Master Universitário em Direção de Marketing

Apresentação do Programa

O aumento contínuo da densidade empresarial nos diferentes setores produtivos dos diferentes países faz com que as empresas precisem trabalhar estrategicamente em sua participação e garantir uma permanência competitiva. A aplicação profissional e adequada das ferramentas de marketing nas áreas gerenciais e operacionais direciona ações mercadológicas que respondam às necessidades da realidade empresarial para a obtenção de resultados e posições favoráveis em mercados competitivos.

A antecipação das mudanças, o conhecimento necessário do mercado e as decisões estratégicas de resposta fazem com que hoje as empresas demandem profissionais atualizados e com conhecimentos estratégicos e táticos sobre os avanços, tendências e novas ferramentas da área de marketing para reduzir os riscos associados à decisão do negócio.

Nesse sentido, existem também as necessidades das pequenas e médias empresas criadas por startups, empresas que se somam ao tecido dos setores e que desde o início passam a competir com outras, tornando também cada vez mais necessária a aplicação de recursos profissionais de marketing para sua permanência e crescimento estratégico no mercado.

O Master Universitário em Direção de Marketing é constituído por uma aprendizagem teórica e prática que visa gerar no estudante as habilidades e capacidades para análise, elaboração, gestão e implementação de estratégias de marketing que respondam à realidade empresarial atual, fazendo com que o aluno seja capaz de:

  • Planejar as fases e ações em projetos, liderar, gerenciar equipes de trabalho e atingir objetivos de negociação na área de marketing.
  • Desenvolver uma pesquisa comercial sobre o ambiente externo e interno da empresa.
  • Analisar as variáveis que influenciam e caracterizam um mercado para a comercialização de produtos e/ou serviços.
  • Estudar as necessidades do cliente e consumidor.
  • Determinar os objetivos comerciais tanto globais como para campanhas específicas.
  • Analisar estratégias de marketing que aproveitem as oportunidades que o mercado oferece.
  • Elaborar, gerenciar e coordenar estratégias nas diferentes ferramentas de marketing para chegar ao produto/ serviço esperado pelo consumidor.
  • Supervisionar as ações e o resultado das estratégias e, se for o caso, propor ações de contingência.
  • Coordenar e alinhar as ações estratégicas com as das demais áreas funcionais, analíticas, estratégicas e operacionais da empresa.

O Master Universitário em Direção de Marketing garante uma resposta à demanda atual de empresas dos mais diversos setores, dotando o estudante de competências para atuar como pensador crítico na disciplina de marketing com base na interpretação de dados de mercado e na proposição de ações estratégicas em qualquer setor empresarial.

O estudo no Master Universitário em Direção de Marketing tem um caráter globalizado e internacional alcançado por meio de ferramentas de educação a distância, que englobam diversas atividades e recursos acadêmicos estrategicamente concebidos para posicionar o aluno no centro do processo de formação a partir de um papel ativo para o alcance de conhecimentos que permitem a competitividade profissional no marketing.

A quem é dirigido

O Master Universitário em Direção de Marketing dirige-se a todos os profissionais que exerçam funções relacionadas com o marketing ou que aspirem a fazê-lo, bem como a acadêmicos e consultores empresariais. A partir da formação acadêmica de graduação, esta formação de pós-graduação tem afinidade com alunos egressos dos cursos de Administração e Gestão de Empresas, Economia, Marketing, Publicidade e Relações Públicas, mas não exclui outros cursos que também podem levar à prática profissional neste campo.

Titulação

A conclusão com sucesso do programa permitirá obter o título de MASTER UNIVERSITÁRIO EM DIREÇÃO DE MARKETING, expedido pela Universidad Europea del Atlántico.

