Apresentação do Programa
O Master em Gestão de Serviços de Atenção Primária de Saúde é um programa que busca formar pessoas com alto nível de competência técnica, ética profissional e compromisso social; atualizando e aprofundando o conhecimento dos profissionais para que eles contribuam para a identificação e solução de problemas de saúde e gestão relacionados à atenção primária, melhorando, assim, seu desempenho no trabalho e na pesquisa.
As instituições de saúde são muito importantes para as comunidades, porque oferecem seus serviços, promovem e protegem a saúde individual e coletiva das pessoas. A atenção primária de saúde faz parte desses serviços e, portanto, é particularmente relevante, pois ajuda a controlar as variáveis que afetam tanto os sistemas de saúde como o bem-estar das pessoas. Sua principal função é alcançar cobertura universal e acesso à saúde, sendo seu objetivo principal aproximar os serviços de saúde de todos os indivíduos e famílias que deles necessitam.
Desde a reunião de Alma Ata, em 1978, na qual uma visão ampla da saúde é consagrada e ela foi reconhecida como resultado das condições de vida e de trabalho das comunidades e dos grupos sociais, foi amplamente difundida a ideia da atenção primária de saúde como uma estratégia muito importante para reorganizar os serviços de saúde, sendo considerada uma estratégia racional, viável e factível que busca garantir maior equidade no acesso aos serviços de saúde. Ainda estamos em dívida com esse propósito, mas seguimos no caminho certo para alcançá-lo. É necessário, portanto, fornecer aos profissionais de saúde, responsáveis por esses estabelecimentos, o conhecimento e as ferramentas necessários para realizarem seu trabalho da melhor maneira possível.
A gestão adequada desses serviços é de suma importância para atingir os objetivos e para fornecer uma atenção em saúde adequada e de qualidade à população.
O Master proposto é uma resposta à ruptura de paradigmas. Ele busca proporcionar ao estudante um nível de pensamento estratégico atual, tornando-o capaz de enfrentar o inesperado, identificar corretamente os problemas e oferecer as soluções mais adequadas.
A quem é dirigido
Profissionais da área da saúde que desejam obter formação e capacitação para o desempenho de funções na gestão de serviços de atenção primária em qualquer uma de suas áreas (laboral ou investigativa).
Titulação
A conclusão bem-sucedida do programa permitirá a obtenção do título de Master em Gestão de Serviços de Atenção Primária de Saúde.
Ao final do programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade na qual se matriculou.
Estrutura do Programa
O Master em Gestão de Serviços de Atenção Primária de Saúde tem uma duração de 102 créditos.
Com relação à distribuição do tempo, fica estabelecido que:
- Por se tratar de um Programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não há data específica de início, e por esse motivo o aluno pode se inscrever a qualquer momento, desde que haja vagas disponíveis.
- O tempo máximo disponível para a realização do Programa é de 24 meses. Neste período, o aluno deverá ter sido aprovado com sucesso em todas as avaliações correspondentes ao programa, assim como no Projeto Final.
A estrutura de créditos do Master em Gestão de Serviços de Atenção Primária de Saúde é mostrada na tabela a seguir:
MÓDULOS | CRÉDITOSa | HORASa |
---|---|---|
1a Parte: Atenção primária de saúde | 34 | 544 |
2a Parte: Pesquisa sanitária | 15 | 240 |
3a Parte: Gestão sanitária | 30 | 480 |
4a Parte: Practicum e Projeto Final/Dissertação de Master | 23 | 368 |
TOTAL | 102 | 1632 |
a. A equivalência em créditos e horas pode variar de acordo com a universidade que for titular.
Objetivos
Objetivo geral
- Formar especialistas com perfil multidisciplinar que adquiram conhecimentos e ferramentas destinada a interpretar, adequadamente, os elementos conceituais da saúde no âmbito primário da atenção em saúde visando aplicá-los de acordo com a realidade de cada organização e comunidade, desenvolvendo, além disso, pesquisas que contribuam para melhorar a qualidade do serviço prestado à população.
