Master em Direção Estratégica de Organizações de Saúde

Apresentação do Programa

Os Sistemas de Saúde foram evoluindo lentamente, convertendo-se em estruturas cada vez mais complexas e que necessitam de pessoas capazes de administrar, de maneira eficiente, as organizações que esses profissionais formam.

Master em Direção Estratégica de Organizações de Saúde procura oferecer uma formação completa com ferramentas e conceitos que possibilitem aos profissionais a tomada de decisões apropriadas na direção, administração, avaliação e planejamento dos processos necessários para o cumprimento dos objetivos institucionais. Tudo isso por meio de conhecimentos teóricos, análise de casos práticos e exercícios que proporcionam ao participante um avanço na compressão da gestão desse tipo de organização.

Master em Direção Estratégica de Organizações de Saúde procura, além disso, oferecer um novo enfoque em consonância com as mudanças do mercado e de conduta dos usuários, visando à melhoria da qualidade dos serviços oferecidos nos estabelecimentos de saúde.

A quem é dirigido

Master em Direção Estratégica de Organizações de Saúde é destinado a profissionais do setor que buscam seu desenvolvimento em áreas administrativas, de gestão e direção de qualquer estabelecimento de saúde, seja público ou privado, adquirindo e potencializando os conhecimentos necessários que permitam a prestação de um serviço de qualidade aos usuários.

Titulação

Ao finalizar o Programa com êxito, o aluno receberá um diploma expedido pela universidade em que se matriculou, com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

Estrutura do Programa

O Master está distribuído em 5 blocos obrigatórios de conteúdos.

A duração estimada do programa do Master em Direção Estratégica de Organizações de Saúde é de 900 horas (90 créditos). Em relação à distribuição do tempo, estabelece-se que:

  • Por ser um Programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não existe uma data específica para seu início, razão pela qual o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis;
  • Por motivos acadêmicos e de aprendizagem, dispõe-se de uma duração mínima do Programa de 12 meses (um ano);
  • O tempo máximo disponibilizado para o término do Programa é de 24 meses. Nesse período de tempo, o aluno deve ter sido aprovado com êxito em todas as atividades (avaliadas) e no Projeto Final de Master ou Dissertação.

A estrutura de créditos do Master em Direção Estratégica de Organizações de Saúde é apresentada na tabela abaixo:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
1ª Parte: Gestão de Recursos Humanos na Área da Saúde (Obrigatória) 10 3 100
2ª Parte: Gestão em Saúde e Projetos (Obrigatória) 34 9 340
3ª Parte: Sistemas de Saúde e Ferramentas Científicas (Obrigatória) 14 3 140
4ª Parte: Habilidades Diretivas para a Gestão em Saúde (Obrigatória) 19 5 190
5ª Parte: Metodologia da Pesquisa Científica e Projeto Final de Master ou Dissertação (Obrigatória) 13 4 130
TOTAL 90 24 900

a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula.
b. Duração em meses.

Objetivos

Objetivo geral:

  • Formar profissionais altamente qualificados quanto ao conhecimento das áreas mais importantes relacionadas ao Planejamento Estratégico de Organizações de Saúde e ao uso de ferramentas para um desempenho de excelência nos cargos de gestão e direção de tais entidades.

Objetivos específicos:

  • Conhecer as ferramentas necessárias para a Gestão de Recursos Humanos na área da Saúde.
  • Conhecer os diferentes Sistemas de Saúde.
  • Aprender a elaborar projetos.
  • Realizar um estudo aprofundado dos principais aspectos da economia da saúde.
  • Conhecer e compreender os conceitos fundamentais relacionados às finanças e à economia dentro do setor de saúde.
  • Aprofundar o estudo dos principais conceitos epidemiológicos e de bioestatística.
  • Conhecer em profundidade os recursos e ferramentas necessárias para uma adequada Gestão em Saúde.
  • Conceder habilidades de direção básicas para desenvolver-se com êxito no ambiente de trabalho. 
  • Conhecer os aspectos mais importantes relacionados à Metodologia da Pesquisa Científica.

