Intervenção em cibercomportamentos de risco na fase infanto- juvenil

Apresentação do Programa

A partir do programa de Especialização Universitária em Intervenção em Cibercomportamentos de Risco na Fase Infantojuvenil, seguindo uma perspectiva direcionada à ação, aprofunda-se em dois dos problemas que mais afetam crianças e adolescentes em todo o mundo, colocando em risco a saúde mental, psicoemocional e física das vítimas. Trata-se do bullying e do cyberbullying. Também investigam-se os diferentes cibercomportamentos que estão se desenvolvendo na população infanto-juvenil, como consequência do uso diário e frequente que fazem das telas e das redes sociais para interagir, aprender e se comunicar com seus pares, como sexting, vício em videogame ou vampiro. Oferece um amplo conhecimento sobre o jargão digital e as redes sociais mais utilizadas pela população infanto-juvenil, bem como uma desnormalização dos riscos associados a estes cibercomportamentos, como a extimidade virtual, o imediatismo ou a despersonalização. Faz-se uma revisão das consequências destes comportamentos cibernéticos para as vítimas e do impacto gerado na sua vida educacional e social, bem como na sua saúde psicoemocional.

É importante destacar que o título de Especialização Universitária em Intervenção em Cibercomportamentos de Risco na Fase Infantojuvenil promove um modelo parental online, um modelo digital de intervenção familiar para influenciar os cibercomportamentos de risco que os filhos/as possam desenvolver durante a etapa infanto-juvenil, mas também propondo outras ferramentas de intervenção na sala de aula e na escola, que ajudem a obter um maior conhecimento sobre os cibercomportamentos de risco, métodos de prevenção e de intervenção mais adequados e uma melhor comunicação. Tudo isso, com o objetivo de propor um modelo de intervenção conjunta família-escolas, que contribua para a prevenção de problemas com tão alta prevalência e graves consequências, como o bullying e o cyberbullying, que tanto preocupam as famílias e os profissionais de todo o mundo.

A quem é dirigido

O programa de Especialização Universitária em Intervenção em Cibercomportamentos de Risco na Fase Infantojuvenil é destinado a profissionais da área da educação que pretendam completar e reforçar a sua formação sobre as metodologias mais atualizadas e inovadoras para a prevenção e para a intervenção de problemas como o bullying, cyberbullying e outros cibercomportamentos como sexting, aliciamento ou dependência de videogrames. Destina-se também a pais e mães profissionais que queiram desenvolver e reforçar as suas competências parentais digitais, melhorar a sua capacidade de comunicar, acompanhar, supervisionar e orientar os seus filhos a desenvolverem uma utilização adequada e responsável pelas telas e pelas redes sociais.

Além disso, destina-se a graduados universitários em Psicologia, Direito, Psicologia, Educação ou outras titulações afins que desejam capacitar em habilidades de Coaching para aplicar em níveis pessoal e profissional, a fim de adquirir técnicas para melhorar suas habilidades para dirigir, liderar e inspirar seus colaboradores a fim de alcançar melhores e novos resultados.

Titulação

A conclusão com êxito do Programa permitirá ao aluno a obtenção do título de Especialização Universitária em Intervenção em Cibercomportamentos de Risco na Fase Infantojuvenil, expedida pela universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

A duração estimada para a realização do programa de Especialização Universitária em Intervenção em Cibercomportamentos de Risco na Fase Infantojuvenil é de 460 horas (46 créditos).

Quanto à distribuição do tempo, é estabelecido que:

  • Por se tratar de um programa a distância e não sujeito a aulas presenciais, não é estabelecida uma data de início específica, de modo que o aluno possa formalizar a matrícula a qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis.
  • O tempo máximo disponível para concluir o programa é de 12 meses. Nesse período, o aluno deve ter superado todas as avaliações correspondentes ao e também - se aplicável - o Trabalho Final.

A estrutura de crédito do Programa de Coaching é mostrada na tabela a seguir:

  CRÉDITOSa DURAÇÃOb HORAS
1a Parte: Disciplinas 36 9 360
2a Parte: Trabalho Final 10 3 100
Total 46 12 460

a. A equivalência em créditos pode variar dependendo da universidade que se titule. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 25 horas (10 horas letivas + 15 horas de estudo). Se o aluno cursa o programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a relação entre créditos e horas pode variar.
b. Duração em meses.

Objetivos

Objetivo geral

Formar profissionais do campo da psicologia e da educação para a prevenção e intervenção nos cibercomportamentos de risco na etapa infanto-juvenil, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades propostas a partir do modelo da parentalidade positiva.

Objetivos específicos

  • Saber identificar e diferenciar os conflitos no ambiente escolar e situações de bullying e cyberbullying, bem como os seus diferentes tipos.
  • Conhecer e distinguir os diferentes programas de intervenção e prevenção existentes em matéria de bullying e do cyberbullying.
  • Aprofundar no novo ambiente digital online da população infanto-juvenil: redes sociais e jargão digital.
  • Desenvolver e alcançar competências essenciais do modelo da parentalidade positiva, que influenciem positivamente os cibercomportamentos da etapa infanto-juvenil.
  • Utilizar ferramentas como monitoramento e supervisão dos pais para influenciar os cibercomportamentos da população infanto-juvenil.
  • Realizar estratégias de prevenção e intervenção para promover o desenvolvimento, colaboração, empatia, respeito, responsabilidade e tolerância entre os alunos.
  • Aconselhar sobre as ações psicoeducacionais mais significativas em termos de bullying e cyberbullying para responder às diferentes necessidades educacionais.
  • Elaborar programas de prevenção e intervenção no bullying escolar e nos cibercomportamentos de risco na etapa infanto-juvenil.
  • Acompanhar as ações psicoeducacionais mais significativas em matéria de bullying e cyberbullying para dar resposta às diferentes necessidades familiares.

Saídas Profissionais

Os profissionais que concluem satisfatoriamente o programa de Especialização Universitária em Intervenção em Cibercomportamentos de Risco na Fase Infantojuvenil poderão atuar profissionalmente como:

  • Responsável pelos departamentos de orientação psicoeducacional
  • Orientador pessoal, acadêmico, profissional e familiar
  • Assessor em centros de formação de professores
  • Responsável pelos departamentos de orientação psicopedagógica
  • Responsável pela intervenção psicoeducacional de uma unidade de ensino
  • Psicólogo educacional
  • Professor, educador, orientador em unidades de ensino

Plano de estudos

  • 1ª PARTE: DISCIPLINAS (360 HORAS)

As disciplinas e as respectivas horas que compõem o programa são apresentadas na tabela a seguir:

Essas disciplinas, apesar de independentes entre si, estão estruturadas segundo uma ordem pedagógica coerente. Cada uma se divide em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo é apresentado em material impresso, que o aluno deve estudar para responder satisfatoriamente aos testes de avaliação.

  • 2ª PARTE: TRABALHO FINAL (100 HORAS)

No caso da Especialização ou da Pós-graduação, a última fase do Programa será destinada à elaboração do Trabalho Final de Especialização, que será uma monografia sobre um tema estudado no curso e aplicado ao ambiente do estudante.

2ª PARTE: TRABALHO FINAL
# DICIPLINAS CRÉDITOS
1 Trabalho Final de Especialização 100
TOTAL 100

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: DICIPLINAS

  1. RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NOS AMBIENTES ESCOLAR E FAMILIAR

    Com essa disciplina, pretende-se abordar as relações de convivência nos ambientes escolar e familiar para a compreensão, intervenção e transformação de conflitos que possam surgir neles. Entre seus temas principais destacam-se:

    • CONVIVÊNCIA E CONFLITOS. ASPECTOS INTRODUTÓRIOS
    • CONVIVÊNCIA E CONFLITOS NO COTIDIANO ESCOLAR
    • MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR
    • FAMÍLIA E CONFLITOS
    • MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE FAMILIAR
    • TEMAS TRANSVERSAIS PARA A COMPREENSÃO E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NOS AMBIENTES ESCOLAR E FAMILIAR

