Master em Marketing Digital e Big Data

Apresentação do Programa

As empresas de hoje, com o digital e universal como base, precisam de profissionais de negócios multitarefa que trabalhem global e analiticamente, e que tenham as habilidades para solucionar questões avançadas da Internet, auxiliados pelo que há de mais moderno em marketing: os Big Data.

Como resposta, trazemos este master, que promove a formação de profissionais e estudantes para que tenham a capacidade de reagir a este grande desafio: a proposta comercial singular, fundamentada pelos dados apropriados, selecionados pelos procedimentos do Big Data.

Assim, oferecemos conhecimentos de vanguarda numa aprendizagem diferente, que fornece aos estudantes novas e eficientes ferramentas para resolver problemas complexos de negócios, unindo o digital e o Big Data, o mais inovador do marketing atual.

Portanto, o Master em Marketing Digital e Big Data aprofunda-se nas questões fundamentais dessa nova tendência comercial, tais como marketing multidispositivo, publicidade na Internet e mecanismos de busca (SEO e SEM), mídias sociais, mobile marketing e Big Data.

Consequentemente, o egresso deste master será capaz de resolver problemas complexos com a ajuda do marketing digital e do Big Data, os instrumentos do futuro nos negócios.

A quem é dirigido

Este programa, de natureza eminentemente profissional, é destinado a profissionais que desejam se desenvolver na área do Marketing Digital e do Big Data, bem como a estudantes que desejam melhorar sua competência digital para um desempenho eficaz no mercado de trabalho.

Portanto, será especialmente destinado a:

  • Gerentes com vocação para o desenvolvimento de negócios em ambientes on-line.
  • Profissionais que procuram adquirir habilidades completas na área do Marketing Digital, e-Business e Big Data.
  • Empreendedores que querem lançar sua própria start-up.
  • Estudantes que querem concentrar seu desenvolvimento profissional com garantias nos ramos do marketing on-line, da comunicação via Internet, do Big Data e dos sistemas de massivos de captura, armazenamento e análise de informações.
  • Profissionais que querem liderar a transformação e a transição de sua empresa para o ambiente digital.

Titulação

A superação com sucesso do programa permitirá a obtenção do título de Mestre em Marketing Digital e Big Data.

Após a conclusão bem-sucedida do programa, o estudante receberá o título emitido pela universidade em que tenha se matriculado.

Estrutura do Programa

Sobre a distribuição do tempo no programa de Master em Marketing Digital e Big Data, fica estabelecido que:

  • Por se tratar de programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não há uma data concreta de inicio, de modo que o aluno pode formalizar sua matrícula em qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis;
  • O tempo máximo de que se dispõe para completar o programa é de 24 meses. Neste período, o aluno fica comprometido a superar todas as avaliações correspondientes, bem como o Projeto Final.

A estrutura de créditos do programa de Master em Marketing Digital e Big Data é apresentada na tabela abaixo:

  CRÉDITOSa DURAÇÃO
Módulo 1: Fundamentos da administração e do marketing 12 120
Módulo 2: Análise da oferta 16 160
Módulo 3: Análise do consumidor 10 100
Módulo 4: Novos paradigmas 5 50
Módulo 5: Big Data 15 150
Módulo 6: Projeto final de master 10 100
TOTAL 68 680

a. Dependendo da universidade: um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursa o programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a relação entre créditos e horário pode variar.

Objetivos

Formar profissionais que dominem as estratégias de marketing on-line, utilizando tecnologias e técnicas de Big Data para o benefício da empresa.

Ao final do Master, os alunos estarão capacitados para:

  • dominar a gestão estratégica eficaz do marketing em ambientes on-line;
  • definir estratégias de sucesso através dos diferentes canais digitais de vendas, tais como redes sociais e marketing multidispositivo;
  • utilizar com eficácia a inovação em ambientes on-line para atender a objetivos comerciais e corporativos predefinidos.
  • desenvolver ações de comunicação e criação de conteúdo comercial e corporativo em mídias sociais e digitais.
  • dominar os diferentes modelos de business intelligence e algoritmos de deep learning para a modelagem de um sistema de Big Data que solucione um determinado problema empresarial;
  • definir e desenvolver um sistema Big Data que combine técnicas de captura, armazenamento, análise e visualização;
  • dominar os aspectos legais de aplicação relativos à captura, armazenamento e uso dos dados de usuários;
  • antecipar os riscos e benefícios derivados da aplicação de técnicas de processamento de dados em massa em uma situação real.

Saídas Profissionais

  • Diretor de comunicação corporativa on-line.
  • Diretor de marketing on-line.
  • Gerente de e-Business.
  • Gerente de publicidade/promoção on-line.
  • Customer Relationship Manager.
  • Empreendedor em uma empresa de marketing digital.
  • Gerente de projetos de big data.
  • Gerente de business intelligence.
  • Analista sênior.
  • BI Consultant.
  • Analista sênior de big data.
  • Técnico de business intelligence.
  • Consultor sênior BI.

Plano de estudos

O programa Master em Marketing Digital e Big Data consiste em seis módulos, incluindo cinco módulos de disciplinas e o projeto final.

  • MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E DO MARKETING

Este módulo oferece o conhecimento fundamental para atuar no marketing empresarial, com uma disciplina dedicada à administração e gestão de empresas e outra aos fundamentos do marketing.

MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E DO MARKETING
# DISCIPLINAS
1 Administração e direção de empresas
2 Marketing
  • MÓDULO 2: ANÁLISE DA OFERTA

Este módulo visa proporcionar uma formação sólida em relação aos diferentes aspectos que a oferta deve contemplar: comércio eletrônico, mídias sociais e web marketing com base em uma aprendizagem genuína e reflexiva.

MÓDULO 2: ANÁLISE DA OFERTA
# DISCIPLINAS
1 Marketing Digital e e-commerce
2 Digital display advertising
3 Social media management
  • MÓDULO 3: ANÁLISE DO CONSUMIDOR

Este módulo inclui disciplinas que promovem o estudo e análise do consumidor durante todo o processo de comercialização e seu impacto sobre o principal ativo da empresa a longo prazo: sua reputação no mercado on-line.

MÓDULO 3: ANÁLISE DO CONSUMIDOR
# DISCIPLINAS
1 Comportamento do consumidor digital
2 Reputação on-line
  • MÓDULO 4: NOVOS PARADIGMAS

Este módulo visa analisar em profundidade o principal paradigma do futuro processo de comercialização: o mobile marketing, a adaptação da promoção a contextos tempo-espaciais específicos a fim de afinar a personalização da oferta.

MÓDULO 4: NOVOS PARADIGMAS
# DISCIPLINAS
1 Mobile marketing
  • MÓDULO 5: BIG DATA

Neste módulo, visa-se a aquisição de um profundo conhecimento sobre Big Data e Smart Data, tanto do ponto de vista teórico como técnico, e, finalmente, aplicado ao processo de comercialização profundamente personalizado de produtos e serviços.

  • MÓDULO 6:

Este módulo tem como objetivo que o aluno apresente um documento completo que apresente uma projeto-proposta que responda a uma necessidade identificada relacionada ao campo do Marketing e do Big Data. O trabalho será supervisionado por um especialista no campo de estudo proposto pelo aluno.

MÓDULO 6: PROJETO FINAL DE MASTER
# DISCIPLINAS
1 Projeto final de master

Descrições dos Cursos

MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO E DO MARKETING

  1. Administração e direção de empresas

    Esta disciplina apresenta ao aluno os conceitos e as técnicas de administração e direção de empresas, ajudando a compreender o significado, a natureza e o alcance da função de administrar uma empresa ou gerenciar um de seus subsistemas. Propicia uma visão geral da empresa, suas funções, processos e componentes, possibilita compreender a linguagem empresarial e dos negócios.

    Aplicação do processo administrativo à tomada de decisão
    Análise das áreas funcionais e suas inter-relações nos três níveis hierárquicos para alcançar os objetivos organizacionais.
    Comunicação organizacional para a solução de problemas, mediação e geração de ideias. Abordagem sociológica e jurídica da empresa em direção à geração de estratégias para um bom ambiente e o cumprimento das leis.
    Métodos quantitativos para análise de decisões.
    Novas tendências na tomada de decisões.
    Criando empresas a partir de uma abordagem inovadora.
  2. Marketing

    Esta curso disciplina se orientada a entender o funcionamento do marketing e das vendas na empresa, introduzindo os conceitos e técnicas de marketing e gestão comercial, e para entender o significado, natureza e escopo da função comercial.

    Organização, administração e direção comercial.
    Gestão de marcas e produtos/serviços.
    Política de preços e posicionamento.
    Comercialização e distribuição do produto ou serviço.
    Técnicas de marketing, venda e negociação comercial.
    Análise comercial e adaptação às mudanças do mercado.
    Comércio eletrônico e marketing on-line.
    Plano de ação comercial.

MÓDULO 2: ANÁLISE DA OFERTA

  1. Marketing Digital e e-commerce

    Esta disciplina proporciona uma compreensão da mudança de paradigma off-line ao modelo on-line. Sob estas duas filosofias de comercialização, permite a identificação e gestão da clientela, desde a captação até a fidelização. Apresenta também estratégias e modelos para medir o êxito de campanhas comerciais, especialmente no ambiente on-line.

    MARKETING DIGITAL: ANÁLISE DE CUSTOS E BENEFÍCIOS ACERCA DO MARKETING TRADICIONAL
    COSTUMER JOURNEY E MARKETING DIGITAL
    CRIAÇÃO DE AWARENESS - VISIBILIDADE - PARA CAPTAR A ATENÇÃO DO CLIENTE
    ESTRATÉGIAS DE CONVERSAÇÃO, EXPERIÊNCIA DE COMPRA E FIDELIZAÇÃO
    ANÁLISE DE CAMPANHAS E MÉTRICAS-CHAVE
    PERFORMANCE: DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING ON-LINE DESTINADAS À CONQUISTA DE RESULTADOS
  2. Digital display advertising

    Esta disciplina destaca os elementos fundamentais que devem ser levados em conta no caso de estratégias comerciais e publicitárias do tipo display, que é sem dúvida uma das bases da publicidade na Internet. Tanto os desenvolvimentos promocionais no site quanto aqueles realizados através de mecanismos de busca são contemplados, sempre levando em consideração os aspectos legais e éticos que devem orientar tais ações.

    Estratégias de posicionamento de SEO e search engine marketing.
    Formatos de publicidade digital e estratégias para o desenvolvimento de campanhas publicitárias digitais.
    Sistemas metodológicos para medir o sucesso das campanhas publicitárias digitais.
    Tendências atuais na publicidade digital.
    Aspectos legais e éticos da comunicação publicitária digital.
  3. Social media management

    Esta disciplina trata do desenvolvimento em todas as fases de eventos promocionais nas redes sociais, sem dúvida, as plataformas de maior capacidade a este respeito na Internet. Também aborda a direção estratégica e a gestão operacional das mesmas, de especial relevância no mundo on-line.

    As principais plataformas de redes sociais.
    Agentes envolvidos nas redes sociais.
    As redes sociais como ferramentas de marketing.
    Campanhas publicitárias pagas nas redes sociais.
    A importância das métricas e análises nas redes sociais.

MÓDULO 3: ANÁLISE DO CONSUMIDOR

  1. Comportamento do consumidor digital

    Esta disciplina oferece um panorama completo e atual do comportamento do consumidor-comprador no ambiente digital, baseado na compreensão de como a digitalização da tecnologia influenciou o estilo de vida das pessoas e gerou novos hábitos de consumo, comunicação e interação com marcas e empresas, desenvolvendo diferentes segmentos de mercado.

    A influência do ambiente digital no comportamento do consumidor.
    A evolução do consumidor e as características do consumo digital.
    O perfil do consumidor digital e as estratégias para gerenciar seu comportamento.
    Outros fatores que influenciam o comportamento do consumidor digital.
    Tendências atuais de consumo.
  2. Reputação on-line

    Esta disciplina destaca o que é provavelmente o elemento mais importante na estratégia on-line: a reputação, a base para a credibilidade de todas as atividades comerciais na Internet. Da mesma forma, é importante garantir que ela seja devidamente gerenciada e desenvolvida, bem como solucionar quaisquer crises que possam surgir nesta área.

    Evolução do modelo de negócios no ecossistema digital.
    Conceito e características de reputação on-line.
    Fatores que determinam a reputação on-line e as estratégias para melhorá-la.
    Ferramenta e técnicas para a realização de auditorias on-line.
    Gestão de crises de reputação on-line.

MÓDULO 4: NOVOS PARADIGMAS

  1. Mobile marketing

    Esta disciplina apresenta ao estudante as características do mundo mobile e o comportamento do consumidor nesse ambiente, de modo que seja capaz de planejar e executar um plano de mobile marketing eficiente, escolhendo a melhor maneira de desenvolver campanhas comerciais e publicitárias com o uso de aplicativos e ferramentas de medição apropriadas.

    A importância do telefone celular nos dias de hoje.
    O negócio mobile e as características de seu consumidor.
    A aplicação do marketing no campo mobile.
    Procedimentos e técnicas para a realização de análises mobile.
    As mais recentes técnicas, tendências e aplicações publicitárias utilizadas no negócio mobile.

MÓDULO 5: BIG DATA

  1. Tecnologias big data

    A segunda disciplina explora o conceito de ciência de dados e a análise dos dados massivos disponíveis gerados pelas tecnologias digitais.

    Introdução à ciência dos dados.
    Inferência estatística e algoritmos estatísticos.
    Business intelligence.
    Definição e conceitos de machine learning.
    Deep learning.
    Linguagens de programação Spark, Python e R. Técnicas gráficas para interpretação de dados.
    O futuro do big data: dimensões éticas e legais.
  2. Técnica e prática do big data

    Esta disciplina apresenta os antecedentes e conhecimentos teóricos e práticos para o processamento de grandes volumes de dados de diferentes fontes, a fim de auxiliar na tomada de decisões, seja para fins descritivos ou preditivos.

    Técnicas e práticas para o processamento de bancos de dados massivos.
    Ferramentas estatísticas para processamento descritivo e análise exploratória de dados.
    Técnicas de machine learning e interpretação de modelos.
    Plataformas para o armazenamento eficiente de bancos de dados massivos.
    Ferramentas que permitem o processamento analítico de dados.
  3. Big data aplicado ao marketing e à comunicação

    Esta disciplina analisa a evolução do big data e apresenta suas várias aplicações em marketing e comunicação empresarial.

    A perspectiva histórica do nascimento à ascensão do big data.
    Usos e métricas aplicáveis dos big data no marketing e na comunicação digital
    Ferramentas de visualização de dados.
    Representação aplicada de dados, a partir da visualização dinâmica e interativa de informações de marketing e comunicação.

MÓDULO 6: PROJETO FINAL DE MASTER

O Projeto Final de Master consiste na elaboração pelo estudante de um trabalho de pesquisa na área do Marketing Digital e do Big Data, demonstrando a integração dos conhecimentos e habilidades adquiridas ao longo do plano de estudos.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, segundo atualizações ou melhorias realizadas.

Direção

Direção acadêmica

  • Dr. Alejandro Tapia. Doutorado em Marketing e Licenciatura em Publicidade, ambos pela Universidad Complutense de Madrid. Tem mais de 10 anos de experiência como professor nas áreas de Comunicação e Marketing e uma carreira de seis anos em pesquisa. Realizou intercâmbios com universidades portuguesas, holandesas e alemãs e, antes de seus dias de universidade, foi consultor para aplicações corporativas em ambientes on-line em várias empresas de tecnologia.

Direção acadêmica

  • Dra. (c) Mariana Dornelles. Doutorado (em andamento) em Comunicação na Universidade Autônoma de Barcelona. Master Oficial em Gestão Cultural pela Universitat de Barcelona, Pós-graduação em Educação e Cultura - Gestão de serviços, projetos e programas pela Universitat de Girona e Licenciatura em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Brasília. Foi membro da equipe de comunicação do Ministério da Cultura brasileiro e tem longa experiência na criação e desenvolvimento de vários projetos culturais e educacionais. Suas principais linhas de pesquisa são: gestão cultural, comunicação na cultura, comunicação e educação, e comunicação e cultura.

Professores e Autores

  • Dr. Ernesto Francisco Bautista Thompson. Doutorado em Ciência da Computação do Centro de Pesquisa em Computação do Instituto Politécnico Nacional de México. Master em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Graduação em Física pela Faculdade de Ciências da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).
  • Dra. Marta Pérez. Doutorado em Comunicação pela Universidad Católica de San Antonio. Atualmente leciona disciplinas como Opinião Pública, Teoria da Comunicação ou Comunicação Oral e Escrita na Universidad Loyola Andalucía (España). Também publicou artigos em revistas de alto impacto como El profesional de la información, Latina, Anglia, Opción, Icono 14 ou Catalan Journal of Comunicación; assim como capítulos de livros em prestigiosas editoras como McGraw Hill, IGI Global ou Routledge.
  • Dr. David Varona. Doutorado em Jornalismo pela Universidad Complutense de Madrid. Licenciatura em Jornalismo pela Universidad Complutense e tem master em Relações Internacionais pela mesma universidade. Atualmente é professor de Design e Produção de Conteúdo Digital e Jornalismo Digital na Universidad Loyola Andalucía.
  • Dr. Jon Arambarri Basáñez. Doutorado em Gestão de Projetos de Engenharia pela Universitat Politècnica de Catalunya e pela Universidad de Córdoba. MBA Executive, Instituto de Economia Empresarial Aplicada, Euskal Herriko Unibertsitatea. Engenheiro de Telecomunicações, Escuela Superior de Ingenieros de Bilbao. Diretor de PD&I em www.virtualware.es; Multimídia, Animação 3D e Ambientes Virtuais Interativos.
  • Dr. Roberto Fabiano Fernandes. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Master em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Engenharia de Projetos de Software, Universidade do Sul de Santa Catarina. Graduação em Ciência da Computação, Fundação Universitária Regional de Blumenau. Tem experiência nas áreas de engenharia, produção, com ênfase na gestão da inovação. Trabalhou especialmente nos seguintes tópicos: inovação, gestão de projetos, identificação de oportunidades, design e gestão do conhecimento.
  • Dr. Jorge Manjarrez. Doutorado em Ciência da Computação pela Université de Nantes, França, trabalhando na otimização do processamento de consultas em bancos de dados paralelos na equipe ATLAS-INRIA. Membro Sênior da ACM. Professor-pesquisador PRODEP. Tem cerca de 40 publicações em revistas, capítulos de livros e conferências. Também orientou teses de pós-graduação e engenharia, além de projetos de pesquisa com financiamento público e privado. Suas áreas de interesse são Scalable Machine Learning, Scalable Data Managemen e programação paralela e simultânea.
  • Dra. (c) Andrea Gutiérrez Jiménez. Psicóloga, Master em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, Diploma em Educação Perinatal. Trabalhou no campo do desenvolvimento das pessoas em instituições de saúde e educação, bem como em empresas privadas. Mais de 15 anos de experiência no ensino, é consultora e conferencista.
  • Msc. Noelia Leiro. Master em Marketing Digital e Gestão de Vendas pela ESERP Business School, Barcelona. Licenciatura em Publicidade e Relações Públicas pela Universitat Autònoma de Barcelona. Profissional com mais de nove anos de experiência no setor de Mobile App Marketing e mais de 13 anos em Marketing e Publicidade. Atualmente é CEO e fundadora da Actualízatec, uma consultoria de Mobile e App Marketing.
  • Msc. Enrique Villanueva. Master em Administração de Empresas pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey. Licencado em Ciências da Comunicação pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey. Certificado em Turismo pelo Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey.
  • Msc. Hadit Pamela Brito Abreu. Master em Administração e Direção de Empresas pela Universidad Internacional Iberoamericana. Licenciatura em Publicidade pela Universidad Pro Educación y Cultura, República Dominicana. Consultoria acadêmica em diferentes programas acadêmicos (master, doutorado, especializações).

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal da FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário fornecer alguma informação adicional.

Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.