Apresentação do Programa
A gestão empresarial desenvolve-se em uma sociedade global dominada por novos serviços suportados pelas Tecnologias da Informação e pelas Telecomunicações, demandando das empresas, organizações e instituições atividades cotidianas realizadas através das redes de Telecomunicações.
O conhecimento dos novos avanços no campo das Telecomunicações permitirá ao gestor empresarial do século XXI a capacidade de planejar inovações organizacionais, tecnológicas, comerciais e financeiras, de modo a garantir níveis de competitividade ideais para sua organização no novo mercado globalmente conectado.
O programa de Master em Direção Estratégica em Telecomunicações (MDETel) aborda a necessidade de dispor de um conhecimento global acerca das diferentes possibilidades tecnológicas das redes atuais e futuras. Foca-se especialmente nos vários serviços fornecidos através das redes e das telecomunicações e nas novas oportunidades de negócios que se elas oferecem à malha empresarial. Com esta visão, o programa proporciona os fundamentos para a inovação empresarial baseada na correta gestão e alinhamento das estratégias organizacionais com as estratégias de Telecomunicações.
Importância de uma formação em Direção Estratégica e TI
Unir o amplo campo da Administração e o corpo teórico e aplicado de conhecimento da Estratégia Empresarial com uma visão global da sociedade e uma forte análise do papel das Telecomunicações nos processos estratégicos das organizações na nova economia, demanda uma sólida formação adequada para:
- Proporcionar uma visão ampla da relação entre as Telecomunicações e a sociedade.
- Dar uma visão completa do pensamento estratégico a partir do planejamento empresarial até seu desdobramento em estratégias de Telecomunicações.
- Compreender a estreita relação entre processos de negócio, sistemas organizacionais e formas de trabalho com o mundo das Telecomunicações (enfatizando as redes e os serviços de Telecomunicações e Internet).
- Proporcionar conhecimento teórico sobre telecomunicações vinculado a ferramentas e métodos em uso, e experiências internacionais relacionadas com a direção estratégica.
- Habilidades para superar os problemas próprios e singulares de toda atividade vinculada aos processos de mudança organizacional derivados da implantação das telecomunicações.
Conceitos centrais do programas: Direção Estratégica e Telecomunicações
Enquanto a Direção Estratégica conduz ao conhecimento sobre a correta condução de uma empresa, as Telecomunicações conduzem ao conhecimento do potencial das redes. No momento de unir primeira coma a segunda, aparece um espaço onde convivem a Administração de Negócios e a Gestão das Telecomunicações. Este novo espaço permite duas coisas:
- Compreender a Direção Estratégica alinhada com as NTIC e as Telecomunicações. Neste caso, compreende-se melhor as novas formas de gestão e direção empresarial que surgem graças à presença das redes e dos serviços de Telecomunicações.
- Aplicar a Direção Estratégica na gestão das redes e dos serviços de Telecomunicações. Neste caso, consegue-se uma visão empresarial das Telecomunicações quando consideradas um recurso estratégico e a base de muitos novos negócios.
A quem é dirigido
A metodologia de formação proposta, juntamente com a clareza, amplitude e didática dos conteúdos permite dirigir o Master em Direção Estratégica em Telecomunicações (MDETel) àqueles com interesse em adquirir os fundamentos e conhecimentos necessários para entender as redes e os serviços de telecomunicações no contexto das organizações e da sociedade global, com uma perspectiva estratégica integrada à dinâmica social e econômica atual. Também permite responder às necessidades de todas as pessoas que desejam propor e implementar estratégias organizacionais com base nas Telecomunicações e/ou integrar as telecomunicações a um negócio.
O programa de MDETel visa responder às novas necessidades profissionais daqueles que trabalham no amplo setor das Telecomunicações.
Por sua orientação executiva, o Master em Direção Estratégica em Telecomunicações (MDETel) orienta-se a formar profissionais dinâmicos, criativos e motivados para liderar projetos empresariais de Telecomunicações.
Requer-se:
- Titulação Superior em Engenharia, Administração de Empresas, Economia ou Direito.
- Interesse em abraçar a competitividade dos novos negócios usando as redes e os serviços de telecomunicações como elementos essenciais da estratégia organizacional.
- Experiência profissional.
Titulação
A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Master em Direção Estratégica em Telecomunicações.
Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.
Estrutura do Programa
O MDETel é composto de 18 disciplina, um Estudo e Resolução de Caso e uma Dissertação de Master. Cada disciplina permite conhecer e compreender os fundamentos da estratégia empresarial, a gestão de pessoas e as tecnologias necessárias e suas aplicações associadas. O objetivo é conseguir uma visão integral dos negócios quando há redes e serviços de Telecomunicações envolvidos e estes são considerados um recurso estratégico.
O MDETel consta de 82 créditos distribuídos da seguinte maneira: 67 créditos de disciplinas, 15 créditos destinados à formação de metodologia científica e à elaboração do Projeto Final de Master.
Sobre a distribuição do tempo, fica estabelecido que:
- Por ser um programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, desta maneira, o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis.
- O tempo máximo para concluir o programa é de 24 meses. Neste período, o aluno deve ter concluído com êxito todas as atividades avaliadas relacionadas a todas as disciplinas e ser aprovado na Dissertação de Master.