  2. GERAÇÃO Z E CIBERCOMPORTAMENTOS DE RISCO MAIS FREQUENTES NA ETAPA INFANTO-JUVENIL

    Esta disciplina mostra as diferenças entre as diferentes gerações, aprofundando na geração Z, que surgiu com o boom da internet e com as redes sociais. Inicia expondo o conflito no ambiente escolar, aprofundando na diferença entre conflito e bullying. Apresentam-se os diferentes tipos de bullying e cibercomportamentos que se podem desenvolver na etapa infanto-juvenil como o cyberbullying, o sexting, o stalking, o ghosting, o vamping, etc. No texto são mostrados os diferentes participantes desses cibercomportamentos. Entre seus temas principais destacam-se:

    • GERAÇÃO Z
    • CONVIVÊNCIA VIRTUAL: UM MODELO DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
    • CONFLITO EDUCACIONAL: TIPOS DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR
    • BULLYING: DEFINIÇÃO, CARACTERÍSTICAS E TIPOLOGIA
    • CYBERBULLYING: DEFINIÇÃO E CARACTERÍSTICAS
    • PREVALÊNCIA DO BULLYING E DO CYBERBULLYING NO MUNDO
    • OS CIBERCOMPORTAMENTOS MAIS FREQUENTES NA ETAPA INFANTO-JUVENIL
    • PARTICIPANTES DO BULLYING E DO CYBERBULLYING

  3. JARGÃO DIGITAL E USO DAS REDES SOCIAIS: A NOVA SOCIALIZAÇÃO DIGITAL NA ETAPA INFANTO-JUVENIL

    Apresentação e descrição das principais redes sociais utilizadas pela população infanto-juvenil para se comunicar, interagir e interagir com seus pares, como Snapchat, Facebook, Instagram ou TikTok. O material exposto também se aprofunda no jargão digital ou no vocabulário 2.0 que a população infanto-juvenil costuma utilizar para se comunicar com seus pares, por meio dessas redes sociais.

    • O USO DAS TICs PELA POPULAÇÃO INFANTIL E JUVENIL
    • PRINCIPAIS REDES SOCIAIS USADAS PELA GERAÇÃO Z
    • IDENTIDADE DIGITAL: PRINCIPAL MOTIVO PARA O USO FREQUENTE DAS REDES SOCIAIS
    • JARGÃO DIGITAL OU VOCABULÁRIO 2.0: UM VOCABULÁRIO EXCLUSIVO PARA O NOVO AMBIENTE DIGITAL
    • GUIA DE RECURSOS E PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO EM CIBERCOMPORTAMENTOS DA ETAPA INFANTO-JUVENIL

  4. DESNORMALIZAÇÃO DOS RISCOS ASSOCIADOS AOS CIBERCOMPORTAMENTOS DA ETAPA INFANTO-JUVENIL: DESPERSONALIZAÇÃO, IMEDIATEZ E EXTIMIDADE VIRTUAL

    Esta disciplina fornece os conhecimentos e as competências necessárias para enfrentar os cibercomportamentos de risco mais frequentes na etapa infanto-juvenil, bem como saber identificar os principais riscos comportamentais associados a esses cibercomportamentos na população mais jovem, como a despersonalização, imediatismo e extimidade virtual.

    • PRINCIPAIS RISCOS ASSOCIADOS AOS CIBERCOMPORTAMENTOS NA ETAPA INFANTO-JUVENIL
    • DESNORMALIZAÇÃO DOS COMPORTAMENTOS DE RISCO: DESPERSONALIZAÇÃO, IMEDIATEZ, EXTIMIDADE VIRTUAL
    • COMPORTAMENTOS PARA LIDAR COM CIBERCOMPORTAMENTOS DE RISCO: PRIVACIDADE
    • DESAFIOS VIRAIS: UM RISCO ATIVO PARA GANHAR POPULARIDADE NA REDE
    • IDENTIDADE, ACEITAÇÃO E PERTENCIMENTO AO GRUPO: MAIS LIKES E FOLLOWERS

  5. CONSEQUÊNCIAS DOS CIBERCOMPORTAMENTOS DE RISCO NA ETAPA INFANTO-JUVENIL: IMPACTO NA SAÚDE FÍSICA, NO PSICOEMOCIONAL E NO CONTEXTO SOCIAL E EDUCACIONAL DAS VÍTIMAS

    Nessa disciplina, serão mostrados os fatores de risco associados aos perfis da vítima e do perseguidor e a diferentes áreas: pessoal, social, educacional, familiar. Além disso, aprofundará as consequências que as vítimas de bullying e cyberbullying sofrem, em relação à sua vida social e educacional, mas também em relação a sua saúde física e psicoemocional. Entre os temas principais destacam-se:

    • IMPACTO DO BULLYING E DO CYBER BULLYING: IMPACTO NO AMBIENTE ESCOLAR E NA VIDA SOCIAL DAS VÍTIMAS
    • CONSEQUÊNCIAS DO BULLYING ESCOLAR E DO CYBERBULLYING NA SAÚDE MENTAL E NO PSICOEMOCIONAL DE CRIANÇAS E JOVENS
    • IDEIAS AUTOLÍTICAS E SUICIDIO: AS CONSEQUÊNCIAS QUE MAIS PREOCUPAM PROFISSIONAIS E FAMÍLIAS

  6. FAMÍLIA, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO

    Esta disciplina relaciona os diferentes elementos estruturais, funcionais e evolutivos da família para compreender as suas abordagens teóricas, e explica as particularidades da família para a sua compreensão como contexto de desenvolvimento dos seus membros. O texto avalia instrumentos utilizados em práticas desenvolvidas em contextos familiares para sua aplicação. Entre os temas principais destacam-se:

    • COMPREENSÃO DAS FAMÍLIAS COMO CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO
    • MODELOS DE FAMÍLIA. NOVAS ESTRUTURAS FAMILIARES. AJUSTE DE SEUS MEMBROS
    • CONTEXTO FAMILIAR E AMBIENTES PARA O DESENVOLVIMENTO
    • AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM FAMÍLIAS
    • ESTRATÉGIAS QUE FAVORECEM A COLABORAÇÃO FAMILIAR

  7. PARENTALIDADE POSITIVA: PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO SAUDÁVEL A PARTIR DAS PRÁTICAS PARENTAIS

    A parentalidade positiva encontra os seus fundamentos teóricos e científicos no corpo de conhecimentos sobre a influência do contexto familiar no desenvolvimento psicológico humano. Entre os principais temas abordados destacam-se:

    • FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA PARENTALIDADE POSITIVA
    • PARENTALIDADE POSITIVA: LEGISLAÇÃO E PARÂMETROS DEFINIDORES DA AÇÃO POLÍTICA
    • JUSTIFICAÇÃO CIENTÍFICA DAS POLÍTICAS DE PARENTALIDADE POSITIVA
    • CONTEXTO FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DO PRÉ-NATAL À ADOLESCÊNCIA (I) (CURRÍCULO IDEAL DE PARENTALIDADE POSITIVA)
    • CONTEXTO FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DO PRÉ-NATAL À ADOLESCÊNCIA (II) (CURRÍCULO IDEAL DE PARENTALIDADE POSITIVA)
    • CONTEXTO FAMILIAR E DESENVOLVIMENTO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO FAMILIAR DA PERSPECTIVA DA PARENTALIDADE POSITIVA
    • ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS E PROGRAMAS
    • PERSPECTIVA POSITIVA DA PARENTALIDADE: UM MODELO BASEADO EM EVIDÊNCIAS GUIA DE RECURSOS E PROGRAMAS DE PARENTALIDADE POSITIVA

  8. MODELO PARENTAL ON-LINE: MODELO DE INTERVENÇÃO FAMILIAR DOS CIBERCOMPORTAMENTOS DE RISCO NA ETAPA INFANTO-JUVENIL

    Nesta disciplina, são oferecidas ações para desenvolver, fortalecer e treinar competências parentais positivas (comunicação direta-apoio, empatia, atribuição de responsabilidade e supervisão parental), mas não apenas para aplicá-las a comportamentos cibernéticos que os menores possam desenvolver na etapa infanto-juvenil.

    • FAMÍLIA: AGENTES DE SOCIALIZAÇÃO NA ETAPA INFANTO-JUVENIL
    • ESTILOS PARENTAIS CONVENCIONAIS VS. MODELO DE PARENTALIDADE POSITIVA
    • MODELO PARENTAL POSITIVO: FERRAMENTA PARA INFLUENCIAR OS CIBERCOMPORTAMENTOS DA ETAPA INFANTO-JUVENIL
    • COMPETÊNCIAS DA PARENTALIDADE POSITIVA: COMUNICAÇÃO DIRETA, APOIO
    • SUPERVISÃO PARENTAL, ATRIBUIÇÕES DE RESPONSABILIDADE E MODELO PARENTAL ON-LINE
    • SUPERVISÃO PARENTAL E MONITORAMENTO VS. CONTROLE PARENTAL
    • MODELO PARENTAL ONLINE: UM MODELO PARA O USO ADEQUADO E RESPONSÁVEL DAS TELAS E DAS REDES SOCIAIS

  9. CIBERSEGURANÇA: PRÁTICAS PARA CRIAR UM AMBIENTE SEGURO E RESPONSÁVEL UTILIZANDO AS TICs E AS TELAS

    Com a prática de diversas oficinas, são oferecidas diferentes estratégias em matéria de cibersegurança, que todos os profissionais dos âmbitos educional e psicológico, bem como pais e mães devem conhecer, a fim de criar locais e salas de aula mais seguras e responsáveis com a utilização de telas e de redes sociais.

    • CONCEITOS E ASPECTOS TEÓRICOS EM CIBERSEGURANÇA PARA EDUCADORES E FAMÍLIAS
    • CONFIGURAÇÃO DE PERFIS NAS REDES SOCIAIS
    • PRIVACIDADE: PRINCIPAL AÇÃO CONTRA OS CRIMES CIBERNÉTICOS
    • APLICAÇÕES E FERRAMENTAS PARA A CIBERSEGURANÇA NA SALA DE AULA
    • APLICAÇÕES E FERRAMENTAS PARA A CIBERSEGURANÇA EM CASA
    • CONTROLE PARENTAL VS. SUPERVISÃO PARENTAL
    • SUPERVISÃO DOS PAIS, COMUNICAÇÃO DIRETA E MONITORAMENTO: ALIADOS PARA UMA SALA DE AULA SEGURA E RESPONSÁVEL COM O USO DE REDES SOCIAIS E TELAS

2ª PARTE: TRABALHO FINAL DE ESPECIALIZAÇÃO

A última fase do Programa será destinada à elaboração do Trabalho Final de Especialização, que será uma monografia sobre um tema estudado no curso e aplicado ao ambiente do estudante.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.

Direção

  • Dra. (c) Vanessa Yélamos Torres. Doutorado em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade de Córdoba (Espanha), especialidazação em influência da parentalidade positiva das famílias, nos cibercomportamentos dos filhos na etapa infanto-juvenil. Master em Coaching Integral pelo Instituto Superior de Coaching de Barcelona com Acreditação como Coach Profissional pela ASESCO. Master em Coaching Sistêmico pela Universidade Autónoma de Barcelona, juntamente com o Instituto Sistêmico de Barcelona, Espanha. Graduação em Psicologia pela Universidade de Barcelona. Experiência como psicóloga e coach, oferecendo espaços on-line e presenciais, nos quais os clientes possam realizar processos de descoberta vital, aprendizagem e transformação pessoal e profissional. Participação em diversos workshops, palestras, conferências e congressos internacionais sobre bullying e cyberbullying. Colaboração em projetos educacionais. Formação complementar em ambientes virtuais.

