Master em Psicologia da Atividade Física e do Esporte

Apresentação do Programa

O Master em Psicologia da Atividade Física e do Esporte é um programa acadêmico de pós-graduação com foco muito definido: fornecendo ferramentas e estratégias para ser competitivo no campo da psicologia aplicada ao esporte.

Com o objetivo de poder enfrentar esse mercado, foi criado o Master em Psicologia da Atividade Física e do Esporte. Os alunos serão nutridos por conhecimentos-chave em todos os pontos centrais da psicologia da atividade física e do esporte, desde as últimas tendências na formação psicológica e aprimoramento da preparação mental, bem como nos elementos transversais que complementam a formação (tecnologias, nutrição, formação e planejamento esportivo). Além disso, os alunos receberão ambientes dinâmicos na modalidade e-learning para assimilação dos conteúdos, além de enriquecimento por meio de contato e debate com profissionais de nível superior.

O objetivo do Master é fornecer conceitos, habilidades, estratégias e ferramentas para que os profissionais da atividade física e psicologia esportiva sejam capazes de planejar, desenvolver e avaliar adequadamente propostas de treinamento mental e psicológico, para garantir a qualidade final das tarefas profissionais no campo do esporte e assumir os compromissos éticos e de responsabilidade exigidos pela profissão.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e didática do desenho de conteúdo, permite direcionar o programa do Master em Psicologia da Atividade Física e Esporte para:

  • Graduados em Atividade Física e Ciências do Esporte ou em carreiras relacionadas, interessados ​​em formação complementar e específica que lhes permita aprofundar, formar ou atualizar suas habilidades profissionais e ter um desempenho mais eficiente em seu cargo; ou que esses estudos ampliem suas possibilidades de inserção no trabalho; ou oferecer uma diferença qualitativa, dada a competitividade do ambiente profissional.
  • Graduados em psicologia, educação ou outros graus de bacharelado ou ciências da saúde que, além de sua formação básica, desejam uma especialização prática em psicologia da atividade física e esportes.
  • Outros graduados universitários com experiência profissional em atividade física e esporte com interesse em atualizar, consolidar ou adquirir seus conhecimentos para otimizar e melhorar o desempenho mental no contexto de esporte e atividade física.

Titulação

A superação bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de MASTER EM PSICOLOGIA DA ATIVIDADE FÍSICA E DO ESPORTE, expedido pela universidade em que se tenha matriculado.

Estrutura do Programa

A duração estimada para a conclusão do Master em Psicologia da Atividade Física e Esporte é de 24 meses.

Quanto à distribuição do tempo, é estabelecido que:

  • Sendo um programa de ensino a distância e não sendo sujeito a aulas presenciais, não é estabelecida uma data de início específica, para que o aluno possa formalizar a inscrição a qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis.
  • O tempo máximo disponível para concluir o programa é de 24 meses. Nesse período, o aluno deve ter passado todas as avaliações correspondentes ao programa.

A estrutura de crédito do Master em Psicologia da Atividade Física e Esporte é definida abaixo, de acordo com a orientação de seus créditos:

  CRÉDITOSa DURAÇÃONb
Fase prévia 10 1
Módulo 1: Psicologia Aplicada às Ciências do Esporte e da Atividade Física 16 5
Módulo 2: Rendimiento 11 3
Módulo 3: Saúde e Atividade Física 10 3
Módulo 4: Metodologia e Pesquisa 5 1
Módulo 5: Variáveis Psicológicas e Ferramentas para o Treinamento Psicológico 26 8
Módulo 6: Projeto Final 12 3
TOTAL 90 24

a. Um crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursa o Programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos - horas, pode variar.
b. Duração em meses.

Objetivos

Objetivo general

  • Formar especialistas capazes de analisar, avaliar e projetar planos de intervenção que garantam desenvolvimento psicológico adequado, com foco em saúde e desempenho para atletas iniciantes, amadores e de alto desempenho.

Objetivos específicos

  • Analisar as variáveis ​​psicológicas mais determinantes no esporte de iniciação, treinamento, desempenho e saúde.
  • Identificar os métodos de intervenção psicológica mais apropriados no campo do esporte e atividade física.
  • Projetar uma programação e um planejamento corretos de treinamento psicológico em esportes de iniciação e alto desempenho.
  • Conhecer, aplicar e selecionar estratégias eficazes, válidas e confiáveis ​​e ferramentas de registro e avaliação para avaliação psicológica.
  • Analisar e desenvolver planos de intervenção para a prevenção e reabilitação de lesões do campo da psicologia aplicada à atividade física e ao esporte.

Saídas Profissionais

Algumas das oportunidades profissionais do Master em Psicologia da Atividade Física e Esporte são as seguintes:

  • Psicólogo de esportes e atividade física.
  • Psicóloga de esportes e atividades físicas em federações, entidades e clubes esportivos.
  • Assessor em intervenção, iniciação esportiva e centros técnicos.
  • Especialista em intervenções de centros esportivos de alto rendimento.
  • Assessor/especialista em intervenção, em gabinetes e centros de saúde.
  • Formador em áreas básicas, atividade física, saúde e desempenho esportivo.
  • Especialista em planejamento, educação, avaliação, diagnóstico e intervenção no contexto esportivo.

Nota: O exercício das profissões regula-se pela legislação de cada país.

Plano de estudos

  • FASE PRÉVIA

É importante que os profissionais envolvidos tenham o conhecimento essencial em todos os pontos centrais da psicologia e das ciências da atividade física e do esporte. A fase preliminar que permite os alunos obter um nivelamento de conhecimentos prévios que facilita o uso adequado de formação especializada. No entanto, os estudantes que podem creditar esse conhecimento não devem cursar.

  • MÓDULO 1: PSICOLOGIA APLICADA A ESPORTES E CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA

Este módulo aprofunda-se no papel que a psicologia desenvolve na atividade física e no esporte, analisando as relações entre essas ciências e a importância das emoções e do desenvolvimento maturacional para um desenvolvimento correto no nível físico e esportivo.

As disciplinas e créditos que compõem o módulo são mostrados na tabela a seguir:

MÓDULO 1: PSICOLOGÍA APLICADA A LAS CIENCIAS DEL DEPORTE Y DE LA ACTIVIDAD FÍSICA
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Psicologia dos Grupos 6
2 Inteligência Emocional 5
3 Psicologia da Atividade Física e da Saúde na Infância e a Adolescência 5
TOTAL 16
  • MÓDULO 2: RENDIMIENTO

Este módulo coleta os aspectos mais relevantes do planejamento da formação e as bases fisiológicas que dão origem a aspectos relacionados ao movimento, com o objetivo de entender como o dia-a-dia de um atleta está organizado e o papel que desempenham os mecanismos motores e neurológicos em relação ao comportamento.

As disciplinas e créditos que compõem o módulo são mostrados na tabela a seguir:

MÓDULO 2: RENDIMIENTO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Planejamento e Treinamento Físico de Alto Nível 5
2 Psicoficiologia 6
TOTAL 11
  • MÓDULO 3: SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA

Este módulo presta atenção aos aspectos mais relacionados à saúde física e psicológica dos atletas, para dar visibilidade e saber trabalhar com as populações que normalmente recebem menos atenção no esporte.

As disciplinas e créditos que compõem o módulo são mostrados na tabela a seguir:

MÓDULO 3: SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Prevenção e Readaptação de Lesões no Esporte 5
2 Aspectos Psicológicos, Saúde, Mulher e Esporte Inclusivo 5
TOTAL 10
  • MÓDULO 4: METODOLOGIA E PESQUISA

Este módulo determina os aspectos fundamentais das técnicas e etapas do método científico, o processo de pesquisa, os critérios estatísticos para o processo de pesquisa e o desenvolvimento do relatório final.

As disciplinas e créditos que compõem o módulo são mostrados na tabela a seguir:

MÓDULO 4: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Metodologia da Pesquisa Científica 5
TOTAL 5
  • MÓDULO 5: VARIÁVEIS PSICOLÓGICAS E FERRAMENTAS PARA O TREINAMENTO PSICOLÓGICO

Este módulo apresenta quais são as variáveis mais relevantes ao trabalhar em nível psicológico no contexto esportivo e quais são as ferramentas ou estratégias disponíveis para responder às necessidades do atleta e das equipes esportivas.

As disciplinas e créditos que compõem o módulo são mostrados na tabela a seguir:

MÓDULO 5: VARIÁVEIS PSICOLÓGICAS E FERRAMENTAS PARA TREINAMENTO PSICOLÓGICO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Técnicas de Direção de Equipes Esportivos 5
2 Técnicas de Comunicação Interpessoal 5
3 Mindfulness e Coaching 5
4 Psicologia do Esporte 6
5 Assessoramento e Psicologia do Corpo Técnico, Juízes Esportivos e Família 5
TOTAL 26
  • MÓDULO 6: PROJETO FINAL

A última parte do Master destina-se à conclusão do Projeto Final do Master, que pode ser iniciado antes do final do módulo Variáveis ​​Psicológicas e Ferramentas para o Treinamento Psicológico, pois nesse momento o aluno terá os elementos desenvolvidos necessários para iniciar o Projeto Final de Master.

O objetivo é apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do projeto proposto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta de acordo com as diretrizes e detalhes do Projeto Final de Master apresentado.

O Projeto deve ser uma contribuição para alguns dos campos estudados ou para seu relacionamento, tanto teóricos quanto aplicados, e respeitando as doutrinas, teorias e disciplinas relacionadas.

O aluno deve desenvolver seu Projeto Final de acordo com os Regulamentos do Projeto Final.

Os créditos que compõem o módulo são mostrados na tabela a seguir:

Módulo 6: PROJETO FINAL DE MASTER
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Trabalho Final de Master 12
TOTAL 12

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Dr. Abel Nogueira López. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte. Pós-graduação em Inovação e Pesquisa em Ciências da Atividade Física e do Esporte. Graduação em Psicologia.

Coordenação Geral Acadêmica 

  • Dr. Álvaro Velarde Sotres. Coordenador Internacional da Área de Esporte.
  • Dra. (c) Irma Domínguez. Coordenadora Internacional da Áreas de Saúde.

Professores e Autores

  • Dr. Abel Nogueira López. Doutorado em Ciências da Atividade Física e da Saúde (Psicologia) pela Universidad de León. Professor na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Alberto Jorge Acosta. Professor associado na Escuela de Alta Dirección y Administración (EADA) e na Universitat Politècnica de Catalunya. Consultor internacional.
  • Dr. Alfonso Salguero del Valle. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte. Professor na Universidad de León.
  • Dr. Álvaro Velarde Sotres. Doutorado em Projetos de Saúde pela Universidad Internacional Iberoamericana. Professor na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. Antonio Jesús Bores. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte. Preparador físico profissional e professor na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. Aurelio Olmedilla. Doutorado em Psicologia. Professor da Universidad Católica de San Antonio de Murcia.
  • Dr. Carlos Lago Fuentes. Doutorado em Ciências do Esporte, Educação Física e Atividade Física Saudável pela Universidad de Vigo. Diretor acadêmico da graduação em Ciências da Atividade Física e do Esporte da Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. Enrique Garcés. Doutorado em Psicologia. Professor na Universidad de Murcia.
  • Dr. Felipe García Pinillos. Doutorado em Ciências da Atividade Física e do Esporte pela Universidad de Jaén. Professor na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. Pedro Zayas. Doutorado em Ciências Psicológicas. Professor auxiliar e pesquisador no Centro de Estudos de Gestão Empresarial da Universidad de Holguín.
  • Dr. Vladimir Vega. Doutorado em Ciências Econômicas. Mestrado e Especialista Universitário em Gestão de Negócios Turísticos.
  • Dra. Alejandra María Corona Romero. Doutorado em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara. Professora e pesquisadora.
  • Dra. Amélia Cristina Stein. Doutorado em Ciências da Atividade Física e da Saúde pela Universidad de León. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Andrea Corrales. Doutorado em Fisiologia com Prêmio Extraordinário pela Universidad de Cantabria. Professora na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. Eva Montero. Doutorado em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Experiência como psicóloga clínica-sanitária e esportiva.
  • Dra. Lourdes Souto Anido. Doutorado em Administração de Empresas. Professora na Universidad de la Habana.
  • Dra. María de los Ángeles González García. Doutorado em Psicologia da Saúde e Psicologia do Esporte. Mestrado de Pesquisa em Psicologia da Saúde e Psicologia do Esporte.
  • Dra. María José Daniel Huerta. Doutorado em Pedagogia pela Universidad de Salamanca. Professora na Faculdade de Educação e da Universidad de Salamanca.
  • Dra. Mariacarla Martí. Doutorado em Educação e Sociedade pela Universidad de Zaragoza. Professora e membro do Conselho Consultivo Psicopedagógico da Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. Montserrat González Gómez. Doutorado em Ciências da Saúde Pública pelo Centro Universitário de Ciências da Saúde, Universidad de Guadalajara. Professora na Universidad de Guadalajara. Professora no Instituto de Posgrados y Ciencias S.C. Professora na Universidad del Valle de México.
  • Dra. Priscilla Almeida. Doutorado em Biomedicina pela Universidad de Zaragoza. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Sara Márquez. Catedrática da Área de Educação Física e Esporte da Universidad de León. Presidenta da Federação Espanhola de Psicologia do Esporte (FEPD).
  • Dra. Silvia Quer. Doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Susana Martínez. Doutorado em Biomedicina pela Universidad de León. Professora na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dra. (c) María Fernanda Figueroa. Doutorado (em andamento) em Atividade Física e Esporte pela Universidade Internacional Iberoamericana México (UNINI). Mestrado em Direção Estratégica Esportiva pela Universitat de Barcelona. Licenciatura em Gestão Esportiva. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. (c) Josep Alemany Iturriaga. Doutorado (em andamento) em Educação. Ampla experiência profissional como treinador de basquete. Professor do Comitê Técnico da Federação Catalã de Basquete.
  • Dr. (c) Leonardo de Jesús Hernández Cruz. Doutorado (em andamento) em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Atividade Física. Professor na Universidade Internacional do Cuanza.
  • Dr. (c) Martín Barcala Furelos. Doutorado (em andamento) em Atividade Física, Educação Física e Esporte pela Universidad Pontifica de Salamanca. Professor na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. (c) Wánderson Oliveira. Doutorado (em andamento) em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. (c) Vanessa Yélamos. Doutorado em Psicologia pela Universidad Internacional Iberoamericana. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • M. Maricel Alba Rebollar. Doutorado em Educação e Sociedade pela Universidad Pedagógica Habana. Professora na Universidad San Gregorio de Portoviejo.
  • Mtra. Arlette Guadalupe Zárate Cáceres. Mestrado em Psicologia Organizacional pelo Instituto de Estudios Universitarios. Licenciatura em Psicologia pela Universidad Autónoma de Madrid. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Niurka Cabrera. Especialista em Telecomunicações e Liderança Empresarial

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica em caráter extraordinário para as Bolsas em Formação da FUNIBER.

Para solicitá-la, você deve preencher o formulário de solicitação de informações que aparece no site da FUNIBER ou se comunicar diretamente com a sede da fundação em seu país que informará se é necessário fornecer qualquer informação adicional.

Uma vez recebida a documentação, a Comissão de Avaliação examinará a adequação de sua solicitação para a concessão de ajuda financeira, na forma de uma Bolsa de Formação da FUNIBER.