Master em Atenção Precoce

Apresentação do Programa

A primeira infância é uma etapa fundamental no desenvolvimento das pessoas, em termos cognitivos, socioemocionais e físicos. A atenção precoce envolve um conjunto de ações coordenadas de natureza global e interdisciplinar, destinadas a responder às necessidades das crianças de 0 a 6 anos que apresentam transtornos de desenvolvimento ou correm o risco de apresentá-los, levando em conta também sua família e seu entorno.

Nesse sentido, a Atenção Precoce é uma área de trabalho relativamente recente que se tornou muito relevante nos últimos anos. De fato, existe uma crescente sensibilidade social para as necessidades das crianças e suas famílias. Atualmente, essa área possui um corpo de conhecimentos teóricos, científicos e aplicados que é claramente sistematizado e diferenciado de outros domínios e, tanto acadêmica como profissionalmente, a pesquisa e a intervenção neste tipo de atenção vêm avançando de forma constante na maioria dos países.

O Master em Atenção Precoce forma especialistas em um dos perfis profissionais socioeducativos mais demandados dentro do mercado de trabalho e torna-se uma ferramenta especialmente útil na especialização de profissionais de uma abordagem ampla e aplicada, cujo objetivo é trabalhar no campo das dificuldades do desenvolvimento infantil.

O programa visa contribuir para a formação de profissionais que intervêm com crianças com transtornos de desenvolvimento para que recebam, seguindo um modelo que considera os aspectos biopsicossociais, tudo o que possa aumentar sua capacidade de desenvolvimento e bem-estar a partir do aspecto preventivo e assistencial.

As saídas profissionais são aquelas específicas para aqueles que trabalham no mundo da atenção precoce em campos relacionados à prevenção, detecção e intervenção para proporcionar respostas segundo as necessidades das crianças que, durante seus primeiros anos de vida, podem tender para a deficiência, ter dificuldades de aprendizagem ou outros tipos de problemas ou carências, com o objetivo de coordenar estratégias, programas e sistemas de apoio destinados a melhorar sua qualidade de vida.

O estudante que conclui o programa com sucesso estará qualificado para:

  • Dominar os fundamentos teóricos das diversas disciplinas em que se baseia e a importância que elas exercem na aplicação da atenção precoce.
  • Compreender os princípios básicos da atenção precoce e saber analisar as dificuldades que podem surgir nos programas.
  • Identificar os princípios básicos de um desenvolvimento e comportamento saudáveis com o objetivo de identificar possíveis alterações no desenvolvimento.
  • Identificar o quadro de referência das condições ideais para a criança na família humana e sua concretização em variáveis de intervenção preventiva e educacional.
  • Dispor de estratégias de diagnóstico que permitam a detecção precoce de necessidades e riscos de desenvolvimento na população infantil, em meninos e meninas de 0 a 6 anos de idade.
  • Programar ações específicas de acordo com os diferentes transtornos de desenvolvimento.
  • Elaborar propostas de intervenção com diferentes grupos, levando em conta os fatores que podem afetar situações de risco e de exclusão social.
  • Compreender os conceitos diferenciais de trabalho em equipe multidisciplinar e transdisciplinar.
  • Aplicar diferentes metodologias na pesquisa e conhecer as diferentes ferramentas e procedimentos na pesquisa em atenção precoce.

A quem é dirigido

O programa de Master em Atenção Precoce capacita o estudante para responder à demanda por atenção à diversidade, com uma formação baseada em ciência que integra os últimos avanços tanto em pesquisa quanto em tecnologia para a atenção em necessidades educacionais especiais e atenção precoce.

O programa oferece uma oportunidade enriquecedora de formação aos egressos de cursos intimamente ligados ao mundo evolutivo, educacional, social e da saúde:

  • Psicologia.
  • Pedagogia.
  • Psicopedagogia.
  • Educação.
  • Trabalho social.
  • Fonoaudiologia.
  • Medicina.
  • Enfermagem.
  • Fisioterapia.

E outras graduações relacionadas.

Titulação

A conclusão bem-sucedida do programa permitirá ao estudante obter o título de Master em Atenção Precoce, emitido pela Universidade onde tenha se matriculado.