Professores e Autores

  • Dr. Enrique Arranz Freijo. Dr. Enrique Arranz Freijo. Doutor em Psicologia pela Universidade do País Basco, Espanha. Catedrático de Psicologia da Família na Universidade do País Basco. Pesquisador da área de Psicologia Evolutiva e da Educação. Especialista nas relações entre desenvolvimento psicológico e educação, bem como em aconselhamento e orientação familiar. Fundador do grupo Haezi Parentalidade Positiva que pesquisa a relação entre as práticas parentais e a promoção do desenvolvimento psicológico. Autor e coautor de numerosos livros, capítulos de livros e artigos de pesquisa sobre a área. Participação em congressos internacionais sobre desenvolvimento e educação.
  • Dr. Fernando Olabarrieta Artetxe. Doutor em Psicologia pela Universidade do País Basco, Espanha. Professor Adjunto na área de Psicologia Evolutiva e da Educação na Universidade do País Basco. Pesquisador na área de Psicologia Evolutiva e da Educação. Membro do grupo Haezi Parentalidade Positiva que pesquisa a relação entre as práticas parentais e a promoção do desenvolvimento psicológico. Autor e coautor de numerosos livros, capítulos de livros e artigos de pesquisa sobre a área. Participação em congressos internacionais sobre desenvolvimento e educação.
  • Dr. Julio Pérez-López. Doutor em Psicologia pela Universidade de Múrcia. Espanha. Catedrático de Atenção Precoce e diretor do grupo de Pesquisa em Atenção Precoce na Universidade de Múrcia. Diretor do Serviço de Prevenção, Promoção do Desenvolvimento Infantil e Atenção Precoce da mesma Universidade. Especialista em Desenvolvimento da infância, transtornos do desenvolvimento, prematuridade e apego. Participação em congressos internacionais sobre desenvolvimento e educação. Autor e coautor de numerosos livros, capítulos de livros e artigos de pesquisa sobre a área.
  • Dra (c). Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutora em Educação pela Universidade Internacional Iberoamericana (em andamento). Master em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade de Havana, Cuba. Coordenador Acadêmico Internacional da Área de Desenvolvimento Gerencial, Organização Empresarial e Recursos Humanos da FUNIBER.
  • Dr. Juan Luis Martín Ayala. Doutor em Psicologia pela Universidade do País Basco, Espanha. Master em Saúde Mental e Técnicas Psicoterapêuticas pela Universidade de Deusto, Espanha. Especialista em Mediação Familiar. Diretor do Programa de Master em Resolução de Conflitos e Mediação e suas Especializações, FUNIBER.
  • Dra (c). Julién Brito Ballester. Doutorado em Projetos pela Universidade Internacional Iberoamericana (em andamento). Master em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade de Havana, Cuba. Master em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Autônoma de Barcelona. Master em Coaching Sistêmico pela Universidade Autônoma de Barcelona. Consultora Internacional e Especialista em Gestão de Recursos Humanos, Formação, Desenvolvimento e Competências Profissionais.
  • Dr. Ciro Miguel Labrada Silva. Doutor em Ciências Sociológicas pela Universidade de Havana e membro do Tribunal Nacional de Doutorado em Sociologia (Cuba). Master em História Contemporânea e Bacharel em Educação com especialização em História e Ciências Sociais. Trabalhou 19 anos na formação de professores e 13 anos como professor na Universidade de Holguín como professor titular. Docente nos masters em Formação de Professores, Psicologia, Resolução/Mediação de Conflitos e Doutorado em Educação. Orientador de teses de master e doutorado. Atua nas áreas de Educação, Sociologia e História com abrangência multidisciplinar: psicologia social, educação inclusiva, resolução de conflitos, teorias do desenvolvimento social, epistemologia das ciências sociais, estudos comunitários, economia internacional, meio ambiente, gestão empresarial, TICs na educação, gestão de projetos e metodologia de pesquisa. Professor visitante nas universidades de Brasília, Western Ontario e Ottawa. Membro dos conselhos de revisão do The Social Science Journal/ Western Social Science Association e Psychology Research/ Multi-Lingual Scientific Journals.
  • Dr. Arturo Ortega-Mansilla. Doutor Engenheiro em Eletrônica pela Universidade de Barcelona. Engenheiro em Eletrônica pela Universidade de Barcelona. Engenheiro em Telecomunicações pela Universidade Ramón Llull, Espanha. Coordenador da Área Idi - Área de Projetos, FUNIBER.

Bolsa de Trabalho

La Fundación Universitaria Iberoamericana (FUNIBER) destina periódicamente una partida económica con carácter extraordinario para Becas en Formación FUNIBER.

Para solicitarla, se ha de completar el formulario de solicitud de información que aparece en la web de FUNIBER o comunicarse directamente con la sede de la fundación en su país que le informará si es necesario aportar alguna información adicional.

Una vez se reciba la documentación, el Comité Evaluador examinará la idoneidad de su candidatura para la concesión de una ayuda económica, en forma de Beca en Formación FUNIBER.