Habilidades Diretivas para a Gestão Sanitária

Apresentação do Programa

Os Sistemas de Saúde foram evoluindo progressivamente, convertendo-se em estruturas cada vez mais complexas e que necessitam de pessoas capazes de administrar, de maneira eficiente, as organizações que esses profissionais formam.

Habilidades Diretivas para a Gestão Sanitária integra os conceitos fundamentais para ser capaz de aplicar as diferentes técnicas e ferramentas que podem ser úteis para uma condução eficaz das pessoas em organizações da área da saúde.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e didática do projeto dos conteúdos, permite dirigir a Especialização em Habilidades Diretivas para a Gestão Sanitária a profissionais da área da saúde que buscam seu desenvolvimento em áreas administrativas e de gestão de qualquer estabelecimento sanitário, seja público ou privado.

Titulação

A superação bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de Especialista em HABILIDADES DIRETIVAS PARA A GESTÃO SANITÁRIA, expedido pela universidade em que se tenha matriculado.

Estrutura do Programa

A duração estimada para a realização do programa de Habilidades Diretivas para a Gestão Sanitária é de 480 horas (48 créditos).

Em relação à distribuição do tempo, estabelece-se que:

  • Por ser um Programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não existe uma data específica para seu início, razão pela qual o aluno pode realizar a matrícula a qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis.
  • Por motivos acadêmicos e de aprendizagem, dispõe-se de uma duração mínima do Programa de 6 meses.
  • O tempo máximo disponibilizado para o término do Programa é de um ano. Nesse período de tempo, o aluno deve ter entregado todas as avaliações correspondentes às disciplinas, e no caso da Especialização, o Trabalho Final.

 

A estrutura de créditos do Programa de Habilidades Diretivas para a Gestão Sanitária se compila na seguinte tabela:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
1ª Parte: Disciplinas 38 9 380
2ª Parte: Trabalho Final de Curso 10 3 100
TOTAL 48 12 480

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade que titule
b. Duração em meses

Objetivos

Objetivo geral:

  • Integrar os conceitos fundamentais para ser capazes de aplicar as diferentes técnicas e ferramentas que podem ser úteis para uma condução eficaz das pessoas nas organizações de saúde.

Objetivos específicos:

  • Compreender o processo estratégico da gestão organizacional.
  • Conhecer e dominar as técnicas mais adequadas para a área de direção, potencializando a capacidade de gestão e tomada de decisões.
  • Aplicar os procedimentos para o planejamento, a organização, a execução e o controle das habilidades diretivas na empresa.
  • Alinhar as bases estratégicas com os objetivos da organização de saúde, permitindo planejar e antecipar os movimentos futuros no âmbito da direção de equipes humanas e organizações de saúde.
  • Determinar e analisar as atividades e responsabilidades dos dirigentes em cada um de seus âmbitos de competência, e assim propor ferramentas para cumprir cada uma das fases dos processos de direção abarcando cada uma das áreas de conhecimento.

Saídas Profissionais

Algunas de las posibles salidas profesionales del programa de Habilidades Directivas para la Gestión Sanitaria son las siguientes:

  • Gerente de Empresas Sanitarias.
  • Consultor en Temas de Gestión Sanitaria.
  • Asesor Especialista en temas de Gestión Sanitaria.

Plano de estudos

Especialização em Habilidades Diretivas para a Gestão Sanitária é composta por 12 disciplinas e um Trabalho Final de Curso.

As disciplinas permitem conhecer e compreender a gestão sanitária, desde seus fundamentos teóricos até sua implantação organizacional.
O objetivo é conseguir uma visão global, integral e holística da gestão sanitária.
As disciplinas e horas correspondentes que compõem o programa apresentam-se na seguinte tabela:
  • 1ª PARTE: DISCIPLINAS (380 HORAS)

Estas disciplinas, apesar de serem independentes entre si, são complementares e estão estruturadas seguindo uma ordem pedagógica coerente. Cada disciplina está dividida em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado para responder satisfatoriamente as diversas atividades de avaliação.

  • 2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO (100 HORAS)
2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO
# ASIGNATURAS HORAS
1 Trabalho Final de Especialização 100
TOTAL 100

No caso da Especialização, a última fase do Programa será destinada à elaboração do Projeto.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Descrições dos Cursos

  1. GESTÃO ESTRATÉGICA DE RH:

    Essa disciplina está orientada a delimitar o âmbito conceitual e metodológico para que se possa reconhecer o enfoque sistêmico e estratégico da atual Gestão de Recursos Humanos (GRH) e a importância do Pessoal para alcançar os objetivos.

    PANORÂMICA SOBRE OS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO NOS RH.
    PANORÂMICA DAS FUNÇÕES DO DIRETOR DE RH.
    AS NOVAS TECNOLOGIAS NA GESTÃO DE RH E NOS SISTEMAS DE CONTROLE DE GESTÃO DE RH.
    TEORIA DA MOTIVAÇÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO.
    FORMAÇÃO DE EQUIPES COMO FATOR ESTRATÉGICO.
    ÊNFASE EM EQUIPES.
    GESTÃO POR DEPARTAMENTOS
  2. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO E GESTÃO POR COMPETÊNCIAS:

    Essa disciplina explica a necessidade de recorrer a determinados pressupostos teórico-metodológicos para inserir na prática o enfoque por competências na GRH, de recorrer ao processo de formação como única via sustentável de manter revitalizadas essas competências e seu desenvolvimento, e de utilizar a avaliação do desempenho como processo de retroalimentação para a revitalização e o desenvolvimento das referidas competências profissionais.

    A GESTÃO DO DESEMPENHO BASEADA EM COMPETÊNCIAS.
    CRITÉRIOS DO DESEMPENHO.
    FASES DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO.
    AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS.
    A ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO.
    PREPARAÇÃO DE UM PERFIL DE COMPETÊNCIA.
    REVISÃO DOS PERFIS DE COMPETÊNCIA DO POSTO.
    DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO ESTRATÉGICA COM BASE NO POTENCIAL.
  3. ESTRUTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL:

    Essa disciplina mostra o processo de transformação que tem ocorrido nas atuais organizações e analisa as tendências futuras a serem enfrentadas.

    EVOLUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES.
    CENÁRIOS E AVALIAÇÃO ORGANIZACIONAL.
    A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
    A MUDANÇA COMO UM ASPECTO DECISIVO NA DIREÇÃO ESTRATÉGICA DOS RECURSOS HUMANOS.
    OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO.
  4. ADMINISTRAÇÃO E DIREÇÃO DE EMPRESAS:

    Esta disciplina apresenta ao estudante os fundamentos da administração e direção em termos gerais e próprios das organizações de saúde.

    A EMPRESA.
    ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL.
    POLÍTICA, DIREÇÃO E GESTÃO ORGANIZACIONAL.
    INTEGRAÇÃO ORGANIZACIONAL: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CONHECIMENTO (ICC).
    DESENVOLVIMENTO, CONSOLIDAÇÃO, CRESCIMENTO E EMPREENDIMENTO DE NEGÓCIOS.
    O HOSPITAL COMO EMPRESA DE SERVIÇOS.
  5. GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE:

    Essa disciplina trabalha os principais conceitos de gestão de serviços sanitários, aspectos técnicos e de implementação de sistemas que permitam melhorar a gestão.

    A GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE.
    ASPECTOS TÉCNICOS DO CONTROLE DE GESTÃO.
    IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA INTEGRADO DE CONTROLE DE GESTÃO.
  6. GESTÃO DO TEMPO E DIREÇÃO DE REUNIÕES:

    Disciplina fundamental para aprender a otimizar as reuniões de trabalho através do desenvolvimento e uma boa preparação. Também oferece critérios e técnicas para a gestão do próprio tempo dentro do marco da função diretiva.

    A GESTÃO DO TEMPO E A EFICÁCIA DO DIRIGENTE.
    PRINCÍPIOS DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO DIRIGENTE.
    A DELEGAÇÃO, CONCEITOS, DIFICULDADES E VANTAGENS.
    O PROCESSO DE DELEGAÇÃO.
  7. ESTRESSE E BURNOUT:

    Essa disciplina ensina como administrar as situações de estresse e burnout dentro da organização empresarial, dotando o aluno dos conhecimentos teórico-práticos necessários.

    CONCEITOS, ENFOQUES MAIS IMPORTANTES NO ENFRENTAMENTO DO ESTRESSE NO TRABALHO.
    TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA A GESTÃO DO ESTRESSE.
    FATORES CAUSADORES DO ESTRESSE NO TRABALHO.
    INCIDÊNCIAS DO ESTRESSE EM FUNÇÃO DE VARIÁVEIS PESSOAIS.
  8. RESOLUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO SANITÁRIO:

    O objetivo da disciplina é que os alunos consolidem uma formação conceitual e prática que permita intervir como mediadores de conflitos em instituições de Saúde.

    ANÁLISE PSICOSSOCIAL DOS AGENTES SANITÁRIOS: PACIENTES, PROFISSIONAIS E INSTITUIÇÕES.
    A ATENÇÃO NA SAÚDE: MULTIPLICIDADE DE AGENTES.
    TEORIA E PRÁTICA DA MEDIAÇÃO E A NEGOCIAÇÃO NOS CONFLITOS GERADOS NA ÁREA DA SAÚDE.
  9. TÉCNICAS DE DIREÇÃO E LIDERANÇA ORGANIZACIONAL:

    O objetivo geral dessa disciplina é conhecer e aprofundar os estudos em estilos de liderança e direção, sua relação, diferenças, importância e enfoques teóricos, assim como as competências e habilidades necessárias para seu exercício.

    FUNÇÕES DA LIDERANÇA E DA DIREÇÃO HARD E SOFT.
    A LIDERANÇA FUNCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES.
    OS MODELOS E ESTILOS DE LIDERANÇA.
    RECONHECIMENTO E FLEXIBILIZAÇÃO DO ESTILO PRÓPRIO.
    A LIDERANÇA E SUA RELAÇÃO COM OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS.
    A DIREÇÃO POR OBJETIVOS.
  10. TÉCNICAS DE DIREÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO:

    Essa disciplina oferece os elementos teóricos e práticos a respeito dos grupos e equipes de trabalho, suas características e as técnicas e ferramentas para sua gestão eficaz.