Saídas Profissionais

Master em Direção Estratégica de Organizações de Saúde capacita o aluno para assumir cargos com funções em Direção de Hospitais, Postos de Saúde, Centros Geriátricos e ONGs. Também para assumir cargos de gestão em diferentes departamentos dentro dessas entidades. Por outro lado, podem desempenhar funções em docência e pesquisa.

Plano de estudos

O programa de Master em Direção Estratégica de Organizações de Saúde apresenta uma estrutura curricular baseada em cinco partes formativas complementares, a fim de alcançar uma formação integral:

  • 1ª PARTE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO ÂMBITO SANITÁRIO (100 HORAS)

As disciplinas e horas correspondentes que compõem a primeira parte são exibidas na tabela abaixo:

A primeira parte permite compreender as complexas relações humanas, abordando todos os elementos necessários para uma adequada gestão e direção das pessoas na área da saúde e conhecendo, também, as vantagens de uma gestão por competências e a importância da mudança dentro das organizações. A finalidade é compreender as pessoas em seu ambiente de trabalho..

  • 2ª PARTE GESTÃO SANITÁRIA E PROJETOS (340 HORAS)

A segunda parte possibilita uma visão geral da empresa, funções, processos e componentes, assim como compreender a linguagem empresarial e de negócios. Também permite compreender o processo estratégico, as principais ferramentas de marketing quanto ao atenção a pessoas, a importância da qualidade e segurança dos usuários dos serviços e o essencial no que se refere a projetos. A finalidade é entender as organizações e utilizar sua linguagem.

As disciplinas e horas correspondentes que compõem a segunda parte são exibidas na tabela abaixo:

  • 3ª PARTE SISTEMAS DE SAÚDE E FERRAMENTAS CIENTÍFICAS (140 HORAS)

A terceira parte oferece um olhar claro sobre a realidade dos sistemas de saúde, mostrando as ferramentas epidemiológicas e estatísticas necessárias para uma correta elaboração e interpretação de estudos científicos, muito utilizados na área da saúde. A finalidade é saber como gerir o setor da saúde e as principais ferramentas empregadas para a avaliação de suas mudanças.

As disciplinas e horas correspondentes que compõem a terceira parte são exibidas na tabela abaixo:

SISTEMAS DE SAÚDE E FERRAMENTAS CIENTÍFICAS
DISCIPLINAS HORAS
Sistemas de Saúde (4 ECTS obrigatórios). 40
Epidemiologia Clínica (5 ECTS obrigatórios). 50
Bioestatística (5 ECTS obrigatórios). 50
TOTAL 140
  • 4ª PARTE HABILIDADES DIRETIVAS PARA A GESTÃO SANITÁRIA (190 HORAS)

Na quarta parte, são abordados todos os temas relativos à direção, psicologia da pessoa, sociologia de grupos e equipes, e desenvolvimento pessoal. O objetivo é que o estudante compreenda todas as facetas pessoais, individuais, coletivas e organizacionais do comportamento humano que possibilitem seu melhor desenvolvimento no ambiente de trabalho.

As disciplinas e horas correspondentes que compõem a quarta parte são exibidas na tabela abaixo:

  • 5ª PARTE: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PROJETO FINAL DE Master OU DISSERTAÇÃO (130 HORAS)

A quinta parte é formada pela disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, que é um guia para a realização do Projeto Final de Master ou Dissertação. Este último tem por objetivo apresentar um trabalho completo que mostre o desenvolvimento total de um projeto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo com os delineamentos e detalhes da proposta apresentada.

As disciplinas e horas correspondentes que compõem a quinta parte são exibidas na tabela abaixo:

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PROJETO FINAL DE MASTER OU DISSERTAÇÃO
DISCIPLINAS HORAS
Metodologia da Pesquisa Científica (3 ECTS) 30
Projeto Final de Master ou Dissertação (10 ECTS) 100
TOTAL 130

O Projeto Final de Master ou Dissertação, cuja carga letiva é de 10 créditos, tem como objetivo apresentar um trabalho completo que mostre o desenvolvimento total de um projeto, contemplando a possibilidade de sua execução, de acordo com os delineamentos e detalhes da proposta apresentada.