A estrutura de créditos do programa de Master em Direção Estratégica em Telecomunicações (MDETel) é apresentada na tabela abaixo:
PARTES | CRÉDITOSa | DURAÇÃOb | HORAS |
---|---|---|---|
1a Parte: Estratégia de Negócios | 15 | 4 | 150 |
2a Parte: Direção de Pessoas | 8 | 3 | 80 |
3a Parte: Tecnologia e Negócios | 44 | 12 | 440 |
4a Parte: DMetodologia da Pesquisa Científica e Projeto Final de Master | 15 | 5 | 150 |
TOTAL | 82 | 24 | 820 |
a. O número de créditos pode variar de acordo com a Universidade que emite o título. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursa o programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a relação entre créditos e horário pode variar.
b. Duração em meses
Objetivos
Objetivo geral
- Compreender e dominar os conceitos básicos relativos às redes de telecomunicações e aos serviços associados a elas enquanto parte da estratégia de desenvolvimento empresarial.
Objetivos específicos
- Compreender o fenômeno das telecomunicações enquanto fundamento de novas estratégias empresariais baseadas nas inovações organizacionais.
- Conhecer as tecnologias das telecomunicações que possibilitam e facilitam a geração de inovações de negócios.
- Conhecer e dominar os elementos que sustentam a gestão da mudança organizacional resultante das telecomunicações, seus efeitos e sua disposição em um projeto empresarial e tecnológico.
- Conhecer e dominar as ferramentas e as técnicas estratégicas de negócios que permitem criar, gerar e desenvolver uma estratégia de negócios baseada em redes e serviços de telecomunicações.
- Conhecer e dominar técnicas e ferramentas de direção de pessoas para a direção estratégica de novos empreendimentos com base fundamentada nas telecomunicações.
- Possibilitar a evolução da limitação, a justificativa de novas aplicações e o processo de decisões estratégicas quando estão envolvidos recursos de telecomunicações.
Saídas Profissionais
Algumas das saídas profissionais do programa de Master em Direção Estratégica em Telecomunicações (MDETel) são:
- Gerência de um departamento, área, função, etc., de novas tecnologias;
- Diretor de projetos de negócios tecnológicos;
- Diretor de projetos de negócios baseados em Telecomunicações;
- Assessor externo ou consultor empresarial em estratégias de mudança organizacional através da incorporação das Telecomunicações;
- Diretor de projetos de criação de empresas de base Tecnológica.
Plano de estudos
O programa de Master em Direção Estratégica em Telecomunicações (MDETel) apresenta uma estrutura curricular baseada em 4 partes formativas:
- 1ª PARTE: ESTRATEGIA DE NEGÓCIOS (150 HORAS)
A primeira parte permite compreender como uma organização prepara uma estratégia de mudança e planeja seu desdobramento organizacional.
As disciplinas e as horas correspondentes à primeira parte são apresentadas na tabela abaixo:
1a PARTE: ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | HORAS |
1 | Direção e Planejamento Estratégico | 40 |
2 | Reengenharia, Estratégia e Direção de Sistemas e TICs | 40 |
3 | Gestão Estratégica de Recursos Humanos | 30 |
4 | Sociedade da Informação e da mudança | 40 |
TOTAL | 150 |
- 2ª PARTE: DIREÇÃO DE PESSOAS (80 HORAS)
A segunda parte permite compreender e gerar estratégias de mudança organizacional através das pessoas e das equipes de trabalho.
As disciplinas e as horas correspondentes à primeira parte são apresentadas na tabela abaixo:
2ª PARTE: DIREÇÃO DE PESSOAS | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | HORAS |
1 | Técnicas de direção de equipes de trabalho | 30 |
2 | Técnicas de Resolução de Conflitos e Negociação | 30 |
3 | Ambientes Virtuais de Trabalho Colaborativo | 20 |
TOTAL | 80 |
- 3ª PARTE: TECNOLOGIA E NEGÓCIOS (440 HORAS)
A terceira parte proporciona o conhecimento das ferramentas que converte uma organização tradicional em uma organização em Internet apoiada nas novas tecnologias (as TICs). Conseguir uma visão global dos negócios quando as NTICs estão envolvidas e são consideradas como um recurso estratégico.
As disciplinas e as horas correspondentes à primeira parte são apresentadas na tabela abaixo:
3ª PARTE: TECNOLOGIA E NEGÓCIOS | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | HORAS |
1 | Mercado das Telecomunicações | 30 |
2 | Estrutura Técnico-empresarial das Telecomunicações | 30 |
3 | Redes de Telecomunicações | 50 |
4 | Serviços de Telecomunicações | 40 |
5 | Gestão e Segurança de Redes | 30 |
6 | Regulação do Mercado das Telecomunicações | 30 |
7 | Business Intelligence e Gestão Documental | 60 |
8 | Integração dos Sistemas de Gestão Empresarial | 50 |
9 | Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional | 30 |
10 | Gestão Ambiental da Empresa ISO 14001 | 30 |
11 | Direção e Gestão de Projetos de Telecomunicações | 60 |
TOTAL | 440 |
- 4ª PARTE: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E DISSERTAÇÃO DE MESTRADO(150 HORAS)
A quarta parte permite formar um pesquisador ou pesquisadora de pós-graduação em campos teóricos ou aplicados resolvendo problemas acadêmicos e/ou profissionais.
4ª PARTE: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E DISSERTAÇAO DE MESTRADO | ||
---|---|---|
# | DISCIPLINAS | HORAS |
1 | Metodologia da Pesquisa Científica e Projeto Final/Dissertação de Mestrado | 150 |
TOTAL | 150 |
Descrições dos Cursos
1a PARTE: ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS
- Direção e Planejamento Estratégico
Esta disciplina se enfoca no pensamento estratégico aplicado à direção e oferece um treinamento em ferramentas e mecanismos que facilitam a gestão contemporânea, aceitando a gestão da mudança como algo inerente aos entornos instáveis e variáveis em que se desenvolvem as organizações.
Alguns temas abordados na disciplina são:
- A GESTÃO DA MUDANÇA COMO SUBSTRATO DA DIREÇÃO ESTRATÉGICA
- A mudança pessoal e organizacional. Alguns modelos para implementar uma mudança organizacional. A resistência à mudança. A participação no processo de mudança estratégica.
- A DIREÇÃO ESTRATÉGICA COMO UM MODELO DE MUDANÇA
- O pensamento estratégico e a direção estratégica. Apresentação de um modelo de planejamento estratégico validado internacionalmente. A matriz SWOT como um valioso instrumento do planejamento estratégico.
- A IMPLANTAÇÃO DA DIREÇÃO ESTRATÉGICA. AS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
- Cenários estratégicos. A visão. Análise do sistema de valores que sustentará a estratégia. Elaboração de estratégias empresariais. Objetivos e critérios de medida. Novos negócios. Crescimento. Consolidação. Revitalização.
- Reengenharia, Estratégia e Direção de Sistemas e TICs
Nesta disciplina se compreenderá o papel organizacional das TICs, desde seu reposicionamento estratégico dentro da reengenharia organizacional, até sua gestão estratégica como recurso empresarial.
- SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ORGANIZAÇÕES
- Apresentação. Sistemas de Informação (funções, componentes e tipos). SI nas organizações (papel e classificação). SI para a direção. Impacto das TICs no desenho de um negócio.
- ESTRATÉGIA PARA S/TI
- Introdução. Direção e Planejamento Estratégico d S/TI. Ferramentas de análise (Fatores críticos de êxito, Maturidade tecnológica da organização, Mudança organizacional, Benefícios e Custos da Mudança, Avaliação da Implantação).
- DIREÇÃO DE S/TI
- Introdução. Gestão Funcional dos SI. Alternativas estratégicas de desenvolvimento. Formas de organização da função SI.
- REENGENHARIA
- Introdução. Conceito. Gestão e Reengenharia. Aplicações. Casos de êxito.
- Gestão Estratégica de Recursos Humanos
A disciplina prepara para adquirir uma visão global do papel do diretor de Recursos Humanos no século XXI, abrangendo as áreas de atividade da gestão e da integração à estratégia empresarial. Assim, faz uma panorâmica dos efeitos da globalização nos RH, das novas tecnologias na Gestão de RH e dos Sistemas de controle de Gestão de RH.
- ESTRATÉGIA E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
- Introdução. Estratégia Organizacional. Direção estratégica e mudança. Direção Estratégica e seus processos fundamentais. Traços e tendências da atual GRH. Necessidade do modelo funcional de GRH. Exercícios.
- GRH: TECNOLOGIA PARA SEU DIAGNÓSTICO, PROJEÇÃO E CONTROLE
- Introdução. Tecnologia para o diagnóstico, projeção e controle da GRH. Características da força de trabalho. Tecnologia das Tarefas. Grupos de interesse, políticas e resultados. Exercícios.
- PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH E OTIMIZAÇÃO DE PLANILHAS
- Introdução. O processo Integrador e Sistêmico do planejamento de RH. Determinação e Otimização de planilhas. Indicadores tangíveis e intangíveis. Auditoria ou quadro de mando integral na GRH. Exercícios.
- Sociedade da Informação e da Mudança
Nesta disciplina se desenvolve uma visão que contextualiza a gestão da mudança cultural e tecnológica, proporcionando as bases e os delineamentos para o trânsito à Sociedade da Informação e do Conhecimento e suas conseqüências organizacionais na administração empresarial.
- ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL: MUDANÇA GENERALIZADA
- Trânsito para a Sociedade da Informação. Impulsionadores da mudança atual: globalização - tecnologia - informação. Impactos da mudança global.
- ADEQUAÇÃO ORGANIZACIONAL À MUDANÇA: GESTÃO DA MUDANÇA CULTURAL E TECNOLÓGICA
- Inovação como proposta de adequação. Culturas e organizações inovadoras. Visão da organização sob o ponto de vista da informação.
- DA ATUAL SOCIEDADE EM REDE À SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
- Fundamentos, indicadores e características da atual economia em rede. Rumo à economia do conhecimento. Impacto da gestão do conhecimento nas organizações.
- RUMO À ADMINISTRAÇÃO ABERTA
- Introdução. Conceitos básicos da sociedade da informação. Situação do Estado ante a Sociedade da Informação. A administração aberta: as tecnologias da informação e as comunicações nos processos administrativos. Síntese: Rumo a uma sustentável sociedade da informação.
2a PARTE: DIREÇÃO DE PESSOAS
- Técnicas de Direção de Equipes de Trabalho
Esta disciplina dá a conhecer os elementos teóricos e práticos relacionados a grupos e equipes de trabalho, suas características, e as técnicas e ferramentas para sua gestão eficaz.
