e-Commerce

Apresentação do Programa

Por e-commerce podem-se entender muitas coisas, no entanto, em termos pragmáticos, apresentam-se os seguintes:

  • A condução de transações financeiras por meios eletrônicos.
  • Fazer compras em lojas virtuais na web, também conhecidas como sites web de e-commerce.
  • Utilizar o poder da Internet para ajudar a ganhar dinheiro mais efetiva e eficientemente, aumentando vendas e gerando novos canais de comercialização, produção, entre outros.

Em todo caso, o comércio eletrônico ou e-commerce está atualmente presente em todo o entorno empresarial, desde a simples instalação informática até estratégias comerciais globais baseadas em Tecnologias da Informação e-Commerce.

Uma boa solução em comércio eletrônico é uma tarefa muito complexa que requer uma considerável pesquisa e planejamento, bem como o conhecimento de diferentes sistemas de segurança e normas para sua execução.

Sob esta perspectiva, o curso Tecnologias da Informação e-Commerce, fornece os fundamentos e o conhecimento necessário para desenhar uma estratégia de comércio eletrônico, desde a concepção estratégica de uma organização inserida na sociedade do conhecimento até seu desdobramento organizacional sob a direção da função de Sistemas e TICs, com especial ênfase no marketing, na infra-estrutura e na legislação associada.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e didática do desenho dos conteúdos, permite dirigir o Curso de Tecnologias da Informação e-Commerce a profissionais de diferentes áreas, com ou sem experiência no setor, que desejam ampliar e consolidar seus conhecimentos para aplicá-los no ambiente de trabalho ou que desejam orientar sua carreira profissional à gestão das novas tecnologias e estratégias associadas ao comércio eletrônico.

Titulação

Conforme mencionado anteriormente, o Curso de Tecnologias da Informação e-Commerce conta com diferentes titulações em cada um dos países onde se segmenta, de forma que cada uma delas possui algumas características e requisitos acadêmicos particulares:

  • Os Títulos serão expedidos pela Universidade na qual o aluno esteja matriculado com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).
  • No Título se especificará a natureza do Curso (Graduação, Especialização, Especialista, Pós-graduação ou Extensão Universitária) em função da nomenclatura vigente em cada país.

Estrutura do Programa

A duração estimada do Curso de Tecnologias da Informação e-Commerce depende do perfil acadêmico do aluno e dos requisitos da Universidade correspondente:

PERFIL ACADÊMICO DO ALUNOa TÍTULO OUTORGADO DURAÇÃOb HORAS
Pessoas sem titulação acadêmica prévia Extensão Universitária 400 40
Graduados Especialização, Pós-graduação 500 50

a. O aluno pode dirigir-se à sede FUNIBER de seu respectivo país para esclarecer qualquer dúvida neste sentido.
b. Duração em horas
c. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula

Com relação à distribuição do tempo se estabelece que:

  • Por ser um curso a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se estabelece uma data específica de início, razão pela qual o aluno pode formalizar a matrícula em qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis.
  • Por motivos acadêmicos e de aprendizagem, disponibiliza-se de uma duração mínima do Curso de três meses, contabilizados a partir da data de entrega dos primeiros volumes até a data de recebimento do último trabalho de avaliação.
  • O tempo máximo do qual se disponibiliza para realizar o curso é de um ano. Neste período de tempo, o aluno deverá entregar todos os trabalhos correspondentes ao curso e no caso da Especialização, Pós-graduação ou Especialista, o Estudo e Resolução de Casos.

A estrutura de créditos do Curso de Tecnologias da Informação e-Commerce para o título de Extensão Universitária e Graduação, apresenta-se na seguinte tabela:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
Disciplinas 30 6 300
Estudo e Resolução de Casos 10 3 100

a. A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula.
b. Duração em meses

No caso da Especialização, Pós-graduação ou Especialista, a estrutura de créditos é a seguinte:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
1ª Parte: Disciplinas 30 6 300
2ª Parte: Estudo e Resolução de Casos 10 3 100
3ª Parte: Trabalho Final de Especialização 10 3 100
TOTAL 50 12 500

a.A equivalência em créditos pode variar de acordo com a universidade que titula.
b. Duração em meses

Objetivos

Objetivo geral:

  • Conhecer o potencial apresentado pelo comércio eletrônico ao se pensar em inovar na hora de realizar negócios, por intermédio de um sistema de serviços que suporte processo de vendas, marketing de vendas, pagamentos, pedidos e respaldo pós-venda.

Objetivos específicos:

  • Conhecer o contexto empresarial na sociedade atual para situar o alcance do comércio eletrônico.
  • Obter uma boa solução em termos de comércio eletrônico é tarefa complexa que requer um considerável esforço de pesquisa e planejamento, assim como conhecimento inerente aos variados sistemas de segurança e de leis para que seja colocado em prática.
  • Manejar o tema de pagamentos eletrônicos e marketing de Internet, em sua dimensão organizacional e técnica.
  • Conhecer a infra-estrutura e legislação associada ao comércio eletrônico.

Saídas Profissionais

Algumas das saídas profissionais do curso de Tecnologias da Informação e-Commerce são:

  • Assessor tecnológico ou estratégico em comércio eletrônico.
  • Planejador de estratégias de comércio eletrônico.
  • Assessor de departamentos de planejamento, gerências de S/TI, departamento de marketing e/ou departamentos jurídicos de empresas em temas relacionados ao comércio eletrônico.
  • Assessor externo ou consultor empresarial em Tecnologias da Informação e-Commerce.

Plano de estudos

O programa de Tecnologias da Informação e-commerce é composto de 6 disciplinas e do Estudo e Resolução de Casos e, no caso da Especialização, de um Trabalho Final de Curso ou Projeto.

  • 1ª PARTE: DISCIPLINAS (300 HORAS).

Cada disciplina permite conhecer e compreender o conceito de e-commerce, desde seus fundamentos teóricos, conceituais e históricos, até sua implementação organizacional, social e tecnológica.

O objetivo é conseguir uma visão global que permita um apoio ao desempenho empresarial com soluções de comércio eletrônico.

As disciplinas e horas correspondentes que compõem o programa se apresentam na seguinte tabela:

Estas disciplinas, apesar de serem independentes entre si, estão estruturadas segundo uma ordem pedagógica coerente. Cada uma se divide em unidades temáticas básicas ou capítulo, cujo conteúdo inclui material impresso que se deve estudar para responder satisfatoriamente às diversas atividades de avaliação.

El objetivo es resolver un caso de enfoque eminentemente práctico propuesto por el propio alumno o el profesor o profesora.

  • 3ª PARTE: TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO (100 HORAS)

No caso da Especialização, a última fase do Programa se destinará à elaboração do Projeto.

Descrições dos Cursos

  1. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E DA MUDANÇA

    Com esta disciplina busca-se desenvolver uma visão que contextualize a gestão da mudança cultural e tecnológica, proporcionando as bases e os delineamentos para o trânsito rumo à Sociedade da Informação e do Conhecimento e suas conseqüências organizacionais na administração empresarial.

    ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL: MUDANÇA GENERALIZADA
    Trânsito rumo à Sociedade da Informação. Impulsores da mudança atual: globalização - tecnologia - informação. Impactos da mudança global.
    ADEQUAÇÃO ORGANIZACIONAL PARA A MUDANÇA: GESTÃO DA MUDANÇA CULTURAL E TECNOLÓGICA
    Inovação como proposta de integração. Culturas e organizações inovadoras. Visão da organização sob o ponto de vista da informação.
    DA SOCIEDADE EM REDE ATUAL PARA A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
    Fundamentos, Indicadores e características da atual economia em rede. Rumo à economia do conhecimento, impacto da gestão do conhecimento sobre as organizações.
    RUMO À ADMINISTRAÇÃO ABERTA
    Introdução. Conceitos básicos sobre a sociedade da informação. Situação do Estado ante a Sociedade da Informação. A administração aberta: as tecnologias da informação e as comunicações nos processos administrativos. Síntese: rumo a uma sociedade da informação sustentável.
  2. DIREÇÃO E PLANIFICAÇÃO ESTRATÉGICO

    Esta disciplina se enfoca no pensamento estratégico aplicado à direção e oferece um treinamento em ferramentas e mecanismos que facilitam a gestão contemporânea, aceitando a gestão da mudança como algo inerente aos entornos instáveis e variáveis em que se desenvolvem as organizações.

    Alguns temas abordados na disciplina são:

    A GESTÃO DA MUDANÇA COMO SUBSTRATO DA DIREÇÃO ESTRATÉGICA
    A mudança pessoal e organizacional. Alguns modelos para implementar uma mudança organizacional. A resistência à mudança. A participação no processo de mudança estratégica.
    A DIREÇÃO ESTRATÉGICA COMO UM MODELO DE MUDANÇA
    O pensamento estratégico e a direção estratégica. Apresentação de um modelo de planejamento estratégico validado internacionalmente. A matriz SWOT como um valioso instrumento do planejamento estratégico.
    A IMPLANTAÇÃO DA DIREÇÃO ESTRATÉGICA. AS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
    Cenários estratégicos. A visão. Análise do sistema de valores que sustentará a estratégia. Elaboração de estratégias empresariais. Objetivos e critérios de medida. Novos negócios. Crescimento. Consolidação. Revitalização.
  3. REINGENHARIA, ESTRATÉGIA E DIREÇÃO DE SISTEMAS E TICS

    Nesta disciplina se compreenderá o papel organizacional das TICs, desde seu reposicionamento estratégico dentro da reingenharia organizacional, até sua gestão estratégica como recurso empresarial.

    SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ORGANIZAÇÕES
    Apresentação. Sistemas de Informação (funções, componentes e classificação). SI nas organizações (papel e classificação). SI para a direção. Impacto das TICs no desenho de um negócio.
    ESTRATÉGIA PARA S/TI
    Introdução. Direção e Planejamento Estratégico de S/TI. Ferramentas de análise (Fatores críticos de êxito, Maturaidade tecnológica da organização, Mudança organizacional, Benefícios e Custos da Mudança, Avaliação da Implantação).
    DIREÇÃO DE S/TI
    Introdução. Gestão Funcional dos SIs. Alternativas estratégicas de desenvolvimento. Formas de organização da função SI.
    REENGENHARIA
    Introdução. Conceito. Gestão e Reengenharia. Aplicações. Casos de êxito.
  4. COMÉRCIO E MARKETING ELETRÔNICO

    Esta disciplina mostra e aprofunda em dois temas essenciais e muito vinculados entre si: o comércio eletrônico (apresentado desde seus fundamentos conceituais até os tecnológicos) e as novas formas de marketing (apresentadas desde seus fundamentos até a mudança produzida pelas TIC e dão lugar ao marketing em ambiente informático). Conclui-se com uma metodologia que propõe uma estratégia de marketing em um espaço de comércio eletrônico.

    COMERCIO ELETRÔNICO
    E-commerce: aspectos conceituais. Sociedade da Informação e internet: novos paradigmas. Generalidades sobre Comércio eletrônico. e-commerce: TICs para o comércio eletrônico. Comunicações e Redes. Interfases servidor e cliente. Tecnologias de pagamento eletrônico. e-commerce: comércio eletrônico nas organizações: na administração (A2A, A2B, A2C), na empresa (B2A, B2B, B2C), no consumidor (C2A, C2B, C2C). e-commerce: aspectos de segurança (criptografia, assinaturas e certificados digitais, procolos de segurança, arquiteturas).
    MARKETING
    Marketing e organização, política, gestão e direção comercial. Análise comercial e adaptação às mudanças do mercado. Função comercial. Técnicas de Marketing, venda e negociação comercial. Comércio eletrônico e marketing. Marketing internacional. Plano de ação comercial.
    METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO
    Introdução. Necessidade de uma metodologia. Metodologia de implantação.
  5. SEGURANÇA ELETRÔNICA E LEGISLAÇÃO

    Esta disciplina mostra a complexidade da natureza dos riscos associados na utilização geral e global da tecnologia da informação, tanto sob a perspectiva tecnológica como das possíveis responsabilidades legais derivadas do uso ilegal ou abusivo delas.

    CONFIANÇA, SEGURANÇA E SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
    Confiança e segurança da informação. Segurança de Informação e desenvolvimento econômico. Segurança, confiança e negócio eletrônico.
    TECNOLOGIA E ORGANIZAÇÃO DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
    Medida do risco e gestão da segurança (MAGERIT). Salvaguardas gerais para a Informação. Mecanismos de controle de acessos e intrusões. Mecanismo de cifrado e negócio eletrônico. Assinatura digital. Infra-estrutura de chave pública.
    A INFRA-ESTRUTURA PARA A CONSTRUÇÃO DE CONFIANÇA
    Avaliação e certificação de segurança das TIs. Reconhecimento internacional de avaliações e certificados de segurança de tecnologias. Avaliação e certificação da gestão da segurança nas organizações. Assinatura e comércio eletrônico europeus.
    MARCO NORMATIVO E REGULATÓRIO DA SEGURANÇA E DO COMÉRCIO ELETRÔNICO. ASSINATURA DIGITAL, PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS E DELITOS INFORMÁTICOS
    Privacidade, segurança e confidencialidade (os tópicos jurídicos do comércio eletrônico). Leis, recomendações e declarações no contexto da segurança e do comércio eletrônico. Leis de assinatura eletrônica no âmbito da UNCITRAL, da Comunidade Européia, da Espanha. Leis de assinatura eletrônica na América-latina. Leis de proteção de dados pessoais na Europa. Leis de proteção de dados pessoais na América-latina. Tipo de delitos informáticos: sanções penais às vulnerações em matéria de segurança de sistemas e confidencialidade da informação (delitos informáticos mais extensos, os diferentes tipos existentes, bem como as características). O papel das Administrações Públicas. Epílogo: o estrangeiro começa na oficina.
  6. BUSINESS INTELLIGENCE E GESTÃO DOCUMENTAL

    Esta disciplina permite conhecer o campo da Inteligência de Negócios em seus aspectos técnicos como de negócios, para em seguida terminar com uma revisão do impacto no manejo da informação e de conteúdos documentais.

    DOS DADOS À INFORMAÇÃO
    Introdução. Definição de Business Intelligence. A problemática atual do acesso à informação. A evolução dos sistemas de informação. Necessidade dos sistemas de Business Intelligence. Condições para adotar um sistema de Business Intelligence. Requerimentos básicos de um sistema de Business Intelligence. Custos e benefícios de implementar um sistema de Business Intelligence.
    ARMAZÉNS DE INFORMAÇÃO: FUNDAMENTOS DO DATAWAREHOUSING
    Introdução. Definição de um datawarehouse. Características dos dados contidos em um datawarehouse. Datamarts. O catálogo de um datawarehouse. Alineamento da tecnologia com os objetivos de negócio. Critérios tecnológicos.
    DATAWAREHOUSE (I): FERRAMENTAS DE VERIFICAÇÃO
    Introdução. Sistemas de suporte à decisão. Ferramentas de consulta e informes. Ferramentas de análise multidimensional.
    DATAWAREHOUSE (II): TÉCNICAS PARA O DESCOBRIMENTO DE INFORMAÇÃO
    Descobrimento de informação e mineração de dados. Dos dados às decisões. Verificação de hipótese ante o descobrimento da informação. O processo genérico de mineração de dados. Operações de mineração de dados. Técnicas de mineração de dados. Atores que intervêm em um projeto datamining. Metodologias de desenvolvimento para os projetos de datamining. Aplicações de mineração de dados.
    ACESSO E RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO TEXTUAL
    A problemática do acesso da informação na internet. Mecanismos de busca na internet. Possíveis soluções. Que atrai as empresas à mineração de textos? Cenários de trabalho e principais operações de mineração de textos. Ferramentas de análise de textos. Motores de busca avançados. Recopilações de informação na internet.
  7. ESTUDO E RESOLUÇÃO DE CASOS

    O objetivo é apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total de um caso. Este pode ser tanto teórico como aplicado, sempre respeitando as doutrinas, teorias e disciplinas relacionadas.

    O caso enfrenta ao aluno à compreensão efetiva do conhecimento e lhe obriga a resolver um problema do mundo concreto ou simulado. Sugere-se que se comece ao final da última disciplina, já que nesse momento o aluno contará com os recursos necessários para desenvolvê-lo de uma maneira rápida e metódica.

    Compreendendo o comércio eletrônico como uma uma nova capa de operações de missão crítica para as empresas, espera-se que através do estudo destes casos se analise como as empresas implementam serviços chaves, superam a adversidade e executam planos de negócios para entregar produtos e serviços inovadores, através das novas tecnologias da informação aplicadas a Internet. Entre os possíveis casos, e a modo de exemplo, podem-se trabalhar temas como:

    CRIAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA INCORPORAÇÃO À INTERNET.
    CRIAÇÃO DE UMA LOJA VIRTUAL.
    A DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE PUBLICIDADE E COMÉRCIO NA INTERNET.
    A IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO EM COMÉRCIO ELETRÔNICO.

Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhoras efetuadas.

Direção

  • Dr. Arturo Ortega-Mansilla. Doutor Engenheiro em Eletrônica, pela Universidad de Barcelona. Engenheiro em Eletrônica pela Universidad de Barcelona. Engenheiro em Telecomunicações pela Universidad Ramón Llull, Espanha. Coordenador da Área P D i – Área de Projetos, FUNIBER.
  • Dr. Jon Arambarri Basáñez. Doutor em Direção de Projetos de Engenharia, pela Universidad Politécnica de Cataluña e Universidad de Córdoba. MBA Executivo, Instituto de Economia Aplicada à Empresa, Universidad del País Vasco. Engenheiro Superior de Telecomunição, Escuela Superior de Ingenieros de Bilbao. Diretor de P D i em www.virtualware.es; Multimídia, Animação 3D & Ambientes Virtuais Interativos.
  • Ms. Saúl Domingo Soriano. Mestre em Direção Geral de Empresas pelo Institut Català de Tecnologia de Barcelona. Mestre em Consultoria e Tecnologias da Informação e-Business pela Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Diretor de Projetos Finais de Mestrado e Especializações, FUNIBER.
  • Ms. Angélica Agudelo Reina. Mestrado e Pós-graduação em SAP MM e SD (Materials Management – Sales and Distribution). Ampla experiência em consultoria funcional de ERP’s em diferentes setores da indústria, e em análise de operações industriais. Coordenadora Acadêmica do Programa Mestrado em Direção Estratégica de Tecnologias da Informação e suas Especializações.

Professores e Autores

  • Dr. Isabel De La Torre Díez. Doctorate in Telecommunication from the Valladolid University. Professor in the Valladolid University on topics linked to telematics services, databases and business intelligence. Postdoctoral Research in Biomedical Informatics.
  • Mr. Fernando Izquierdo Álvarez. Masters in Telecommunication Engineering and HR and Business Management - MBA IESE. Master in Advanced Networking and Internet Services from the Madrid Polytechnic University. Vast experience in new ICT technologies companies. International consultant.
  • Dr. Marina Aguado. Doctorate in Telecommunication from the Basque Country University. MSc. in Management of Manufacturing Systems from the Cranfield University, England. Experience in I D i Projects. Professor in the Basque Country University
  • Dr. David Barrera Gómez. Doctorate in Engineering from the Catalonia Polytechnic University and an MBA from the Barcelona School of Industrial Engineering, UPC. Business, technology and business solutions consultant. Professor in the Iberoamerican International University.
  • DrIzel Marez. Doctorate in Project Engineering: Environment, Safety, Quality and Communication from the Catalonia Polytechnic University. Professor in the Iberoamerican International Universidad.
  • Dr. Santos Gracia Villar. Doctorate in Industrial Engineering from the Catalonia Polytechnic University. Expert in Cooperation and management Projects.
  • Dr. Beatriz Sainz De Abajo. Doctorate from the Cordoba University. Professor in the Department of Signal and Communications Theory and Telematics Engineering, in the Valladolid University.
  • Dr. Roberto M. Álvarez. Doctorate in Project Engineering, from the Catalonia Polytechnic University, Spain. Master in Project and Design Management from the Milan Polytechnic, Italy, Professor in the Buenos Aires University, Argentina. Professor in the Iberoamerican International University.
  • Dr. Eduardo García Villena. Doctorate in Project Engineering: Environment, Safety, Quality and Communication from the Catalonia Polytechnic University. Academic Director of the Environmental Area in the Iberoamerican University Foundation.
  • Dr. Jon Arambarri Basáñez. Doctorate in Project Engineering from the Catalonia Polytechnic University and the Cordoba University. MBA Executive, Institute of Applied Business Economics, Basque Country University. Masters in Telecommunication Engineering, Bilbao School of Engineering. Director of IDi in www.virtualware.es; Multimedia, 3D Animation & Interactive Virtual Environments.
  • Dr. (c) Diego J. Kurtz. Doctorate in Engineering and Knowledge Management from the PPGEGC – UFSC (in process). Master in International Business - Wiesbaden Business School, Germany. Researcher in the Core Management for Sustainability (www.ngs.ufsc.br) and Junior Researcher of the Dynamic SME Project (www.dynamic-sme.org). Program Coordinator and Professor in the Iberoamerican University Foundation.
  • Dr. (c) Saúl Domingo Soriano. Doctoral candidate at the University of Leon. Master in Business Management from the Barcelona Catalonia Institute of Technology. Master in e-Business Consulting and Information Technology from the Las Palmas University in Grand Canaria, Spain. Director of Master and Specializations Final Project, Iberoamerican University Foundation.
  • Dr. (c) Gabriela Larrea Madinyá. Doctorate in Projects, from the Iberoamerican International University (in process). Masters in Strategic Management from the Catalonia Polytechnic University. Expert in communication and marketing strategies applying new technologies.
  • Ms. Pedro Chávez Chiclayo. Computer Systems Engineer from the Trujillo Antenor Orrego University (Peru). Master in Computer Science from the Campinas State University in Sao Paulo (Brazil).
  • Ms. Virginia Saman. Engineer in Computer Management from the St. Mary University Campus Guayaquil Chile. Master in Logistics (France).

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente uma partida econômica com caráter extraordinário para o oferecimento de Bolsas de estudo em Formação FUNIBER. 

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário proporcionar alguma informação adicional.

Uma vez finalizado o Programa Acadêmico, os alunos que assim o desejarpoderão ingressar na Bolsa de Trabalho Ambiental. Para isso, deverãoremeter currículum vitae, indicando dados pessoais, acadêmicose de experiência profissional. Assim, o aluno estará informado dasofertas de trabalho que venham a surgir e que se ajustem a seu perfilprofissional.