Master em Psicologia Clínica e da Saúde

Apresentação do Programa

Master em Psicologia Clínica e da Saúde é um programa multidisciplinar que proporciona ao participante os conhecimentos e habilidades necessárias para enfrentar as crescentes exigências e desafios que, hoje, são impostos no contexto dos serviços sanitários. Através da atualização dos conhecimentos básicos adquiridos na graduação, o Master oferece uma formação de qualidade que se fundamenta em propostas metodológicas e intervenções baseadas em evidências. O programa conta com duas especializações optativas: Clínica ou Saúde, que permitem um aprofundamento em um ou outro campo do cotidiano da profissão.

Os alunos que escolherem a especialidade em Clínica desenvolverão competências para abordar casos clínicos diversos e com diferentes níveis de complexidade. Quem escolher a especialidade em Saúde obterá um amplo panorama de todas as situações em que é possível realizar uma intervenção psicológica, paralela ao tratamento médico, adquirindo competências para sua elaboração e aplicação.

O Master foi concebido para contribuir com a formação tanto das pessoas com claros interesses em especializar-se nos segmentos específicos do cotidiano clínico e sociossanitário, quanto para estudantes recém-graduados que buscam iniciar-se nesta área.

As saídas profissionais são específicas para o profissional que trabalha no mundo da psicologia clínica e da saúde (da infância à velhice), com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes, assim como diagnosticar e intervir nos problemas e transtornos que se apresentam nestes contextos.

A quem é dirigido

O Master em Psicologia Clínica e da Saúde capacita o estudante para um setor profissional relevante: o trabalho com pacientes com transtornos mentais ou que requeiram apoio psicológico por outras circunstâncias relacionadas à sua saúde psicofisiológica. Também habilita para o trabalho em saúde pública e em diversas instituições em que o trabalho psicológico é necessário. O Master proporciona uma formação de qualidade para o desenvolvimento da avaliação, assessoria e intervenção.

Este programa tem dois perfis de estudantes que, embora apresentem características distintas, têm pontos complementares que permitem estabelecer uma proposta acadêmica integral:

  1. Master, na especialização em Psicologia Clínica, destina-se principalmente a profissionais da Psicologia e da Psiquiatria que desejam se capacitar, aprofundar e/ou atualizar na prática clínica psicológica, a partir de uma visão integral da saúde e da doença a fim de atuar de modo mais eficiente em sua ocupação profissional, ampliar suas possibilidades de inserção, oferecendo um diferencial qualitativo frente ao competitivo mercado de trabalho.
  2. Master, na especialização em Psicologia da Saúde, além de ser um programa orientado a profissionais da psicologia, beneficia outros profissionais da área da saúde ou sociocomunitário que se veem diante de diversas situações e problemáticas sociossanitárias, desejando, portanto, ampliar sua compreensão sobre as mesmas a partir do enfoque psicológico. Deste modo, destina-se a profissionais da saúde mental, assim como a médicos, paramédicos e profissionais de especialidades não diretamente relacionadas com a saúde mental, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, entre outras especialidades clínicas e sociossanitárias. Também pode ser útil aos profissionais com ocupações relacionadas ao serviço social, dedicados ao trabalho com populações em risco (sociólogos, trabalhadores e educadores sociais, assistentes em centros de convivência e lares de repouso, etc.).

Titulação

Após a conclusão bem sucedida do programa, o aluno receberá o título emitido pela universidade em que foi matriculado com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

Estrutura do Programa

Master em Psicologia Clínica e da Saúde tem duração de 90 créditos. Sobre a distribuição do tempo, fica estabelecido que:

  • Por ser um programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, desta maneira, o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis.
  • O tempo máximo de que se dispõe para concluir o Master é de 24 meses. Neste período, o aluno deve ter concluído com êxito todas as atividades avaliadas correspondentes, assim como o Projeto Final ou Dissertação de Master.
  • Ao matricular-se no Programa, deve-se escolher um itinerário de especialização a realizar: Psicologia Clínica ou Psicologia da Saúde (módulo 3). O estudante realizará com obrigatoriedade os módulos 1 e 2 antes de cursar o módulo optativo selecionado, seja a especialização em Psicologia Clínica ou a especialização em Psicologia da Saúde.
MÓDULOS CRÉDITOSa HORAS
Bloco 1: Fundamentos 18 450
Bloco 2: Diagnóstico e Intervenção Psicológica 32 800
Bloco 3: Especialização em Psicologia Clínica 24 600
Bloco 4: Especialização em Psicologia da Saúde 24 600
Bloco 5: Práticas Presenciais Supervisionadas 6 150
Bloco 6: Projeto Final/Dissertação de Master 10 250
TOTAL 90 2250

a. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 25 horas (10 horas letivas + 15 horas de estudo). Se o aluno cursa o programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a relação entre créditos e horas pode variar.

Objetivos

Objetivo geral

  • Proporcionar ao participante os conhecimentos e habilidades necessárias para analisar, pesquisar e enfrentar as crescentes exigências e desafios que, hoje, são impostos no contexto dos serviços sanitários.

Objetivos específicos

O profissional que conclui satisfatoriamente este Master encontra-se qualificado para:

  • Identificar as necessidades e demandas dos contextos sociossanitários e propôr soluções adequadas.
  • Identificar as evidências psicodiagnósticas mais adequadas em cada caso a partir do ponto ético e deontológico para o trabalho com indivíduos, grupos, instituições e comunidades.
  • Criar e aplicar intervenções psicoterapêuticas; assim como programas de intervenção comunitários e institucionais.
  • Integrar equipes multidisciplinares de intervenção e pesquisa, contribuindo com a perspectiva psicológica a diferentes problemas clínicos e da saúde.
  • Realizar uma pesquisa válida e de credibilidade no campo da psicologia, interpretando resultados e elaborando relatórios.

Saídas Profissionais

Os profissionais que concluem satisfatoriamente o programa de Master em Psicologia Clínica e da Saúde poderão atuar profissionalmente como:

  • Técnico em avaliação, diagnóstico e tratamento de problemas e transtornos psicofisiológicos.
  • Técnico em avaliação, diagnóstico e reabilitação neuropsicológica em pacientes com dano cerebral.
  • Criador e avaliador de campanhas de prevenção em saúde, principalmente mental.
  • Orientador pessoal, acadêmico, profissional e familiar.
  • Diretor de centros de desenvolvimento infanto-juvenil e de atendimento infantil.
  • Supervisor de centros residenciais e de ação educativa.
  • Assessor e orientador no planejamento e desenvolvimento de programas de serviços sanitários.
  • Coordenador para a avaliação, planejamento e intervenção em programas de reabilitação psicossocial
  • Pesquisador em contexto clínico e de intervenção pública.
  • Docente/pesquisador universitário.

Plano de estudos

O programa de Master em Psicologia Clínica e da Saúde é composto de 5 blocos ou módulos que agrupam 24 disciplinas ou matérias:

BLOCO 1: FUNDAMENTOS
# DISCIPLINAS
1 Perspectivas Epistemológicas na Psicologia Clínica e da Saúde
2 Paradigmas Psicossociais sobre o Processo de Saúde-Doença
3 Ciclo Vital, Estilos de Vida, Estresse e Saúde
4 Atualidade sobre Psicopatologia em Psicologia. Fundamentos de Psicofarmacologia.
5 Gestão dos Serviços Psicológicos no Contexto Sociossanitário
6 Atitudes e Habilidades para o Desempenho de Serviços Psicológicos no Contexto Sociossanitário.
 BLOCO 2: DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA
# DISCIPLINAS
1 Métodos e Instrumentos Gerais para o Psicodiagnóstico e a Avaliação Clínica.
2 Criação de Campanhas de Promoção e Prevenção da Saúde
3 Psicogerontologia e Saúde
4 Intervenção em Crises, Catástrofes e Emergências: Primeiros Socorros Psicológicos
5 Diagnóstico e Intervenção em Condutas de Risco e Vícios
6 Implicações psicossanitárias e comunitárias da violência
7 Campos de Intervenção Especializada em Psicologia da Saúde
8 Seminário de Pesquisa I
 BLOCO 3: ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA DA SAÚDE
# DISCIPLINAS
1 Saúde Laboral e Estressores no Contexto Sociossanitário
2 Psicologia dos Transtornos Crônicos de Saúde
3 Aspectos Psicológicos das Doenças Raras.
4
Neuropsicologia
5 Psicologia e Cuidados Paliativos
6 Aspectos Psicossociais e Legais da Deficiência no Contexto Sociossanitário
7 Seminário de Pesquisa II
 BLOCO 4: ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA
# DISCIPLINAS
1 Enfoques em Intervenção e Psicoterapia
2 Diagnóstico e Intervenção dos Transtornos Mentais na Infância e na Adolescência.
3 Diagnóstico e Intervenção dos Transtornos Mentais em Adultos.
4 Métodos e Técnicas de Intervenção e Psicoterapia
5 Sexualidade, Casamento e Família
6 Neuropsicologia
7 Seminário de Pesquisa II
 BLOCO 5: PRÁTICAS PRESENCIAIS SUPERVISIONADAS
# DISCIPLINAS
1 Práticas Presenciais Supervisionadas
 BLOCO 6: PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MASTER
# DISCIPLINAS
1 Dissertação de Master

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode ser submetido a modificações em função de atualizações ou melhorias efetuadas

Direção

  • Dra. Laura Natalia Pérez. Doutora (Cum Laude) e Mestre em Ciências Cognitivas e Linguagem pela Universidade de Barcelona, Espanha. Diretora Acadêmica do Master em Psicologia Clínica e da Saúde e professora na Universidade Internacional Ibero-americana do México. Psicóloga e coach, fundadora do Florescimento Humano. Possui experiência como pesquisadora pela Universidade de Barcelona, Espanha. Experiência como psicóloga nos hospitais San Juan de Dios e La Inmaculada, Colômbia.

