Segurança no Trabalho

Apresentação do Programa

Programa em Segurança no Trabalho introduz os aspectos que exigem uma atuação no planejamento da prevenção, incluindo a informação e formação dos trabalhadores, orientados a um melhor conhecimento, tanto do alcance real dos riscos oriundos do trabalho como da forma de preveni-los e evita-los.

Trata-se, definitivamente, de conhecer as condições de segurança de setores e operações específicos, tais como o manuseio de gases e recipientes sob pressão, princípios de segurança em máquinas, técnicas de soldagem, trabalho em laboratórios, riscos elétricos, gestão de resíduos perigosos, entre outros.

Neste contexto, a legislação vigente é um instrumento chave do ponto de vista da segurança e determina as inspeções e provas, as quais têm por objetivo manter essas instalações, durante sua vida útil, em adequadas condições de segurança, tal como foram concebidas inicialmente.O programa de formação a distância, aqui apresentado, responde às novas exigências propostas, contribuindo com critério, rigorosidade e, sobretudo, sentido comum, na hora de levar a política em matéria de segurança e saúde para a organização.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à claridade, amplitude e didática do desenho dos conteúdos, permite dirigir o Programa em Segurança no Trabalho a todos os técnicos em prevenção que necessitem se aprofundar na segurança de certas atividades específicas tais como: artes gráficas, laboratórios, espaços confinados, manuseio de resíduos, ferramentas a motor, produtos petrolíferos e gases sob pressão.

Por sua especificidade e caráter técnico, é recomendável que as pessoas que queiram realizar esse Programa possuam uma base científica e tenham conhecimentos prévios em matéria de segurança e saúde.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Segurança no Trabalho.

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A duração estimada do programa em Segurança no Trabalho é de 150 horas (15 créditos).

Em relação à distribuição do tempo, estabelece-se que:

  • Por ser um Programa a distância e não estar sujeito a classes presenciais, não é estabelecida uma data específica de início, por isso o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis;
  • Por motivos acadêmicos e de aprendizagem, o Programa dispõe de uma duração mínima de dois meses;
  • O tempo máximo de que se dispõe para a realização do Programa é de 6 meses. Nesse período de tempo, o aluno deve entregar as avaliações correspondentes às disciplinas.

A estrutura de créditos do programa de Segurança no Trabalho apresenta-se na seguinte tabela:

  CRÉDITOS ECTSa DURAÇÃOb HORAS
Asignatura 15 4 150

a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula 
b. Duração em meses

Objetivos

Objetivo geral:

O objetivo principal do Programa em Segurança no Trabalho é formar profissionais competentes para realizar ações planejadas de prevenção, no que diz respeito à diminuição do risco de acidentes de trabalho em uma série de atividades trabalhistas específicas.

Objetivos específicos:

  • Conhecer os riscos derivados e as medidas preventivas no manuseio de gases e recipientes sob pressão do ponto de vista da segurança;
  • Adquirir uma visão global da segurança no emprego de máquinas e no uso da eletricidade, além de adotar medidas de prevenção que sejam aplicáveis a cada caso específico;
  • Conhecer as diferentes técnicas de soldagem, riscos associados e métodos de controle que podem ser aplicados nesse tipo de operação;
  • Elaborar modelos de gestão dos resíduos tóxicos e perigosos e conhecer as práticas que devem ser seguidas do ponto de vista da segurança com base na legislação vigente;
  • Avaliar os riscos e as medidas de prevenção associadas às operações de armazenamento em geral e, particularmente, de produtos petrolíferos, assim como armazenamento em espaços confinados;
  • Proporcionar as linhas gerais para confecção de uma ficha de acompanhamento adequada às instalações cuja manutenção se quer controlar, em função de suas características e da regulamentação que elas devem cumprir.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do Programa em Segurança no Trabalho são:

  • Consultor de prevenção de riscos laborais independente;
  • Assessor organizacional em prevenção;
  • Entidades auditoras;
  • Técnico em formação.

Plano de estudos

Programa em Segurança no Trabalho é composto de uma disciplina que permite conhecer e compreender, em primeiro lugar, os fundamentos teóricos, conceituais e históricos implicados na gestão da prevenção e, em segundo, sua implementação organizacional, social e tecnológica.

O objetivo é que os alunos adquiram uma visão global da ação planejada em matéria de prevenção que toda empresa deve seguir, com o fim de ter um melhor conhecimento, tanto do alcance real dos riscos derivados do trabalho como da forma de preveni-los e evitá-los.

Essa disciplina está estruturada segundo uma ordem pedagógica coerente. Cada uma é dividida em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo deve ser estudado para responder satisfatoriamente às diversas atividades de avaliação.

Os capítulos que compõem o Programa são mostrados na tabela seguinte:

Descrições dos Cursos

O programa de estudos abrange os aspectos da segurança no trabalho do ponto de vista de diferentes profissões ou temáticas. Por exemplo, são tratados temas tão díspares como o manuseio de gases e recipientes sob pressão ou os conceitos fundamentais que possam gerar perigos para os trabalhadores, em relação ao emprego de máquinas-ferramenta, trabalho em laboratórios, gestão de resíduos tóxicos e perigosos, desempenho da atividade trabalhista em espaços confinados, entre outros.

