Master Universitário em Administração e Direção de Empresas (MBA)

Apresentação do Programa

As mudanças no mundo de hoje são cada vez mais constantes, profundas e irreversíveis. A globalização envolve contextos turbulentos, mas também proporciona grandes oportunidades e, nesse sentido, a gestão empresarial precisa se adaptar, como todas as áreas humanas, aos novos tempos. As organizações de hoje devem assumir, cada vez mais, o crescente papel das novas tecnologias, as mudanças nos hábitos de consumo e a maior conscientização pública pela responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.

A criação e direção de empresas necessita se adaptar aos novos cenários econômicos, sociais e culturais. E nesse sentido, é fundamental uma formação rigorosa e de amplos conteúdos práticos para profissionais que possam ocupar postos de alta responsabilidade no campo dos negócios.

Master Universitário em Administração e Direção de Empresas (MBA) é um programa integral que proporciona uma visão empresarial global ao mesmo tempo que analisa todas as áreas e variáveis que as funções superiores da gestão precisam conhecer e compreender para poder desempenhar seu trabalho com maior eficácia. Com um claro enfoque gestor e internacional, o MBA promovido pela FUNIBER forma líderes empresariais capazes de criar, dirigir e administrar empresas e projetos de negócio ao amparo das novas tendências e nos atuais contextos da crescente competitividade, tanto em nível nacional quanto global.

A quem é dirigido

Master Universitário em Administração e Direção de Empresas (MBA) é voltado a profissionais qualificados a desempenhar cargos de Alta Direção e desenvolver uma carreira profissional diretiva em todos os principais departamentos da empresa: marketing e direção comercial, recursos humanos, finanças e contabilidade, sistemas de informação, gerência ou direção geral, etc.

Para ingressar neste programa, o aspirante deverá possuir um título universitário ou equivalente.

Candidatos que não possuam formação em Administração e Direção de Empresas (ou áreas afins) e/ou Negócios Internacionais deverão cursar Complementos de Formação.

Titulação

A conclusão com sucesso do Programa permitirá que você obtenha a titulação do Master Universitário em Administração e Direção de Empresas (MBA).

Após a conclusão com êxito do Programa, o aluno receberá o diploma emitido pela Universidade em que se matriculou.

Estrutura do Programa

O tempo máximo disponível para a realização do Programa é de 24 meses. Nesse período, o aluno deverá ter sido aprovado em todas as atividades avaliadas e no Trabalho Final do Master.

Por ser um programa a distância e não estar sujeito à formação de classes presenciais, não se estabelece uma data específica de início, por isso o aluno pode realizar a matrícula a qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis.

A estrutura de créditos do Master Universitário em Administração e Direção de Empresas (MBA) é a seguinte:

1ª PARTE: FASE INICIAL CRÉDITOS1
1ª Parte: Fase Inicial 10
2ª PARTE: FASE OFICIAL  
Dezenove disciplinas obrigatórias 74
Práticas Externas 6
Trabalho Final de Master 10

1. A equivalência em créditos pode variar conforme a universidade que titule. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 25 horas. Se o aluno cursar o Programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos - horas, pode variar.

Objetivos

Objetivo geral

  • A missão do Master Universitário em Administração e Direção de Empresas (MBA) é formar profissionais, dirigentes e empreendedores para a liderança e gestão de organizações, departamentos e projetos de negócio.

Objetivos específicos

  • Oferecer ao aluno uma visão global, estratégica e multidisciplinar, elemento chave para um desempenho exitoso em ambientes internacionais e competitivos.
  • Aprofundar o desenvolvimento das habilidades diretivas necessárias para o desempenho empresarial.
  • Incentivar o espírito inovador como fator estratégico na gestão de empresas.
  • Disponibilizar ferramentas para uma correta análise financeira, contábil e fiscal.
  • Desenvolver habilidades para a gestão do marketing off e on-line.
  • Reforçar a importância da integração, cooperação e ética dentro da estrutura da empresa.
  • Gerar um networking que seja útil para os participantes.

Formação On-line

FORMAÇÃO ON-LINE: Em que as disciplinas são cursadas dentro de um Campus Virtual, sendo o aluno quem escolhe o momento e o lugar mais adequados à sua disponibilidade para realizar as tarefas.

Formação Semipresencial

FORMAÇÃO SEMIPRESENCIAL: O MBA, em sua versão semipresencial, permite ao aluno cursar uma das disciplinas dentro de um campus virtual e aquelas relacionadas com o projeto empresarial são desenvolvidas mediante seminários de formação intensivos e oficinas presenciais. Nessas atividades presenciais, estudantes de diferentes países e tutores especializados participam e trabalham juntos.

Quatro reuniões presenciais com duração de três dias são consideradas, com sede em Bogotá, Buenos Aires, Cidade do México e Campeche; e duas reuniões opcionais em Santander (Espanha) de sete dias de duração cada uma.

 

ATIVIDADES PRESENCIAIS LOCAL MOMENTO  
4 ENCONTROS em formato oficina e seminário - Bogotá
- Buenos Aires
- Ciudad de México
- Campeche
Opção por semestre
  • 3 dias de duração por encontro
  • 108 horas de curso presencial
  • Caráter obrigatório (pelo menos 2)
2 WORKSHOPS com referências acadêmicas e professionais - Santander (España) No mês de julho
  • 7 dias de duração por encontro
  • 90 horas de atividades
  • Caráter opcional

 

Os resultados mostram que o desenvolvimento de um Plano de Empresa, que antecede o Plano de Negócios, é vital para a definição dos aspectos essenciais que favorecem o sucesso de um empreendimento; portanto, o MBA semipresencial incorpora as ferramentas do Project Management para abordar o processo de criação de uma empresa como um projeto.

Saídas Profissionais

Os profissionais que concluam com sucesso o programa de Master Universitário em Administração e Direção de Empresas (MBA) da FUNIBER poderão desempenhar atividades em cargos de:

  • Diretor gerente
  • Responsável de estratégia de negócio
  • Diretor ou gerente de área
  • Responsável de projetos
  • Gerente funcional
  • Assessor ou analista
  • Consultor de estratégia empresarial

Plano de estudos

O Master Universitário em Administração e Direção de Empresas (MBA) possui uma estrutura curricular baseada em 2 partes formativas:

  • 1ª PARTE: FASE INICIAL

A Fase Inicial está orientada à aprendizagem de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para um aproveitamento ótimo do Master na sua Fase Oficial.

As disciplinas da Fase Inicial se apresenta na seguinte tabela;

1ª PARTE: FASE INICIAL
# DISCIPLINA ECTS
1 Fundamentos de Administração e Negócios 6
2 Introdução à Gestão de Projetos 4
  TOTAL 10
  • 2ª PARTE: FASE OFICIAL

A Fase Oficial está orientada à aprendizagem daqueles conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem obter uma formação avançada e orientada à especialização profissional, no âmbito da Administração e Direção de Empresas.

As disciplinas e os créditos ECTS correspondentes da Fase Oficial aparecem na tabela a seguir:

2ª PARTE: FASE PRÉVIA
# DISCIPLINAS ECTS
1 Administração e Direção de Empresas 4
2 Estratégia Empresarial 4
3 Ética Empresarial e Responsabilidade Social Corporativa 3
4 Planejamento e Gestão de Projetos 4
5 Plano de Empresa 6
6 Plano de Negócio 6
7 Direção Financeira 4
8 Controle e Gestão de Custos 3
9 Direção de Marketing 4
10 Direção de Recursos Humanos 4
11 Direção de Operações 4
12 Direção de Equipes de Trabalho 3
13 Resolução de Conflitos e Negociação 4
14 Liderança Organizacional e Coaching 3
15 Gestão do Tempo e Direção de Reuniões 3
16 Comunicação e Técnicas de Apresentação em Público 4
17 Globalização e Negócios Internacionais 4
18 Marketing Digital e e-Commerce 3
19 Business Intelligence e Sistemas de Informação 4
20 Práticas Externas 6
21 Trabalho Final de Master 10
  TOTAL 90

Observação: O conteúdo do programa académico pode ser submetido a ligeiras modificações em funcão das atualizacões ou de melhoras efetuadas.

Direção

Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

  • Dr. Rubén Calderón Iglesias. Reitor da Universidad Europea del Atlántico.

Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER)

  • Dra. Silvia Aparicio. Vice Reitora de ordenação acadêmica e corpo docente de la universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO-Espanha). Doutora em Ciências Econômicas pela Universidad Autónoma de Madrid e licenciada em Administração e Direção de Empresas pela Universidad de Cantabria. Diretora Acadêmica da Graduação em Administração e Direção de Empresas na Universidad Europea del Atlántico.
  • Dr. Luis Dzul. Reitor e pesquisador da área de Projetos e Empresas da Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI México). Doutor em Engenharia de Projetos pela Universidad Politécnica de Cataluña (UPC, Espanha). Diploma em Estudos Avançados em Engenharia de Projetos pela UPC. Professor de Engenharia pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM, México). Engenheiro Civil pela Universidad Autónoma de Campeche (México).
  • Dr. Roberto Alvarez. Diretor do departamento de Projetos e Empresas da Universidad Internacional Iberoamericana. Doutor em Engenharia de Projetos pela Universidad Politécnica de Catalunya (Espanha). Especialista em Gestão Estratégica de Design, Gestão de Projeto e de Design, pelo Politecnico di Milano, (Itália) e pela Universidad Nacional de Buenos Aires (UBA, Argentina). Arquiteto pela UBA.
  • Dr. (c). Carlos Marcuello Recaj. Doutorando em História Econômica pelas Universidades de Barcelona e Carlos III de Madrid. Mestrado em História Económica pelas Universidades de Barcelona, Autónoma de Barcelona e Zaragoza; Mestrado em Relações Internacionais pela Universidad Católica de Ávila e licenciado em Recursos Humanos pela Universidad de Murcia. Coordenador de Programas e Professor na Universidad Internacional Iberoamericana.

Professores e Autores

  • Dr. David Barrera Gómez. Doutor Engenheiro e Mestrado em Business Administration pelaUniversidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Consultor de negócios, tecnologia e soluçõesempresariais. Professor na Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Dr. Roberto M. Álvarez. Doutor em Engenharia de Projetos pela Universidade Politécnica daCatalunha, Espanha. Mestre em Gestão de Projetos e Design pelo Politécnico de Milão, Itália.Professor na Universidade de Buenos Aires, Argentina. Professor na Universidade InternacionalIbero-americana.
  • Dr. Sergio Balarezzo Saldaña. Doutor em Engenharia Industrial pela Universidade de Navarra, Espanha. Reitor de pesquisa e professor da Universidade de Piura, Peru. Pesquisador sobre gestão de operações e projetos.
  • Dr. Manuel Maeda Takeuchi. Professor em Programas de Engenharia e Administração deEmpresas na Universidade de Piura, Peru. Experiência gerencial em administração, projetoscorporativos, gestão de operações e finanças.
  • Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresariais pela Universidade de León, Espanha. Professora Titular do Departamento de Economia Aplicada da Universidade de León, Espanha.
  • Dra. Olga Capó Iturrieta. Doutora em Engenharia de Projetos (Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação) da Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha. Responsável pela área de Projetos do Instituto de Pesquisas Agropecuárias (INIA), Chile.
  • Dr. Salvador Rus Rufino. Doutor em Filosofia pela Universidade de Navarra, Espanha. Doutorem História pela Universidade de León, Espanha. Professor Titular e Diretor da cadeira deHistória da Empresa Familiar na Universidade de León.
  • Dr. Jorge Crespo. Doutor em Engenharia da Construção pela Universidade da Cantábria,Espanha. Diretor de pós-graduação e professor da Universidade Europeia do Atlântico,Espanha. Consultor e pesquisador.
  • Dr. José Antonio Trigueros. Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. Professor do Departamento Economia Financeira e Contabilidade na Universidade Miguel Hernández, em Elche - Alicante (Espanha).
  • Dr. Juan Luis Martín Ayala. Doutor em Psicologia pela Universidade do País Basco, Espanha.Mestre em Saúde Mental da Universidade de Deusto, Espanha. Especialista em MediaçãoFamiliar. Diretor da graduação em Psicologia da Universidade Europeia do Atlântico.
  • Dr. Diego J. Kurtz. Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Mestre em International Business pela Wiesbaden Business School, Alemanha. Pesquisador do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade e Pesquisador Júnior do Projeto Dynamic SME Professor na Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Dr. (c). Santiago Brie. Doutorando em Projetos pela Universidade Internacional Iberoamericana. Mestre em Desenho, Gestão e Direção de Projetos pela Universidade de León,Espanha. Licenciado em Gestão Ambiental Urbana pela Universidade Nacional de Lanús,Argentina. Professor na Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Dra. (c) Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Doutoranda em Educação pela UniversidadeInternacional Ibero-americana. Mestre em Psicologia Laboral e Organizacional pelaUniversidade de Havana, Cuba. Licenciada em Psicologia pela Universidade Central de LasVillas, Cuba. Coordenadora acadêmica e professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dr. (c) Saúl Domingo Soriano. Doutorando na Universidade de León. Mestre em Direção Geral de Empresas pelo Instituto Catalão de Tecnologia de Barcelona. Mestre em Consultoria eTecnologia da Informação e-Business pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria,Espanha. Orientador de projetos finais de mestrados e especializações, UniversidadeInternacional Ibero-americana.
  • Dr. Emmanuel Soriano Flores. Doutorado em Ciências em Educação Superior pela Universidad Autónoma Chapingo. Mestrado em Inovação Educacional pela Universidad Pedro de Gante. Mestrado e Licenciatura em Administração pela Universidad Nacional Autónoma de México  (título com menção honrosa). Pós-graduação em Direção Financeira e Contabilidade pela Escuela de Negocios Europea de Barcelona. Mestrado em Comunicação Empresarial e Corporativa pela Universidad Isabel I. Professor na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. (c) Vanessa Yélamos Torres. Doutoranda em Educação pela Universidade InternacionalIbero-americana. Mestre em Coaching Sistêmico pela Universidade Autônoma de Barcelona,Espanha. Licenciada em Psicologia pela Universidade de Barcelona, Espanha. Professora daUniversidade Internacional Ibero-americana.
  • Dra. (c) Cristina Ivonne Tavera Cuellar. Licenciada em Administração de Empresas pelaUniversidade Externado de Colômbia. Mestre em Psicologia do Consumidor e especialista emPensamento Estratégico e Prospectiva. Professora da Universidade Internacional Iberoamericana.
  • Dra. (c) Julién Brito Ballester. Doutoranda em Projetos pela Universidade Internacional Iberoamericana.Mestre em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidade de Havana,Cuba. Mestrado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Autônoma de Barcelona.Mestrado em Coaching Sistêmico pela Universidade Autônoma de Barcelona. Consultorainternacional e especialista em Gestão de Recursos, Formação e Desenvolvimento deCompetências Profissionais.
  • Dra. (c) Diana Patricia Cortés Díaz. Doutoranda em Projetos pela Universidade InternacionalIbero-americana. Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidadede León, Espanha. Consultora especializada em Direito do Trabalho e Segurança Social.Professora da Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Dra. (c) Andrea Gutiérrez Jiménez. Doutoranda em Projetos pela Universidade InternacionalIbero-americana. Mestre em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidadede León, Espanha. Professora da Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Dra (c). Daniela Torrico Villarroel. Doutoranda em Projetos com pesquisa sobre Marketing pela Universidade Internacional Ibero-americana. Mestre em Business Administration pela La Salle Business Administration. Mestre em Marketing e Distribuição Comercial pela Universidade Politécnica da Catalunha. Professora da Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Dra. (c) Lina Pulgarín Osorio. Doutoranda em Projetos pela Universidade Internacional Iberoamericana. Mestre em Gestão Integrada: Prevenção, Ambiente e Qualidade pela Universidade Politécnica da Catalunha. Professora da Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Dra. (c) María Fernanda Figueroa. Doutoranda em Projetos pela Universidade InternacionalIbero-americana. Mestre em Direção Estratégica Esportiva (Direção de Marketing, Finanças eTributação nas Entidades Esportivas) pela Universidade de Barcelona. Professora daUniversidade Internacional Ibero-americana.
  • Dra. (c). María Eugenia Luna Borgaro. Mestre em Recursos Humanos e Gestão doConhecimento pela Universidade de León, Espanha. Especialista em Gestão de RecursosHumanos e Habilidades Diretivas. Coordenadora de programas e professora da UniversidadeInternacional Ibero-Americana.
  • Mg. Gonzalo Prudencio. Mestre em Desenho, Gestão e Direção de Projetos pela Universidade de León, Espanha. Licenciado em Administração de Empresas pela Universidade Católica Boliviana. Professor na Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Msc. Antonio Vega. Graduado em Administração e Direção de Empresas pela ESADE. Mestre em Direção de Recursos Humanos e Consultoria em Organizações pela Universidade deBarcelona. Coach e Consultor em Planejamento Estratégico, Liderança e DesenvolvimentoOrganizacional. Presidente da Fundação Humaniza.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal da FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário fornecer alguma informação adicional.

Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.