Master em Consultoria e Desenvolvimento Organizacional

Apresentação do Programa

A consultoria é uma profissão de alta demanda que continua crescendo. Ela é cada vez mais um elemento essencial para o desenvolvimento econômico de grandes empresas e outras organizações. Atualmente, pequenas e médias empresas também demandam cada vez mais os serviços de consultores privados locais. Isso faz com que as opções de desempenho profissional para um consultor não se limitem às grandes consultoras, potencializando as opções para sua contratação como consultor independente.

Além de dominar uma área específica de conhecimento, um consultor necessita de outras competências básicas que, tradicionalmente, eram adquiridas apenas com anos de experiência. Esse longo caminho era considerado a única maneira de se tornar um especialista nos recursos de gestão das relações consultivas, de conduzir projetos e entender a consultoria como profissão e negócio. O programa de Master em Consultoria e Desenvolvimento Organizacional busca catalisar esse processo, alcançando o conhecimento profissional necessário de modo intencional e eficaz, em um tempo relativamente curto.

Os consultores formados neste programa terão competência para:

  • Estabelecer uma relação efetiva de suporte ao cliente-consultor;
  • Analisar a consultoria como profissão e negócio em seus diferentes campos;
  • Dominar o ciclo do projeto de consultoria em suas diferentes fases, seus componentes e suas ferramentas;
  • Promover o autoconhecimento para efetivamente usá-lo como um instrumento de influência e mudança;
  • Conceber práticas consultivas que facilitem o desenvolvimento organizacional a partir de uma visão sistêmica dos diferentes processos organizacionais;
  • Aplicar o conhecimento, as ferramentas e os princípios do Desenvolvimento Organizacional à prática consultiva; e
  • Utilizar tecnologias e ferramentas intimamente vinculadas à atividade do consultor.

A quem é dirigido

O programa é elaborado para a formação de pessoas que tenham clareza na decisão de se especializarem em consultoria e também para aquelas que buscam iniciar nesta área. Seus destinatários seriam, portanto, pessoas com diploma de bacharel que estejam interessadas em:

  • Iniciar na carreira de consultor;
  • Adquirir conhecimentos e habilidades que melhorem seu desempenho como consultores; e
  • Obter um diploma que acredite seus conhecimentos no campo da consultoria.

Titulação

A superação bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de MASTER CONSULTORIA E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL, expedido pela universidade em que se tenha matriculado.

Estrutura do Programa

O Master em Consultoria e Desenvolvimento Organizacional possui 90 créditos distribuídos em quatro módulos. Por ser um programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não é estabelecida uma data de início específica. Por isso, o aluno pode formalizar a matrícula a qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis. O tempo máximo disponível para concluir o programa é de 24 meses. A distribuição dos módulos está descrita na tabela a seguir:

Módulo Créditosa
Módulo 1 - Organização e Desenvolvimento Organizacional 20
Módulo 2 - Gestão da consultoria 21
Módulo 3 - Ferramentas para o Consultor 22
Módulo 4 - Práticas e Projeto Final 27
Total 90

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade que titula. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 25 horas. Se o aluno cursar o programa em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos-horas pode variar.

Objetivos

Objetivo general

  • Formar consultores que possam atender efetivamente às demandas das organizações, com base no domínio da função consultiva, nas ferramentas de mudança e no desenvolvimento organizacional.

Objetivos específicos

  • Gerenciar de maneira efetiva a relação de ajuda cliente-consultor.
  • Analisar a consultoria como profissão e negócio em seus diferentes campos.
  • Dominar o ciclo do projeto de consultoria em suas diferentes fases, seus componentes e suas ferramentas.
  • Promover o autoconhecimento para efetivamente usá-lo como um instrumento de influência e mudança.
  • Conceber práticas consultivas que facilitem o desenvolvimento organizacional a partir de uma visão sistêmica dos diferentes processos organizacionais.
  • Aplicar o conhecimento, as ferramentas e os princípios do Desenvolvimento Organizacional à prática consultiva.
  • Utilizar tecnologias e ferramentas intimamente vinculadas à atividade do consultor.

Saídas Profissionais

Dependendo dos interesses profissionais dos graduados, após a conclusão bem-sucedida de seus estudos, eles podem:

  • Iniciar-se como consultor(a).
  • Potencializar o desempenho na área da gestão de consultoria daqueles já iniciados, bem como dispor de um diploma que avalize suas novas competências.
  • Desenvolver sua carreira profissional como líder no mundo empresarial.
  • Elaborar e implementar com sucesso processos de desenvolvimento organizacional.

Plano de estudos

O plano de estudos do Master em Consultoria e Desenvolvimento Organizacional está estruturado em quatro grandes blocos ou módulos.

  • MÓDULO 1 - ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

O primeiro módulo, chamado Organização e Desenvolvimento Organizacional, abrange os conhecimentos gerais para abordar a organização do trabalho e os processos essenciais que nela ocorrem e serão relevantes para o desempenho da consultoria.

  • MÓDULO 2 - GESTÃO DA CONSULTORIA

No segundo módulo, Gestão da Consultoria, aprofunda-se o entendimento da consultoria como profissão, seus campos e desafios, para localizar os aspectos centrais que distinguem essa profissão das demais.

  • MÓDULO 3 - FERRAMENTAS PARA O CONSULTOR

O bloco Ferramentas para o Consultor permite uma compreensão mais profunda das essências da relação consultiva, da ética associada ao trabalho e de um importante conjunto de ferramentas e técnicas utilizadas para alcançar ótimos resultados na gestão da consultoria.

  • MÓDULO 4 - PESQUISA E PRÁTICAS

Este bloco de Pesquisa e Práticas concentra-se na aprendizagem da metodologia de pesquisa, como conhecimento básico para o desenvolvimento do Trabalho Final/Dissertação de Master. Além disso, são realizadas Práticas Supervisionadas que permitirão exercer o conhecimento adquirido nos módulos anteriores.

Descrições dos Cursos

MÓDULO 1 - ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

  1. FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO

    Esta disciplina fornece uma visão integral ou geral da Organização do Trabalho, abordando o conceito e a natureza da organização e direção de empresas. Aqui descreve-se a evolução das principais teorias da organização, identificam-se os fundamentos da organização e direção de empresas e organizações, bem como os fatores do entorno que condicionam sua gestão, enfatizando a relevância dos processos de mudança como eixo a partir do qual se integra a gestão organizacional integrada. Entre seus principais temas estão:

    A ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMA
    SUBSISTEMAS FUNCIONAIS
    ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL
    CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
    ABORDAGENS TEÓRICAS PARA COMPREENDER A ORGANIZAÇÃO
    ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
    FUNÇÕES E OS PAPÉIS GERENCIAIS
    ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS E METAS
  2. PROCESSOS PSICOSSOCIAIS NA ORGANIZAÇÃO

    A partir desta disciplina, proporciona-se ao estudante a compreensão dos processos psicossociais que fazem parte da vida de uma instituição, o que lhe permitirá obter recursos explicativos e de atuação para diferentes situações que possam surgir na relação consultiva. Ao mesmo tempo, fornecer-se-á ferramentas de diagnóstico para interpretar o contexto no qual se dá o desenvolvimento da organização, suas potencialidades ou limitações. Entre seus principais temas estão:

    SELEÇÃO E INTEGRAÇÃO CULTURAL
    CONTRATO PSICOLÓGICO
    ANÁLISE DA SATISFAÇÃO LABORAL
    EQUIPES DE TRABALHO E RELAÇÕES ENTRE GRUPOS
    SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO
    FUNÇÕES DA CULTURA
    ESTUDO DO CLIMA SOCIOLABORAL
    FUNÇÕES DO LÍDER E TIPOS DE LIDERANÇA
  3. DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

    A disciplina tem como objetivo potencializar a capacidade de diagnosticar e projetar oa gestão eficaz do talento humano, como um elemento-chave na formação de um consultor. Trabalham-se temas voltados à compreensão e ao domínio da gestão eficaz dos Recursos Humanos nas organizações, bem como as diretrizes que permitem estabelecer maneiras eficazes de gerenciar o talento humano na empresa.

    HISTÓRIA, OBJETO E CAMPO DE CONHECIMENTO
    PRINCIPAIS ABORDAGENS
    PARTICIPAÇÃO ORGANIZACIONAL
    METODOLOGIAS E FERRAMENTAS PRÓPRIAS DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
    DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL NA PRÁTICA CONSULTIVA
    GESTÃO DA MUDANÇA
    RELAÇÃO CONSULTOR-ORGANIZAÇÃO
  4. GESTÃO ESTRATÉGICA DOS RECURSOS HUMANOS

    La asignatura se dirige a potenciar la capacidad para diagnosticar y proyectar la gestión efectiva del talento humano, como elemento clave en la formación de un consultor. Se trabajan temas dirigidos a una comprensión y dominio de la gestión efectiva de los Recursos humanos en las organizaciones, así como las pautas que permiten establecer formas efectivas de gestión del talento humano en la empresa.

    ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
    DIREÇÃO ESTRATÉGICA E MUDANÇA
    CARACTERÍSTICAS E TENDÊNCIAS DA GESTÃO DO TALENTO HUMANO ATUAL
    TECNOLOGIA PARA O DIAGNÓSTICO E A PROJEÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
    O PROCESSO INTEGRADOR E SISTÊMICO DO PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
    ANÁLISE DE MARKOV
    INDICADORES TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS
    INDICADORES TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS

MÓDULO 2 - GESTÃO DA CONSULTORIA

  1. CONSULTORIA COMO PROFISSÃO

    A disciplina tem como objetivo alcançar o conhecimento e a avaliação crítica das essências que definem a consultoria como um campo profissional, definindo o que é consultoria, revisando sua história e trajetórias atuais e aprofundando-se na análise abrangente do processo de consultoria. Da mesma maneira, detalham-se as fases e atividades gerais que podem ser consideradas típicas ou gerais para a maioria dos processos consultivos. Entre seus principais temas estão:

    NATUREZA, DEFINIÇÃO E OBJETIVO DA CONSULTORIA
    HISTÓRIA DA CONSULTORIA
    PRINCIPAIS TIPOS DE ORGANIZAÇÕES DE CONSULTORIA
    PROJETO DO MODELO DE NEGÓCIOS
    CARACTERÍSTICAS DE UM SERVIÇO DE CONSULTORIA
    SERVIÇOS GERAIS E ESPECIALIZADOS
    CONSULTORES INTERNOS
    RELAÇÃO CLIENTE-CONSULTOR
    DIFERENTES MODELOS DE PROCESSO CONSULTIVO
  2. ÁREAS DA CONSULTORIA

    Esta disciplina caracteriza cada uma das especialidades ou áreas nas quais se pode desenvolver a atividade consultiva, descrevendo em cada uma delas a dimensão, o crescimento, o marco regulatório, a estrutura competitiva, a cadeia de valor e o mercado. Entre seus principais temas estão:

    CONSULTORIA ORGANIZACIONAL
    CONSULTORIA COMERCIAL E DE MARKETING
    CONSULTORIA DE QUALIDADE
    CONSULTORIA DE RECURSOS HUMANOS
    CONSULTORIA EM TIC E CONSULTORIA EM PD&I
  3. DESAFIOS DA PRÁTICA CONSULTIVA

    No estudo desta disciplina, identificam-se e analisam-se os desafios enfrentados pela prática consultiva na atualidade, levando em consideração o futuro da profissão. Reflete-se sobre o desenvolvimento e as perspectivas do campo profissional da consultoria, bem como sobre as necessidades ou desafios mais importantes para a formação daqueles que se dedicam a essa profissão. Além disso, abordam-se as noções e as ferramentas que permitirão responder aos desafios da prática consultiva para o futuro.

    Entre seus principais temas estão:

    DESAFIOS DA CONSULTORIA EM UM AMBIENTE GLOBALIZADO
    CRESCIMENTO E COMPLEXIFICAÇÃO DO DOMÍNIO PROFISSIONAL
    DESAFIOS ÉTICOS A PARTIR DAS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS
    ALIANÇAS ESTRATÉGICAS E SEU IMPACTO NA GESTÃO ÉTICA DA INFORMAÇÃO
    FERRAMENTAS PARA A GESTÃO DE DILEMAS ÉTICOS NA PRÁTICA CONSULTIVA
    DILEMAS E ALCANCE DA CONSULTORIA
  4. TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E CONSULTORIA

    Esta disciplina é voltada para a compreensão das implicações das mudanças tecnológicas na maneira como as informações são gerenciadas e, portanto, no exercício consultivo profissional e no campo profissional que esse exercício traça. Os recursos são identificados e estruturados para a gestão das mudanças profissionais estabelecidas a partir do desenvolvimento das tecnologias da informação na etapa atual.

    Entre seus principais temas estão:

    PROGRESSOS RELACIONADOS À INFORMÁTICA E ÀS TELECOMUNICAÇÕES
    PROGRESSOS RELACIONADOS À INFORMAÇÃO E AO CONHECIMENTO
    EMERGÊNCIA DE UMA CULTURA TRANSNACIONAL E PLANETÁRIA
    ELEMENTOS COGNITIVOS E AXIOLÓGICOS
    SISTEMAS GLOBAIS DE APOIO ÀS DECISÕES
    UBIQUIDADE E ATEMPORALIDADE DOS PROCESSOS COMUNICACIONAIS
    O FENÔMENO DA VIRTUALIZAÇÃO
    MUDANÇAS NOS PADRÕES DE INTERAÇÃO QUE IMPACTAM O PROCESSO CONSULTIVO
    FERRAMENTAS DE GESTÃO DA INCERTEZA

MÓDULO 3 - FERRAMENTAS PARA O CONSULTOR

  1. O PERFIL DO CONSULTOR. PRINCÍPIOS, COMPETÊNCIAS E BOAS PRÁTICAS

    Esta disciplina é orientada à definição do perfil básico de competências e aptidões intelectuais necessárias para o desempenho ideal da profissão de consultor. Da mesma maneira, analisam-se e delineiam-se o papel do consultor, sua formação e a relação consultor-cliente como um tema relevante para uma prática ética e responsável. Entre os tema que ela desenvolve estão:

    ESSÊNCIAS DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DA CONSULTORIA
    COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA O EXERCÍCIO DA CONSULTORIA
    DIFERENTES FORMAS DE DESEMPENHO E COMPLEXIDADES INERENTES AO DESEMPENHO DA FUNÇÃO
    GESTÃO DAS DEMANDAS E DIFICULDADES PRÓPRIAS DA RELAÇÃO CONSULTIVA
    NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DA CONSULTORIA A QUEM ATUA COMO CONSULTOR
  2. FERRAMENTAS, TÉCNICAS E METODOLOGIAS DE CONSULTORIA

    Nesta disciplina, apresenta-se e analisa-se um conjunto de ferramentas amplamente utilizadas e, consequentemente, úteis para o desempenho da consultoria em campos muito diversos, que fornecerão recursos práticos para o exercício profissional da consultoria às pessoas que estudam o tema. Entre outros, tratar-se-ão os seguintes temas:

    ANÁLISE DA DEMANDA
    CONTRATO COM CLIENTES
    PLANEJAMENTO DO PROJETO
    CONDUÇÃO DE REUNIÕES
    TÉCNICAS ESSENCIAIS DE COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
    TÉCNICAS DE ENTREVISTA, OBSERVAÇÃO E QUESTIONÁRIOS
    DINÂMICAS DE GRUPO
    GRUPOS FOCAIS
    CANAIS DIGITAIS
    PESQUISA-AÇÃO
    INDAGAÇÃO APRECIATIVA
    CÍRCULOS DE QUALIDADE
    MÉTODOS DE PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E GESTÃO
    MÉTODOS E RECURSOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
  3. TÉCNICAS DE TRABALHO EM EQUIPE

    O trabalho em equipe é uma das disciplinas básicas a serem desenvolvidas pelas organizações de sucesso. Nesta disciplina, há um aprofundamento das técnicas que potencializam o trabalho em equipe como um dos recursos básicos da prática consultiva em todas as áreas. Entre seus temas estão:

    ELEMENTOS TEÓRICOS QUE EXPLICAM O FUNCIONAMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES DE TRABALHO
    GESTÃO EFICAZ DO TRABALHO EM EQUIPE
    TÉCNICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES DE TRABALHO
    RECURSOS E TÉCNICAS PARA TRABALHO EM EQUIPE: TOMADA DE DECISÕES, COMUNICAÇÃO, LIDERANÇA, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
    ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DE UMA EQUIPE
  4. LIDERANÇA ORGANIZACIONAL E COACHING

    O objetivo fundamental da disciplina é, a partir da abordagem do Coaching, gerar nos formandos novas perspectivas e possíveis ações que agreguem valor, eficácia e melhores resultados no exercício de sua profissão como consultores. Aprofundam-se nas possibilidades de formação para favorecer a aprendizagem e a mudança nas organizações. Entre seus temas estão:

    ORGANIZAÇÃO INTELIGENTE E ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM
    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
    ABORDAGENS E ESTILO DE LIDERANÇA
    COACHING COMO LIDERANÇA
    INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA EMPRESA
    COACHING ORGANIZACIONAL
  5. INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS

    Esta disciplina visa alcançar como objetivo geral a geração de conhecimentos essenciais sobre conceitos, estratégias e técnicas necessárias para a gestão profissional de qualquer projeto. Entre os temas mais importantes incluídos na disciplinas estão:

    NOÇÕES GERAIS E CONCEITOS ASSOCIADOS À GESTÃO DE PROJETOS
    TIPOS DE PROJETOS
    CICLO DE VIDA DOS PROJETOS
    METODOLOGIAS DE GESTÃO DE PROJETOS
    PROCESSOS DE GESTÃO DE PROJETOS
    FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO EM UM PROJETO
    EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS DA GESTÃO DE PROJETOS

MÓDULO 4 - PESQUISA E PRÁTICAS

  1. METODOLOGIA DA PESQUISA

    Esta disciplina aborda os elementos básicos relacionados à pesquisa científica e aos métodos de registro de dados, bem como de análise da informação para gerar resultados. Alguns dos temas abordados são:

    ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA
    PROCESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA. COMO INICIAR UMA PESQUISA?
    PROJETO: PONTO DE PARTIDA
    CONSTRUÇÃO DO QUADRO TEÓRICO
    ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA
    RELATÓRIO DE PESQUISA
  2. PRÁTICAS PRESENCIAIS SUPERVISIONADAS

    As Práticas Presenciais Supervisionadas constituem uma atividade de natureza formativa supervisionada pela Universidade e realizada pelos estudantes, cujo objetivo é permitir que eles concluam sua formação acadêmica, favorecendo a integração dos conhecimentos adquiridos e a implementação das competências por eles desenvolvidas que os prepara para o exercício profissional. As práticas devem ser realizadas pelo aluno de maneira individual em centros ou instituições externas, públicas ou privadas, de modo presencial.

  3. TRABALHO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MASTER

    O Projeto Final/Dissertação de Master consiste na elaboração por parte do aluno de um trabalho de pesquisa no âmbito do Master, que demonstre a integração dos conhecimentos e das habilidades adquiridas ao longo do plano de estudos. Entre as possíveis linhas de pesquisa a serem escolhidas, podemos citar:

    GESTÃO DA RELAÇÃO COM O CLIENTE PARA O SUCESSO DO PROCESSO CONSULTIVO. ESTUDO DE CASO
    DILEMAS ÉTICOS DA PRÁTICA CONSULTIVA. RECURSOS DE ENFRENTAMENTO
    RELAÇÃO CLIENTE-CONSULTOR COMO ELEMENTO ESSENCIAL NO SUCESSO DA CONSULTORIA. ANÁLISES E PROPOSTAS
    DESAFIOS ATUAIS DA PRÁTICA CONSULTIVA A PARTIR DO ESTUDO DE CASO
    A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO CONSULTOR
    NOVAS FERRAMENTAS DA CONSULTORIA
    CONSULTORIA E REDES SOCIAIS. ANÁLISE E PERSPECTIVAS
    MUDANÇA ORGANIZACIONAL: COMPLEXIDADES E OPORTUNIDADES

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Dra. (c) Alba Helen Hernández Santana. Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestra em Psicologia Social pela Universidad de La Habana. Especializou-se por mais de 20 anos em pesquisa e ensino na área de Psicologia Organizacional. Atuou como consultora por mais de 15 anos, atendendo setores e demandas muito diferentes. Tem vasta experiência em temas como trabalho em equipe, desenvolvimento organizacional, pesquisa-ação, mediação de conflitos e redes informais no contexto empresarial. Desenvolveu textos acadêmicos para a educação em ambientes virtuais de aprendizagem para a pós-graduação e publicou vários artigos sobre temas relacionados à Psicologia da Organização. Também possui mais de 5 anos de experiência na geração de conteúdos, tutoriais e orientação de projetos finais/dissertações de master.

Professores e Autores

  • Dr. Andrés Osorio Londoño. Doutor em Engenharia: Indústria e Organizações pela Universidad Nacional de Colombia. Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad Politécnica de Cataluña. Engenheiro Industrial pela Universidad Nacional de Colombia. Em sua carreira profissional, possui experiências com consultoria, docência e pesquisa na área da gestão estratégica de recursos humanos. Em consultoria, trabalhou na concepção e implementação da estratégia de gestão humana de pequenas, médias e grandes empresas na Colômbia e no México. Como professor e conferencista, compartilhou seu conhecimento em universidades, entidades governamentais e empresas na Argentina, na Colômbia e no Peru. Pesquisador ativo com o objetivo de demonstrar como as práticas de gestão humana influenciam o desempenho empresarial. Coautor de publicações científicas sobre empreendedorismo e gestão humana. Foi tutor de DISCIPLINAS nas áreas de empresas, recursos humanos e projetos da rede universitária patrocinada pela Fundação Universitária Iberoamericana.
  • Dr. Héctor E. López Sierra. Doutor em Psicologia e Mestre em Sociologia pela Universidad de Puerto Rico. Mestre em Filosofia Teológica e Ciências das Religiões pela Lutheran School of Theology at Chicago, Illinóis, EUA. Realizou estudos de pós-graduação em Neurociência Crítica na McGill University, Quebec, Montreal, Canadá e em Saúde Pública na State University of New York, Albany, EUA. É decano acadêmico e professor principal da Universidad Internacional Iberoamericana, em Porto Rico. É psicólogo licenciado em seu país natal, Porto Rico. Publicou em revistas acadêmicas arbitradas e indexadas em seu país e no exterior. Autor e coautor de inúmeros livros, capítulos de livros e artigos de pesquisa sobre ciências humanas e das religiões e sobre psicologia oncológica e cuidados paliativos. É especialista no tema da ética compassiva dos cuidados psicoespirituais.
  • Dra. (c) María Eugenia Luna Borgaro. Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana México (UNINI), encontrando-se na etapa de pesquisa. Mestra em Gestão de Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad de León, Espanha. Graduada em Psicologia pela Universidad de Guadalajara. Palestrante em conferências, cursos e workshops relacionados ao planejamento estratégico, à psicologia do trabalho, à comunicação interna, à educação a distância. Curso em ambientes virtuais de aprendizagem. Conta com 11 anos de experiência na área de educação em programas de graduação e pós-graduação, ministrando DISCIPLINAS relacionadas à administração de empresas, educação, recursos humanos. Foi coach empresarial para empreendedores de uma incubadora de negócios pertencente à Universidad del Valle de Atemajac. Foi coordenadora do departamento municipal de editoras e jornais, com funções relacionadas aos recursos humanos.
  • Dra. (c) Andrea Gutiérrez Jiménez. Psicóloga, Mestra em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, Graduada em Educação Perinatal. Trabalhou na área de desenvolvimento de pessoas em instituições de saúde, empresas educacionais e privadas. Com mais de 15 anos de experiência na área de ensino, é consultora e conferencista. Possui experiências transculturais. Gerou processos de mudança nos níveis individual e corporativo, na execução de projetos de curto e médio prazos. Possui certificação internacional como Facilitadora em Dinâmica de Grupos, concedido em Lima, Peru, pela Organização GERZA. Formação complementar em ambientes virtuais.
  • Dra (c). Vanessa Yélamos Torres. Doutoranda em Psicologia pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestranda em Coaching Integral pelo Instituto Superior de Coaching de Barcelona com acreditação pela ASESCO. Mestra em Coaching Sistêmico pela Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha. Graduada em Psicologia pela Universidad de Barcelona, Espanha. Formação em constelações familiares. Experiência profissional vinculada ao ensino a distância em ambientes virtuais, nas áreas de coaching, gestão de emoções, liderança, entre outros. Experiência como psicóloga e coach, oferecendo espaços on-line e presenciais, nos quais os clientes podem realizar processos de descoberta vital e transformação pessoal e profissional. Participação em vários workshops e seminários sobre Coaching Sistêmico e Transformacional. Colaboração em projetos educacionais. Formação complementar em ambientes virtuais.
  • Dra. (c) Julién Brito Ballester.. Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestra em Coaching Sistêmico pela Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha. Mestra em Gestão de Recursos Humanos pela Universidad Autónoma de Barcelona, Espanha. Mestra em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidad de La Habana, Cuba. Sua trajetória profissional tem sido vinculada ao ensino, pesquisa e consultoria na área de Psicologia Organizacional e outras áreas afins. Trabalhou principalmente nas funções de coordenação acadêmica, docência, seleção, formação e desenvolvimento, bem como na direção e implementação de vários projetos de consultoria, atendendo a diversas necessidades de intervenção organizacional e processos de mudança. Há mais de 10 anos trabalha em uma linha de pesquisa ligada ao desenvolvimento de competências.