Objetivos específicos
- Fortalecer a base teórico-metodológica da atenção primária em saúde.
- Avaliar a importância e introduzir o processo educacional na prática profissional, tanto em ações individuais como coletivas.
- Contribuir para a melhoria contínua dos serviços de saúde nos quais trabalha dando ênfase à qualidade dos processos e à inovação.
- Desenvolver habilidades, aptidões, atitudes e habilidades para a implementação de uma gestão eficaz na área da saúde.
- Estabelecer uma comunicação e liderança eficazes com indivíduos, família e comunidade; e também com a equipe de saúde sob sua responsabilidade.
- Contribuir para a melhoria dos serviços de saúde a fim de responder às necessidades reais e potenciais de saúde das pessoas.
- Promover o desenvolvimento da pesquisa orientada à prática profissional.
Saídas Profissionais
O profissional formado neste programa poderá trabalhar na área da gestão da atenção primária de saúde primários em diferentes organizações de saúde, tais como hospitais, centros de atenção primária e centros sociossanitários públicos ou privados. Por outro lado, podem atuar como professores e pesquisadores.
Plano de estudos
O programa de Master em Gestão de Serviços de Atenção Primária de Saúde possui uma estrutura curricular baseada em quatro partes formativas complementares que visam alcançar uma formação integral:
- 1a PARTE: ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE (34 CRÉDITOS)
As disciplinas e as horas correspondentes que compõem a primeira parte são mostradas na tabela a seguir:
1a PARTE: ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE | |||
---|---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOSa | HORASa |
1 | Fundamentos da atenção primária em saúde | 4 | 64 |
2 | Determinantes sociais em saúde | 4 | 64 |
3 | Sistemas de saúde baseados em atenção primária | 4 | 64 |
4 | Estratégias de intervenção na atenção primária de saúde | 4 | 64 |
5 | Comunicação assistencial | 4 | 64 |
6 | Educação para a saúde | 5 | 80 |
7 | Concepção e avaliação de projetos em atenção primária de saúde | 5 | 80 |
8 | Promoção da saúde e participação cidadã | 4 | 64 |
TOTAL | 34 | 544 |
a. O número de horas e créditos pode variar de acordo com a universidade que for titular.
- 2a PARTE: PESQUISA EM SAÚDE (15 CRÉDITOS)
A segunda parte promove o desenvolvimento de capacidades voltadas à formulação de perguntas de pesquisa relevantes e à aquisição de habilidades e ferramentas úteis para o desenvolvimento de estratégias de pesquisa que permitam responder a tais perguntas.
As disciplinas e as horas correspondentes que compõem a segunda parte são mostradas na tabela a seguir:
2a PARTE: PESQUISA EM SAÚDE | |||
---|---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOSa | HORASa |
1 | Metodologia da pesquisa científica | 5 | 80 |
2 | Epidemiologia 1 | 5 | 80 |
3 | Seminário de Pesquisa | 5 | 80 |
TOTAL | 15 | 240 |
a. O número de horas e créditos pode variar de acordo com a universidade que for titular.
- 3a PARTE: GESTÃO SANITÁRIA (30 CRÉDITOS)
A terceira parte busca fornecer conhecimentos e ferramentas para desenvolver uma gestão sanitária eficiente, de acordo com as diferentes realidades que podem se apresentar.