Estrutura do Programa

O Master Universitário em Direção de Marketing em uma estrutura curricular apoiada em6 disciplinas, a serem cursadas ao longo de 2 anos:

  CRÉDITOSa
Bloco 1: Habilidades para a Função Diretiva 13
Bloco 2: Gestão Analítica e Estratégica de Marketing 22
Bloco 3: Gestão Operacional do Marketing 23
Bloco 4: Planejamento e Auditoria de Marketing 6
Bloco 5: Practicum 6
Bloco 6: Trabalho Final/Dissertação de Master 10
TOTAL 80

a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 25 horas. Para o aluno que cursa o programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos-horas pode variar.

Objetivos

Objetivo geral

  • O objetivo do Master Universitário em Direção de Marketing é formar profissionais especializados e qualificados na área do marketing, respondendo à demanda do setor empresarial público e privado nesta disciplina.

Objetivos específicos

  • Elaborar um projeto de marketing respeitando suas fases de planejamento, gestão e execução.
  • Aplicar eficazmente estilos de liderança e gestão para seu exercício em um ambiente empresarial.
  • Explicar a importância do trabalho em equipa para a obtenção de resultados empresariais e aplicar técnicas centradas na gestão eficiente da equipe.
  • Diagnosticar, planejar e controlar a gestão comercial e de vendas com base em modelos funcionais integrados na estratégia comercial.
  • Adquirir habilidades e desenvolver técnicas para a resolução de diferentes situações de conflito no contexto empresarial.
  • Identificar e relacionar as ferramentas de gestão que determinam as novas funções e serviços de marketing em sua integração com a atividade empresarial no contexto atual das TICs e da globalização.
  • Aplicar os elementos do projeto, planejamento e execução de um estudo de mercado com o objetivo de gerar informações para a tomada de decisões de marketing.
  • Utilizar tecnologias e ferramentas para avaliar os modelos de comportamento do consumidor físico e digital, de acordo com suas necessidades, limitações e características, a fim de desenvolver estratégias precisas para o consumidor.
  • Elaborar modelos estratégicos que otimizem o resultado de cada elemento do mix de marketing de acordo com as condições do mercado.
  • Identificar a possibilidade da presença internacional da empresa e propor um modelo estratégico de ação para sua internacionalização.
  • Avaliar estratégias próprias do marketing de serviços para a criação e comercialização de intangíveis.
  • Aplicar conhecimentos para propor um plano de marketing de relacionamento que permita tirar proveito do potencial das ações focadas no cliente.
  • Integrar e aplicar decisões estratégicas para o produto, carteira e linha de produtos que impulsionam sua posição, assim como para a construção e gestão da marca.
  • Formular políticas de preços em linha com os objetivos comerciais e as realidades do mercado.
  • Criar e gerenciar canais de distribuição que permitam que o produto alcance efetivamente o cliente-alvo
  • Elaborar campanhas de comunicação interna e externa, incorporando métodos e ferramentas estratégicas voltadas ao público-alvo.
  • Avaliar os diferentes modelos de comércio eletrônico e elaborar estratégias de marketing que permitam alcançar o cliente por meio de canais digitais.
  • Implementar um plano estratégico de marketing adaptado ao ambiente em que a empresa se desenvolve e focado no alcance dos objetivos de marketing.
  • Examinar sistematicamente a aplicação de uma auditoria de marketing para identificar áreas de oportunidade e melhoria.

Saídas Profissionais

O Master Universitário em Direção de Marketing capacita os alunos para atuar, entre outras, nas seguintes áreas:

  • Diretor de Marketing (on-line e off-line)
  • Product Manager
  • Diretor Comercial
  • Brand Manager
  • Diretor de Vendas
  • Diretor de Desenvolvimento de Negócios (nacional e internacional)
  • Customer Relationship Manager
  • Consultor de Projetos de Marketing
  • Empreendedor de um negócio próprio

Plano de estudos

O programa de Master Universitário em Direção de Marketing é composto por 21 disciplinas que se integram aos diferentes blocos/matérias do programa:

  • Bloco 1: HABILIDADES PARA A FUNÇÃO DIRETIVA

Busca dotar o aluno de ferramentas, capacidades, conhecimentos e táticas para as funções diretivas, desde as habilidades de planejamento e coordenação de projetos, liderança eficaz, gerenciamento de equipes de trabalho e ferramentas para a negociação e gestão de conflitos na área de marketing.

