Master Universitário em Desenho, Gestão e Direção de Projetos

Apresentação do Programa

O Master Universitario em Desenho, Gestão e Direção de Projetos integra conceitos relacionados com a conceção, gestão e direção de projetos desde a formulação e administração dos seus recursos, até à análise post-mortem de um projeto, qualquer que seja a sua origem e finalidade.

O Master Universitario em Desenho, Gestão e Direção de Projetos permitirá aos seus diplomados desenvolverem-se na área da ciência de projetos e do trabalho profissional na área de projetos. No primeiro caso como investigadores e no segundo como diretores de programas, gestores de gabinete de projetos, consultores de projetos, gestores de projetos de inovação tecnológica e conhecimento, e qualquer outra função ligada a posições executivas e consultivas dentro do vasto campo dos projetos.

O Master Universitario em Desenho, Gestão e Direção de Projetos consegue ademais formar os estudantes nos princípios básicos do pensamento de gestão de projetos, preparando-os para processos de certificação subsequentes propostos por organizações tais como IPMA, PMI ou AEIPRO. Vale a pena dizer que, durante a formação no Master, o aluno passa pela totalidade dos padrões universais de conhecimento na área de projetos, com uma visão integradora entre todos e a partir das três abordagens: Desenho, Gestão e Direção.

A quem é dirigido

O Master Universitario em Desenho, Gestão e Direção de Projetos é dirigido a profissionais que se graduaram em carrerias com grandes antecedentes na área de projetos, estes são Arquitetura e Engenharia, embora seja correto dizer que a área de projetos atravessa horizontalmente todas as disciplinas profissionais.

Se concordarmos que um projeto é uma solução proposta para um problema, então é fácil ver que muitos perfis profissionais diferentes devem ser envolvidos no seu desenvolvimento, com igual destaque dependendo do objetivo e da área de trabalho em que o projeto proposto é aplicado.

Titulação

Ao final do programa, o aluno obterá o título de Master Universitario em Desenho, Gestão e Direção de Projetos emitido pela Universidade Europeia do Atlántico.

Apresentação de projetos à FIDBAN

A Fundação Inovação e Desenvolvimento (FIDBAN), patrocinada pela FUNIBER e outras instituições, é uma organização sem fins lucrativos que procura relacionar projetos empresariais lucrativos que necessitam de financiamento a potenciais investidores de capital. É uma Rede Internacional composta por Capítulos em 30 países da Europa, América, África e Ásia.
Mais informações: https://www.fidban.com/

Os grupos de trabalho do Master terão a oportunidade de apresentar os seus projetos na FIDBAN a potenciais investidores, a fim de obterem financiamento. Isto acontecerá quando a elaboração do anteprojeto tiver sido aprovada academicamente.

Haverá um prazo de apresentação por ano. O mesmo será publicado oportunamente, bem como a notificação da rodada de investimento em que o projeto será apresentado.

Processo de aplicação

Ao finalizar o anteprojeto, os interessados devem apresentá-lo ao comité do Departamento Académico de projetos, DAP, composto por peritos profissionais em projetos que autorizarão ou não a apresentação do projeto à FIDBAN.

As datas das rodadas de exposição dos projetos serão informadas pela FIDBAN assim que os projetos tiverem sido selecionados.

O DAP acompanhará as partes interessadas durante o processo administrativo que estas terão de cumprir.

Conheça o Departamento de Projetos Académicos

Estrutura do Programa

A duração estimada do Master Universitario em Desenho, Gestão e Direção de Projetos é de quatro semestres e foi concebido com uma carga letiva de 98 ECTS distribuídos, de acordo com o tipo de disciplina, tal como mostra a tabela seguinte:

  CRÉDITOSa
Formação obrigatória 86
Práticas externas 6
Trabalho de Fim de Master 6
TOTAL 98

a. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) é equivalente a 10 + 15 horas.

Os 98 créditos ECTS totais são distribuídos ao longo de 4 semestres, com 23 créditos no primeiro semestre, 23 créditos no segundo, 22 no terceiro e 30 no quarto.

Objetivos

Objetivo geral

  • Formar profissionais para adquirirem pensamento criativo, executivo e de gestão adequado ao desenho, gestão e direção de projetos.