Estrutura do Programa

O Master em Atenção Precoce é composto de 78 créditos distribuídos em seis módulos. Por ser um programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, desta maneira, o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis. O tempo máximo de que se dispõe para concluir o programa é de 24 meses. A distribuição dos módulos é descrita na tabela abaixo:

  CRÉDITOSa
Módulo 1: Marco geral e fundamentos da atenção precoce 8
Módulo 2: Desenvolvimento infantil, família e deficiência 18
Módulo 3: Avaliação e diagnóstico na atenção precoce 15
Módulo 4: Bases da intervenção na atenção precoce 19
Módulo 5: Practicum 6
Módulo 6: Projeto Final/Dissertação de Master 12
TOTAL 78

a. O número de créditos pode variar de acordo com a Universidade que emite o título. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 25 horas. Se o aluno cursa o programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a relação entre créditos e horário pode variar.

Objetivos

Objetivo geral

  • A missão do Master em Atenção Precoce é formar profissionais a partir de uma perspectiva abrangente e interdisciplinar para responder às dificuldades no desenvolvimento das crianças e suas famílias.

Objetivos específicos

  • Analisar o desenvolvimento infantil (0-6 anos) a partir de uma perspectiva integral, assim como suas implicações na atenção precoce.
  • Avaliar os fundamentos e campos de ação da atenção precoce, demonstrando uma visão interdisciplinar dos transtornos de desenvolvimento.
  • Avaliar as necessidades específicas do desenvolvimento promovendo melhoras na saúde e na qualidade de vida, bem como oportunidades e acessibilidade.
  • Identificar as características próprias e diferenciais dos transtornos e as dificuldades de desenvolvimento e a deficiência na primeira infância.
  • Selecionar as ferramentas e estratégias destinadas a criar contextos que promovam a adaptação, a autorregulação do comportamento e a estabilidade emocional da criança.
  • Planejar e realizar intervenções preventivas ou reabilitativas nos diferentes contextos de desenvolvimento.
  • Aprofundar o conhecimento dos paradigmas contemporâneos de pesquisa no campo da educação precoce e da atenção à diversidade.

Saídas Profissionais

Os profissionais que concluem satisfatoriamente o programa poderão atuar profissionalmente em:

  • Centros e Serviços de Atenção Precoce e Intervenção Infantil.
  • Centros de Educação Infantil, Primária e Especial.
  • Centros e gabinetes psicopedagógicos.
  • Centros de neuropsicologia, fisioterapia ou fonoaudiologia especializados na primeira infância.
  • Serviços de assessoria a centros e serviços centrados na primeira infância.
  • Pesquisa em Atenção Precoce e Desenvolvimento Infantil.
  • Serviços sociais comunitários, específicos e especializados.
  • Agências e instituições que se concentram na primeira infância.
  • Hospitais.
  • Centros residenciais ou de acolhida.
  • Unidades de Neonatologia em Hospitais.
  • Unidades Pediátricas em Centros de Saúde.
  • Centros de Reabilitação Infantil.
  • Centros de Fisioterapia Pediátrica.

Plano de estudos

O plano de estudos do Master em Atenção Precoce está estruturado em seis blocos ou módulos que reúnem 16 disciplinas:

  • MÓDULO 1: MARCO GERAL E FUNDAMENTOS DA ATENÇÃO PRECOCE

O primeiro módulo, chamado Marco Geral e Fundamentos da Atenção Precoce, introduz os pilares teóricos básicos da disciplina, proporcionando o estudo e a análise dos fundamentos básicos para a compreensão dos processos de desenvolvimento, a fim de prevenir e detectar disfunções na primeira infância. Do mesmo modo, descreve e compreende os campos de ação da atenção precoce, aprofundando-se em uma visão interdisciplinar dos transtornos de desenvolvimento.

MÓDULO 1: MARCO GERAL E FUNDAMENTOS DA ATENÇÃO PRECOCE
# DISCIPLINAS
1 Fundamentos da atenção precoce
2 Atenção precoce: prevenção e promoção do desenvolvimento
  • MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO INFANTIL, FAMÍLIA E DEFICIÊNCIA

O segundo módulo, Desenvolvimento Infantil, Família e Deficiência, explora o desenvolvimento infantil de uma perspectiva integrada, bem como suas implicações na atenção precoce. Além disso, permite a apreciação do conceito de família como um sistema, a promoção da resiliência e do desenvolvimento infantil, e favorece o desenvolvimento de habilidades profissionais que lhes permitam transferir conhecimentos para a prática. Analisa a otimização do desenvolvimento precoce da criança, fornecendo critérios para estimular nos pais capacidades que lhes permitam enfrentar a educação de seus filhos, a fim de conseguir uma melhor qualidade de vida para ambos. Aprofunda-se nos elementos necessários para o desenvolvimento da função de aconselhamento e orientação dentro de contextos familiares com crianças portadoras de deficiência.

  • MÓDULO 3: AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO NA ATENÇÃO PRECOCE

O bloco Avaliação e Diagnóstico na Atenção Precoce visa a esclarecer as técnicas consolidadas para a avaliação das necessidades específicas de desenvolvimento, promovendo melhoras em sua saúde e qualidade de vida. Da mesma forma, ajuda a identificar as características próprias e diferenciais dos transtornos e dificuldades de desenvolvimento e da deficiência na infância, oferecendo critérios para reconhecer a importância e a necessidade de relatórios durante todo o processo de ação na atenção precoce, visando permitir uma comunicação efetiva entre os profissionais durante a detecção do caso e durante todo o processo geral de intervenção interdisciplinar.

  • MÓDULO 4: BASES DA INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRECOCE

O módulo Bases da Intervenção na Atenção Precoce aborda os conhecimentos e habilidades necessárias para compreender e aplicar recursos e técnicas que podem ser usados na avaliação, prevenção e intervenção em situações de risco. Entre outras questões, aprofunda-se no conhecimento das estruturas teóricas e metodológicas da atenção precoce sobre os fatores familiares em que se enquadra a educação infantil na sociedade de hoje. Procura também proporcionar recursos para o trabalho em equipes multidisciplinares, conhecendo as funções e competências de cada profissional, apreciando a contribuição e a complementaridade das disciplinas e profissões envolvidas na intervenção na deficiência, podendo identificar as limitações de cada uma. Finalmente, fornece elementos para avaliar os marcos e paradigmas de pesquisa que sustentam a atenção precoce como base para a intervenção.

  • MÓDULO 5: PRACTICUM

O Practicum consiste em um conjunto de práticas profissionais presenciais vinculadas à avaliação e intervenção psicoeducativa, que o aluno deve desenvolver individualmente em centros ou instituições externas, sejam elas públicas ou privadas.

MÓDULO 5: PRACTICUM
# DISCIPLINAS
1 Práticas Externas
  • MÓDULO 6: PROJETO FINAL

O objetivo do Projeto Final é que o estudante apresente e defenda um documento completo que apresente o desenvolvimento total do projeto proposto, contemplando também a possibilidade de sua execução concreta. Deve ser uma contribuição para o campo da Atenção Precoce, aplicando os vários conhecimentos adquiridos ao longo do programa. O trabalho será supervisionado por um especialista no campo de estudo proposto pelo aluno. Nessa importante atividade, estudante, orientado por um tutor, deve demonstrar pessoalmente a aquisição das competências associadas à titulação.

MÓDULO 6: PROJETO FINAL
# DISCIPLINAS
1 Metodologia da pesquisa científica
2 Projeto final de master

Descrições dos Cursos

MÓDULO 1: MARCO GERAL E FUNDAMENTOS DA ATENÇÃO PRECOCE

  1. FUNDAMENTOS DA ATENÇÃO PRECOCE

    Esta disciplina proporciona uma visão global dos fundamentos da Atenção Precoce e das bases e desenvolvimentos que permitem compreender os processos psicológicos, de aprendizagem e de construção da personalidade, assim como prevenir e detectar transtornos na primeira infância. Serão dominados os fundamentos teóricos das diversas disciplinas em que se baseia e a importância que elas exercem na aplicação da atenção precoce. Seus principais temas incluem:

    ATENÇÃO PRECOCE: CONCEITO, EVOLUÇÃO E OBJETIVOS
    ATENÇÃO PRECOCE. MODELOS DE AÇÃO
    ÁREAS DA ATENÇÃO PRECOCE
    FATORES DE RISCO DA ATENÇÃO PRECOCE
    PROGRAMAS DE ATENÇÃO PRECOCE
  2. ATENÇÃO PRECOCE: PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO

    Avaliar os fundamentos e campos de ação da atenção precoce, demonstrando uma visão interdisciplinar das alterações do desenvolvimento. Visa-se também dominar o conhecimento metodológico para poder responder conjuntamente à criança, à família e à escola, a partir do campo da atenção precoce e analisar o papel dos profissionais ligados ao campo da atenção precoce. Seus principais temas incluem:

    ATENÇÃO PRECOCE: EVOLUÇÃO DE UM CONCEITO
    BASES BIOPSICOSSOCIAIS DA ATENÇÃO PRECOCE
    EFICÁCIA DA ATENÇÃO PRECOCE BASEADA NA EVIDÊNCIA EMPÍRICA
    NÍVEIS E ESFERAS DE PREVENÇÃO DA ATENÇÃO PRECOCE
    PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL A PARTIR DO CONTEXTO FAMILIAR E ESCOLAR

MÓDULO 2: DESENVOLVIMENTO INFANTIL, FAMÍLIA E DEFICIÊNCIA

  1. CHAVES BIOLÓGICAS, PSICOLÓGICAS E SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

    Esta disciplina analisará o desenvolvimento infantil desde o nascimento até os 6 anos de idade, a partir de uma perspectiva integrada, bem como suas implicações para a atenção precoce. Será reconhecidas a identidade da etapa e suas características cognitivas, psicomotoras, comunicativas, sociais e afetivas, e suas alterações, a fim de prevenir, detectar e intervir nos transtornos nas idades iniciais. Seus principais temas incluem:

    ETAPAS, CONTEXTOS, MODELOS E TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO
    DESENVOLVIMENTO PRÉ-NATAL E DO RECÉM-NASCIDO
    FATORES BIOLÓGICOS E AMBIENTAIS DO RECÉM-NASCIDO
    PRIMEIRA INFÂNCIA: 0-3 ANOS
    PRIMEIRA INFÂNCIA: 3-6 ANOS
  2. NOVAS PERSPECTIVAS EM FAMÍLIA, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO

    Esta disciplina avalia o conceito de família como um sistema, o empoderamento familiar, novos modelos familiares e a promoção da resiliência e do desenvolvimento infantil. Analisa e incorpora criticamente as questões mais relevantes da sociedade atual que afetam a educação familiar e escolar e identifica o quadro de referência para condições ideais de educação na família humana e sua concretização em variáveis de intervenção preventiva e educacional. Seus principais temas incluem:

    MODELOS DE FAMÍLIA
    A FAMÍLIA COMO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO
    CONTEXTO FAMILIAR E AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO
    AVALIAÇÃO EM CONTEXTOS FAMILIARES
    MODELOS DE INTERVENÇÃO FAMILIAR
  3. PARENTALIDADE POSITIVA: PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO SAUDÁVEL A PARTIR DA PRÁTICA PARENTAL

    O estudo da disciplina ajuda a compreender as condições psicossociais e os apoios sociais apropriados para o exercício da parentalidade positiva, promovendo esquemas de coordenação e corresponsabilidade entre os diferentes serviços da comunidade. São identificadas intervenções destinadas a promover os pontos fortes e os recursos da família, enfatizando a importância da preservação da família e dos laços emocionais como fatores que promovem um desenvolvimento psicológico saudável. Um ponto de vista mais comunitário e preventivo é adotado, considerando a família como parte integrante da comunidade e conhecendo os direitos dos menores e das famílias. Seus principais temas incluem:

    FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PARENTALIDADE POSITIVA
    JUSTIFICATIVA CIENTÍFICA DAS POLÍTICAS DE PARENTALIDADE POSITIVA
    CONTEXTO FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
    CONTEXTO FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO DE PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
    CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PARENTALIDADE POSITIVA
    GUIA DE RECURSOS E PROGRAMAS DE PARENTALIDADE POSITIVA
  4. FAMÍLIA E DEFICIÊNCIA

    A disciplina é orientada para a aquisição de elementos conceituais e metodológicos necessários para o desenvolvimento da função de aconselhamento e orientação dentro dos contextos familiares com crianças portadoras de deficiência. São identificados os critérios para avaliar famílias com crianças deficientes em risco e para formular objetivos e metas de intervenção que visem melhorar sua qualidade de vida e bem-estar social e emocional. Os principais recursos pessoais e sociais à disposição da comunidade são explorados e utilizados no âmbito de um plano de intervenção dirigido às famílias com crianças deficientes. Seus principais temas incluem:

    ELEMENTOS CONCEITUAIS EM FAMÍLIA E DEFICIÊNCIA
    DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
    CONTEXTO FAMILIAR E DEFICIÊNCIA
    RECURSOS COMUNITÁRIOS DIRIGIDOS À ATENÇÃO À DEFICIÊNCIA
    TIPOS DE INTERVENÇÃO FAMILIAR
    PROFISSIONAIS E INTERVENÇÃO FAMILIAR
    VISÃO DE FUTURO E INCLUSÃO SOCIAL

MÓDULO 3: AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO NA ATENÇÃO PRECOCE

  1. ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO E INSTRUMENTOS EM ATENÇÃO PRECOCE

    Esta disciplina analisa e apresenta ferramentas de avaliação consolidadas para a avaliação das necessidades específicas de desenvolvimento que promovem melhorias na saúde e qualidade de vida, assim como oportunidades e acessibilidade. São identificadas e aplicadas técnicas de avaliação precoce a situações de risco, atrasos de desenvolvimento e indivíduos com deficiências diversas a partir de uma perspectiva multidisciplinar/transdisciplinar, visando aprender a reconhecer sinais precoces de dificuldades ou possíveis transtornos para permitir uma detecção precoce e uma intervenção mais eficaz. Seus principais temas incluem

    O PROCESSO INTERDISCIPLINAR/TRANSDISCIPLINAR DE AVALIAÇÃO EM ATENÇÃO PRECOCE
    A AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO EVOLUTIVO DA CRIANÇA
    O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO AMBIENTE NATURAL
    IDENTIFICAÇÃO DE RECURSOS E APOIOS FORMAIS E INFORMAIS DE UMA FAMÍLIA
    AVALIAÇÃO INICIAL E AVALIAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO
  2. ALTERAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO NA PRIMEIRA INFÂNCIA

    Esta disciplina capacita para identificar as características próprias e diferenciais dos transtornos e as dificuldades de desenvolvimento e a deficiência na primeira infância. Distingue as diferentes classificações dos transtornos do desenvolvimento, analisa as necessidades educacionais apresentadas pelos diferentes transtornos em estágios iniciais de desenvolvimento e ensina como programar ações específicas de acordo com os diferentes transtornos do desenvolvimento. Seus principais temas incluem:

    ALTERAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA NERVOSO
    NÍVEIS DE ALTERAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
    PLASTICIDADE CEREBRAL
    TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA
    MODELOS TEÓRICOS NA ABORDAGEM DA DEFICIÊNCIA
    CONTEXTO DE INTERVENÇÃO
  3. ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E DE ATENÇÃO PRECOCE (CDIAT) E NA ESFERA DA EDUCAÇÃO

    A disciplina visa reconhecer a importância e a necessidade de relatórios durante todo o processo de ação na atenção precoce, visando permitir uma comunicação efetiva entre os profissionais durante a detecção do caso e durante todo o processo geral de intervenção interdisciplinar. Proporciona as ferramentas para saber como escrever relatórios sobre atenção precoce, de acordo com a legislação em vigor e o código de ética da profissão, distinguindo o propósito específico do relatório a ser emitido para responder efetivamente às necessidades específicas do caso. Seus principais temas incluem:

    TIPOS DE RELATÓRIOS, FINALIDADE E CARACTERÍSTICAS
    LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS CONSENTIMENTO INFORMADO
    CÓDIGO DEONTOLÓGICO
    GUIA DE BOAS PRÁTICAS PARA UM RELATÓRIO DE ATENÇÃO PRECOCE
    ESTRUTURA GLOBAL DO RELATÓRIO
    CARACTERÍSTICAS FORMAIS DE UM RELATÓRIO DE ATENÇÃO PRECOCE
    CONTEÚDO DE UM RELATÓRIO DE ATENÇÃO PRECOCE

