Master Universitário em Administração e Direção de Empresas (MBA)

Apresentação do Programa

As mudanças no mundo de hoje são cada vez mais constantes, profundas e irreversíveis. A globalização envolve contextos turbulentos, mas também proporciona grandes oportunidades e, nesse sentido, a gestão empresarial precisa se adaptar, como todas as áreas humanas, aos novos tempos. As organizações de hoje devem assumir, cada vez mais, o crescente papel das novas tecnologias, as mudanças nos hábitos de consumo e a maior conscientização pública pela responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.

A criação e direção de empresas necessita se adaptar aos novos cenários econômicos, sociais e culturais. E nesse sentido, é fundamental uma formação rigorosa e de amplos conteúdos práticos para profissionais que possam ocupar postos de alta responsabilidade no campo dos negócios.

Master Universitário em Administração e Direção de Empresas (MBA) é um programa integral que proporciona uma visão empresarial global ao mesmo tempo que analisa todas as áreas e variáveis que as funções superiores da gestão precisam conhecer e compreender para poder desempenhar seu trabalho com maior eficácia. Com um claro enfoque gestor e internacional, o MBA promovido pela FUNIBER forma líderes empresariais capazes de criar, dirigir e administrar empresas e projetos de negócio ao amparo das novas tendências e nos atuais contextos da crescente competitividade, tanto em nível nacional quanto global.

A quem é dirigido

Master Universitário em Administração e Direção de Empresas (MBA) é voltado a profissionais qualificados a desempenhar cargos de Alta Direção e desenvolver uma carreira profissional diretiva em todos os principais departamentos da empresa: marketing e direção comercial, recursos humanos, finanças e contabilidade, sistemas de informação, gerência ou direção geral, etc.

Para ingressar neste programa, o aspirante deverá possuir um título universitário ou equivalente.

Candidatos que não possuam formação em Administração e Direção de Empresas (ou áreas afins) e/ou Negócios Internacionais deverão cursar Complementos de Formação.

Titulação

Ao finalizar o Programa com sucesso, o aluno receberá o título emitido pela Universidade em que estiver matriculado, com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

Estrutura do Programa

O tempo máximo disponível para a realização do Programa é de 24 meses. Nesse período, o aluno deverá ter sido aprovado em todas as atividades avaliadas e no Trabalho Final do Master.

Por ser um programa a distância e não estar sujeito à formação de classes presenciais, não se estabelece uma data específica de início, por isso o aluno pode realizar a matrícula a qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis.

A estrutura de créditos do Master Universitário em Administração e Direção de Empresas (MBA) é a seguinte:

1ª PARTE: FASE INICIAL CRÉDITOS1
1ª Parte: Fase Inicial 10
2ª PARTE: FASE OFICIAL  
Dezenove disciplinas obrigatórias 74
Práticas Externas 6
Trabalho Final de Master 10

1. A equivalência em créditos pode variar conforme a universidade que titule. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 25 horas. Se o aluno cursar o Programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos - horas, pode variar.

Objetivos

Objetivo geral

  • A missão do Master Universitário em Administração e Direção de Empresas (MBA) é formar profissionais, dirigentes e empreendedores para a liderança e gestão de organizações, departamentos e projetos de negócio.

Objetivos específicos

  • Oferecer ao aluno uma visão global, estratégica e multidisciplinar, elemento chave para um desempenho exitoso em ambientes internacionais e competitivos.
  • Aprofundar o desenvolvimento das habilidades diretivas necessárias para o desempenho empresarial.
  • Incentivar o espírito inovador como fator estratégico na gestão de empresas.
  • Disponibilizar ferramentas para uma correta análise financeira, contábil e fiscal.
  • Desenvolver habilidades para a gestão do marketing off e on-line.
  • Reforçar a importância da integração, cooperação e ética dentro da estrutura da empresa.
  • Gerar um networking que seja útil para os participantes.