Descrições dos Cursos

1ª PARTE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NO ÂMBITO SANITÁRIO (100 HORAS)

  1. Gestão Estratégica de Recursos Humanos:

    Essa disciplina está orientada a delimitar o âmbito conceitual e metodológico para que se possa reconhecer o enfoque sistêmico e estratégico da atual Gestão de Recursos Humanos (GRH) e a importância da Equipe para alcançar os objetivos.

    PANORÂMICA SOBRE OS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO NOS RH.
    PANORÂMICA DAS FUNÇÕES DO DIRETOR DE RH.
    AS NOVAS TECNOLOGIAS NA GESTÃO DE RH E NOS SISTEMAS DE CONTROLE DE GESTÃO DE RH.
    TEORIA DA MOTIVAÇÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO.
    FORMAÇÃO DE EQUIPES COMO FATOR ESTRATÉGICO.
    ÊNFASE EM EQUIPES.
    GESTÃO POR DEPARTAMENTOS.
  2. Avaliação de Desempenho e Gestão por Competências:

    Essa disciplina explica a necessidade de recorrer a determinados pressupostos teórico-metodológicos para inserir na prática o enfoque por competências na GRH, de recorrer ao processo de formação como única via sustentável de manter revitalizadas essas competências e seu desenvolvimento, e de utilizar a avaliação do desempenho como processo de retroalimentação para a revitalização e o desenvolvimento das referidas competências profissionais.

    A GESTÃO DO DESEMPENHO BASEADA EM COMPETÊNCIAS.
    CRITÉRIOS DO DESEMPENHO.
    FASES DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO.
    AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS.
    A ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO.
    PREPARAÇÃO DE UM PERFIL DE COMPETÊNCIA.
    REVISÃO DOS PERFIS DE COMPETÊNCIA DO POSTO.
    DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO ESTRATÉGICA COM BASE NO POTENCIAL.
  3. Estrutura e Mudança Organizacional:

    Essa disciplina mostra o processo de transformação que tem ocorrido nas atuais organizações e analisa as tendências futuras a serem enfrentadas.

    EVOLUÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES.
    CENÁRIOS E AVALIAÇÃO ORGANIZACIONAL.
    A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.
    A MUDANÇA COMO UM ASPECTO DECISIVO NA DIREÇÃO ESTRATÉGICA DOS RECURSOS HUMANOS.
    OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO.

2ª PARTE: GESTÃO SANITÁRIA E PROJETOS

  1. Administração e Direção de Empresas:

    Essa disciplina apresenta ao estudante os conceitos e técnicas de administração e direção em termos gerais e específicos das organizações de saúde.

    A EMPRESA.
    ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL.
    POLÍTICA, DIREÇÃO E GESTÃO ORGANIZACIONAL.
    INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL: INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CONHECIMENTO (ICC).
    DESENVOLVIMENTO, CONSOLIDAÇÃO, CRESCIMENTO E EMPREENDEDORISMO DE NEGÓCIOS.
    O HOSPITAL COMO EMPRESA DE SERVIÇOS.
  2. Economia da Saúde:

    Essa disciplina abrange os fatores macroeconômicos que exercem influência na área da saúde. Mostra aspectos relacionados com a teoria econômica, como o consumo, o gasto sanitário, a oferta e a demanda sanitária e aspectos relevantes do financiamento.

    SETOR SAÚDE E ECONOMIA.
    DEMANDA DE ASSISTÊNCIA SANITÁRIA.
    OFERTA DE ASSISTÊNCIA SANITÁRIA.
    A EFICÁCIA, AS FALHAS DE MERCADO E O INTERVENCIONISMO PÚBLICO.
    O GASTO SANITÁRIO E AS REFORMAS EM SAÚDE. O MERCADO FARMACÊUTICO.
    ANÁLISE ECONÔMICA DE COMPORTAMENTOS NÃO SAUDÁVEIS.
    SAÚDE E MACROECONOMIA.
    FINANCIAMENTO EM SAÚDE.
  3. Controle e Gestão de Custos:

    Essa disciplina é considerada introdutória para a área. Nela são revisados os conceitos fundamentais de contabilidade para, a seguir, centrar-se nos temas essenciais do controle e gestão de custos. Permite compreender o papel da informação nas organizações mediante a geração e análise de orçamentos, entendido como o fundamento dos processos diretivos e de planejamento estratégico

    CONTABILIDADE ANALÍTICA DE CUSTOS.
    CONTABILIDADE E CONTROLE DE GESTÃO.
    CONTROLE DE RESULTADOS EMPRESARIAIS.
    TÓPICOS DE INTERESSE VINCULADOS À CONTABILIDADE DE GESTÃO.
  4. Direção Financeira:

    O objetivo dessa disciplina é destacar os aspectos mais relevantes que configuram conceitualmente a direção financeira de qualquer organização de saúde.

    EMPRESA E FINANÇAS EMPRESARIAIS.
    ESTADOS FINANCEIROS COMO BASE DO DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL.
    A ANÁLISE DA LIQUIDEZ OPERATIVA.
    A ANÁLISE DOS CUSTOS DA ESTRUTURA FINANCEIRA.
    A ANÁLISE DAS DECISÕES DE INVESTIMENTO.
    A ANÁLISE DA RENTABILIDADE DOS PROJETOS DE INVESTIMENTO.
  5. Planejamento sanitário:

    Essa disciplina procura trabalhar os conceitos mais importantes do planejamento estratégico em saúde, modelos, alcance do processo e avaliações dos serviços de saúde.

    O PLANEJAMENTO EM SAÚDE.
    TÉCNICAS QUALITATIVAS EM PLANEJAMENTO SANITÁRIO.
    TÉCNICAS QUANTITATIVAS EM PLANEJAMENTO SANITÁRIO.
    MODELOS DE PLANEJAMENTO.
    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TÁTICO E DE PROCESSOS.
    ALCANCE DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO.
    AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES E DA UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS.
  6. Gestão de Serviços de Saúde:

    Essa disciplina trabalha os principais conceitos de gestão de serviços sanitários, aspectos técnicos e de implementação de sistemas que permitam melhorar a gestão.

    A GESTÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE.
    ASPECTOS TÉCNICOS DO CONTROLE DE GESTÃO.
    IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA INTEGRADO DE CONTROLE DE GESTÃO.
  7. Marketing em Saúde:

    Essa disciplina procura trabalhar os principais conceitos de marketing sanitários para compreender o usuário e chegar a ele com maior facilidade.

    DEFINIÇÕES DE MARKETING.
    VANTAGENS.
    MARKETING NEGATIVO.
    DINÂMICA E ORIENTAÇÃO.
    SENSIBILIDADE PARA COM O USUÁRIO.
    O PRODUTO E O PROCESSO PRODUTIVO NO HOSPITAL.
  8. Qualidade Assistencial e Segurança dos Pacientes:

    Essa disciplina procura trabalhar o melhoramento da qualidade dos serviços de saúde, tendo clara a importância dos pacientes nos processos.

    COMPONENTES E IMPORTÂNCIA.
    GESTÃO POR PROCESSOS.
    PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DA QUALIDADE.
    CONTROLE DA QUALIDADE.
    MARCO CONCEITUAL DA SEGURANÇA CLÍNICA DO PACIENTE.
    GESTÃO DO RISCO SANITÁRIO.
    PREVENÇÃO DOS EFEITOS COLATERAIS.
  9. Planejamento e Gestão de Projetos:

    Essa disciplina é de natureza operacional e pretende mostrar as ferramentas para desenvolver um plano operacional a partir de um plano estratégico.

    O PROJETO.
    GESTÃO DA INTEGRAÇÃO E DO ALCANCE: PLANEJAMENTO

3ª PARTE: SISTEMAS DE SAÚDE E FERRAMENTAS CIENTÍFICAS

  1. Sistemas de Saúde:

    Essa disciplina oferece conhecimentos a respeito de políticas e os diferentes sistemas sanitários. Aprender a realizar o diagnóstico de um sistema de saúde e conhecer mais a fundo o que é a atenção primária, sua importância e implicações.

    POLÍTICAS E SISTEMA SANITÁRIO.
    MODELOS SANITÁRIOS.
    SISTEMAS DE SAÚDE NA ASSISTÊNCIA PÚBLICA.
    DIAGNÓSTICO DE UM SISTEMA DE SAÚDE.
    A ATENÇÃO PRIMÁRIA E SUA IMPORTÂNCIA.
  2. Epidemiologia Clínica:

    Essa disciplina traz as ferramentas básicas para compreender a epidemiologia e aplicá-la a estudos sanitários. Também dá orientações sobre como realizar uma pesquisa de qualidade na internet.

  3. Bioestatística:

    Essa disciplina demonstra os conceitos e as ferramentas necessárias para compreender e utilizar as ferramentas estatísticas nos estudos de saúde, bem como compreender as descobertas relatadas em outros estudos.

    ESTATÍSTICA DESCRITIVA.
    DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS.
    MEDIDAS DE CENTRALIZAÇÃO E DE DISPERSÃO.
    RELAÇÃO ENTRE TRÊS VARIÁVEIS.
    ANÁLISE ESTRATIFICADA.
    CONFUSÃO E INTERAÇÃO.
    PROPORÇÕES E PROBABILIDADE.
    TEOREMA DE BAYES.
    DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES.
    INFERÊNCIA ESTATÍSTICA.
    DISTRIBUIÇÃO NORMAL E TEOREMA CENTRAL DO LIMITE.
    TAMANHO DA AMOSTRA PARA ESTIMATIVA.
    DESENHO DE CASO CONTROLE.
    TABELAS DE CONTINGÊNCIA.
    ANÁLISE DE VARIÂNCIA.
    REGRESSÃO LINEAR.
    POTÊNCIA ESTATÍSTICA DE UMA PESQUISA.
    TAMANHO DA AMOSTRA PARA ESTIMATIVA.

4ª PARTE: HABILIDADES DIRETIVAS PARA A GESTÃO SANITÁRIA

  1. Gestão do Tempo e Direção de Reuniões:

    Disciplina fundamental para aprender a otimizar as reuniões de trabalho através do desenvolvimento e uma boa preparação. Também oferece critérios e técnicas para a gestão do próprio tempo dentro do marco da função diretiva.

    A GESTÃO DO TEMPO E A EFICÁCIA DO DIRIGENTE.
    PRINCÍPIOS DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO DIRIGENTE.
    A DELEGAÇÃO, CONCEITOS, DIFICULDADES E VANTAGENS.
    O PROCESSO DE DELEGAÇÃO.
  2. Estresse e Burnout:

    Essa disciplina ensina como administrar as situações de estresse e burnout dentro da organização empresarial, dotando o aluno dos conhecimentos teórico-práticos necessários.

    CONCEITOS, ENFOQUES MAIS IMPORTANTES NO ENFRENTAMENTO DO ESTRESSE NO TRABALHO.
    TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA A GESTÃO DO ESTRESSE.
    FATORES CAUSADORES DO ESTRESSE NO TRABALHO.
    INCIDÊNCIAS DO ESTRESSE EM FUNÇÃO DE VARIÁVEIS PESSOAIS.
  3. Resolução/Transformação de Conflitos no âmbito Sanitário:

    O objetivo da disciplina é que os alunos consolidem uma formação conceitual e prática que permita intervir como mediadores de conflitos em instituições de Saúde.

    ANÁLISE PSICOSSOCIAL DOS AGENTES SANITÁRIOS: PACIENTES, PROFISSIONAIS E INSTITUIÇÕES.
    A ATENÇÃO NA SAÚDE: MULTIPLICIDADE DE AGENTES.
    TEORIA E PRÁTICA DA MEDIAÇÃO E A NEGOCIAÇÃO NOS CONFLITOS GERADOS NA ÁREA DA SAÚDE.
  4. Técnicas de Direção e Liderança Organizacional:

    O objetivo geral dessa disciplina é conhecer e aprofundar os estudos em estilos de liderança e direção, sua relação, diferenças, importância e enfoques teóricos, assim como as competências e habilidades necessárias para seu exercício.

    FUNÇÕES DA LIDERANÇA E DA DIREÇÃO HARD E SOFT.
    A LIDERANÇA FUNCIONAL NAS ORGANIZAÇÕES.
    OS MODELOS E ESTILOS DE LIDERANÇA.
    RECONHECIMENTO E FLEXIBILIZAÇÃO DO ESTILO PRÓPRIO.
    A LIDERANÇA E SUA RELAÇÃO COM OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS.
    A DIREÇÃO POR OBJETIVOS.
  5. Técnicas de Direção de Equipes de Trabalho:

    Essa disciplina oferece os elementos teóricos e práticos a respeito dos grupos e equipes de trabalho, suas características e as técnicas e ferramentas para sua gestão eficaz.

    CONCEITOS DE GRUPO E DE EQUIPE, SUAS CARACTERÍSTICAS DIFERENCIAIS.
    APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA MOTIVAR EQUIPES DE TRABALHO.
    A COMPETÊNCIA VINCULADA AO TRABALHO EM EQUIPE.
    OS MEMBROS E FUNÇÕES EM UMA EQUIPE DE TRABALHO.
  6. Técnicas de Comunicação Interpessoal:

    A disciplina identifica os elementos que intervêm em um processo de comunicação, cataloga esses elementos e descreve as funções das diferentes pessoas que fazem parte do processo de comunicação em um ambiente de trabalho.

    A COMUNICAÇÃO: ASPECTOS GERAIS.
    MODELOS DE COMUNICAÇÃO E SEUS PARTICIPANTES.
    O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO.
    MEIOS PARA A COMUNICAÇÃO.
    BARREIRAS À COMUNICAÇÃO.
    TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA UMA COMUNICAÇÃO EFETIVA.
    QUALIDADES PESSOAIS PARA SER UM BOM COMUNICADOR.
    COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO HOSPITAL.

5ª PARTE: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E PROJETO FINAL DE Master OU DISSERTAÇÃO

  1. Metodologia da Pesquisa Científica:

    Estudo de técnicas e etapas da pesquisa científica, análise entre variáveis, pautas para a organização de dados e elaboração de raciocínios lógicos para comparar populações.

    O MÉTODO CIENTÍFICO.
    AS TÉCNICAS DE PESQUISA.
    O PROCESSO DE PESQUISA.
    RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA.

PROJETO FINAL OU DISSERTAÇÃO 

O Projeto Final de Master deve ser um trabalho original e pessoal. Além disso, deve representar uma contribuição com um forte componente aplicado, baseado nos módulos anteriores.

Previamente à elaboração do PFM, o estudante deverá ter lido as orientações para sua realização, localizadas no ícone Biblioteca Virtual, dentro do Campus. Do mesmo modo, deverá enviar a seu tutor/a um relatório com o título do projeto que será realizado, um índice aproximado e uma breve explicação, seguindo o formato do modelo estabelecido nas orientações.

Esse material requer acompanhamento pessoal por parte do tutor do Projeto Final de Master, o qual orientará o aluno em seu desenvolvimento e indicará, caso acredite ser necessário, qualquer leitura adicional que deva ser realizada.

O tutor dará sua aprovação para a apresentação definitiva do PFM. Uma vez terminado o Projeto, este deverá ser entregue em formato digital para avaliação final por parte de uma banca nomeada entre os demais tutores do Master. O sistema de avaliação do PFM levará em consideração uma ponderação entre a apresentação, originalidade do tema, estrutura e o conteúdo do trabalho.


Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode ser submetido a ligeiras modificações em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Universidad Europea Miguel de Cervantes (UEMC). Secretário Geral. D. Rubén Calderón Iglesias.
  • Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER). Dr. José Manuel Figueroa.