SEGURANÇA NO MANUSEIO DE GASES E RECIPIENTES SOB PRESSÃO
Introdução. Classificação dos gases. Tipos de recipientes usados para armazenar os gases. Botijão de gás. Componentes de uma instalação receptora de gases combustíveis. Armazenamento do gás liquefeito do petróleo (GLP). Segurança em instalações de ar comprimido. Caldeiras.
SEGURANÇA NO MANUSEIO DE MÁQUINAS E FERRAMENTAS
Introdução. A segurança no produto. O papel do empresário. Instalação, manutenção e utilização dos equipamentos. Princípios básicos de segurança em máquinas. Máquinas-ferramenta empregadas em artes gráficas. Segurança na utilização de equipamentos de elevação e manutenção. Ferramentas acionadas por motor. Riscos elétricos.
SEGURANÇA EM ATIVIDADES E TÉCNICAS DE SOLDAGEM
Introdução. Técnicas de soldagem. Métodos de controle dos riscos higiênicos. Riscos associados às condições de segurança. Equipamentos de proteção individual.
SEGURANÇA NO LABORATÓRIO
Introdução. Controle de riscos no laboratório. Controle ambiental. Cabines de segurança biológicas. Instalação elétrica e de gases sob pressão no laboratório. Armazenamento e etiquetagem de produtos químicos. Eliminação de resíduos no laboratório.
SEGURANÇA NA GESTÃO DE RESÍDUOS TÓXICOS E PERIGOSOS
Introdução. Definições. Os resíduos tóxicos e perigosos. Programas de gestão dos resíduos tóxicos e perigosos. Obrigações do produtor. Etiquetagem dos RTP´s. Resíduos sanitários.
SEGURANÇA EM DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIAS
Segurança no armazenamento de materiais. Segurança no armazenamento de produtos petrolíferos para uso próprio. Segurança em espaços confinados.
ANEXOS
Manutenção preventiva de equipamentos e instalações. Legislação sobre RTP´s. Legislação de segurança em máquinas. Legislação de equipamentos de elevação e manutenção. Normas básicas de edificação.

Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode ser submetido a leves modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Dr. Eduardo García Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Diretor Acadêmico da Área de Meio Ambiente da Fundación Universitaria Iberoamericana. 
  • Dra (c). Lina Pulgarín Osorio. Doutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Gestão Integrada: Prevenção, Ambiente e Qualidade, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Coordenadora Acadêmica do Mestrado em Prevenção de Riscos Laborais e suas Especializações associadas.

Professores e Autores

  • Dra. José María Redondo Vega. Professora Titular do Departamento de Geografia e Geologia da Universidad de León.
  • Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresariais pela Universidad de León. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidad de León.
  • Dr. Víctor Jiménez. Doutor em Engenharia de Projetos: Meio Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Francisco J. Hidalgo Trujillo. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Assessor e consultor de organizações. Analista de processos estratégicos e de desenvolvimento empresarial.
  • Dra. Izel Marez. Doutora em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação pela Universidad Politécnica de Cataluña. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. José Ulises Rodríguez Barboza. Doutor em Engenharia de Estradas, Canais e Portos pela Universidad Politécnica de Cataluña. Professor da Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Olga Capó Iturrieta. Doutorado em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Responsável da Área de Projetos do Instituto de Investigaciones Agropecuarias (INIA), Chile. 
  • Dra. Mirian Loureiro Fialho. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da FUNIBER.
  • Dra (c). Lina Pulgarín Osorio. Doutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Gestão Integrada: Prevenção, Ambiente e Qualidade, pela Universidad Politécnica de Cataluña. Coordenadora de Programas e Professora da FUNIBER.
  • Dra (c). Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutorado em Educação, pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidad de La Habana, Cuba. Coordenadora Acadêmica Internacional da Área Desenvolvimento Diretivo, Organização Empresarial e Recursos Humanos e Professora da FUNIBER.
  • Dr (c). Diego J. Kurtz. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo PPGEGC – UFSC (em processo). Mestrado em International Business - Wiesbaden Business School, Alemanha. Pesquisador do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (www.ngs.ufsc.br) e Pesquisador Junior do Projeto Dynamic SME (www.dynamic-sme.org). Coordenador de Programas e Professor da FUNIBER.
  • Dra (c). Diana Patricia Cortés Díaz. Doutorado em Projetos, pela Universidad Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da Universidad de León (Espanha). Consultora especializada em Direito Laboral e Segurança Social. Coordenadora de Programas Mestrado em Direção Estratégica do Conhecimento e suas Especializações.
  • Ms. María Eugenia Luna Borgaro. Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da Universidad de León, Espanha. Expert em Gestão de Recursos Humanos e Habilidades Diretivas. Professora da FUNIBER. 

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER. 

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfilprofissional.