Gestão de Telecomunicações

Apresentação do Programa

Graças às telecomunicações, em todos os seus aspectos, os mercados locais e globais se aproximaram e perderam suas diferenças a tal ponto que as fronteiras entre países cederam ante as já inexistentes barreiras socioeconômicas.

1.1. Importância de uma formação em Gestão de Telecomunicações

Hoje em dia, as decisões relacionadas com as Telecomunicações não são exclusivas do âmbito tecnológico, pois afetam a concorrência internacional e nacional de modo que decisões globais se introduzem, por um lado, em mercados locais, obrigando as empresas locais a melhorarem sua competitividade e expandir-se e, por outro lado, alteram as relações da vida cotidiana, ao mudar as vias de comunicação entre pessoas e organizações. Isso confere um grande valor estratégico às Telecomunicações, graças à agilidade com que reduzem distâncias entre mercados, pessoas e organizações.

Nesse sentido, o programa em Gestão de Telecomunicações permite compreender o amplo leque relacionado à gestão das telecomunicações de maneira integrada: da mudança no mercado das telecomunicações até o conhecimento das possibilidades que as redes de telecomunicações oferecem, passando e incluindo temas de regulação, gestão ambiental, estrutura empresarial e segurança.

1.2. Conceitos centrais do programa: gestão e telecomunicações

O conceito de gestão costuma estar associado à capacidade de organizar, desenvolver e controlar todos os recursos necessários para alcançar uma finalidade concreta preestabelecida. Na área das telecomunicações, esses objetivos abrangem desde o nível técnico até decisões entre governos. Nessas decisões, aparecem agentes institucionais, países, regulamentos e normas, tecnologias e serviços. Portanto, sua gestão implica o trabalho em diversos níveis ou âmbitos de decisão.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e didática do desenho dos conteúdos, permite dirigir o programa de Gestão de Telecomunicações a profissionais que trabalham, desejam aprofundar conhecimentos ou procuram desempenhar funções no setor das telecomunicações, sob a perspectiva multidisciplinar que essa gestão requer. Permite que pessoas ocupando postos médios em empresas de telecomunicações ou relacionadas possam assumir responsabilidades maiores.

Titulação

Ao ser aprovado em todas as disciplinas e satisfazendo todas as exigências acadêmicas, administrativas e financeiras previstas pela Fundação Universitária Iberoamericana e pela universidade ou entidade que regulamenta o programa, será expedido o grau ou título respectivo. O nome do grau ou título poderá variar em função da legislação de cada país e do regulamento de cada universidade ou entidade que o emitir.

Estrutura do Programa

A duração estimada do programa depende do perfil acadêmico do aluno e dos requisitos da universidade correspondente.

Em relação à distribuição do tempo, estabelece-se que:

  • Por ser um Programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não existe uma data específica para seu início, razão pela qual o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis.
  • Por motivos acadêmicos e de aprendizagem, dispõe-se de uma duração mínima do programa de 3 meses, contados a partir da data de entrega do primeiro volume até a data de recebimento do último exercício de avaliação.
  • O tempo máximo disponibilizado para o término do Programa é de 10 meses. Nesse período de tempo, o aluno deve ter sido aprovado com êxito em todas as atividades avaliadas.

No caso de alunos sem titulação prévia, a estrutura de créditos do programa é estabelecida conforme a tabela abaixo:

  CRÉDITOS1 DURAÇÃO2 HORAS
1ª Parte: Disciplinas 24 5 240
2ª Parte: Estudo e Resolução de Caso 10 2 100
TOTAL 34 7 340

No caso de alunos com titulação prévia e que tenham cursado algum programa que exija a realização de um Trabalho Final, a estrutura de créditos é estabelecida conforme a tabela abaixo:

  CRÉDITOS1 DURAÇÃO2 HORAS
1ª Parte: Disciplinas 24 5 240
2ª Parte: Estudo e Resolução de Caso 10 2 100
2ª Parte: Trabalho Final 10 3 100
TOTAL 44 10 440

1. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula.
2. Duração em meses.

Objetivos

Objetivo geral:

  • Compreender e dominar a atual visão global dos negócios quando as Telecomunicações estão envolvidas e são consideradas como um recurso estratégico.

Objetivos específicos:

  • Conhecer as ferramentas que transformam uma organização tradicional em uma organização em rede, baseada nas redes e serviços de Telecomunicações.
  • Compreender o mercado das Telecomunicações, suas tecnologias e serviços.
  • Compreender como administrar ambientalmente as tecnologias.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do programa Gestão de Telecomunicações são:

  • Consultor ou Assessor em gestão de telecomunicações.
  • Analista de mercados de telecomunicações.
  • Diretor ou gestor de projetos de telecomunicações.

Plano de estudos

O programa de Gestão de Telecomunicações é composto por:

Cada disciplina permite abordar diversos aspectos relacionados à gestão das telecomunicações.
As disciplinas e horas correspondentes que compõem essa parte são exibidas na tabela abaixo:

Essas disciplinas, apesar de serem independentes entre si, são sequenciais e estão estruturadas segundo uma ordem pedagógica coerente. Cada uma se divide em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo é apresentado em material impresso que deve ser estudado para responder satisfatoriamente as diversas atividades de avaliação.

  • 2ª Parte: Estudo e Resolução de Caso (100 horas).

O objetivo é resolver um caso de enfoque eminentemente prático proposto pelo próprio aluno ou pelo tutor.

  • 3ª Parte: Trabalho Final (100 horas)

O objetivo é realizar um Trabalho Final do programa destinado a colocar em prática os conhecimentos adquiridos. O Trabalho Final é realizado quando o regulamento do programa assim exigir, de acordo com cada universidade ou organização responsável pela emissão do grau ou título.

Descrições dos Cursos

  1. MERCADO DAS TELECOMUNICAÇÕES

    A disciplina prepara para adquirir uma visão crítica da evolução sofrida pelo mercado das Telecomunicações e das mudanças nas quais estamos imersos. As decisões estratégicas atuais marcarão profundamente a evolução do setor a médio e longo prazo.

    EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS TELECOMUNICAÇÕES
    Estrutura do setor. Aspectos que compõem o termo Telecomunicações na Sociedade atual.
    PRODUTOS E SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES
    Conceitos. Produtos. Utilidade. Índice de expansão. Linhas Futuras.
    INDICADORES DOS MERCADOS DAS TELECOMUNICAÇÕES
    Elementos. Descrição, Desenvolvimento. Ranking Mundial, Caso país.
  2. ESTRUTURA TÉCNICO-EMPRESARIAL DAS TELECOMUNICAÇÕES

    A disciplina prepara o aluno para conhecer os agentes que compõem a cadeia de valor das Telecomunicações e suas inter-relações. Assim, estabelece diferentes modelos de negócios para maximizar os benefícios em seus respectivos segmentos de mercado.

    ESTRUTURA EMPRESARIAL DO MERCADO DAS TELECOMUNICAÇÕES
    Mercados Digitais. Setores e posição relativa das Telecomunicações. Empresas.
    ANÁLISE DO MERCADO DAS EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES
    Concorrência e mudança. Metodologia das 5 forças de Porter aplicada.
    CADEIA DE VALOR DO SETOR
    Cadeia de valor empresarial. Cadeia de valor setorial. Segmentos. Agentes. Boas práticas.
    MODELOS DE NEGÓCIOS EM TELECOMUNICAÇÕES
    Modelos de Negócios. Metodologia de Estudo. Casos práticos.
  3. REDES DE TELECOMUNICAÇÕES

    A disciplina prepara para compreender as diferentes possibilidades tecnológicas atuais e futuras em aspectos relacionados às infraestruturas para a transmissão de informação por meio das Redes de Telecomunicações.

    INTRODUÇÃO ÀS REDES DE TELECOMUNICAÇÕES
    Conceitos base. Estrutura. Tipos. Modelos de Referência. Padronização.
    MEIOS DE TRANSMISSÃO
    Par de cobre. Fibra óptica. Rádio. Satélite.
    REDES
    Área local. Comutação de circuitos. Comutação de Pacotes. Protocolo Internet (IP). Comunicações móveis. Banda Larga. Nova Geração
    CASO PRÁTICO
    Desenho de uma rede de telecomunicações de âmbito local.
  4. SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES

    A disciplina prepara para adquirir os conceitos básicos relativos aos serviços de Telecomunicações. Focando suas análises nas possibilidades de desenvolvimento empresarial.

    CONCEITOS RELATIVOS A SERVIÇOS
    Qualidade de serviço. Serviços telefônicos. Sinais e técnicas de transmissão. Formato de Sinais binários. Ruído. Sinais de dados. Sinais de voz e digitalização. Meios de transmissão. Comutação. Sinalização. Tráfego.
    SERVIÇOS
    Televisão: TV digital terrestre (TDT). Telefonia fixa e móvel. Acessos à Internet Banda Larga. Redes de dados. Redes sem fio.
    SERVIÇOS EMPRESARIAIS
    Necessidades. Serviços disponíveis. Adaptação serviço / cliente. Provisão Novos serviços.
    CASO PRÁTICO
  5. GESTÃO E SEGURANÇA DE REDES

    A disciplina prepara para utilizar a ferramenta adequada, em cada circunstância, para realizar uma gestão eficiente e segura de Redes. Para um correto funcionamento, a identificação dos riscos da informação e a garantia do sistema são muito importantes.

    SEGURANÇA DE REDES
    Introdução. Segurança da Informação. Ameaças. Mecanismos de segurança. Padrões de Controle de acesso. Planejamento e administração de sistemas seguros. Trusted Computer System Evaluation Criteria (TCSEC). Information Technology Security Evaluation Criteria (ITSEC) Common Criteria for Information Technology Security Evaluation (CC). Comunicações e segurança em redes. Código malicioso. Criptografia. Ferramentas de segurança.
    GESTÃO DE REDE
    Áreas de aplicação. Centros de Gestão de Rede e gestão integrada. Modelos de gestão. Modelo de informação. Modelo de comunicações. Monitoramento Remoto de Redes (RMON).
  6. REGULAMENTAÇÃO DO MERCADO DE TELECOMUNICAÇÕES

    A disciplina prepara para compreender a importância da Regulamentação em matéria de Telecomunicações como um dos pilares básicos, determinantes do avanço da Sociedade da Informação.

    NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO
    Causas. Convergência, Mercado e Regulamentação. Chaves. Modelo de Concorrência. Aspectos a regular.
    REGULAMENTAÇÃO EM NÍVEL MUNDIAL
    Características. Processos de Difusão. Papel das Nações. Modelos de Políticas Regulatórias.
    REGULAMENTO DAS TELECOMUNICAÇÕES NOS MERCADOS
    América do Norte. América Latina. Europa. Países asiáticos.
    RUMO A UM NOVO MODELO DE REGULAMENTAÇÃO NO SETOR DAS TELECOMUNICAÇÕES
    Sociedade da informação. Redes de nova geração. Internet.
  7. GESTÃO AMBIENTAL DA EMPRESA ISO 14001

    A disciplina prepara para realizar o processo de decisão da política ambiental da empresa e da escolha de um determinado sistema de gestão ambiental. Do mesmo modo, avaliam-se os prejuízos e a forma de evitar os danos ao ambiente, visando à obtenção de um desenvolvimento sustentável das atividades humanas.

    EMPRESA E AMBIENTE
    Introdução. Medidas de proteção ambiental. Normalização.
    OS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA (SGA)
    Introdução. O que é um SGA. Para que servem e por que se implantam os SGAs. Quem pode implantar um SGA. Partes envolvidas na implantação de um SGA. Como se implantam os SGAs. Escolha do SGA. Balanço mundial de implantação da norma ISO 14001.
    A NORMA ISO 14001
    A família de normas ISO 14000. Estrutura do documento ISO 14001. Definições. Objetivos e alcance da norma ISO 14001. Princípios básicos da norma ISO 14001. Ciclo de melhoria contínua. Implantação da norma ISO 14001. Revisão pela Direção. Certificação do SGA segundo a norma ISO 14001.
    CASOS PRÁTICOS
    Gestão de resíduos nas empresas de telecomunicação. Considerações ambientais sobre as Radiações Eletromagnéticas.

Nota:  O conteúdo do programa acadêmico pode ser submetido a ligeiras modificações em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Dr. Arturo Ortega-Mansilla. Doutor Engenheiro em Eletrônica, pela Universidad de Barcelona. Engenheiro em Eletrônica pela Universidad de Barcelona. Engenheiro em Telecomunicações pela Universidad Ramón Llull, Espanha. Coordenador da Área P D i – Área de Projetos, FUNIBER.
  • Dr. Jon Arambarri Basáñez. Doutor em Direção de Projetos de Engenharia, pela Universidad Politécnica de Cataluña e Universidad de Córdoba. MBA Executivo, Instituto de Economia Aplicada à Empresa, Universidad del País Vasco. Engenheiro Superior de Telecomunição, Escuela Superior de Ingenieros de Bilbao. Diretor de P D i em www.virtualware.es; Multimídia, Animação 3D & Ambientes Virtuais Interativos. Coordenador Acadêmico do Programa Mestrado em Direção Estratégica em Telecomunicações e suas Especializações.

Professores e Autores

  • Dr. Miguel López Coronado. Doutor Engenheiro em Telecomunicações pela Universidad Politécnica de Madrid. Catedrático do Departamento de Teoria do Sinal e Comunicações e Engenharia Telemática, Universidad de Valladolid.
  • Dr. Juan Antonio Romo Argota. Doutor Engenheiro de Telecomunicação pela Universidad del País Vasco. Professor da Escuela Superior de Ingeniería de Bilbao, Departamento de Eletrônica e Telecomunicações, Universidad del País Vasco.
  • Dra. Isabel De La Torre Díez. Doutora em Telecomunicações pela Universidad de Valladolid. Professora da Universidad de Valladolid em temáticas vinculadas a serviços telemáticos, base de dados, business intelligence. Pesquisador Pós-doutoral sobre Informática Biomédica.
  • Dra. Begoña Blanco Jáuregui. Doutora de Comunicações, Eletrônica e Controle, Escuela Técnica Superior de Ingeniería de Bilbao. Universidad del País Vasco. Pesquisadora do grupo Networking, Quality and Security (NQAS) na Escuela Técnica Superior de Ingeniería de Bilbao.
  • Dr. Fernando Izquierdo Álvarez. Engenheiro Superior de Telecomunicação e de Gestão de RH. e Ciências Empresariais - MBA IESE. Mestrado em Redes e Serviços avançados em Internet pela Universidad Politécnica de Madrid. Ampla experiência em empresas do setor de novas tecnologias TIC. Consultor internacional.
  • Dra. Marina Aguado. Doutora em Telecomunicações pela Universidad del País Vasco. MSc. in Management of Manufacturing Systems pela Universidad de Cranfield, Inglaterra. Experiência em Projetos P D i. Professora da Universidad del País Vasco.
  • Dr. David Barrera Gómez. Doutor Engenheiro pela Universidad Politécnica de Cataluña e MBA pela Escuela Técnica Superior de Ingenieros Industriales de Barcelona, UPC. Consultor de negócio, tecnologia e soluções empresariais. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Izel Marez. Doutora em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação pela Universidad Politécnica de Cataluña. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Santos Gracia Villar. Doutor em Engenharia Industrial pela Universidad Politécnica de Cataluña. Expert em Projetos de Cooperação e Gestão Empresarial.
  • Dra. Beatriz Sainz De Abajo. Doutora pela Universidad de Córdoba. Professora do Departamento de Teoria do Sinal, Comunicações e Eng. Telemática, da Universidad de Valladolid.
  • Dr. Ignacio Eizmendi Izquierdo. Professor da Universidad del País Vasco.
  • Dr. Eduardo García Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Diretor Acadêmico da Área Ambiental da Fundação Universitária Iberoamericana.
  • Dr. Jon Arambarri Basáñez. Doutor em Direção de Projetos de Engenharia, pela Universidad Politécnica de Cataluña e Universidad de Córdoba. MBA Executivo, Instituto de Economia Aplicada à Empresa, Universidad del País Vasco. Engenheiro Superior de Telecomunição, Escuela Superior de Ingenieros de Bilbao. Diretor de P D i em www.virtualware.es; Multimídia, Animação 3D & Ambientes Virtuais Interativos.
  • Dr. (c) Diego J. Kurtz. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo PPGEGC – UFSC (em processo). Mestrado em International Business - Wiesbaden Business School, Alemanha. Pesquisador do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (www.ngs.ufsc.br) e Pesquisador Junior do Projeto Dynamic SME (www.dynamic-sme.org). Coordenador de Programas e Professor da FUNIBER.
  • Dr. (c) Saúl Domingo Soriano. Doutor candidato pela Universidad de León. Mestre em Direção Geral de Empresas pelo Institut Català de Tecnologia de Barcelona. Mestre em Consultoria e Tecnologias da Informação e-Business pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Diretor de Projetos Finais de Mestrado e Especializações, FUNIBER.
  • Dr. (c) Jon Sánchez de la Fuente. Professor da Universidad del País Vasco.
  • Ms. Pedro Chávez Chiclayo. Engenheiro de Computação e Sistemas pela Universidad Antenor Orrego de Trujillo (Peru). Master in Computer Science na Universidade Estatal de Campinhas em São Paulo (Brasil).
  • Ms. Virginia Saman. Engenheira em Informática de Gestão da Universidad Santa María de Chile Campus Guayaquil. Mestrado em Logística (França).

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER. 

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfilprofissional.