
- SAÚDE BUCODENTAL E NUTRIÇÃO
- Introdução. Bases morfológicas e fisiológicas do dente. Cárie dental. Enfermidade periodontal.
- TRANSTORNOS DA MOTILIDADE INTESTINAL
- Constipação. Megacólon. Diverticulite do cólon. Síndrome do intestino irritável.
- SÍNDROME DIARRÉICA
- Definição. Fisiopatologia. Avaliação diagnóstica do paciente com diarréia. Tratamento.
- MÁ ABSORÇÃO CARBOIDRATOS
- Introdução. Fisiopatologia. Clínica. Diagnóstico. Má absorção de dissacarídeos. Má absorção de monossacarídeos.
- MÁ ABSORÇÃO. ENFERMIDADE CELÍACA
- Má absorção. Enfermidade celíaca. Espru tropical. Tratamento. Caso clínico.
Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode ser submetido a ligeiras modificações em função das atualizações ou das melhoras efetuadas.
Direção
Espanha
- Dr. Rafael Tojo Sierra. Catedrático de Pediatria. Universidade de Santiago de Compostela.
- Dr. Javier González Gallego. Catedrático de Fisiologia da Universidade de León.
- Dr. Antonio Gálvez del Postigo Ruiz. Catedrático de Microbiologia do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de Jaén.
- Dra. Esther Fuentes Marhuenda. Professora titular da Universidade Miguel Hernández de Elche.
- Dr. José Mataix Verdú. Catedrático de Fisiologia da Universidade de Granada. Diretor da Área de Saúde e Nutrição da Fundação Universitária Iberoamericana.
Itália
- Dott. Maurizio Battino. Ricercatore di Biochimica e docente della Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione
- Prof. Enrico Bertoli. Professore Ordinario di Biochimica e Direttore della Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione
Chile
- Dr. Fernando Mönckeberg Barros.Decano da Faculdade de Ciências na Universidade Diego Portales. Presidente da Corporação para a Nutrição Infantil (CONIN).
Equador
- Dr. Washington Benítez. Diretor do Centro Internacional de Zoonoses. Universidade Central do Equador.
México
- Dr. Adolfo Chávez. Presidente da Associação Latino-americana de Nutrição. Chefe do Departamento de Nutrição Aplicada e Educação Nutricional do Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição (INCMeN) Salvador Zubirán.
Peru
- Nut. Milagros Agurto Arca. Decana da Faculdade de Nutrição e Dietética. Universidade Científica do Sul.
- Dr. Alberto Peña Hernández. Professor Titular de Pediatria e Nutrição Infantil. Universidade de Piura.
Coordenação Geral Acadêmica
- Dña. Irma Domínguez Azpíroz.Coordenadora Internacional.
Professores e Autores
- Dr. Emilio Martínez de Vitoria. Catedrático de Fisiologia. Professor da Escola de Nutrição da Universidade de Granada.
- Sra. Gloria Rodríguez Vall-llovera. Licenciada em Farmácia pela Universidade de Barcelona.
- Dr. Fermín Sánchez de Medina Contreras. Catedrático de Bioquímica. Professor da Escola de Nutrição da Universidade de Granada.
- Sra. Sonia Ballarín Alins. Licenciada em Bioquímica pela Universidade de Barcelona. Licenciada em Farmácia pela Universidade de Barcelona.
- Dra. Mercedes Barrionuevo Díaz. Professora Titular de Fisiologia. Professora da Escola de Nutrição da Universidade de Granada.
- D. Eduard Solanes Foz. Licenciado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela Universidade de Barcelona. Engenheiro Técnico Agrícola em Indústrias Agrárias e Alimentares pela Universidade Politécnica da Catalunha.
- Dr. José Mataix Verdú. Catedrático de Fisiologia da Universidade de Granada. Diretor da Área de Saúde e Nutrição da Fundação Universitária Iberoamericana.
- Dr. Juan Llopis González. Professor Titular de Fisiologia. Professor da Escola de Nutrição da Universidade de Granada.
- Dr. (c) Iván Iglesias Cid. Professor da Faculdade de Nutrição Humana e Dietética da Universidade Ramon Llull (Barcelona).
- Dra. Margarita Sánchez Campos. Catedrática de Fisiologia. Subdiretora da Escola de Nutrição da Universidade de Granada.
- Dra. Magdalena López Frías. Professora Titular de Fisiologia. Secretária da Escola de Nutrição da Universidade de Granada.
- Dr. Luis García Torres. Professor Titular de Fisiologia. Professor da Escola de Nutrição da Universidade de Granada.
- Sra. Elena Rodríguez Vall-llovera. Engenheiro Técnico Agrícola em Indústrias Agrárias e Alimentares. Universidade Politécnica da Catalunha.
- Dr. Fernando Gil González. Professor Titular de Toxicologia. Professor da Escola de Nutrição da Universidade de Granada.
- Sra. Nuria Rodríguez GonzálezLicenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos. Universidade de Barcelona. Engenheiro Técnico Agrícola em Indústrias Agrárias e Alimentares. Universidade Politécnica da Catalunha. Mestre em Administração e Direção de Empresas Agroalimentares pela Universidade de Barcelona - I.G.I.A.
- Sra. María Rafaela Rosas Morales. Licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos. Universidade de Barcelona. Licenciada em Farmácia. Universidade de Barcelona. Mestra em Administração e Direção de Empresas Agroalimentares pela Universidade de Barcelona - I.G.I.A.
- Dr. Jordi Salas Salvadó.Professor Titular de Nutrição. Universidade Rovira i Virgili (Reus - Tarragona).
- Sra. Irma Domínguez Azpíroz. Diplomada em Nutrição Humana e Dietética. Universidade de Navarra.
- Sra. Sandra Sumalla Cano.Licenciada em Ciência e Tecnologia dos Alimentos. Universidade de Barcelona. Diplomada em Nutrição Humana e Dietética. Universidade de Barcelona.
- Sr. Eduard Reinoso Zamora. Licenciado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos. Universidade de Barcelona. Diplomado em Nutrição Humana e Dietética. Universidade de Barcelona.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.
Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.