As disciplinas e as horas correspondentes que compõem a segunda parte são mostradas na tabela a seguir:
3a PARTE: GESTÃO SANITÁRIA | |||
---|---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOSa | HORASa |
1 | Gestão de serviços de saúde | 4 | 64 |
2 | Gestão estratégica de RH | 4 | 64 |
3 | Planejamento sanitário | 4 | 64 |
4 | Estrutura e mudança organizacional | 4 | 64 |
5 | Atenção integrada em saúde | 4 | 64 |
6 | Resolução/Transformação de conflitos na área da saúde | 3 | 48 |
7 | Qualidade assistencial e segurança dos pacientes | 4 | 64 |
8 | Técnicas de direção de equipes de trabalho | 3 | 48 |
TOTAL | 30 | 480 |
a. O número de horas e créditos pode variar de acordo com a universidade que for titular
- 4a PARTE: PRACTICUM E PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MASTER(23 CRÉDITOS)
O objetivo do Projeto Final/Dissertação de Master é apresentar um trabalho completo que demonstre o desenvolvimento total de um projeto, contemplando a possibilidade de sua execução concreta, de acordo com as diretrizes e detalhes da proposta apresentada.
4a PARTE: PRACTICUM E PROJETO FINAL/DISSERTAÇÃO DE MASTER | |||
---|---|---|---|
# | DISCIPLINAS | CRÉDITOSa | HORASa |
1 | Practicum | 8 | 128 |
2 | Projeto Final/Dissertação de Master | 15 | 240 |
TOTAL | 23 | 368 |
a. O número de horas e créditos pode variar de acordo com a universidade que for titular.
Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhorias efetuadas.
Direção
Direção Acadêmica
- Dr. Maurizio Antonio Battino. Pesquisador em Bioquímica e docente da Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione. Professor na Università Politecnica delle Marche. Diretor Científico da Universidad Europea del Atlántico.
Coordenação Geral Acadêmica
- Dra. Irma Domínguez Azpíroz. Coordenadora Internacional da Área de Saúde. Doutora candidata em Educação. Master Internacional em Nutrição e Dietética. Master em Atividade Física: Treinamento e Gestão Esportiva.
Coordenação do Programa
- Dra. (c) Vivian Lipari Zegarra. Doutora candidata. Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Chile e Mestra candidata em Administração de Serviços de Saúde da Universidad Federico Villarreal do Peru.
Professores e Autores
- Dr. Diego Gómez. Doutor em Saúde Pública Internacional pela Universidade de Lisboa. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dr. Ricardo Almeida. Doutor em Educação. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
- Dra. Silvia Quer. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidad Autónoma de Barcelona. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dra. Karen Adams. Doutora em Saúde Pública pela Universidad Cayetano Heredia.
- Dr. Emmanuel Soriano. Doutor em Ciências do Ensino Superior. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dr. Oscar Ulloa. Doutor em Educação. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dra. Vivian Lipari. Doutora em Projetos. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dr. Marco Antonio Zavala. Doutor em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara.
- Dr. Fidel Ortiz. Doutor em Ciências Econômicas. Pesquisador e consultor empresarial, Universidad Hermanos Saíz de Pinar del Río.
- Mg. Verónica Lopes. Mestra em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública pelo Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Saúde, Setúbal de Portugal. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Mg. Stefanía Carvajal. Mestra em Gestão Estratégica de Organizações de Saúde. Professora da Universidad Internacional Iberoamericana.
- Dra. María Guadalupe Ramírez. Doutora em Ciências da Saúde Pública e Graduada em Psicologia pelo Centro Universitario de Ciencias de la Salud da Universidad de Guadalajara.
- Dr. Alexis Chávez. Doutor em Ciências da Saúde Pública e Médico Cirurgião pela Universidad de Guadalajara.
- Dra. María del Pilar Gómez. Doutora em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara. Mestra em Epidemiologia pela Universidad del Valle. Especialista em Gestão de Instituições de Saúde e Especialista em Epidemiologia pela Fundación Universitaria del Área Andina.
- Dra. Laura Elisa Gutiérrez. Doutora em Ciências da Saúde Pública, Mestra em Ciências da Saúde e Graduada em Nutrição pela Universidad Autónoma del Estado de México.
- Dra. María Angélica Alonso. Doutora em Ciências da Saúde Pública e Graduada em Saúde Pública.
Bolsa de Trabalho
A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.
Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal da FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário fornecer alguma informação adicional.
Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.