- AS EQUIPES DE TRABALHO
- Expor e argumentar as principais considerações teóricas que sustentam o trabalho em equipe. Aplicar criativamente às equipe estas considerações na prática cotidiana. Transformar sua equipe até que chegue a ser considerada eficiente e autodirigida. Interpretar e executar as regras de trabalho em equipe, bem como chegar ao consenso.
- PRINCIPAIS FERRAMENTAS PARA APERFEIÇOAR EQUIPES
- Expor e argumentar as reflexões-chave nas quais descansa o trabalho das redes sociométricas. Aplicar criativamente a sua equipe uma metodologia validada para as reuniões e sessões de trabalho em equipe. Implantar em seu raio de ação as ferramentas estudadas visando obter a eficiência do trabalho em equipe. Interpretar e pôr em prática a direção por objetivos e por resultados.
- A TOMADA DE DECISÕES EM EQUIPE. TÉCNICAS PARA O TRABALHO EM EQUIPE
- Aplicar as técnicas estudadas para garantir a qualidade da tomada de decisões. Treinar-se de forma prática nas diferentes técnicas que permitem gerar mais idéias e selecionar as melhores para sua implementação. Cultivar sua criatividade e a de sua equipe.
- Técnicas de Resolução de Conflitos e Negociação
Esta disciplina contém informação para ajudar a entender os aspectos teóricos e práticos relacionados aos conflitos e às estratégias de resolução e habilidades básicas para sua resolução.
- INTRODUÇÃO À ANÁLISE DOS CONFLITOS
- Definições e tipos. Causas geradoras. Fases pelas quais atravessam e as conseqüências.
- ESTRATÉGIAS E MÉTODOS PARA RESOLVÊ-LOS
- Controle, fases e curvas de resolução do Conflito. Negociação, Mediação e Arbitragem.
- COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NA EMPRESA
- Competências Emocionais, Sociais, Cognitivas e pessoais. Habilidades negociadoras.
- Ambientes Virtuais de Trabalho Colaborativo
Compreender e conhecer o conceito e as tecnologias associados ao trabalho colaborativo da gestão de equipes organizacionais à gestão de equipes a distancia mediatizadas por ambientes virtuais.
- CONCEITOS PARA O TRABALHO COMPARTILHADO EM AMBIENTES VIRTUAIS
- Sociocultura do trabalho. Teorias socioculturais sobre o trabalho. Pensamento crítico e resolução de problemas. Colaboração e cooperação para o trabalho compartilhado. Colaboração e cooperação. Dinâmica de grupos. Trabalho compartilhado em colaboração e cooperação com suporte de computador. Ambientes virtuais para o trabalho compartilhado em colaboração e cooperação em ambientes virtuais. Pensamento crítico no trabalho compartilhado em colaboração e cooperação em ambientes. Exercícios.
- TECNOLOGIAS PARA O TRABALHO COMPARTILHADO EM AMBIENTES VIRTUAIS
- Tecnologia groupware. Introdução ao groupware. Modelos de compartilhamento, colaboração e cooperação em groupware. Terminologia groupware. Utilidades groupware. Utilidades groupware assincrônico. Utilidades groupware sincrônico. Questões de desenho groupware. Processo e desenho groupware. Aspectos do processo de desenho groupware. Exercícios.
- SOLUÇÕES PARA O TRABALHO COMPARTILHADO EM AMBIENTES VIRTUAIS
- Categorias de soluções groupware. Sistemas de conferência por computador. Sistemas de bate-papo (chat). Sistemas de gestão de processos de trabalho. Sistemas de reunião eletrônica. Sistemas de aplicações compartilhadas. Sistemas de quadros negros compartilhados. Sistemas de co-autoria. Sistemas hipermídia multiusuário. Ambientes virtuais colaborativos. Sistemas de programação de grupos. Sistemas de audioconferência. Sistemas de videoconferência. Exemplos de soluções groupware. Agnes. Groupkit. Habanero. Hotcoom. Lotusnotes. Netmeeting. Opencoast. Skipe. Tango. Teamrooms. Exercícios.
- FERRAMENTAS INTEGRADAS PARA O TRABALHO COMPARTILHADO EM AMBIENTES VIRTUAIS
- Estudo descritivo de ferramentas integradas para o trabalho compartilhado em ambientes virtuais. Análise comparativa de ferramentas integradas para o trabalho compartilhado em ambientes virtuais. Exercícios.
3a PARTE: TECNOLOGIA E NEGÓCIOS
- Mercado das Telecomunicações
Preparar para adquirir uma visão crítica da evolução sofrida pelo mercado das Telecomunicações e das mudanças nas quais nos encontramos imersos. As decisões estratégicas atuais marcarão com profundo vestígio a evolução do setor a médio-longo prazo.
- EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS TELECOMUNICAÇÕES
- Estrutura do setor. Aspectos que compõem o termo Telecomunicações na Sociedade atual.
- PRODUTOS E SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES
- Conceitos. Produtos. Utilidade. Índice de expansão. Linhas Futuras.
- INDICADORES DOS MERCADOS DAS TELECOMUNICAÇÕES
- Elementos. Descrição, Desenvolvimento. Ranking Mundial, Caso país.
- Estrutura Técnico-empresarial das Telecomunicações
A disciplina prepara para conhecer os agentes que compõem a cadeia de valor das Telecomunicações e suas inter-relações. Assim, estabelece diferentes modelos de negócio para maximizar os benefícios em seus respectivos segmentos de mercado.
- ESTRUTURA EMPRESARIAL DO MERCADO DAS TELECOMUNICAÇÕES
- Mercados Digitais. Setores e posição relativa das Telecomunicações. Empresas.
- ANÁLISE DO MERCADO DAS EMPRESAS DE TELECOMUNICAÇÕES
- Competência e mudança. Metodologia das 5 forças de Porter aplicada.
- CADEIA DE VALOR DO SETOR
- Cadeia de valor empresarial. Cadeia de valor setorial. Segmentos. Agentes. Boas práticas.
- MODELOS DE NEGÓCIO EM TELECOMUNICAÇÕES
- Modelos de Negócio. Metodologia de Estudo. Casos práticos.
- Redes de Telecomunicações
Preparar para compreender as diferentes possibilidades tecnológicas atuais e futuras em aspectos relacionados às infra-estruturas para a transmissão de informação através das Redes de Telecomunicações.
- INTRODUÇÃO ÀS REDES DE TELECOMUNICAÇÕES
- Conceitos base. Estrutura. Tipos. Modelos de Referência. Padronização.
- MEIOS DE TRANSMISSÃO
- Par de cobre. Fibra ótica. Rádio. Satélite.
- REDES
- Área local. Comutação de circuitos. Comutação de Pacotes. Protocolo Internet (IP). Comunicações móveis. Banda Larga. Nova Geração.
- CASO PRÁTICO
- Desenho de uma rede de telecomunicações de âmbito local.
- Serviços de Telecomunicações
Preparar para adquirir os conceitos básicos relativos aos serviços de Telecomunicações. Focalizando suas análises nas possibilidades de desenvolvimento empresarial.
- CONCEITOS RELATIVOS AOS SERVIÇOS
- Qualidade de serviço. Serviços telefônicos. Sinais e técnicas de transmissão. Formato de Sinais binários. Ruído. Sinais de dados. Sinais de voz e digitalização. Meios de transmissão. Comutação. Sinalização. Tráfego.
- SERVIÇOS
- Televisão: TV digital terrestre (TDT). Telefonia fixa e móvel. Acessos à Internet Banda Larga. Redes de dados. Redes sem fios.
- SERVIÇOS EMPRESARIAIS
- Necessidades. Serviços disponíveis. Adaptação serviço / cliente. Provisão Novos serviços.
- CASO PRÁTICO
- Gestão e Segurança de Redes
Preparar para utilizar a ferramenta adequada, em cada circunstância, para realizar uma adequada e segura gestão de Redes. No correto funcionamento, a identificação dos riscos da informação e a garantia do sistema são muito importantes.
- SEGURANÇA DE REDES
- Introdução. Segurança da Informação. Ameaças. Mecanismos de segurança. Padrões de Controle de acesso. Planejamento e administração de sistemas seguros. Trusted Computer System Evaluation Criteria (TCSEC). Information Technology Security Evaluation Criteria (ITSEC) Common Criteria for Information Technology Security Evaluation (CC). Comunicações e segurança em redes. Código malicioso. Criptografia. Ferramentas de segurança.
- GESTÃO DE REDE
- Áreas de aplicação. Centros de Gestão de Rede e gestão integrada. Modelos de gestão. Modelo de informação. Modelo de comunicações. Monitoramento Remoto de Redes (RMON).
- Regulamentação de Telecomunicações
Compreender a importância da Regulamentação em matéria de Telecomunicações como um dos pilares básicos, determinantes do avanço da Sociedade da Informação.
- NECESSIDADE DE REGULAMENTAÇÃO
- Causas. Convergência, Mercado e Regulamentação. Chaves. Modelo de Competência. Aspectos a regular.
- REGULAMENTAÇÃO EM NÍVEL MUNDIAL
- Características. Processos de Difusão. Papel das Nações. Modelos de Políticas Regulatórias.
- REGULAMENTO DAS TELECOMUNICAÇÕES NOS MERCADOS
- América do Norte. América Latina. Europa. Países asiáticos.
- RUMO A UM NOVO MODELO DE REGULAMENTAÇÃO NO SETOR DAS TELECOMUNICAÇÕES
- Sociedade da informação. Redes de nova geração. Internet.
- Business Intelligence e Gestão Documental
Esta disciplina permite conhecer o campo da Inteligência de Negócios em seus aspectos técnicos como de negócios, para em seguida terminar com uma revisão do impacto no manejo da informação e de conteúdos documentais.
- DOS DADOS À INFORMAÇÃO
- Introdução. Definição de Business Intelligence. A problemática atual do acesso à informação. A evolução dos sistemas de informação. Necessidade dos sistemas de Business Intelligence. Condições para adotar um sistema de Business Intelligence. Requerimentos básicos de um sistema de Business Intelligence. Custos e benefícios de implementar um sistema de Business Intelligence.
- ARMAZÉNS DE INFORMAÇÃO: FUNDAMENTOS DO DATAWAREHOUSING
- Introducão. Definição de um datawarehouse. Características dos dados contidos em um datawarehouse. Datamarts. O catálogo datawarehouse. Alinhamento da tecnologia com os objetivos do negócio. Critérios tecnológicos.
- DATAWAREHOUSE (I): FERRAMENTAS DE VERIFICAÇÃO
- Introduão. Sistemas de suporte à decisão. Ferramentas de consulta e informes. Ferramentas de análise multidimensional.
- DATAWAREHOUSE (II): TÉCNICAS PARA O DESCOBRIMENTO DE INFORMAÇÃO
- Descobrimento de informação e mineração de dados. Dos dados às decisões. Verificação de hipótese ante o descobrimento da informação. O processo genérico de mineração de dados. Operações de mineração de dados. Técnicas de mineração de dados. Atores que intervêm em um projeto datamining. Metodologias de desenvolvimento para os projetos de datamining. Aplicações de mineração de dados.
- ACESSO E RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO TEXTUAL
- A problemática do acesso da informação na internet. Mecanismos de busca na internet. Possíveis soluções. Que atrai as empresas à mineração de textos? Cenários de trabalho e principais operações de mineração de textos. Ferramentas de análise de textos. Motores de busca avançados. Recopilações de informação na internet.
- Integração dos Sistemas de Gestão Empresarial
Esta disciplina proporciona uma visão ampla e extensa do conceito e uma noção de integração empresarial por meio da informação revisando a integração a partir do aspecto organização e tecnológico, e os conceitos essenciais da integração baseada nas TICs como ERP, SCM e CRM.
- VISÃO ORGANIZACIONAL DA INTEGRAÇÃO: FORNECIMENTOS, CLIENTES E SISTEMAS
- Introdução. Fundamentos. Cadeia de valor. Exemplo de Integração de Cadeias de Fornecimentos. Reflexões.
- VISÃO TECNOLÓGICA DA INTEGRAÇÃO: ASPECTOS CONCEITUAIS DE INTEGRAÇÃO E-BUSINESS
- Estratégia do negócio. E-Business: implementação. Business enginering.
- SISTEMAS DE PLANEJAMENTO EMPRESARIAL (ERP)
- Aspectos conceituais. Integração na gestão da informação. Integração dos ERPS. Escolha do fornecedor. Impacto estratégico no retorno do investimento. Implementação. Desafio estratégico aos ERP. Principais fabricantes espanhóis.
- GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ERA DIGITAL
- Introdução. Mudanças empresas. Gestão de recursos humanos. A tecnologia na gestão do recurso humano.
- GESTÃO DAS RELAÇÕES DE FORNECEDORES (SCM)
- Introdução. A cadeia de fornecimentos. Definição. Gestão da cadeia de fornecimentos. Execução do SCM no e-business. Reflexões.
- GESTÃO DE RELAÇÕES DOS CLIENTES (CRM)
- Introdução. Aspectos conceituais. Estratégia. Implementação. Escolha do fornecedor. Integração. Fabricantes. CRM e comércio eletrônico: e-CRM.
- ANEXO: MODELO BÁSICO DE UM SOFTWARE ERP
- Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional
Esta disciplina apresenta as metodologias, ferramentas e técnicas associadas à gestão do conhecimento e expõe de que maneira pode-se obter uma estratégia sustentável de aprendizagem organizacional a partir dos modelos de maturidade de gestão do conhecimento.
- CONHECIMENTO: NATUREZA E VALOR ORGANIZACIONAL
- Introdução. A organização e o conhecimento. Conhecimento: natureza. Espirais de conhecimento. Conhecimento: medição (capital intelectual e Modelo Intelect).
- GESTÃO DO CONHECIMENTO
- Introdução. As Tecnologias da Informação. Missões da Gestão do Conhecimento. Objetivos da Gestão do Conhecimento. Conclusões.
- FERRAMENTAS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO
- Introdução. Principais funções das ferramentas sob a visão centrada no conhecimento (armazém, distribuição, modificação). Classificação das ferramentas em função do processo de gestão do conhecimento (gestão de documentos, workflow, portais corporativos e redes de conhecimento, e-learning, trabalho colaborativo, business intelligence).
- GESTÃO DO CONHECIMENTO E MATURIDADE DA APRENDIZAGEM
- Introdução. Do dado à aprendizagem organizacional (conhecimento, conhecimento e organizações, modelos de medição organizacional, gestão do conhecimento em organizações). Modelos de maturidade.
- RUMO AOS NOVOS PARADIGMAS EM DOCÊNCIA E PESQUISA: E-LEARNING
- Introdução. Para um novo modelo de ensino e aprendizagem. Conceitos básicos sobre a sociedade do conhecimento.
- Gestão Ambiental da Empresa ISO 14001
Esta disciplina prepara para realizar o processo de decisão da política ambiental da empresa e da escolha de um determinado sistema de gestão ambiental. Assim, avaliam-se os prejuízos e a forma de evitar os danos ao ambiente visando obter um desenvolvimento sustentável das atividades humanas.
- EMPRESA E MEIO AMBIENTE
- Introdução. Medidas de proteção ambiental. Normalização.
- OS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA (SGA)
- Introdução. O que é um SGA. Para que servem e por que se implantam os SGAs. Quem pode implantar um SGA. Partes envolvidas na implantação de um SGA. Como se implantam os SGAs. Escolha do SGA. Balanço mundial de implantação da norma ISO 14001.