Professores e Autores

  • Dra. Maite Barrios Cerrejón. Doutora em Psicologia pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professora de Psicologia da Universidade de Barcelona e experiência docente na Universidade Aberta da Catalunha, Espanha. Conta com 45 publicações com fator de impacto. Participação como pesquisadora colaboradora em 25 projetos e como pesquisadora principal em 4. Autora e coautora muitos artigos, livros e capítulos de livros, assim como tem diversas contribuições em congressos.
  • Dr. Gaspar Berbel Giménez. Doutor em Sociologia, Mestre em Sociologia e em Metodologia da Pesquisa pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Professor na Universidade Aberta da Catalunha e na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Tutor na Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha. Especialista em projetos de pesquisa, estatística, análise de dados psicometria. Experiência na realização de programas de desenvolvimento do fator humano. Autor de diversas publicações sobre temas de formação e recursos humanos.
  • Dr. Antonio Cosculluela Mas. Doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professor titular da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona. Especialista em metodologia das ciência do comportamento. Linhas de pesquisa: registros psicológicos e ansiedade, ativação e processos automáticos, tempo de reação e inteligência, entre outras. Contribuições em vários congressos. Publicações como autor e coautor em revistas indexadas e livros. Participação ativa em diversos projetos de pesquisa.
  • Dra. Anna Belén Gómez Lima. Doutora em Psicologia e Qualidade de Vida, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Girona, Espanha. Licenciada em Psicologia com o Prêmio Extraordinário de Licenciatura e professora do ramo na mesma universidade. Psicóloga geral sanitária. Gestora de projetos de pesquisa sobre psicologia da saúde. Publicação de artigos científicos e participação em diversos congressos nacionais e internacionais.
  • Dra. Leticia Linares Arechederra. Doutora (Cum Laude) e Mestre em Saúde Mental e Terapias Psicológicas pela Universidade de Deusto, Espanha. Mestre em Formação Clínica em Mindfulness pela Associação de Mindfulness e Saúde, Espanha. Professora de Psicologia na Universidade de Deusto. Psicóloga no Município Foral de Bizkaia, Espanha. Publicações sobre o papel e o estado atual do mindfulness. Participação em diversas jornadas e congressos.
  • Dr. Juan Luis Martín Ayala. Doutor em Psicologia pela Universidad del País Vasco, Espanha. Master em Saúde Mental da Universidade de Deusto, Espanha. Especialista em Mediação Familiar. Diretor Acadêmico da Graduação em Psicologia e professor e pesquisador da área de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidade Europeia del Atlântico. Autor e coautor de vários livros, capítulos de livro e artigos de pesquisa sobre a área. Participação em congressos internacionais sobre desenvolvimento e educação.
  • Dr. Guillermo Mattioli Jacobs. Doutor em Psicologia pela Universidade de Barcelona, Espanha. Presidente da Seção Clínica e da Saúde do Colégio Oficial de Psicológico de Catalunha, Espanha. Supervisor de equipes de serviços sociais básicos na cidade de Barcelona. Experiência na prática clínica privada. Psicoterapeuta individual e familiar. Artigos publicados em revistas especializadas.
  • Dr. Bernardo Moreno Jiménez. Doutor em Psicologia pela Universidade Autônoma de Madri, Espanha. Catedrático da Faculdade de Psicologia da Universidade Autônoma de Madri. Linhas de pesquisa: psicologia da personalidade, estresse, saúde laboral, riscos psicossociais. Pesquisador de destaque em diversos projetos. Autor e coautor de diversos livros, capítulos de livros e artigos em revistas indexadas. Participante em vários eventos acadêmicos.
  • Dra. Pamela Parada Fernández. Doutora (Cum Laude) em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Deusto, Espanha. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Miguel Hernández de Elche, Espanha. Licenciada em Psicologia com Matrícula de Honra pela Universidade Católica Silva Henríquez, Chile. Neuropsicóloga na cidade de Álava, Espanha. Pesquisadora da Universidade de Deusto. Professora da Graduação em Psicologia da Universidade Europeia do Atlântico, Espanha. Conferencista em diversos eventos nacionais e internacionais. Autora e coautora de diversas publicações científicas.
  • Dra. Laura Natalia Pérez. Doutora (Cum Laude) e Mestre em Ciências Cognitivas e Linguagem pela Universidade de Barcelona, Espanha. Diretora Acadêmica do Master em Psicologia Clínica e da Saúde e professora na Universidade Internacional Ibero-americana do México. Psicóloga e coach, fundadora do Florescimento Humano. Possui experiência como pesquisadora pela Universidade de Barcelona, Espanha. Experiência como psicóloga nos hospitais San Juan de Dios e La Inmaculada, Colômbia.
  • Dr. Carlos San Martín Blanco. Doutor em Medicina pela Universidade de Maryland, Estados Unidos. Mestre em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Europeia, Espanha. Sexólogo e psicoterapeuta. Professor da Universidade Nacional de Educação a Distância, Espanha. Coordenador do Centro Interdisciplinar de Psicologia e Saúde (CIPSA) de Santander, Espanha. Secretário-Geral da Academia Espanhola de Sexologia e Medicina Sexual. Presidente da Associação Espanhola para a Promoção Integral da Saúde Sexual (APISS). Presidente do comitê científico e palestrante em diversos eventos sobre saúde. Autor e coautor de várias publicações acadêmicas.
  • Dra. Mireia Oliva Macías. Doutora em Psicologia Clínica e da Saúde e Mestre em Saúde Mental e Terapias Psicológicas pela Universidade de Deusto, Espanha. Professora da Graduação em Psicologia da Universidade Europeia do Atlântico, Espanha. Experiência como professora e pesquisadora na Universidade de Deusto. Experiência como psicóloga no Centro Psicológico e de Logopedia Logos, Bilbao, Espanha. Palestrante em congressos nacionais e internacionais. Autora e coautora de diversas publicações científicas.
  • Mg. Edurne Aragolaza Bernal. Mestre em Terapia do Comportamento pela Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha. Licenciada em Medicina e Cirurgia pela Universidade do País Basco, Espanha. Especialização médica em Psiquiatria pelo Hospital Universitário Marquês de Valdecilla, Santander, Espanha. Residência específica em: Hospital Psiquiátrico de Álava, Hospital Universitário de la Paz e Centro Hospitalar Padre Menni. Participação em diversas jornadas e cursos..
  • Mg. Ismael Carbajo Rodríguez. Mestre em Psico-oncologia pela Universidade de Barcelona, Espanha. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pelo Instituto de Estudos Psicológicos, Espanha. Especialista em Psicologia de Emergências e Catástrofes. Psicólogo profissional independente com consultório próprio. Psicólogo do SIPS - Serviço Integral de Psicologia de Barcelo,a Espanha.
  • Mg. Ángela Carrera Camuesco. Mestre em Terapia do Comportamento pela Fundação Universidade Empresa e pela Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha. Especialista em Psicologia Clínica. Psicoterapeuta. Membro fundador e diretora do Centro Interdisciplinar de Psicologia e Saúde (CIPSA). Professora e tutora de práticas na Universidade Nacional de Educação a Distância e na Universidade do Baís Basco, Espanha. Experiência dando cursos, seminários, palestras e conferências. Secretária-Geral da Associação para a Promoção Integral da Saúde Sexual (APISS).
  • Mg. Iolao Francesc Mir Garrés. Mestre em Psicologia Clínica e Medicina Comportamental e Pós-graduação em Metodologia e Avaliação em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Docente do Master em Psicologia Clínica e Medicina Comportamental da Universidade Autônoma de Barcelona. Experiência como técnico especialista e auxiliar de apoio em pesquisa na mesma universidade Experiência como Psicólogo Residente do Centro Ginecológico e Obstétrico de Mataró, Espanha.
  • Mg. Andreína Perozo Leal. Mestre em Psicopatologia Clínica Infantil e Juvenil pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Mestre em Psicologia Educativa pela Universidade Rafael Urdaneta, Venezuela. Psicóloga geral sanitária. Experiência como psicóloga em Amalgama-7, Espanha, no Instituto Zuliano de Atenção Integral à Criança, Venezuela, e na Unidade Educativa Colégio Claret, Venezuela. Experiência como docente e pesquisadora na Espanha e na Venezuela.
  • Lic. Eduardo Brignani Pérez. Licenciado em Psicologia pela Pontifícia Católica Argentina Santa Maria de los Buenos Aires. Psicoterapeuta. Assessor científico do Plano de Apoio Familiar para as Associações da Federação Espanhola da Síndrome do X Frágil. Psicólogo da Associação Espanhola da Síndrome Cornélia de Lange. Professor do Master de Psicopatologia Infanto-Juvenil da Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Fundador e coordenador do Grupo de Trabalho “Psicologia+Deficiência” do Colégio Oficial de Psicologia da Catalunha, Espanha. Palestrante em várias jornadas e congressos nacionais e internacionais. Diversos artigos sobre deficiência.
  • Lic. María Ruiz Torres. Licenciada em Psicologia pela Universidade de Oviedo, Espanha. Especialista Universitária em Estatística Aplicada às Ciências da Saúde pela Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha. Formação sanitária especializada como psicóloga clínica no Hospital Universitário Marquês de Valdecilla, Santander, Espanha. Experiência como terapeuta e psicóloga. Publicações em capítulo de livros, revistas nacionais e internacionais. Participação em diversos congressos de psicologia clínica.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal da FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário fornecer alguma informação adicional.

Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.