Professores e Autores

  • Dra. Cristina Hidalgo González. Professora do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
  • Dr. Salvador Rus Rufino. Professor Titular da Universidad de León.
  • Dr. José Manuel Figueroa González. Diretor da Área de Organização Empresarial, Desenvolvimento Diretivo e RH da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).
  • Dr. David Barrera Gómez. Doutor Engenheiro e MBA. Consultor de negócios, tecnologia e soluções empresariais. Professor das áreas de organização de empresas e tecnologias TIC da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).
  • Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor em Engenharia de Projetos pela Universidad Politécnica de Cataluña, Espanha. Master em Gerenciamento de Projeto e de Desenho pela Politécnica de Milão, Itália. Professor da Universidad de Buenos Aires, Argentina. Diretor da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) Argentina.
  • Dr. Sergio Balarezzo Saldaña. Vice-reitor de Pesquisa da Universidad de Piura. Peru.
  • Dr. Francisco J. Hidalgo Trujillo. Doutor UPC. Diretor da FUNIBER México.
  • Dr. Manuel Maeda Takeuchi. Universidad de Piura. CAME-Lima. Peru.
  • Ms. Saúl Domingo Soriano. Master em Direção Geral de Empresas pelo Institut Català de Tecnologia de Barcelona. Master em Consultoria e Tecnologias da Informação e-business.
  • Ms. Lourdes Plaza Pimentel. ENG Chile. Mestre em Consultoria em Tecnologias da Informação e-business (Espanha). Master em Tecnologias da Informação (Chile).
  • Ms. Virginia Saman. Professora da Universidad Santa María de Chile, Campus Guayaquil. Mestre em Logística (França).
  • Ms. Andrés Osorio Londoño. Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento (UPC). Coordenador do Master em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da Fundação Universitársia Iberoamericana (FUNIBER).
  • Dr. Alberto Jorge Acosta. Professor associado da Escuela de Alta Dirección y Administración – EADA e UPC. Consultor Internacional.
  • Mg. CD. Vivian Lipari Zegarra. Mestre (c) em Saúde Pública da Universidad de Chile e Mg (c) em Administração de Serviços de Saúde da Universidad Federico Villarreal, do Peru.
  • Mg. Lucía Odette Castillo. Mestre em Administração e Direção de Recursos Humanos (USACH). Enfermeira-Chefe do Hospital Clínico da Universidade do Chile.
  • Mg. Helia Silva Bustos. Mestre (c) em Saúde Pública (Universidad de Chile). Docente da Universidad de Chile de Saúde Pública.
  • Mg. Tania Herrera Martínez. Master em Business pela Universidade de Queensland (Austrália). Master em Gestão para a Globalização da Universidad de Chile e Master (c) em Saúde Pública da Universidad de Chile.
  • Mg. Laura Prieto Parra. Mestre (c) em Saúde Pública da Universidad de Chile. Coordenadora Acadêmica do Master em Saúde Pública da Universidad de Chile.
  • Mg. Javiera Parro Fluxá. Mestre (c) em Saúde Pública da Universidad de Chile. Docente da Área de Pesquisa da Universidad de los Andes, no Chile.
  • MD. Juan Manuel Diminich Paredes. Especialista em Auditoria Médica (RNA em trâmite). Auditor Líder ISO 9001: 2008. Membro da Sociedade Peruana de Auditoria Médica. Superintendente de Saúde Ocupacional – Mineradora Chinalco Peru.
  • Mg. CD. Lucia Vassallo Gjurinovic. Mestre (c) em Gerência de Serviços de Saúde. Auditor Interno em Sistemas de Gestão de Qualidade ISO 9001:2008. Especialista em Autoavaliação Universitária (Assembleia Nacional de Reitores). Supervisor da Clínica Especializada em Odontologia – Facultad de Odontología – Universidad San Martín de Porres. Peru.
  • CD. Luis Olivera Madge. Cirurgião-Dentista Universidad San Martín de Porres. Peru. Auditor do Centro Odontológico Americano. Peru.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal da FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário fornecer alguma informação adicional.

Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.