- A NORMA ISO 14001
- A família de normas ISO 14000. Estrutura do documento ISO 14001. Definições. Objetivos e alcance da norma ISO 14001. Princípios básicos da norma ISO 14001. Ciclo de melhoria contínua. Implantação da norma ISO 14001. Revisão pela Direção. Certificação do SGA segundo a norma ISO 14001.
- CASOS PRÁTICOS
- Gestão de resíduos nas empresas de telecomunicação. Considerações ambientais sobre as Radiações Eletromagnéticas.
- Direção e Gestão de Projetos de Telecomunicações
Esta disciplina prepara para adquirir boas práticas de gestão de projetos de telecomunicações a partir de um paradigma que une a visão de negócios com a visão tecnológica e tomando como base, por um lado, o PMBOK como fonte de boas práticas de gestão e, por outro lado, a engenharia de telecomunicação, como fonte de boas práticas vinculadas aos projetos NTICs.
- TEORIA DO PROJETO DE TELECOMUNICAÇÃO
- Introdução. Projetos: uma visão teórica. Teoria de Projetos. Teoria do projeto Telecomunicação.
- GESTÃO DE PROJETOS
- Introdução. Noção de Gestão de Projetos. A gestão de projetos segundo o PMBOK. Modelos de Maturidade de Gestão de projetos.
- ENGENHARIA DE SOFTWARE E GESTÃO DE PROJETOS
- Introdução. Análise de projetos por tipo de dimensão. O problema do desenvolvimento informático (problemas, causas, formas de evitar).
- METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO DE PROJETOS DE TELECOMUNICAÇÃO
- Introdução. Definir a estratégia. Definir o serviço de Telecomunicação. Desenvolvimento e desdobramento. Uso e evolução. Exemplo. Serviços de Telecomunicação.
4a PARTE: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E DISSERTAÇAO DE MESTRADO
- Metodologia da Pesquisa Científica e Projeto Final/Dissertação de Mestrado
Esta parte tem como finalidade preparar o aluno no estudo científico, no projeto metodológico e na redação do que será o seu Projeto Final de Mestrado. Para alcançar este fim, é preciso trabalhar com práticas, normas e padrões internacionais de pesquisa e trabalho graduado através de 3 atividades: o desenvolvimento de um Estudo e Resolução de Caso, a formação da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica e a criação de um Projeto Final e a redação de seu respectivo relatório.
- ESTUDO E RESOLUÇÃO DE CASO (ERC)
- O Estudo e Resolução de Caso (ERC) é um trabalho de pesquisa cujo objetivo é que o estudante confronte o tema que deseja desenvolver em seu Projeto Final de Mestrado. O tratamento do tema deve demonstrar domínio ao relacionar tecnologias e negócios no quadro dos objetivos do programa de estudo e do projeto final de mestrado. Espera-se que o ERC seja o estudo de estado da arte do Projeto Final de Mestrado.
- FORMAÇÃO EM METODOLOGIAS DE PESQUISA CIENTÍFICA.
- A formação em metodologias de pesquisa científica permite a aquisição de habilidades e capacidades para a concepção metodológica do anteprojeto e do projeto final de mestrado. Isto inclui o estudo de temas relacionados de pesquisa científica e a aplicação de práticas de pesquisa. A formação inclui o conhecimento e a aplicação de normas e padrões científicos internacionais e de redação de documentos de pós-graduação.
- PROJETO FINAL DE MESTRADO (PFM)
- O Projeto Final de Mestrado (PFM) é o desenvolvimento de um projeto de graduação teórico e/ou aplicado que trafga novidade e inovação ao campo de conhecimento do programa de estudo e, além disso, demonstre a possibilidade de sua execução segundo os alinhamentos e normativaas exigidos pelo progrma. O trabalho realizado e o documento final do Projeto Final do Mestrado estar adequado às normativas exigidas para o nível de pós-graduação. O tema do Projeto Final de Mestrado deve trazer novidades e ter relevância em termos empresariais e acadêmicos.
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
Direção Acadêmica
- Dr. Arturo Ortega-Mansilla. Doutor Engenheiro em Eletrônica, pela Universidad de Barcelona. Engenheiro em Eletrônica pela Universidad de Barcelona. Engenheiro em Telecomunicações pela Universidad Ramón Llull, Espanha. Coordenador da Área P D i – Área de Projetos, FUNIBER.
- Dr. Jon Arambarri Basañez. Doutorado em Engenharia e Tecnologia pela Universidade Politécnica da Catalunha UPC - Universidade de Córdoba. MBA pelo Instituto de Economia Aplicada da UPV-EHU. Engenheiro de Telecomunicações Sênior pela Escola de Engenharia de Bilbau. Docente acreditado pela Agência Nacional de Avaliação e Acreditação da Qualidade (ANECA). Atualmente é gerente de projetos em https://www.estia.fr/ focado na geração de novos produtos para atender às necessidades estratégicas da Aquitaine (França) - Euskadi em Tecnologias para eSaúde, Indústria4.0 e Energia. Combina seu trabalho profissional com tarefas como consultor independente e professor. Possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de negócios de tecnologia e gestão da inovação na esfera pública-privada internacional. Seus interesses de pesquisa combinam infraestruturas de telecomunicações (Redes de Telecomunicações, Multimédia e Internet das Coisas - IoT) com a transformação digital (Inteligência Artificial e sistemas preditivos, Cibersegurança) do tecido empresarial, principalmente nas áreas de eSaúde, indústria4.0 e Energia. É autor de inúmeras publicações científicas e palestrante ativo sobre gestão de negócios inovadores.