  • Bloco 2: GESTÃO ANALÍTICA E ESTRATÉGICA DE MARKETING

O objetivo é introduzir o aluno na evolução do marketing como disciplina, juntamente com a apresentação das ferramentas de pesquisa para analisar o mercado e o consumidor, identificando oportunidades sobre as quais ações estratégicas são aplicadas para atingir os objetivos. Da mesma forma, na disciplina, há um aprofundamento no estudo específico das estratégias para empresas de produtos tangíveis e intangíveis e que operam em ambientes nacionais e internacionais.

  • Bloco 3: GESTÃO OPERACIONAL DO MARKETING

Reúne DISCIPLINAS que visam fornecer, sobretudo, conhecimento operacional e tático das variáveis básicas do marketing: produto, preço, distribuição, comunicação no ambiente off-line e on-line; além de fornecer conhecimentos sobre a gestão eletrônica da empresa e as ferramentas para a gestão de um departamento de vendas..

  • Bloco 4: PLANEJAMENTO E AUDITORIA DE MARKETING

Contém DISCIPLINAS que se concentram no planejamento e organização das atividades de marketing, no controle e avaliação da eficácia dos resultados, bem como em ferramentas para propor ações corretivas e/ou preventivas.

Bloco 4: PLANEJAMENTO E AUDITORIA DE MARKETING
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Plano de marketing e controle 3
2 Auditoria de marketing 3
TOTAL 6
  • Bloco 5: PRACTICUM

O Practicum consiste em um conjunto de práticas profissionais, vinculadas ao campo de aplicação do Master, que o aluno deve realizar individualmente em centros ou instituições externas, sejam públicas ou privadas, de forma presencial. Seu objetivo é aproximar o estudante do ambiente profissional de trabalho no qual ele possa reforçar e implementar os conhecimentos e desenvolver as habilidades adquiridas durante o estudo acadêmico das DISCIPLINAS. O Practicum é uma atividade obrigatória para a obtenção do diploma, sendo realizado como parte de um processo que tem a duração de 150 horas.

Bloco 5: PRACTICUM
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Práticas externas 6
TOTAL 6
  • Bloco 6: TRABALHO FINAL/DISSERTAÇÃO DE Master

O Trabalho Final do Master (TFM) é composto por 10 créditos e é realizado no último semestre do último ano do Master. Nesta importante atividade, o estudante, orientado por um tutor, deve demonstrar de forma presencial a aquisição das competências associadas ao curso. O objetivo do Trabalho Final, com uma carga horária de 250 horas, é que o aluno apresente um documento completo mostrando um projeto-proposta que responda a uma necessidade identificada que tem relação com o campo do marketing. O trabalho será supervisionado por um orientador especialista na área de estudo proposta pelo aluno.

Bloco 6: TRABALHO FINAL/DISSERTAÇÃO DE Master
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Trabalho Final/Dissertação de Master 10
TOTAL 10

Descrições dos Cursos

Bloco 1: HABILIDADES PARA A FUNÇÃO DIRETIVA

  1. DIREÇÃO DE PROJETOS

    Fundamentos da direção de projetos. Projetos, programas e carteiras. Ciclo de vida dos projetos. Fases e escopo do projeto. Planejamento e elaboração do projeto. Entregáveis do projeto. Financiamento do projeto. Execução do projeto. Gestão do cronograma e das comunicações. Aquisições e contratações. Monitoramento e Controle. Gerenciamento de mudanças. Gerenciamento de risco. Qualidade no projeto. Impacto ambiental do projeto. Métodos de avaliação de projetos. Softwares de gerenciamento de projetos.

  2. TÉCNICAS DE DIREÇÃO E LIDERANÇA ORGANIZACIONAL

    Liderança e direção empresarial. As pessoas como um recurso. Direção e psicologia social. O líder e o diretor. Cultura empresarial, valores e processos de mudança. Líder autoritário. Líder democrático. Líder carismático. Líder qualidades psicológicas. Líder coletivo. Direção participativa. Teorias da contingência. Líder orientado à tarefa e orientado ao relacionamento. Direção estratégica-mudança por valores-competência. Modelos de estilos de liderança. Competências e habilidades do líder e diretor: técnicas e ferramentas. Avaliação das características pessoais. Técnicas e ferramentas para o trabalho do líder.

  3. TÉCNICAS DE DIREÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO

    Equipes de trabalho e sua formação. Diferenças entre grupos e equipes de trabalho. Sistemas de alto desempenho e direção participativa. Habilidades diretivas para o trabalho em equipe. Legitimação das percepções. Consenso. Estratégias para o trabalho em equipe. Gestão de conflitos. Interação entre interesses individuais e coletivos. Equipes autodirigidas. Inteligência emocional na equipe. Comunicação e equipes de trabalho. Assertividade. Redes sociométricas. Sociograma. Teste de avaliação de grupo. Psicograma. Delegação, autonomia e independência. Tomada de decisões. Empowerment.

  4. TÉCNICAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO

    Análise de conflitos. Origem e causas do conflito. Tipos de conflitos. Formas de expressão do conflito. Fases dos conflitos. Consequências dos conflitos. Estratégias de resolução de conflitos. Gestão do conflito: fases e curva de resolução. Estratégias de negociação. Estratégias de mediação. Estratégias de arbitragem. Competências e habilidades de resolução de conflitos. Competências emocionais, pessoais e sociais para resolver conflitos. Competências relacionadas com a área comercial.

Bloco 2: GESTÃO ANALÍTICA E ESTRATÉGICA DE MARKETING

  1. O AMBIENTE DO MARKETING ATUAL

    Integração do marketing off-line e on-line. Digitalização do marketing. Abordagens para a gestão estratégica de marketing. Estrutura dos setores empresariais. Relações estratégicas com as novas configurações de clientes. Essencialidade do departamento de marketing. Ferramentas estratégicas para o marketing interno. Novas tecnologias, globalização, hipercompetição. Ferramentas digitais inovadoras para a gestão de marketing. Community management. Tendências inovadoras no marketing.

  2. PESQUISA DE MERCADO PARA A TOMADA DE DECISÕES ESTRATÉGICAS

    Sistema de informação de marketing. Objetivos de pesquisa e necessidades de informação. Concepção e técnicas de pesquisa. Plano de amostragem. Construção e avaliação do instrumento de coleta de informações. Medição de atitudes. Processamento e análise das informações. Análise univariada, bivariada e multivariada das informações. Apresentação estratégica dos resultados. Estudos de audiência: métodos e técnicas. Objetivos e indicadores de medição da audiência. Medição da audiência em dispositivos e mídias.

  3. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR-COMPRADOR

    Modelos de comportamento do consumidor on-line e off-line. Evolução geracional do consumidor. Motivações no comportamento on-line e off-line do consumidor. O ambiente que influencia o consumidor. Ciclo de vida familiar na atualidade. Cultura no contexto do consumidor. Medição da cultura. Valores nacionais essenciais e suas relações com o consumo. Direitos do consumidor. Comunicação estratégica e comportamento do consumidor.

  4. DESENVOLVIMENTO DAS ESTRATÉGIAS DE MARKETING

    Estratégia de produto baseada na classificação e no ciclo de vida de um produto. Posicionamento e diferenciação. Marca e linha de produção. Objetivos estratégicos e determinação de preços. Estratégias de distribuição: sistemas de canais de distribuição. Cobertura de mercado. Trade Marketing. Sistemas de distribuição e vantagem competitiva. Estratégias de comunicação. Funções da publicidade-mídias. Abordagens criativas da publicidade de imagem. Eficiência da comunicação publicitária. Critérios de seleção das mídias. Estratégias para os novos ingressantes. Estratégias defensivas. Estratégias ofensivas.

  5. MARKETING INTERNACIONAL

    Comércio global e empresa. Mercados emergentes. Motivos para a internacionalização. Competitividade internacional. Pesquisa de mercados internacionais. Seleção do mercado. Estratégias de entrada. Estratégias de exportação e importação. Estratégias colaborativas. Cooperação internacional. Padronização e adaptação. O mix de marketing internacional. Aspectos éticos do marketing internacional. Marketing nacional e internacional. Multinacionais. TICs no marketing internacional.

  6. MARKETING DE SERVIÇOS

    Características fundamentais dos serviços. Importância dos serviços no ambiente empresarial atual. Dimensões dos serviços. Processo de servução e cadeia de valor. Estratégias funcionais de marketing para empresas de serviços: variáveis e estratégias do mix de marketing de serviços. Serviços de pré-venda e pós-venda. Métodos para medir a satisfação do cliente. Qualidade do serviço e satisfação do cliente. Controle estatístico da qualidade. Garantia da qualidade. Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão de recursos humanos em empresas de serviços. Planejamento estratégico do marketing de serviços.

  7. MARKETING DE RELACIONAMENTO

    Benefícios do marketing de relacionamento. Linhas estratégicas do marketing de relacionamento. Elaboração da estratégia de relacionamento. Experiência, satisfação e fidelidade do cliente. CRM (Customer Relationship Management): estrutura. Primeira pirâmide: criação e gestão de um sistema de informação. Segunda pirâmide: ações de comunicação com o cliente. Terceira pirâmide: programas para detectar e recuperar clientes insatisfeitos. Quarta pirâmide: organização de eventos e programas especiais. Quinta pirâmide: programas de fidelização.

Bloco 3: GESTÃO OPERACIONAL DE MARKETING

  1. POLÍTICA DE GESTÃO DO PRODUTO E MARCA

    Produto centrado nas necessidades do consumidor. Gestão de produtos na empresa. Dimensões do produto. Inovação no produto. Serviços de apoio ao produto. Estratégias de diferenciação e posicionamento do produto no mercado. Mix de produtos. Gestão da linha de produtos. Estratégias nos componentes do produto. Desenvolvimento e lançamento de novos produtos no mercado. Estratégias segundo as fases do ciclo de vida do produto. Valor da marca. Criação, desenvolvimento e gestão da marca. Branding. Alianças estratégicas entre marcas.

  2. POLÍTICA DE GESTÃO DO PREÇO

    Gestão estratégica do preço de produtos e serviços. Inter-relação do preço com as demais variáveis do mix de marketing. Variáveis que afetam a sensibilidade do preço. Seleção da técnica integrada de fixação de preços. Preços de introdução de novos produtos. Preços de prestígio. Preços orientados à concorrência. Preços para a carteira de produtos. Preços por área geográfica. Preços na internet Fixação de preços nos mercados industriais. Fixação de preços nos mercados internacionais. Métodos de fixação de preços em serviços. Estratégias de preços para serviços profissionais.

  3. POLÍTICA DE GESTÃO DA DISTRIBUIÇÃO

    Decisões estratégicas no sistema de distribuição comercial. Logística como uma fonte de vantagem competitiva. Fluxos de distribuição e sua gestão interna. Cobertura do mercado. Membros do canal de distribuição. Novas tendências nos canais de distribuição. Cooperação, conflito e concorrência no canal. Trade Marketing. Comércio atacadista e varejista. Decisões estratégicas sobre a distribuição física. Estratégias de processamento de pedidos. Estratégias de armazenamento, embalagem e manuseio de materiais. Gestão e controle de estoques. Estratégias de transporte e abastecimento dos pontos de venda. Níveis de serviço ao cliente dentro da distribuição comercial.

  4. POLÍTICA DE GESTÃO DA COMUNICAÇÃO

    Revolução da comunicação na era digital. Escopos da comunicação no cenário digital. Comunicação interna e externa. Objetivos de comunicação on-line e off-line. Convergência de público para estratégia de comunicação. Análise do comportamento do receptor on-line e off-line. Gestão estratégica das ferramentas de comunicação on-line e off-line. Meios e suportes de comunicação externa e interna. Análise web. Marketing content. Gestão estratégica da identidade e imagem corporativas. Monitoramento e avaliação do plano de comunicação.

  5. COMÉRCIO E E-MARKETING ELETRÔNICO

    Comércio eletrônico (e-commerce). Modelos de negócios de comércio eletrônico de acordo com os clientes. TICs para o comércio eletrônico. Componentes do comércio eletrônico. Tecnologias de pagamento eletrônico. Protocolos de segurança no comércio eletrônico. Fases de implementação de uma página web. Marketing digital: análise de custos e benefícios em comparação com o marketing tradicional. Customer journey: fases e estratégias. Criação de visibilidade para captar a atenção do cliente. Estratégias de conversão, experiência de compra e fidelização do cliente na loja on-line. Posicionamento on-line da marca (e-branding). Ferramentas de marketing digital. Perfomance: desenvolvimento de estratégias de marketing digital. Análise da campanha e principais métricas para sua avaliação. Plano de comércio e marketing eletrônico.

  6. GESTÃO COMERCIAL E TÉCNICAS DE VENDAS

    Gestão de vendas e sua integração na direção de marketing. Organização da estrutura de vendas. Comunicação interna de vendas. Análise de dados e previsões de venda. Planejamento de distribuição e organização de rotas. Seleção de vendedores. Indicadores de monitoramento de vendas. Planejamento estratégico e operacional de vendas. Habilidades de interação social para vendas na era digital. Ferramentas e táticas do vendedor no processo de venda.

Bloco 4: PLANEJAMENTO E AUDITORIA DE MARKETING

  1. PLANO DE MARKETING E CONTROLE

    Planejamento de marketing on-line e off-line. Importância dos dados nas decisões estratégicas de marketing. Componentes estratégicos e operacionais da gestão de marketing. Arquitetura e conteúdo de um plano de marketing: análise e diagnóstico, objetivos, decisões estratégicas de marketing, programa de ação, orçamento e monitoramento.

  2. AUDITORIA DE MARKETING

    Evolução e importância das auditorias no contexto empresarial. Classificação das auditorias de marketing. Auditoria interna e externa. Regulação da auditoria. Supervisão durante a auditoria. Competências do auditor. Auditoria de marketing e planejamento estratégico. Etapas e conteúdos fundamentais de uma auditoria de marketing. Exemplos concretos de resultados de auditoria de marketing.

Bloco 5: PRACTICUM

  1. PRÁTICAS EXTERNAS

    As atividades profissionais específicas do Master são realizadas em um contexto profissional autêntico. Para esse fim, serão designados um docente-tutor pela universidade e um tutor pela instituição onde o estágio de trabalho será realizado. Ambos os tutores irão supervisionar e monitorar as atividades e tarefas realizadas pelo aluno durante o período de práticas.

Bloco 6: TRABALHO FINAL/DISSERTAÇÃO DE Master

  1. TRABALHO FINAL/DISSERTAÇÃO DE Master

    O Trabalho Final de Master consiste na elaboração, por parte do aluno, de um trabalho de integração dos conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do plano de estudos acerca de um aspecto relevante para a área do Master. Ele será apresentado em uma memória escrita e terá uma orientação fundamentalmente aplicada e prática.


Observação:  o conteúdo do programa acadêmico pode ser sujeito a pequenas modificações, em função das atualizações ou melhorias realizadas.

Direção

  • Dra. Silvia Aparicio. Doutora em Ciências Econômicas pela Universidad Autónoma de Madrid e Graduada em Administração e Direção de Empresas pela Universidad de Cantabria. Diretora Acadêmica Internacional da Área de Desenvolvimento Diretivo, Organização Empresarial e Recursos Humanos da Fundação Universitária Iberoamericana, FUNIBER.
  • Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresariais pela Universidad de León. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
  • Dr. Rubén Calderón Iglesias. Doutor em Economia pela Universidad Antonio de Nebrija, Espanha. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra (c). Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestra em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidad de La Habana, Cuba. Coordenadora Acadêmica Internacional da Área de Desenvolvimento Diretivo, Organização Empresarial e Recursos Humanos, FUNIBER.

Professores e Autores

  • Dra. Silvia Aparicio. Doutora em Ciências Econômicas pela Universidad Autónoma de Madrid e Graduada em Administração e Direção de Empresas pela Universidad de Cantabria. Diretora Acadêmica Internacional da Área de Desenvolvimento Diretivo, Organização Empresarial e Recursos Humanos da Fundação Universitária Iberoamericana, FUNIBER.
  • Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresariais pela Universidad de León. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
  • Dr. Rubén Calderón Iglesias. Doutor em Economia pela Universidad Antonio de Nebrija, Espanha. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra (c). Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestra em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidad de La Habana, Cuba. Coordenadora Acadêmica Internacional da Área de Desenvolvimento Diretivo, Organização Empresarial e Recursos Humanos, FUNIBER.
  • Dra (c). Daniela Torrico Villarroel. Doutoranda em Projetos, com especialidade em Marketing pela Universidad Internacional Iberoamericana. Máster in Business Adiminsitration (La Salle Business Administration). Mestra em Marketing e Distribuição Comercial pela Universidad Politécnica de Cataluña. Coordenadora Acadêmica do Programa de Master em Direção Estratégica de Marketing e suas Especializações.
  • Dr. David Barrera Gómez. Doutor Engenheiro pela Universidad Politécnica de Cataluña e MBA pela Escuela Técnica Superior de Ingenieros Industriales de Barcelona, UPC. Consultor de negócio, tecnologia e soluções empresariais. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Jon Arambarri Basañez. Doutorado em Engenharia e Tecnologia pela Universidade Politécnica da Catalunha UPC - Universidade de Córdoba. MBA pelo Instituto de Economia Aplicada da UPV-EHU. Engenheiro de Telecomunicações Sênior pela Escola de Engenharia de Bilbau. Docente acreditado pela Agência Nacional de Avaliação e Acreditação da Qualidade (ANECA). Atualmente é gerente de projetos em https://www.estia.fr/ focado na geração de novos produtos para atender às necessidades estratégicas da Aquitaine (França) - Euskadi em Tecnologias para eSaúde, Indústria4.0 e Energia. Combina seu trabalho profissional com tarefas como consultor independente e professor. Possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de negócios de tecnologia e gestão da inovação na esfera pública-privada internacional. Seus interesses de pesquisa combinam infraestruturas de telecomunicações (Redes de Telecomunicações, Multimédia e Internet das Coisas - IoT) com a transformação digital (Inteligência Artificial e sistemas preditivos, Cibersegurança) do tecido empresarial, principalmente nas áreas de eSaúde, indústria4.0 e Energia. É autor de inúmeras publicações científicas e palestrante ativo sobre gestão de negócios inovadores.
  • Dr. Francisco J. Hidalgo Trujillo. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação pela Universidad Politécnica de Cataluña. Assessor e consultor de organizações. Analista de processos estratégicos e de desenvolvimento empresarial.
  • Dra. Olga Capó Iturrieta. Doutora em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação pela Universidad Politécnica de Cataluña. Responsável pela Área de Projetos do Instituto de Investigaciones Agropecuarias (INIA), Chile.
  • Dr. Eduardo García Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação pela Universidad Politécnica de Cataluña. Diretor Acadêmico da Área Ambiental da Fundação Universitária Iberoamericana.
  • Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresariais pela Universidad de León. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
  • Dr. Rubén Calderón Iglesias. Doutor em Economia pela Universidad Antonio de Nebrija, Espanha. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Salvador Rus Rufino. Doutor em Filosofia pela Universidad de Navarra. Doutor em História pela Universidad de León. Professor Titular da Universidad de León. Diretor da Cátedra de História da Empresa Familiar na Universidad de León.
  • Dr. Manuel Maeda Takeuchi. Professor de Programas de Engenharia e Administração de Empresas na Universidad de Piura, Peru. Experiência gerencial em administração, projetos de corporação, administração de operações e administração e finanças.
  • Dr. Fermín Ferriol Sánchez. Doutor em Ciências da Educação pela Universidad de La Habana. Professor de Administração, Marketing e Consultor Organizacional. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Sergio Balarezzo Saldaña. Diretor de Pesquisa da Universidad de Piura. Peru.
  • Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor em Engenharia de Projetos, pela Universidad Politécnica de Cataluña, Espanha. Mestre em Gerenciamento de Projeto e Criação pelo Politecnico di Milano, Itália. Professor da Universidad de Buenos Aires, Argentina. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra (c). Julién Brito Ballester. Doutoranda em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestra em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidad de La Habana, Cuba. Mestra em Gestão de Recursos Humanos pela Universidad Autónoma de Barcelona. Mestra em Coaching Sistêmico pela Universidad Autónoma de Barcelona. Consultora Internacional e Especialista em Gestão de Recursos Humanos, Formação, Desenvolvimento e Competências Profissionais.
  • Dra (c). Daniela Torrico Villarroel. Doutoranda em Projetos, com especialidade em Marketing pela Universidad Internacional Iberoamericana. Máster in Business Adiminsitration (La Salle Business Administration). Mestra em Marketing e Distribuição Comercial pela Universidad Politécnica de Cataluña. Coordenadora Acadêmica do Programa de Master em Direção Estratégica de Marketing e suas Especializações. (se repite)
  • Dr (c). Diego J. Kurtz. Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo PPGEGC – UFSC. Máster in International Business - Wiesbaden Business School, Alemanha. Pesquisador do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (www.ngs.ufsc.br) e Pesquisador Júnior do Projeto Dynamic SME (www.dynamic-sme.org). Coordenador de Programas e Professor da FUNIBER.
  • Dra (c). Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestra em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidad de La Habana, Cuba. Coordenadora Acadêmica Internacional da Área de Desenvolvimento Diretivo, Organização Empresarial e Recursos Humanos, FUNIBER.
  • Dr (c). Saúl Domingo Soriano. Doutor candidato pela Universidad de León. Mestre em Direção Geral de Empresas pelo Instituto Catalán de Tecnologia de Barcelona. Mestre em Consultoria e Tecnologias da Informação e-Business pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Orientador de Dissertações de Master e Trabalhos Finais de Especializações, FUNIBER.
  • Me. Carles Labraña Miret. Máster Program for Management Development pela ESADE. Graduado em Administração de Empresas. Sócio-consultor da idealive Consulting S.L. Consultor especialista em gestão e desenvolvimento de relações profissionais.
  • Me. Jaume Massons. Máster MEMOS no COI. Mestre em Gestão de Organizações Esportivas em Blanquerna. Pós-graduado em Marketing e Patrocínio Esportivo (UAB). Consultor e Formador em áreas de marketing, mobile marketing, marketing comercial e comunicação digital. Cofundador da Get Clevr S.L., empresa de base tecnológica para o desenvolvimento de aplicativos móveis. Sócio-Consultor da idealive Consulting S.L., consultora especialista em estratégias CRM.
  • Me. Jordi Oliveras Paula. Economista. Graduado em Marketing pela Universidad de Barcelona e PMD pela ESADE. Desenvolveu sua carreira profissional nas áreas de marketing, relações corporativas, estratégia e desenvolvimento de negócio em várias multinacionais do setor farmacêutico. Presidente da AIMFA (Agrupación de Investigación y Marketing Farmacéutico).
  • Ma. María Eugenia Luna Borgaro. Mestra em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad de León, Espanha. Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Habilidades Diretivas. Professora da FUNIBER.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal da FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário fornecer alguma informação adicional.

Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.