Pesquisa em saúde

Apresentação do Programa

A pesquisa no campo da saúde é de grande importância para a melhoria da saúde em todo o mundo, quer seu objetivo seja identificar problemas que permitam melhorar as condições atuais ou promover a inovação científica nos diversos campos de interesse. Em geral, a pesquisa permite resolver questões de base científica que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

O programa de Pesquisa em Saúde foi criado para cumprir este propósito, integrando conceitos ligados à epidemiologia, bioestatística e metodologia da pesquisa científica, promovendo assim a elaboração e interpretação de estudos de pesquisa, com uma sólida base de conhecimento.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, abrangência e didática da elaboração dos conteúdos, permite que o programa de Pesquisa em Saúde seja dirigido aos profissionais desta área que desejam conhecer as bases para realizar e interpretar adequadamente os estudos de pesquisa científica.

Titulação

A conclusão bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de Especialista em PESQUISA EM SAÚDE, emitido pela Universidade onde tenha se matriculado

Estrutura do Programa

  • Por ser um programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, desta maneira, o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis.
  • O tempo máximo de que se dispõe para concluir o programa é de 12 meses. Neste período, o aluno deve ter concluído com êxito todas as avaliações correspondentes.

A estrutura de créditos do programa de Pesquisa em Saúde é apresentada na tabela a seguir:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
1a Parte: Pesquisa em Saúde 25 5 250
2a Parte: Practicum e Trabalho Final de Curso 13 7 130
TOTAL 38 12 380

a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que emite o título. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursa o programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a relação entre créditos e horas pode variar.
b. Duração em meses.

Objetivos

Objetivo geral

  • Adquirir uma visão global e integral da pesquisa em saúde que permita a resolução de questões uma base científica, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas.

Objetivos específicos

  • Conhecer e utilizar as ferramentas necessárias para compreender a epidemiologia nos estudos de saúde.
  • Realizar pesquisas de qualidade na Internet no campo da saúde.
  • Conhecer e utilizar corretamente as ferramentas estatísticas nos estudos de saúde e interpretar corretamente os resultados de outros estudos.
  • Realizar pesquisas científicas, levando em consideração a análise entre variáveis, as diretrizes para a organização dos dados e o desenvolvimento de raciocínios lógicos adequados ao objetivo da pesquisa.
  • Conhecer, compreender e aplicar a metodologia qualitativa, entendendo em que contexto seu uso é necessário.

Saídas Profissionais

O programa de Pesquisa em Saúde fornece ferramentas para ajudar o melhor desenvolvimento profissional como pesquisador e docente.

Plano de estudos

O programa de Pesquisa em Saúde consiste em:

  • 1a PARTE: PESQUISA EM SAÚDE (25 créditos)

O objetivo é alcançar uma visão integral da pesquisa em saúde que permita a elaboração de trabalhos próprios de pesquisa e a interpretação correta da pesquisa existente.

As disciplinas e horas correspondentes são apresentadas na tabela abaixo:

Estas disciplinas, apesar de serem independentes uma da outra, estão estruturadas segundo uma ordem pedagógica coerente. Cada uma se divide em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado para responder satisfatoriamente às diversas atividades de avaliação.

  • 2a PARTE: PRACTICUM E TRABALHO FINAL DE CURSO (13 créditos)

Na segunda parte do programa, o aluno desenvolverá seu próprio projeto de pesquisa graças aos conhecimentos adquiridos nas disciplinas.

2a PARTE: PRACTICUM E TRABALHO FINAL DE CURSO
# DISCIPLINAS HORAS
1 Practicum 30
2 Trabalho final de curso 100
TOTAL 130

ATENÇÃO: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, segundo atualizações ou melhorias realizadas.

Direção

Direção Acadêmica

  • Dr. Maurizio Antonio Battino.
    Pesquisador em Bioquímica e professor na Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor da Università Politecnica delle Marche. Diretor científico da Universidad Europea del Atlántico.

Coordenação Acadêmica Geral

  • Dra. Irma Domínguez Azpíroz.
    Coordenadora Internacional das Áreas de Saúde.

Coordenação do programa

  • Dra. (c) Vivian Lipari Zegarra.
    Doutorado em andamento. Mestrado em Saúde Mental pela Universidad de Chile Espanha. Mestrado (em andamento) em Administração de Serviços de Saúdepela Universidad Federico Villarreal, Peru.

Professores e Autores

  • Dr. Diego Gómez. Doutorado em Saúde Pública Internacional pela Universidade de Lisboa. Professor na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Ricardo Almeida. Doutorado em Educação. Professor na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Emmanuel Soriano. Doutorado em Ciências em Educação Superior. Professor na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Fidel Ortiz. Doutorado em Ciências Econômicas. Pesquisador e consultor empresarial da Universidade Hermanos Saíz de Pinar del Río.
  • Dra. Karen Adams. Doutorado em Saúde Pública pela Universidad Cayetano Heredia.
  • Dra. Vivian Lipari. Doutorado em Projetos. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Mg. Verónica Lopes. Mestrado em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública no Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde, Setúbal de Portugal. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Mg. Stefanía Carvajal. Mestrado em Direção Estratégica de Organizações de Saúde. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Mg. Tania Herrera Martínez. Master of Business pela University of Queensland (Austrália). Mestrado em Gestão para a Globalização e em Saúde Pública pela Universidad de Chile. Licenciatura em Medicina pela Universidad de Chile.
  • Mg. Laura Prieto Parra. Mestrado em Saúde Mental pela Universidad de Chile. Coordenadora acadêmica do Mestrado em Saúde Pública da Universidad de Chile.
  • Mg. Javiera Parro Fluxá. Mestrado em Saúde Mental pela Universidad de Chile. Professor da Área de Pesquisa da Universidad de los Andes, Chile.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de Estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez que tenhamos recebido a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de Estudo em Formação FUNIBER.