Professores e Autores
- Dr. Miguel López Coronado. Doutor Engenheiro em Telecomunicações pela Universidad Politécnica de Madrid. Catedrático do Departamento de Teoria do Sinal e Comunicações e Engenharia Telemática, Universidad de Valladolid.
- Dr. Juan Antonio Romo Argota. Doutor Engenheiro de Telecomunicação pela Universidad del País Vasco. Professor da Escuela Superior de Ingeniería de Bilbao, Departamento de Eletrônica e Telecomunicações, Universidad del País Vasco.
- Dra. Isabel De La Torre Díez. Doutora em Telecomunicações pela Universidad de Valladolid. Professora da Universidad de Valladolid em temáticas vinculadas a serviços telemáticos, base de dados, business intelligence. Pesquisador Pós-doutoral sobre Informática Biomédica.
- Dra. Begoña Blanco Jáuregui. Doutora de Comunicações, Eletrônica e Controle, Escuela Técnica Superior de Ingeniería de Bilbao. Universidad del País Vasco. Pesquisadora do grupo Networking, Quality and Security (NQAS) na Escuela Técnica Superior de Ingeniería de Bilbao.
- Dr. Fernando Izquierdo Álvarez. Engenheiro Superior de Telecomunicação e de Gestão de RH. e Ciências Empresariais - MBA IESE. Mestrado em Redes e Serviços avançados em Internet pela Universidad Politécnica de Madrid. Ampla experiência em empresas do setor de novas tecnologias TIC. Consultor internacional.
- Dra. Marina Aguado. Doutora em Telecomunicações pela Universidad del País Vasco. MSc. in Management of Manufacturing Systems pela Universidad de Cranfield, Inglaterra. Experiência em Projetos P D i. Professora da Universidad del País Vasco.
- Dr. David Barrera Gómez. Doutor Engenheiro pela Universidad Politécnica de Cataluña e MBA pela Escuela Técnica Superior de Ingenieros Industriales de Barcelona, UPC. Consultor de negócio, tecnologia e soluções empresariais. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dra. Izel Marez. Doutora em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação pela Universidad Politécnica de Cataluña. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dr. Santos Gracia Villar. Doutor em Engenharia Industrial pela Universidad Politécnica de Cataluña. Expert em Projetos de Cooperação e Gestão Empresarial.
- Dra. Beatriz Sainz De Abajo. Doutora pela Universidad de Córdoba. Professora do Departamento de Teoria do Sinal, Comunicações e Eng. Telemática, da Universidad de Valladolid.
- Dr. Ignacio Eizmendi Izquierdo. Professor da Universidad del País Vasco.
- Dr. Eduardo García Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Diretor Acadêmico da Área Ambiental da Fundação Universitária Iberoamericana.
- Dr. Jon Arambarri Basañez. Doutorado em Engenharia e Tecnologia pela Universidade Politécnica da Catalunha UPC - Universidade de Córdoba. MBA pelo Instituto de Economia Aplicada da UPV-EHU. Engenheiro de Telecomunicações Sênior pela Escola de Engenharia de Bilbau. Docente acreditado pela Agência Nacional de Avaliação e Acreditação da Qualidade (ANECA). Atualmente é gerente de projetos em https://www.estia.fr/ focado na geração de novos produtos para atender às necessidades estratégicas da Aquitaine (França) - Euskadi em Tecnologias para eSaúde, Indústria4.0 e Energia. Combina seu trabalho profissional com tarefas como consultor independente e professor. Possui mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de negócios de tecnologia e gestão da inovação na esfera pública-privada internacional. Seus interesses de pesquisa combinam infraestruturas de telecomunicações (Redes de Telecomunicações, Multimédia e Internet das Coisas - IoT) com a transformação digital (Inteligência Artificial e sistemas preditivos, Cibersegurança) do tecido empresarial, principalmente nas áreas de eSaúde, indústria4.0 e Energia. É autor de inúmeras publicações científicas e palestrante ativo sobre gestão de negócios inovadores.
- Dr. (c) Diego J. Kurtz. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo PPGEGC – UFSC (em processo). Mestrado em International Business - Wiesbaden Business School, Alemanha. Pesquisador do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (www.ngs.ufsc.br) e Pesquisador Junior do Projeto Dynamic SME (www.dynamic-sme.org). Coordenador de Programas e Professor da FUNIBER.
- Dr. (c) Saúl Domingo Soriano. Doutor candidato pela Universidad de León. Mestre em Direção Geral de Empresas pelo Institut Català de Tecnologia de Barcelona. Mestre em Consultoria e Tecnologias da Informação e-Business pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Diretor de Projetos Finais de Mestrado e Especializações, FUNIBER.
- Dr. (c) Jon Sánchez de la Fuente. Professor da Universidad del País Vasco.
- Ms. Pedro Chávez Chiclayo. Engenheiro de Computação e Sistemas pela Universidad Antenor Orrego de Trujillo (Peru). Master in Computer Science na Universidade Estatal de Campinhas em São Paulo (Brasil).
- Ms. Virginia Saman. Engenheira em Informática de Gestão da Universidad Santa María de Chile Campus Guayaquil. Mestrado em Logística (França).
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal da FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário fornecer alguma informação adicional.
Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.