Modalidad

O programa oferece formação profissional combinando duas modalidades de aprendizagem complementares:

FORMAÇÃO ON-LINE: Em que as disciplinas são cursadas dentro de um Campus Virtual, sendo o aluno quem escolhe o momento e o lugar mais adequados à sua disponibilidade para realizar as tarefas.

FORMAÇÃO PRESENCIAL: Em que as disciplinas são desenvolvidas mediante seminários de formação intensivos e jornadas de oficinas em que participam e trabalham em conjunto estudantes de diferentes países e tutores especializados. Nesses momentos é formulado um Plano de Empresa e um Plano de Negócio, através de uma metodologia de exercícios baseada na abordagem do “aprender fazendo”, complementando a teoria com a experiência empírica ao desenvolvê-la.

São quatro encontros presenciais de três dias de duração, com sede em Bogotá, Buenos Aires, CIdade do México e Campeche, além de dois encontros opcionais em Santander (Espanha) de sete dias de duração cada um.

 

ATIVIDADES PRESENCIAIS LOCAL MOMENTO  
4 ENCONTROS em formato oficina e seminário - Bogotá
- Buenos Aires
- Ciudad de México
- Campeche
Opção por semestre
  • 3 dias de duração por encontro
  • 108 horas de curso presencial
  • Caráter obrigatório (pelo menos 2)
2 WORKSHOPS com referências acadêmicas e professionais - Santander (España) No mês de julho
  • 7 dias de duração por encontro
  • 90 horas de atividades
  • Caráter opcional

 

Os resultados abrangem o desenvolvimento de um plano de empresa seguido de um plano de negócio, vitais para a definição dos aspectos essenciais que favorecem o sucesso de um empreendimento: por isso o MBA semipresencial incorpora as ferramentas originárias do Project Management a fim de abordar o processo de criação de uma empresa como um projeto.

Saídas Profissionais

Os profissionais que concluam com sucesso o programa de Master Universitário em Administração e Direção de Empresas (MBA) da FUNIBER poderão desempenhar atividades em cargos de:

  • Diretor gerente
  • Responsável de estratégia de negócio
  • Diretor ou gerente de área
  • Responsável de projetos
  • Gerente funcional
  • Assessor ou analista
  • Consultor de estratégia empresarial

Plano de estudos

O Master Universitário em Administração e Direção de Empresas (MBA) possui uma estrutura curricular baseada em 2 partes formativas:

  • 1ª PARTE: FASE INICIAL

A Fase Inicial está orientada à aprendizagem de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para um aproveitamento ótimo do Master na sua Fase Oficial.

As disciplinas da Fase Inicial se apresenta na seguinte tabela;

1ª PARTE: FASE INICIAL
# DISCIPLINA ECTS
1 Fundamentos de Administração e Negócios 6
2 Introdução à Gestão de Projetos 4
  TOTAL 10
  • 2ª PARTE: FASE OFICIAL

A Fase Oficial está orientada à aprendizagem daqueles conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem obter uma formação avançada e orientada à especialização profissional, no âmbito da Administração e Direção de Empresas.

As disciplinas e os créditos ECTS correspondentes da Fase Oficial aparecem na tabela a seguir:

2ª PARTE: FASE PRÉVIA
# DISCIPLINAS ECTS
1 Administração e Direção de Empresas 4
2 Estratégia Empresarial 4
3 Ética Empresarial e Responsabilidade Social Corporativa 3
4 Planejamento e Gestão de Projetos 4
5 Plano de Empresa 6
6 Plano de Negócio 6
7 Direção Financeira 4
8 Controle e Gestão de Custos 3
9 Direção de Marketing 4
10 Direção de Recursos Humanos 4
11 Direção de Operações 4
12 Direção de Equipes de Trabalho 3
13 Resolução de Conflitos e Negociação 4
14 Liderança Organizacional e Coaching 3
15 Gestão do Tempo e Direção de Reuniões 3
16 Comunicação e Técnicas de Apresentação em Público 4
17 Globalização e Negócios Internacionais 4
18 Marketing Digital e e-Commerce 3
19 Business Intelligence e Sistemas de Informação 4
20 Práticas Externas 6
21 Trabalho Final de Master 10
  TOTAL 90

Nota: O conteúdo do programa académico pode ser submetido a ligeiras modificações em funcão das atualizacões ou de melhoras efetuadas.

Direção

Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

  • Dr. Rubén Calderón Iglesias. Reitor da Universidad Europea del Atlántico.

Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER)

  • Dra. Silvia Aparicio. Vice Reitora de ordenação acadêmica e corpo docente de la universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO-Espanha). Doutora em Ciências Econômicas pela Universidad Autónoma de Madrid e licenciada em Administração e Direção de Empresas pela Universidad de Cantabria. Diretora Acadêmica da Graduação em Administração e Direção de Empresas na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. (c). Carlos Marcuello Recaj. Doutorando em História Econômica pelas Universidades de Barcelona e Carlos III de Madrid. Mestrado em História Económica pelas Universidades de Barcelona, Autónoma de Barcelona e Zaragoza; Mestrado em Relações Internacionais pela Universidad Católica de Ávila e licenciado em Recursos Humanos pela Universidad de Murcia. Coordenador de Programas e Professor na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Luis Dzul. Reitor e pesquisador da área de Projetos e Empresas da Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI México). Doutor em Engenharia de Projetos pela Universidad Politécnica de Cataluña (UPC, Espanha). Diploma em Estudos Avançados em Engenharia de Projetos pela UPC. Professor de Engenharia pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM, México). Engenheiro Civil pela Universidad Autónoma de Campeche (México).
  • Dr. Roberto Alvarez. Diretor do departamento de Projetos e Empresas da Universidad Internacional Iberoamericana. Doutor em Engenharia de Projetos pela Universidad Politécnica de Catalunya (Espanha). Especialista em Gestão Estratégica de Design, Gestão de Projeto e de Design, pelo Politecnico di Milano, (Itália) e pela Universidad Nacional de Buenos Aires (UBA, Argentina). Arquiteto pela UBA.

Professores e Autores

  • Dr. David Barrera Gómez. Doutor em Engenharia e Mestrado em Business Administration pela Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Consultor de negócio, tecnologia e soluções empresariais. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor em Engenharia de Projetos pela Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Mestrado no Gerenciamento de projetos e de desenho pela Politécnica de Milão, Itália. Professor da Universidade de Buenos Aires, Argentina. Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr Sergio Balarezzo Saldaña. Doutor em Engenharia Industrial pela Universidade de Navarra, Espanha. Reitor de Pesquisa e professor da Universidade de Piura, Peru. Pesquisador em gestão de operações e projetos.
  • Dr. Manuel Maeda Takeuchi. Professor de Programas de Engenharia e Administração de Empresas, Universidade da Piura, Peru. Experiência gerencial em administração, projetos de corporação, administração de operações e finanças.
  • Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresariais pela Universidade de León, Espanha. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidade de León, Espanha.
  • Dra. Olga Capó Iturrieta. Doutora em Engenharia de Projetos (Meio ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação) pela Universidade Politécnica de Catalunha, Espanha. Responsável da Área de Projetos do Instituto de Investigaciones Agropecuarias (INIA), Chile.
  • Dr. Eduardo García Villena. Doutor em Engenharia de Projetos (Meio ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação) pela Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Diretor Acadêmico da Área de Meio ambiente da Fundação Universitária Iberoamericana.
  • Dr. Salvador Rus Rufino. Doutor em Filosofia, pela Universidade de Navarra, Espanha. Doutor em História, pela Universidade de León, Espanha. Professor Titular e diretor da Cátedra de História da Empresa Familiar, Universidade de León.
  • Dr. Arturo Ortega. Doutor em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Barcelona, Espanha. Engenheiro de Telecomunicações. Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Fundação Universitária Iberoamericana.
  • Dr. Jorge Crespo. Doutor em Engenharia da Construção pela Universidade da Cantábria, Espanha. Professor da Universidade Europea del Atlántico, Espanha. Consultor e pesquisador.
  • Dr. José Antonio Trigueros. Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. Professor do departamento de Economia Financeira e Contabilidade da Universidade Miguel Hernández (UMH) de Elche-Alicante (Espanha).
  • Dr. Juan Luis Martín Ayala. Doutor em Psicologia, pela Universidade do País Basco, Espanha. Mestrado em Saúde Mental pela Universidade de Deusto, Espanha. Especialista em Mediação Familiar. Diretor do Programa de Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação e suas Especializações da Fundação Universitária Iberoamericana.
  • Dra. (c) Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutoranda em Educação pela Universidade Internacional Iberoamericana, Mestrado em Psicologia do Trabalho e Organizacional e licenciada em Psicologia pela Universidade de Havana, Cuba. Coordenadora Acadêmica Internacional da Área de Desenvolvimento Diretor, Organização Empresarial e Recursos humanos, FUNIBER.
  • Dr (c). Saúl Domingo Soriano. Doutor candidato pela Universidade de León. Mestrado em Direção Geral de Empresas pelo Instituto Catalão de Tecnologia de Barcelona. Mestrado em Consultoria e Tecnologias da Informação E-Business pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Diretor de Projetos Finais de Mestrado e Especializações, Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr (c). Diego J. Kurtz. Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela PPGEGC–UFSC (em processo). Mestrado no International Business-Wiesbaden Business School, Alemanha. Pesquisador do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade (www.ngs.ufsc.br) e Pesquisador Júnior do Projeto Dynamic SME (www.dynamic-sme.org). Coordenador de Programas e Professor da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dra (c). Julién Brito Ballester. Doutorado em Projetos, pela Universidade Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Psicologia do Trabalho e Organizacional pela Universidade de Havana, Cuba. Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Autônoma de Barcelona. Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universidade Autônoma de Barcelona. Consultora Internacional e Especialista em Gestão de Recursos Humanos, Formação, Desenvolvimento e Competências Profissionais.
  • Dra (c). Diana Patricia Cortés Díaz. Dra. (c). Diana Patricia Cortês Díaz. Doutorado em Projetos, pela Universidade Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Recursos humanos e Gestão do Conhecimento da Universidade de León, Espanha. Consultora especializada em Direito Laboral e Segurança Social. Coordenadora de Programas e Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dra (c). Andrea Gutiérrez Jiménez. Doutorado em Projetos, pela Universidade Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da Universidade de León, Espanha. Coordenadora de Programas e Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dra (c). Daniela Torrico Villarroel. Doutorado em Projetos, Pesquisa em Marketing, pela Universidade Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Business Administration (A Salle Business Administration). Mestrado em Marketing e Distribuição Comercial (Universidade Politécnica da Catalunha). Coordenadora de Programas e Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dra (c). Lina Pulgarín Osorio. Doutorado em Projetos, pela Universidade Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Gestão Integrada: Prevenção, Meio ambiente e Qualidade, pela Universidade Politécnica da Catalunha. Coordenadora de Programas e Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dra (c). María Fernanda Figueroa. Doutorado em Projetos, pela Universidade Internacional Iberoamericana (em processo). Mestrado em Direção Estratégica Esportiva (Dirección de Marketing, Finanzas y Fiscalidad en las Entidades Deportivas) da Universitat de Barcelona. Coordenadora de Programas e Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Msc. Antonio Vega. Graduado em Administração e Direção de Empresas pelo ESADE. Mestrado em Direção de Recurso Humanos e Consultoria nas Organizações pela Universidade de Barcelona. Coach e Consultor em Planejamento Estratégico, Liderança e Desenvolvimento Organizacional. Presidente da Fundação Humaniza.
  • Msc. María Eugenia Luna Borgaro. Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da Universidade de León, Espanha. Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Habilidades Diretivas. Coordenadora de Programas e Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal da FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário fornecer alguma informação adicional.

Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.

.