  • Dra (c). Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestra em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidad de La Habana, Cuba. Sua trajetória profissional está vinculada à docência, pesquisa e consultoria no campo da psicologia organizacional e outras áreas afins. Tem experiência na coordenação de equipes de trabalho para a elaboração curricular de programas acadêmicos e para a criação de materiais didáticos, bem como na gestão e otimização de processos e procedimentos vinculados à elaboração e implementação de programas acadêmicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Ampla participação em Workshops, Seminários, Congressos. Autora e coautora de várias publicações científicas.
  • Dra. (c) Arlette Guadalupe Zárate Cáceres. Doutoranda em Psicologia pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestra em Psicologia Organizacional pelo Instituto de Estudios Universitarios. Mestra em Administração Educacional com ênfase em Educação Básica pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey. Graduada em Psicologia Educacional pela Universidad Autónoma de Campeche e Especialista em Psicologia pela Sociedad Mexicana Forense. Sua trajetória profissional tem sido vinculada ao atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais e apoio no estabelecimento de estratégias didáticas no ambiente escolar. Tem experiência na gestão de grupos escolares nos âmbitos inicial, pré-escolar e primário, bem como na aplicação de processos de recrutamento de pessoal, desenvolvimento organizacional e ambiente de trabalho. Formadora certificada pelo Consejo Nacional de Normalización y Certificación de Competencias Laborales e reconhecida como Agente Capacitadora Externa na Secretaria do Trabalho e Seguridade Social. Também trabalhou como docente na graduação e pós-graduação nas áreas de educação e psicologia, bem como foi conselheira na aplicação de processos de orientação vocacional e profissional com base nas competências.
  • Msc. Ana de Diego Lagüera. Graduado em Psicologia pela Universidad de Salamanca (1989), MBA pela Universidad de Deusto (1991), Especialista Universitária em Mindfulness pela Universidad Europea del Atlántico (2018) e Coach PCC Certificada pela ICF (International Coach Federation). Atualmente, é professora de RH e Coaching na Universidad Europea del Atlántico e professora colaboradora no master em Recursos Humanos da UBU (Universidad de Burgos) ministrando a disciplina de “Coaching e Mentoring”. Professora colaboradora da escola de Coaching Tres Talentos de Mérida (Badajoz). Recentemente, publicou artigos sobre coaching, mindfulness e gestão de conflitos em publicações especializadas. Hoje ela combina seu trabalho na universidade com empresas privadas e presta serviços de formação, consultoria e coaching executivo a profissionais e equipes de diferentes empresas nacionais e internacionais. Trabalha com os idiomas espanhol e inglês.
  • Ing. Lázaro Javier Hernández Rodríguez.Engenheiro de informática. Mestre Universitário em Direção Estratégica em Tecnologia da Informação pela Universidad Europea del Atlántico. Professor da Universidad Europea del Atlántico de DISCIPLINAS de Engenharia de Software e Base de Dados. Experiência como tutor em DISCIPLINAS associadas às Tecnologias da Informação. Experiência como analista programador em empresas de desenvolvimento de software. Experiência como pesquisador no Centro de Investigaciones Psicológicas y Sociológicas (CIPS) de Cuba. Autor de diferentes pesquisas científicas com artigos publicados e apresentações em conferências e conferências.
  • MSc. Leila Nomen.Mestra em Neurociências e Saúde Mental pela UOC e pós-graduada em intervenção socioeducativa familiar UB/IL3. Psicóloga e assistente social. Professora associada e coordenadora na Universidad de Barcelona (UB). Possui experiência profissional no campo do luto e dos cuidados paliativos, da atenção à infância e adolescência e da intervenção socioeducativa com as famílias. Atualmente, desenvolve sua atividade profissional na área do risco e da exclusão social na Càritas Diocesana de Sant Feliu e colabora com diferentes instituições de atenção e formação psicopedagógica, como GAP ou psiquiatria.com. Tem mais de 5 anos de experiência no ensino universitário presencial e 3 anos de experiência no ensino on-line.
  • Msc. Yoana Batista. Mestra em Psicologia Organizacional e Graduada em Psicologia, Universidad de La Habana. Coach certificada (Coaching Sistêmico) Alemanha. Pesquisadora e consultora do Centro de Investigaciones Psicológicas y Sociológicas de Havana. Docente da Faculdade de Psicologia da Universidad de la Habana. Formou-se nas metodologia da Indagação Apreciativa e da Pesquisa-Ação. Participou de vários eventos científicos e publicou diversos artigos sobre desenvolvimento organizacional e desenvolvimento pessoal. Atualmente, trabalha como consultora psicológica e coach de indivíduos e grupos do Proyecto Más Vida em Hamburgo (Alemanha) e como autora de textos acadêmicos para a Rede Universitária promovida pela FUNIBER, na Espanha.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBERou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.