MÓDULO 4: BASES DA INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRECOCE

  1. PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTO DE RISCO BIOLÓGICO, SOCIAL E ESCOLAR

    Através dessa disciplina conhecemos e aplicamos os recursos e técnicas psicopedagógicas que podem ser usadas na avaliação, prevenção e intervenção em contextos de risco. São apresentados os processos que levam à exclusão das crianças que vivem em ambientes de risco e são desenvolvidas as habilidades e os recursos necessários para participar na concepção, desenvolvimento e avaliação de programas e em contexto de risco. Permite a elaboração de propostas de intervenção com diferentes grupos, levando em conta os fatores que podem afetar situações de risco e exclusão social, e avaliando as implicações do uso de diferentes respostas aos problemas sociais de saúde ou educacionais das crianças de 0 a 6 anos de idade. Seus principais temas incluem:

    DESENVOLVIMENTO NORMATIVO
    MARCOS DE ALARME
    PACIENTES SUSCETÍVEIS DE INTERVENÇÃO EM ATENÇÃO PRECOCE:DO PONTO DE VISÃO DO RISCO BIOLÓGICO, PSICOSOCIAL E EDUCACIONAL
    O TERAPEUTA NA ATENÇÃO PRECOCE
    INTERVENÇÃO EM ATENÇÃO PRECOCE EM CONTEXTO DE RISCO BIOLÓGICO, SOCIAL E EDUCACIONAL
    BENEFÍCIOS DA ATENÇÃO PRECOCE NESSE TIPO DE PACIENTE
    INTERVENÇÃO FAMILIAR
  2. PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO FAMILIAR E DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE

    Esta disciplina se aprofunda no conhecimento das estruturas teóricas e metodológicas da atenção precoce sobre os fatores familiares em que se enquadra a educação infantil na sociedade de hoje. Ensina a planejar e realizar intervenções preventivas ou de reabilitação no contexto familiar, aplicando padrões de qualidade, selecionando as ferramentas e estratégias destinadas a criar contextos familiares que promovam a adaptação, a autorregulação do comportamento e a estabilidade emocional da criança. Orienta a intervenção precoce para contextos de desenvolvimento familiar saudável e permite compreender como estes favorecem o desenvolvimento do sistema familiar. Seus principais temas incluem:

    A FAMÍLIA NO PROCESSO DA ATENÇÃO PRECOCE
    A FUNÇÃO PREVENTIVA DA FAMÍLIA E SEU IMPACTO COMO FATOR DE PROTEÇÃO
    MÉTODOS EFETIVOS DE TRABALHO COM AS FAMÍLIAS
    MODELOS TEÓRICOS E DE INTEVENÇÃO PREVENTIVA COM AS FAMÍLIAS
    EMPODERAMENTO E CAPACITAÇÃO FAMILIAR
    TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO FAMILIAR EM PRÁTICAS SAUDÁVEIS
  3. INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR EM DEFICIÊNCIAS

    Por meio desta disciplinas, destaca-se a importância de saber trabalhar em equipes multidisciplinares, conhecendo as funções e competências de cada profissional, apreciando a contribuição e a complementaridade das disciplinas e profissões envolvidas na intervenção na deficiência, podendo identificar as limitações de cada uma. Seus principais temas incluem:

    PROFISSIONAIS, PROGRAMAS E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO
    TÉCNICAS DE INTERVENÇÃO PRECOCE EM SITUAÇÕES DE RISCO, ATRASOS DE DESENVOLVIMENTO E DEFICIÊNCIA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR/TRANSDISCIPLINAR
    MODELOS DE INTERVENÇÃO EM UMA PRÁTICA PROFISSIONAL COOPERATIVA
    SERVIÇOS QUE PARTICIPAM NA ATENÇÃO PRECOCE
    CENTROS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL E ATENÇÃO PRECOCE (CDIAT)
    COORDENAÇÃO COM AGENTES EXTERNOS AO CENTRO DE ATENÇÃO PRECOCE
  4. PESQUISA EM ATENÇÃO PRECOCE E ESTUDOS DE CASO

    Nesta disciplina são avaliados os marcos e paradigmas de pesquisa que sustentam a atenção precoce como base de referência para a intervenção. Para tanto, são analisadas as principais pesquisas sociopsicológicas e educacionais que foram feitas para determinar a influência recíproca dos ambientes familiar e escolar no processo de socialização da criança. Aprofunda-se no conhecimento dos paradigmas contemporâneos de pesquisa no campo da educação precoce e da atenção à diversidade. Levantam-se o problema de pesquisa e as questões a serem investigadas, interpretando a complexidade das situações familiares, escolares e sociais, tanto formais como não formais. Seus principais temas incluem:

    A PESQUISA EM DEFICIÊNCIA
    A PESQUISA EM ATENÇÃO PRECOCE
    EFICÁCIA DAS INTERVENÇÕES
    LINHAS DE PESQUISA EM ATENÇÃO PRECOCE
    ESTUDOS DE CASO

MÓDULO 5: PRACTICUM

  1. PRÁTICAS EXTERNAS

    O Practicum é uma atividade supervisionada pela Universidade e realizada pelos estudantes. Seu objetivo é permitir-lhes completar sua formação acadêmica, favorecendo a integração dos conhecimentos adquiridos e a implementação das competências desenvolvidas que os preparam para a prática profissional. As práticas devem ser realizadas individualmente pelo estudante em centros ou instituições externas, públicas ou privadas, de forma presencial.

MÓDULO 6: PROJETO FINAL

  1. METODOLOGIA DA PESQUISA

    Este disciplina aborda dos elementos básicos relacionados à pesquisa científica e os métodos de registro de dados, assim como a análise de informações para a geração de resultados. Seus principais temas incluem:

    ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA
    O PROCESSO DA PESQUISA CIENTÍFICA. COMO INICIAR UMA PESQUISA?
    O PROJETO: PONTO DE PARTIDA
    CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO
    ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA
    O RELATÓRIO DE PESQUISA
  2. PROJETO FINAL DE MASTER

    O Projeto Final do Master consiste na elaboração pelo aluno de um trabalho de pesquisa na área do master, que demonstre a integração dos conhecimentos e habilidades adquiridas ao longo do currículo. Entre as possíveis linhas de pesquisa a escolher, podemos mencionar:

    ATRASO MENTAL-DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
    BAIXO PESO E PREMATURIDADE
    PARALISIA CEREBRAL E OUTROS TRANSTORNOS NEUROMOTORES
    SÍNDROME DE DOWN
    TRANSTORNOS GENERALIZADOS DO DESENVOLVIMENTO

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Dr. Juan Luis Martín Ayala. Diretor acadêmico da Graduação em Psicologia da Universidad Europea del Atlántico. Diretor da Cátedra Internacional em Desenvolvimento Psicológico, Família e Educação. Doutor em Psicologia pela Euskal Herriko Unibertsitatea, Espanha. Mestre em Saúde Mental pela Universidad de Deusto, Espanha. Especialista em Mediação Familiar. Autor e coautor de vários livros, capítulos de livros e artigos de pesquisa sobre a área. Participação em congressos internacionais sobre desenvolvimento e educação.