Objetivos específicos

  • Fornecer e utilizar uma metodologia apropriada para o desenho de um projeto, que responda a uma sequência predeterminada de progresso, e que permita a sua aplicação imediata a casos concretos e articulados, e que, por sua vez, permita dominar e compreender os fatores de motivação, intencionalidade, finalidade e teleologia de um projeto.
  • Determinar e analisar as atividades e responsabilidades do Diretor de Projetos em cada uma das suas áreas de competência, e propor ferramentas para cumprir cada uma das fases do ciclo de vida de um projeto, cobrindo cada uma das áreas de conhecimento de um projeto (integração, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos, comunicações, riscos e fornecimento, entre outros).
  • Aprender a interpretar normas internacionais relacionadas com o campo dos projetos, aplicadas nas fases de um projeto e a facilitar a posterior certificação dos estudantes perante entidades como a International Project Mangement Association (IPMA), a Associação Espanhola de Engenharia de projetos (AEIPRO) ou o Project Management Institute (PMI).
  • Compreender e gerir os processos de criação, geração, formulação e disseminação do conhecimento individual e coletivo em termos de tarefas colaborativas e cooperativas, que facilitam e potenciam a emergência de soluções viáveis, concretas e sustentáveis para problemas do mundo real, e cuja realização se manifesta na figura de um projeto.

Saídas Profissionais

Algumas das oportunidades profissionais do Master Univeristário em Desenho, Gestão e Direção de Projetos são:

  • Diretores de programas.
  • Diretores de operações.
  • Gestores de gabinete de projetos.
  • Consultores em projetos.
  • Gestores de projetos de inovação tecnológica e de conhecimento.
  • Investigadores no campo da ciência dos projetos e do trabalho profissional no campo de projetos.

Plano de estudos

O plano de estudos do Master Universitario em Desenho, Gestão e Direção de Projetos está estruturado numa série de cinco temas que preparam os estudantes para enfrentar cenários reais em desenho, gestão e direção de projetos ao longo da sua vida profissional.

O Master aqui apresentado foi concebido com uma visão transversal e integradora, de modo a que no mesmo semestre o aluno possa tomar disciplinas de gestão de projetos, direção e desenho, ou seja, tentamos dar prioridade a uma maior coerência no ensino das disciplinas em vez de seguir uma sequência estabelecida pela ordem delas.

Este fato traz um valor agregado ao programa que torna especialmente atrativa a formação abrangente de um especialista em projetos, com capacidade, habilidade e conhecimento para tal:

  • Desenhar um projeto.
  • Gerir sua projeção desde a iniciação até à reflexão post-mortem.
  • Dirigir todos os esforços humanos individuais e coletivos para os objetivos do projeto e os interesses das pessoas afetadas.

O programa de estudos tem um total de 5 matérias com 29 disciplinas, incluindo as Práticas Externas e o Trabalho de Fim de Master.

Abaixo está uma breve descrição de cada uma das matérias:

  • 1ª PARTE: DESENHO DE PROJETOS

A fase de desenho do projeto é provavelmente a mais importante de todas, uma vez que, com base no diagnóstico do problema devem ser definidos com base na estratégia delineada: os objetivos, os recursos humanos e materiais necessários, e os indicadores de monitorização e verificação dos resultados esperados, entre outros.

As disciplinas, embora independentes umas das outras, são autónomas e estruturados de acordo com uma ordem pedagógica coerente. Cada uma está dividida em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado a fim de completar com sucesso as várias atividades de avaliação.

  • 2ª PARTE: GESTÃO DE PROJETOS

A fase de Gestão de Projetos é onde acontecem o planeamento, recrutamento, organização da equipa humana e administração de outros recursos, definidos na fase de desenho, de modo a cumprir os objetivos em tempo e custo.

As disciplinas, embora independentes umas das outras, são autónomas e estruturados de acordo com uma ordem pedagógica coerente. Cada uma está dividida em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado a fim de completar com sucesso as várias atividades de avaliação.

  • 3ª PARTE: DIREÇÃO DE PROJETOS

A Direção de Projetos é a aplicação de conhecimentos, competências e técnicas para executar projetos de forma eficiente e eficaz.

As disciplinas, embora independentes umas das outras, são autónomas e estruturados de acordo com uma ordem pedagógica coerente. Cada uma está dividida em unidades temáticas básicas ou capítulos, cujo conteúdo inclui material impresso que deve ser estudado a fim de completar com sucesso as várias atividades de avaliação.

  • 4ª PARTE: PRACTICUM

O Practicum consiste num conjunto de práticas profissionais, ligadas ao campo de aplicação do Master, que o estudante deve desenvolver individualmente em centros ou instituições externas, públicas ou privadas, presencialmente.

Seu objetivo é aproximar o estudante do ambiente profissional de trabalho onde possa reforçar e implementar os conhecimentos e desenvolver as competências adquiridas durante o estudo académico das disciplinas. O Practicum é uma atividade obrigatória necessária para obter o grau, que é realizado dentro de um processo que dura 150 horas.

4ª PARTE: PRACTICUM
# DISCIPLINAS ECTS
1 Práticas externas 6
TOTAL 6
  • 5ª PARTE: Trabalho de Fim de Master

O Trabalho de Fim de Master (TFM) é composto por 6 créditos e é realizado no último semestre do último ano do curso. Nesta importante atividade, o aluno, orientado por um tutor, deve demonstrar pessoalmente a aquisição das competências associadas ao grau.

O objetivo do Trabalho de Fim de Master, cuja carga letiva é de 150 horas, é que o aluno apresente um documento completo com uma proposta de projeto que responda a uma necessidade detectada relacionada com o campo do desenho, da gestão e da direção de projetos. O trabalho será supervisionado por um supervisor especializado na área de estudo proposto pelo estudante.

5ª PARTE: Trabalho de Fim de Master
# DISCIPLINAS ECTS
1 Trabalho de Fim de Master 6
TOTAL 6

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: DESENHO DE PROJETOS

  1. Introdução aos projetos

    A disciplina introduz-nos, dentro de um quadro teórico e de uma forma geral, aos conceitos de “Projeto”, tais como: fases do projeto, sistemas em projetos, trabalho colaborativo e gestão do conhecimento para o sucesso do projeto, desenho do projeto. A fim de se poder estabelecer uma base de conhecimentos para o desenvolvimento dos seguintes temas.

    INTRODUÇÃO GERAL E TEÓRICA
    FASES DO PROJETO
    SISTEMAS EM PROJETOS
    TRABALHO COLABORATIVO E GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O SUCESSO DO PROJETO
  2. DESENHO DE SISTEMAS PROJETIVOS

    Fornece conceitos relacionados com a identificação do cenário do projeto, os fatores que condicionarão a solução, a abordagem do problema técnico, a formulação dos objetivos, os critérios com os quais o sucesso do projeto será avaliado, bem como a identificação e análise de todas as pessoas e coisas envolvidas na resolução do problema, entendidas como peças fundamentais na trilogia homem–sistema artificial–ambiente.

    CENÁRIO DO PROJETO
    PROBLEMA TÉCNICO
    PESSOAS E COISAS ENVOLVIDAS NA RESOLUÇÃO DO PROBLEMA
  3. ANÁLISE DOS SERVIÇOS A PRESTAR

    O presente tema desenvolve, estuda e determina as condições de fornecimento e provisão entre as necessidades dos clientes e o que a ciência e a engenharia contribuiriam como solução, considerando esta solução como o próprio projeto e requer que definamos o serviço “desejado” a ser obtido como resultado do projeto.

    ANÁLISE DO FORNECIMENTO
    O SERVIÇO DESEJADO E AS CONDIÇÕES DE PRESTAÇÃO
  4. ANÁLISE FUNCIONAL NO PROJETO

    Durante o desenvolvimento da disciplina, pretendemos determinar as funções técnicas e de serviço a satisfazer pelo projeto que estamos a conceber, através de “ferramentas conceptuais” tais como a árvore de funções de serviço, a proposta do sistema do projeto, a análise do valor e da qualidade na fase de desenho.

    ÁRVORE DE FUNÇÕES DE SERVIÇO
    PROPOSTA DO SISTEMA PROJETO
    ANÁLISE DE VALOR E QUALIDADE NA FASE DE DESENHO
  5. ERGONOMIA NO PROJETO

    Esta disciplina trata da compreensão do papel das pessoas nas suas actividades e utilizações, na solução de um projeto e na sua relação com outras pessoas e com máquinas, para o qual é estabelecida uma classificação dos utilizadores, medidas de segurança, etc.

    O ESTADO DE BEM-ESTAR DOS UTILIZADORES DO SISTEMA E AS SUAS LIMITAÇÕES
    ERGONOMIA E SEGURANÇA DO SISTEMA
  6. SEGURANÇA E FIABILIDADE NO PROJETO

    Este curso cobre tópicos relacionados com a compreensão dos aspectos de segurança e viabilidade de uma solução de projeto, contemplando os seus estados de vida, o seu ciclo de vida, ao nível do sistema e os seus componentes, incluindo pessoas, máquinas e as suas relações.

    SEGURANÇA, RISCO E FIABILIDADE
    SEGURANÇA INDUSTRIAL, ORGANIZACIONAL E REGULAMENTAR
    NORMAS E PADRÕES DE SEGURANÇA
    TIPOS DE RISCO, CLASSIFICAÇÃO E GERAÇÃO DE PROCEDIMENTOS
    FIABILIDADE E CONFIANÇA.
  7. O AMBIENTE NO PROJETO

    Através do estudo da sustentabilidade no projeto, da concepção ecológica, do impacto ambiental e da análise do ciclo de vida, que são os tópicos a estudar em profundidade neste assunto, tentaremos compreender o ambiente de uma solução de projeto nas suas fases de vida, o seu ciclo de vida, ao nível do sistema e dos componentes.

    SUSTENTABILIDADE NO PROJETO
    ECODESIGN
    IMPACTO AMBIENTAL
    ANÁLISE DO CICLO DE VIDA
  8. AS ESPECIFICAÇÕES DO PROJETO

    Este curso não lhe permitirá aprender a detalhar, especificar e explicar a operação, o pormenor e a constituição da solução potencial proporcionada por um projeto.

    FIABILIDADE DO FORNECIMENTO
    ÁRVORE DE FALHAS
    ESPECIFICAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO PROJETO
  9. ELABORAÇÃO DO PROJETO PRELIMINAR

    Este assunto, através de tópicos como ferramentas de especificação, documentação, elaboração da proposta de projeto, ajudar-nos-á a compreender a importância da gestão como passo posterior à concepção e a ser capaz de gerar uma proposta de gestão viável e sustentável.

    FERRAMENTAS DE ESPECIFICAÇÃO
    DOCUMENTAÇÃO
    ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE PROJETO

2ª PARTE: GESTÃO DE PROJETOS

  1. INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS

    A gestão de projetos é a administração de todos os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto. Este curso introduz-nos ao tema de uma forma geral e cobre os seguintes tópicos: conceitos gerais de gestão de projetos e tipologias de projetos, fases do projeto e ciclo de vida do projeto.

    GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
    INTRODUÇÃO GERAL E TEÓRICA
    CONCEITOS GERAIS DE GESTÃO DE PROJETOS E TIPOLOGIAS DE PROJETOS
    FASES DO PROJETO E CICLO DE VIDA DO PROJETO
  2. PLANEAMENTO E GESTÃO DE PROJETOS

    O planeamento e a gestão de projetos estão intimamente ligados, uma vez que é impossível pensar na gestão sem que esta seja preparada. Para isso é necessário ter em mente alguns conceitos, Desenvolvimento do Plano de projeto e controlo das suas possíveis alterações, definição, gestão e planeamento do âmbito do projeto, escolher e aplicar as técnicas apropriadas para produzir um plano de ação.

    INTEGRAÇÃO E ÂMBITO DO PROJETO
    DESENVOLVIMENTO DO PLANO DO PROJETO E CONTROLO DAS SUAS POSSÍVEIS ALTERAÇÕES, DEFINIÇÃO, GESTÃO E PLANEAMENTO DO ÂMBITO DO PROJETO
    PLANEAMENTO E PROGRAMAÇÃO DE PROJETOS
    ESCOLHER E APLICAR TÉCNICAS APROPRIADAS PARA PRODUZIR UM PLANO DE AÇÃO
    TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO ESPECÍFICAS, E GESTÃO CORRECTA DO TEMPO
  3. FERRAMENTAS DE SOFTWARE DE GESTÃO DE PROJETOS

    Este curso apresenta-nos as principais ferramentas informáticas que apoiam a gestão de projetos e ensina-nos sobre as suas vantagens. Cada projeto precisa de ser gerido, e ao mesmo tempo para o conseguir é necessário o conhecimento e manuseamento de ferramentas informáticas de acordo com a tipologia de cada projeto.

    FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS
    Estudo geral do progresso das técnicas de informação e comunicação aplicáveis à gestão de projetos.
    SOFTWARE DE GESTÃO
    Conhecimento específico de software de utilização em massa para gestão de projetos.
  4. ACOMPANHAMENTO E CONTROLO DO PROJETO

    Certamente que o trabalho de monitorização e controlo deve ser o que exige um maior empenho, pois o assunto é apresentado desde o geral com tópicos como: conhecer as bases do controlo de projetos e as suas ferramentas e metodologias, até ao particular, como o controlo dos recursos técnicos e humanos para assegurar o cumprimento no tempo, qualidade e custos.

    CIRCUITOS DE COMUNICAÇÕES E RELATÓRIOS
    CONCEPÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE TODOS OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DA CADEIA DE INFORMAÇÃO
    DESENHO ESTRATÉGICO DO CIRCUITO DE INFORMAÇÃO
    REPROGRAMAÇÃO E CONTROLO DO PROGRESSO
    AVALIAÇÃO E ANÁLISE DO PROGRESSO ESPERADO DO PROJETO
    MODELOS DE ANTECIPAÇÃO
    CONTROLO DOS RECURSOS TÉCNICOS E HUMANOS PARA ASSEGURAR O CUMPRIMENTO EM TEMPO, QUALIDADE E CUSTOS
  5. AVALIAÇÃO DE PROJETOS

    A avaliação de projetos concentra-nos na tarefa de compreensão e estruturação, engenharia financeira através de numerosos instrumentos técnico-económicos, a fim de aprender a ver os projetos não só através de planos detalhados, ou fluxogramas, mas também através de folhas de cálculo de desenvolvimento económico-financeiro.

    FORMULAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS
    FASES E ESTRUTURA DE FINANCIAMENTO DE UM PROJETO
    AVALIAR A CAPACIDADE DE CRESCIMENTO DE UMA EMPRESA
    ANÁLISE E GESTÃO DO RISCO
    AVALIAÇÃO DE EMPRESAS
  6. GESTÃO FIDUCIÁRIA: QUALIDADE E RISCO

    A Gestão da Confiança centra-se principalmente na avaliação e compreensão dos fundamentos da qualidade nos projetos e nas suas ferramentas e metodologias, aprendendo a planear, assegurar e controlar a qualidade, e o risco.

    PLANEAMENTO DE QUALIDADE
    GARANTIA DE QUALIDADE E CONTROLO DE QUALIDADE
    CONTROLO DOS PROCESSOS E A REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS NO TEMPO E NA FORMA
    RESPOSTA CORRECTA ÀS NECESSIDADES INICIALMENTE LEVANTADAS
    PLANOS DE QUALIDADE
  7. GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS

    Este curso oferece uma visão global do papel do gestor de Recursos Humanos no século XXI, revendo as áreas de actividade de gestão, e a integração com a estratégia empresarial.

    UMA VISÃO GERAL DOS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO SOBRE O RH
    VISÃO GERAL DAS FUNÇÕES DO GESTOR DO RH
    NOVAS TECNOLOGIAS EM GESTÃO DE RH E SISTEMAS DE CONTROLO DE GESTÃO DE RH
  8. ISO 45001

    Este curso apresenta o modelo activo e o planeamento da actividade preventiva como elemento básico e crítico de qualquer modelo de gestão para a prevenção de riscos profissionais, implementado na norma ISO 45001:2018, bem como a informação documentada necessária e os requisitos de auditoria. Alguns dos tópicos abordados no curso são:

    O PAPEL DA PREVENÇÃO NA GESTÃO GLOBAL DA EMPRESA
    Antecedentes. O sistema reativo de ação. Elementos de sucesso do sistema de desempenho activo. Integração da actividade preventiva. Como é conseguida a integração da prevenção dos riscos profissionais? O que é um sistema de gestão da prevenção dos riscos profissionais? Tipos de modelos de gestão. Responsabilidades de gestão.
    PLANEAMENTO DA ACTIVIDADE PREVENTIVA NA EMPRESA
    Introdução. Definição de planeamento preventivo. Planeamento por objetivos e regras de procedimento. Aspectos do planeamento de actividades preventivas. Procedimento geral de planeamento.
    A NORMA ISO 45001:2018
    Introdução. Antecedentes da norma ISO 45001:2018. Estrutura de alto nível: Anexo SL. Principais alterações na ISO 45001:2018 em comparação com a OHSAS 18001:2007. Prioridades de implementação. Certificação do sistema de gestão de SST de acordo com a norma ISO 45001:2018. Transição da especificação para a norma ISO 45001:2018.
    IMPLEMENTAÇÃO DA NORMA ISO 45001:2018
    Introdução. Finalidade e âmbito de aplicação. Referências normativas. Termos e definições. Contexto organizacional. Liderança e participação dos trabalhadores. Planeamento. Apoio. Operação. Avaliação do desempenho.
    INFORMAÇÃO DOCUMENTADA DO SISTEMA DE GESTÃO SST DE ACORDO COM ISO 45001:2018
    Introdução. Nível I: Manual de gestão da saúde e segurança no trabalho (não obrigatório). Nível II: procedimentos. Nível III: instruções. Nível IV: registos. Controlo de documentação.
    AUDITORIA DE PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS
    Conceitos gerais sobre auditorias de prevenção. Princípios de auditoria. Objetivos das auditorias de prevenção. Tipos de auditorias na prevenção dos riscos profissionais. O processo de auditoria. Avaliação da auditoria de prevenção dos riscos profissionais. Requisitos necessários para a realização de uma auditoria de prevenção de riscos profissionais.
  9. COMUNICAÇÃO DO PROJETO

    O tema deste curso trata da comunicação de um projeto "dentro" e "fora" do projeto, para os três níveis de utilizadores, desde conceitos básicos de circuitos de comunicação até estruturas mais complexas de comunicação estratégica, onde a imagem do projeto no imaginário social é comprometida.

    ANÁLISE E IDENTIFICAÇÃO DO CONCEITO E IDENTIDADE DO PROJETO
    APLICAR MODELOS DE ANÁLISE QUALITATIVA SOBRE A VISÃO DE MISSÃO PRÉ-DETERMINADA PARA O PROJETO
    ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PLANOS DE COMUNICAÇÃO PARA OS DIFERENTES NÍVEIS DE DESTINATÁRIOS DO PROJETO
    INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E DESENVOLVIMENTO DO MANUAL DE REGRAS E PROCEDIMENTOS DE COMUNICAÇÃO
    ESTUDO DO MERCADO RECEPTOR

3ª PARTE: DIREÇÃO DE PROJETOS

  1. AMBIENTES DE TRABALHO COLABORATIVO VIRTUAL

    Este assunto incorpora o aluno ao "mundo" das tecnologias associadas ao trabalho colaborativo cujo objetivo é atingir os objetivos de grupo dos mesmos, desde a gestão de equipas organizacionais até à gestão de equipas remotas mediadas por ambientes de trabalho virtuais.

    FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL
    GESTÃO DE GRUPOS E EQUIPAS
    FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
    PROCESSOS DE GESTÃO PARA AMBIENTES VIRTUAIS
    AMBIENTES DE TRABALHO COLABORATIVO VIRTUAL
  2. GESTÃO SEM DISTÂNCIAS

    Este assunto permite-nos conhecer o complexo processo, as suas ferramentas, as possíveis metodologias e tipologias da gestão off-shore de um projeto. Gestão de projetos realizada à distância. A fim de conhecer este tópico em profundidade é necessário falar sobre conceitos tais como: Construção cooperativa e colaborativa do conhecimento e modelos cooperativos de participação, apoiados por tecnologias de informação.

    CONSTRUÇÃO COOPERATIVA E COLABORATIVA DO CONHECIMENTO
    MODELOS COOPERATIVOS DE PARTICIPAÇÃO, APOIADOS POR TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
    TELE-ENGENHARIA DISTRIBUTIVA E GESTÃO OFF-SHORE: GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO À DISTÂNCIA, UTILIZANDO OS MAIS RECENTES RECURSOS TECNOLÓGICOS CONCEBIDOS PARA O EFEITO.
    ESTUDO E AVALIAÇÃO DE NOVOS CENÁRIOS DE TELETRABALHO.
  3. TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO AO PÚBLICO

    Este assunto desempenha actualmente um papel cada vez mais importante na gestão de projetos, uma vez que forma gestores em competências de promoção de projetos e produtos, a fim de conseguir investidores ou pelo menos interessar o mercado-alvo. Para isso é necessário conhecer as estratégias comunicacionais, e saber definir os elementos característicos do projeto, que irão conformar a imagem do projeto.

    COMUNICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE PROJETO E DOCUMENTOS E TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ORAL E GRÁFICA PARA DESIGNERS
  4. ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS

    Este curso tenta certamente introduzir o aluno aos conceitos e técnicas de administração e gestão de empresas. Abrangendo tópicos desde teorias organizacionais, a novas formas organizacionais na nova economia, quer para empresas de serviços, empresas tecnológicas, PMEs e empresas familiares.

    INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS ORGANIZACIONAIS
    ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
    TIPOS DE EMPRESAS
    AS FUNÇÕES EMPRESARIAIS
    NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO NA NOVA ECONOMIA
    TIPOS DE EMPRESAS
    Empresas de serviços. Empresas tecnológicas. PMEs. Empresas Familiares. Estudos de casos.
    PASSOS NA CRIAÇÃO DE UMA EMPRESA
  5. DIREÇÃO ESTRATÉGICA E PLANEAMENTO

    Este curso concentra-se no pensamento estratégico aplicado à gestão e proporciona formação em ferramentas e mecanismos que facilitam a gestão contemporânea, aceitando a gestão da mudança como algo inerente aos ambientes instáveis e variáveis em que as organizações se desenvolvem.

    Alguns dos tópicos abordados no curso são:

    GESTÃO DA MUDANÇA COMO UM SUBSTRATO DA GESTÃO ESTRATÉGICA
    Mudança pessoal e organizacional. Alguns modelos de implementação de mudanças organizacionais. Resistência à mudança. Participação no processo de mudança estratégica.
    A GESTÃO ESTRATÉGICA COMO MODELO DE MUDANÇA
    Pensamento estratégico e gestão estratégica. Apresentação de um modelo de planeamento estratégico validado internacionalmente. A matriz SWOT como uma ferramenta valiosa para o planeamento estratégico.
    A IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA. ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
    Cenários estratégicos. A visão. Análise do sistema de valores que irá sustentar a estratégia. Elaboração de estratégias empresariais. Objetivos e critérios de medição. Novos negócios. O crescimento. Consolidação. Revitalização.
  6. TÉCNICAS DE RESOLUÇÃO E NEGOCIAÇÃO DE CONFLITOS

    Este tema, que na prática todos nós precisamos e ainda mais na nossa vida profissional, fornece-nos conhecimentos teóricos e práticos para a resolução de conflitos, estratégias de resolução e competências básicas para a resolução de conflitos.

    INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE CONFLITOS
    Estratégias e métodos para a sua resolução e as competências e capacidades necessárias para a resolução de conflitos na empresa.
  7. TÉCNICAS DE GESTÃO DE EQUIPAS

    Este curso apresenta diferentes técnicas de gestão e direção de equipas de trabalho onde o principal é o recurso humano que temos e do qual devemos "cuidar". Para isso é também necessário conhecer instrumentos de gestão que assegurem uma administração eficiente destes recursos.

    CONCEITO DE GRUPO E EQUIPA
    As suas características diferenciais. Aplicações práticas para motivar. Equipas de trabalho. A competência ligada ao trabalho em equipa. Os membros e papéis de uma equipa de trabalho.
  8. GESTÃO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

    Durante o curso deste assunto, seremos capazes de identificar e analisar cada um dos tipos de conhecimento que são gerados nas empresas para a sua gestão, diagnóstico, distribuição e disponibilidade de informação como factores chave de sucesso. A gestão do conhecimento é uma "atividade" que deve estar presente em todas as atividades profissionais e ainda mais se estiver numa posição de gestão.

    GESTÃO DO CONHECIMENTO
    Conhecimento e gestão, objetivos de gestão do conhecimento, propriedades e tipologias, ferramentas e implementação.
    NOVOS PARADIGMAS NO ENSINO E NA INVESTIGAÇÃO
    e-Learning.
    APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL E MODELOS DE MATURIDADE
  9. E-BUSINESS E A SUA INTEGRAÇÃO COM SISTEMAS DE GESTÃO EMPRESARIAL

    Este curso dá uma visão ampla e extensa do conceito e noção de integração empresarial através da informação, revendo a integração a partir do aspecto organizacional e tecnológico, e os conceitos essenciais de integração baseados nas TIC, tais como ERP, SCM e CRM.

    VISÃO ORGANIZACIONAL DA INTEGRAÇÃO: FORNECIMENTOS, CLIENTES E SISTEMAS
    Introdução. Fundamentos. Cadeia de valor. Exemplo de integração da cadeia de abastecimento. Reflexões.
    VISÃO TECNOLÓGICA DE INTEGRAÇÃO: ASPECTOS CONCEPTUAIS DA INTEGRAÇÃO DO E-BUSINESS
    Importância do e-business. Mudança organizacional. Estratégia empresarial. E-Business: implementação.
    SISTEMAS DE PLANEAMENTO DE RECURSOS EMPRESARIAIS (ERP)
    Aspectos conceptuais. Integração na gestão da informação. Integração com o ERP. Seleção de fornecedores. Impacto estratégico no ROI.
    A GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS NA ERA DIGITAL
    Introdução. Mudança nas empresas. Gestão de recursos humanos. Tecnologia na gestão de recursos humanos.
    GESTÃO DAS RELAÇÕES COM FORNECEDORES (SCM)
    Introdução. A cadeia de abastecimento. Definição. Gestão da cadeia de abastecimento. Implementação do SCM no e-business. Reflexões.
    GESTÃO DA RELAÇÃO COM O CLIENTE (CRM)
    Introdução. Aspectos conceptuais. Estratégia. Implementação. Seleção de fornecedores. Integração.

4ª PARTE: PRACTICUM

O Practicum consiste num conjunto de práticas profissionais, ligadas ao campo de aplicação do Master, que o estudante deve desenvolver individualmente em centros ou instituições externas, públicas ou privadas, presencialmente.

5ª PARTE: PROJETO FINAL DE MASTER

A última parte do Master é dedicada ao Projeto Final do Master. Este trabalho é uma melhoria do projeto realizado durante as 4 partes anteriores, uma vez que os diferentes exercícios foram resolvidos.

O objetivo é apresentar um documento completo que mostre o desenvolvimento total do Projeto Final do Master proposto, contemplando a possibilidade da sua execução concreta, de acordo com as orientações e detalhes exigidos nos respectivos regulamentos. O Projeto Final do Master deve ser uma contribuição para o campo dos projetos com uma forte componente aplicada e respeitando a doutrina e teoria do campo dos projetos.


Nota: O conteúdo do programa académico pode ser sujeito a ligeiras modificações, dependendo das atualizações ou melhorias feitas.

Direção

Direção Académica

  • Dr. Roberto M. Alvarez. Doutor pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Engenharia de Projetos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação. Mestrado pelo Politécnico de Milão, em Gestão de Projetos e Design, Arquiteto pela Universidade de Buenos Aires, UBA. Desenvolvedor do primeiro modelo de incubadoras de projetos para jovens profissionais. Presidente da AGP IPMA (Associação Internacional de Gestão de Projetos) Argentina.

Professores e Autores

  • Dra. Izol Marez. Doutora em Arquitetura. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Alberto Vera. Doutor em Integração e Desenvolvimento Económico e Territorial. Arquiteto. Professor de Gestão Ambiental Urbana, Universidade Nacional de Lanús, Argentina.
  • Dr. Santiago Brie: Doutor em Projetos da Universidad Internacional Iberoamericana. Mestrado em Design, Gestão e Gestão de Projetos pela Universidade de León, Espanha. Licenciatura em Gestão Ambiental Urbana pela Universidade Nacional de Lanús, Argentina. Professor na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Martha Velasco. Doutorado em Projetos de Inovação Tecnológica, Especialista em Gestão de Projetos, Master em Ciências de Administração e Engenharia Industrial. Investigadora em Desenvolvimento Sustentável e Compromisso Social. Professora na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Miguel Ángel López Flores. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção. Professor de Investigação no Instituto Politécnico Nacional do México.
  • Dr. Arturo Ortega. Doutor em Engenharia Electrónica. Engenheiro de Telecomunicações. Diretor de PD&I da FUNIBER.
  • Dr. Benjamín Otto Ortega Morales. Doutor em Ciências com especialização em Microbiologia. Professor de Investigação na Universidade Autónoma de Campeche.
  • Dr. Fermín Ferriol Sánchez. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana. Professor na Universidad Internacional Iberoamericana
  • Dr. Eduardo García Villena. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção. Engenheiro Industrial.
  • Dra. Brenda Bravo. Doutora em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção. Professora na Universidade Metropolitana do México.
  • Dr. Victor Jimenez. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção. Professor na Universidade Metropolitana do México.
  • Dr. Hector Solano. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção. Professor na Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dra. Izel Márez. Doutora em Engenharia de Projetos. Mestrado em Gestão Ambiental e Auditorias.
  • Dr. Roberto M. Alvarez. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção. Mestrado em Gestão de Projetos e Design, Politécnico de Milão, Itália. Professor na Universidade de Buenos Aires, Argentina. Diretor da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) Argentina.
  • Dr. Luis Dzul Lopez. Doutor em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção. Especialista na concepção de projetos de cooperação internacional. Professor da Universidad Internacional Iberoamericana.
  • Dr. Santos Gracia Villar. Doutor em Engenharia de Projetos. Engenheiro Industrial. Especialista em Projetos de Cooperação Internacional.
  • Dra. Olga Capó Iturrieta. Doutora em Engenharia de Projetos: Ambiente, Qualidade e Prevenção. Engenharia Civil Industrial. Responsável pela Área de Projetos do Instituto de Investigação Agrícola (INIA), Chile.
  • Dr. José Rodríguez. Doutor em Engenharia Civil. Engenheiro Civil. Responsável pela Área de Gestão Ambiental da FUNIBER Peru.
  • Dr. Lázaro Cremades. Doutor em Engenharia Química. Professor de Engenharia de Projetos na Universidade Politécnica da Catalunha.
  • Dra. Margarita González. Doutora em Engenharia Química. Professora de Engenharia de Projetos na Universidade Politécnica da Catalunha.
  • Dr. José Cortizo Álvarez. Professor do Departamento de Geografia e Geologia da Universidade de León, Espanha.
  • Dr. Manuel Castejón Limas. Professor do Departamento de Engenharia Mecânica, Informática e Aeroespacial da Universidade de León, Espanha.
  • Dra. Silvana Marín Garat: Doutora em Projetos. Economista. Mestrado em Desenvolvimento Sustentável. Experiência profissional no desenvolvimento de projetos empresariais estrangeiros e consultoria em comércio exterior.
  • Dr. Pablo Urquizó: Doutor em Projetos. Engenheiro Informático. Mestrado em Gestão Estratégica em TIC's. Experiência como Diretor e Consultor em Informática e Tecnologias de Informação, concepção de sistemas e Webmaster.
  • Dr. (c) Gregorio Urriola. Prof. da Universidade das Américas do Panamá. Especialista em Cooperação Internacional.
  • Dra. (c) Lina Pulgarín Osorio. Licenciatura em Gestão Ambiental. Mestrado em Gestão Integrada: Prevenção, Qualidade e Ambiente.
  • Dr. (c) Diego Kurtz. Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento.
  • Dr. (c) Marcelino Diez. Especialista e Mestre em Gestão de Projetos. Certificado pelo Project Management Institute (PMI) como Gestor Profissional de Projetos.
  • Dr. (c) Nelson Yepes. Engenheiro Industrial. Especialista em Gestão Financeira e Mestrado em Design, Gestão e Gestão de Projetos.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) atribui periodicamente uma verba económica extraordinária para Bolsas de Estudo em Formação da FUNIBER.

Para se candidatar, preencha o formulário de pedido de informação que aparece no website da FUNIBER ou contacte diretamente a sede da Fundação no seu país, que o informará caso necessite de fornecer qualquer informação adicional.

Uma vez recebida a documentação, o Comité de Avaliação examinará a adequação do seu pedido para a concessão de ajuda financeira, sob a forma de uma Bolsa de Formação FUNIBER.