    CONCEITOS DE GRUPO E DE EQUIPE, SUAS CARACTERÍSTICAS DIFERENCIAIS.
    APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA MOTIVAR EQUIPES DE TRABALHO.
    A COMPETÊNCIA VINCULADA AO TRABALHO EM EQUIPE.
    OS MEMBROS E FUNÇÕES EM UMA EQUIPE DE TRABALHO.
  11. TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL:

    A disciplina identifica os elementos que intervêm em um processo de comunicação, cataloga esses elementos e descreve as funções das diferentes pessoas que fazem parte do processo de comunicação em um ambiente de trabalho.

    A COMUNICAÇÃO: ASPECTOS GERAIS.
    MODELOS DE COMUNICAÇÃO E SEUS PARTICIPANTES.
    O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO.
    MEIOS PARA A COMUNICAÇÃO.
    BARREIRAS À COMUNICAÇÃO.
    TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFETIVA.
    QUALIDADES PESSOAIS PARA SER UM BOM COMUNICADOR.
    COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO HOSPITAL.
  12. TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO:

    Desenvolver as capacidades dos participantes para preparar e realizar apresentações profissionais, para obter a influência desejada no auditório.

    COMUNICAÇÃO ORAL EFETIVA.
    AS FERRAMENTAS DO ORADOR.
    A MENSAGEM.
    A APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO.

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Maurizio Antonio Battino. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor na Università Politecnica delle Marche. Diretor Científico da Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. Silvia Aparicio. Doctora en Ciencias Económicas por la Universidad Autónoma de Madrid y Licenciada en Administración y Dirección de Empresas por la Universidad de Cantabria. Directora Académica Internacional del Área de Desarrollo Directivo, Organización Empresarial y Recursos Humanos de la Fundación Universitaria Iberoamericana, FUNIBER.

Coordenação Geral Acadêmica

  • Dra. Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Internacional da Área de Saúde.
  • Dra. (c) Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Coordenadora Internacional da Área de Organização Empresarial, Desenvolvimento Diretivo e RH.

Coordenação do Programa

  • Dra. (c) Vivian Lipari Zegarra. Doutora candidata. Mestrado em Saúde Pública da Universidade do Chile e Mg. (c) de Administração de Serviços de Saúde da Universidad Federico Villarreal do Peru.

Professores e Autores

  • Dr. David Barrera Gómez. Doutor Engenheiro pela Universidad Politécnica de Cataluña e MBA pela Escuela Técnica Superior de Ingenieros Industriales de Barcelona, UPC. Consultor de negócios, tecnologia e soluções empresariais. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor em Engenharia de Projetos pela Universidad Politécnica de Cataluña, Espanha. Mestrado em Gerenciamento de Projeto e de Desenho pela Politécnica de Milão, Itália. Professor da Universidad de Buenos Aires, Argentina. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Francisco J. Hidalgo Trujillo. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Assessor e consultor de organizações. Analista de processos estratégicos e de desenvolvimento empresarial.
  • Dr. Manuel Maeda Takeuchi. Professor de Programas de Engenharia e Administração de Empresas, Universidad de Piura, Peru. Experiência Gerencial em Administração, Projetos de Corporação, Administração de Operações e Administração e Finanças.
  • Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresariais pela Universidad de León. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
  • Dr. (c) Saúl Domingo Soriano. Outor candidato pela Universidad de León. Mestre em Direção Geral de Empresas pelo Institut Català de Tecnologia de Barcelona. Mestre em Consultoria e Tecnologias da Informação e-Business pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Diretor de Projetos Finais de Mestrado e Especializações, FUNIBER.
  • Dra. (c) Vivian Lipari Zegarra. Doutora candidata. Mestrado em Saúde Pública da Universidade do Chile e Mg. (c) de Administração de Serviços de Saúde da Universidad Federico Villarreal do Peru.
  • Dra. (c) Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutorado em Educação, pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidad de La Habana, Cuba. Coordenadora Acadêmica Internacional da Área Desenvolvimento Diretivo, Organização Empresarial e Recursos Humanos, FUNIBER.
  • Dra. (c) Ana Godoy Magdaleno. Doutorado em Psicologia pela Universidad del País Vasco (em processo de finalização). Diploma de Estudos Avançados pela Universidad del País Vasco. Especialista em Mediação: âmbitos de atuação e técnicas aplicadas à resolução de conflitos, pela Universidad Complutense de Madrid. Coordenadora Acadêmica do Programa Mestrado em Resolução de Conflitos e Medialção e suas Especializações.
  • Ms. María Eugenia Luna Borgaro. Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da Universidad de León, Espanha. Expert em Gestão de Recursos Humanos e Habilidades Diretivas. Professora da FUNIBER.
  • Mg. Lucía Odette Castillo. Mestrado em Administração e Direção de Recursos Humanos (USACH). Enfermeira Chefe do Hospital Clínico da Universidad de Chile.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.