Professores e Autores

  • Dr. Enrique Arranz Freijo. Doutor em Psicologia pela Euskal Herriko Unibertsitatea, Espanha. Professor de Psicologia da Família na Euskal Herriko Unibertsitatea.
  • Dr. Fernando Olabarrieta Artetxe. Doutor em Psicologia pela Euskal Herriko Unibertsitatea, Espanha. Professor adjunto na área de Psicologia Evolucionista na Euskal Herriko Unibertsitatea.
  • Dr. Julio Perez-Lopez. Doutor em Psicologia. Professor na Universidad de Murcia. Professor e pesquisador principal do Grupo de Pesquisa Atenção Precoce do Departamento de Psicologia Evolucionista e Educação.
  • Dr. Juan Luis Martín Ayala. Diretor acadêmico da Graduação em Psicologia da Universidad Europea del Atlántico. Diretor da Cátedra Internacional em Desenvolvimento Psicológico, Família e Educação. Doutor em Psicologia pela Euskal Herriko Unibertsitatea, Espanha. Mestre em Saúde Mental pela Universidad de Deusto, Espanha. Especialista em Mediação Familiar. Autor e coautor de vários livros, capítulos de livros e artigos de pesquisa sobre a área. Ampla participação em congressos internacionais sobre desenvolvimento e educação.
  • Dr. Antonio Pantoja Vallejo. Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela UNED. Professor na Faculdade de Ciências Humanas e Ciências da Educação da Universidad de Jaén. Espanha.
  • Dra. Lilia Stevens de la Cruz. Doutora em Ciências Pedagógicas pela Cátedra Manuel F. Grant, Universidad de Oriente, Cuba. Licenciada em Psicologia, Universidad de Oriente, Cuba. Sua carreira profissional tem cursado ligada ao ensino e à pesquisa no contexto da psicologia do desenvolvimento pré-escolar e adolescente, bem como nos processos de tutoria, orientação psicológica e educacional no campo do ensino superior. Experiência na coordenação de projetos de pesquisa na área de aprendizagem, didática e desenho curricular. Também trabalhou no campo da orientação psicológica em espaços de intervenção clínica e terapêutica. Autora e coautor de várias publicações científicas em colaboração com países como Dinamarca, Canadá, Angola e Espanha.
  • Dra. Maria Cantero. Doutora em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Mestre em Psicologia Geral da Saúde, Mestre em Terapias de Terceira Geração, Mestre em Educação Social. Especialista em Parentalidade Positiva e em Psicologia Positiva Professora na Universidad Autónoma de Madrid e na Universidad Alfonso X el Sabio.
  • Dra. Valeska Cabrera. Licenciada em Educação. Doutora em Educação e Sociedade pela Universitat de Barcelona. Espanha. Mestre em Pesquisa em Didática, Formação e Avaliação Educacional pela Universitat de Barcelona.
  • Dr. David Gil. Psicólogo clínico e doutor em medicina e psiquiatria pela Universidad de Cantabria. Espanha. Ampliou sua formação, fazendo cursos de pós-graduação em Metodologia, Pesquisa e Historiografia ligados à sua área de conhecimento. Profissionalmente, há quatro anos está ligado ao serviço clínico da área de psicologia em um centro de repouso, elaborando relatórios estatísticos com base nos resultados e tratamentos aplicados aos pacientes. Sua experiência docente deriva de sua atuação como professor externo em cursos de pós-graduação em uma universidade pública, por dois anos, e como professor de psicologia na Universidad Europea del Atlántico, por mais de cinco anos. No plano da pesquisa, destaca-se por ter realizado estudos comparativos durante três anos dos diferentes métodos de pesquisa em psicologia.
  • Dra. Mariacarla Martí González. Doutora em Educação e Sociedade pela Universidad de Zaragoza. Mestre em Educação pela Universidad de las Artes, Cuba. Diploma em Psicologia e Pedagogia das Artes.
  • Dra. Silvia Quer Palomas. Doutora em Psicologia Clínica e da Saúde, Mestre em Neurociências e Licenciada em Psicologia pela Universidad Autónoma de Barcelona. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde e Mestre em Psicologia Geral da Saúde pela Universitat de Barcelona. Experiência como pesquisadora em diferentes grupos na  
  • Universitat Autònoma de Barcelona. Experiência como Psicóloga Sanitária em diferentes centros privados, atendendo populações infantis, adolescentes, adultas e geriátricas. Autor e coautora de várias publicações científicas.
  • Dr. (c) Estrella de la Rosa Santiago. Licenciada em Filosofia e Letras. Especialização em Ciências da Educação Especial pela Universidad de Granada. Espanha. Mestre em Pesquisa e Ensino em Ciências da Atividade Física e da Saúde, Universidad de Jaén. Tutora e coordenadora em educação infantil e primária.
  • MSc. Rosario Bengochea. Licenciada em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Espanha. Especialista em Psicologia Clínica. Mestre em Intervenção Comportamental em Psicologia da Saúde pela Universidad Complutense de Madrid. Psicóloga clínica do Centro Hospitalar Padre Menni, Santander, Espanha.
  • MSc. Marta Lopez. Licenciada em Pedagogia pela Universidad de Granada. Espanha. Mestre em Educação Social e Mestre em Atenção Precoce pela Universidad de Málaga. Coordena o Centro de Atenção Precoce, Infantil e Juvenil da Associação Albasur (deficiência intelectual), Córdoba, Espanha.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica em caráter extraordinário para as Bolsas em Formação da FUNIBER.

Para solicitá-la, você deve preencher o formulário de solicitação de informações que aparece no site da FUNIBER ou se comunicar diretamente com a sede da fundação em seu país que informará se é necessário fornecer qualquer informação adicional.

Uma vez recebida a documentação, a Comissão de Avaliação examinará a adequação de sua solicitação para a concessão de ajuda financeira, na forma de uma Bolsa de Formação da FUNIBER.