Master Universitario em Prevenção de Riscos Laborais

Apresentação do Programa

É inquestionável que toda atividade laboral traz implícito um risco para os trabalhadores. Essa realidade gerou uma nova necessidade empresarial que requer o cumprimento de um conjunto de obrigações específicas, cada vez mais rigorosas por parte dos empresários.

Tais obrigações baseiam-se em um conjunto de regulamentos e normas específicas que partem de um organismo ao mais alto nível, incorporando-se paulatinamente a cada um dos países e ajustando-se progressivamente à esfera local.

Se a isto soma-se uma demanda social cada vez mais ampla, que exige um regulamento e vigilância das condições de segurança e saúde, compreende-se o interesse das organizações, independente de seu tamanho, por conseguir uma gestão da segurança e saúde do trabalho que lhes permita controlar seus riscos e cumprir com a legislação vigente.

É neste aspecto em que o Master Universitario em Prevenção de Riscos Laborais se converte em um instrumento ideal para o desenvolvimento de uma formação em matéria de segurança e saúde de alto nível, graças à experiência acumulada dentro este campo.

O programa de formação a distância que aqui se apresenta responde às novas exigências expostas, contribuindo com critério, rigorosidade e, sobretudo, bom senso, na hora de transportar a política em matéria de segurança e saúde à organização.

A quem é dirigido

A metodologia de formação proposta, somada à clareza, amplitude e estrutura dos conteúdos, permite dirigir o Programa de Master Universitario em Prevenção de Riscos Laborais a diplomados universitários de grau médio ou superior que desejem receber uma formação na área de segurança e saúde para melhorarem as suas expectativas profissionais.

Está estruturado pensando, sobretudo, em pessoas oriundas do ramo da engenharia, medicina, arquitetura, química, psicologia, relações laborais, enfermagem, entre outros, e todas aquelas profissões diretamente vinculadas aos departamentos de Prevenção, Saúde Laboral, Produção, Recursos Humanos, Engenharia, Qualidade, etc.

Titulação

Ao finalizar o Programa com êxito, o aluno receberá o título expedido pela Universidade em que foi matriculado com o patrocínio da Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER).

Estrutura do Programa

  • O tempo máximo para realização do Programa é de 24 meses. Neste período, o aluno deve ter concluído com êxito todas as atividades avaliativas e a Dissertação de Master.
  • Por motivos acadêmicos e de aprendizagem, o Programa dispõe de uma duração mínima de 12 meses.
  • Por ser um Programa a distância e não estar sujeito a aulas presenciais, não se fixa uma data de início, por isso, o aluno poderá formalizar a matrícula a qualquer momento, sempre que houver vagas disponíveis.

A estrutura de créditos do Master Universitario em Prevenção de Riscos Laborais é a seguinte:

  CRÉDITOS
1a Parte: Fase Prévia 4
2a Parte: Fase Oficial 60
TOTAL 64

A Fase Oficial é composta por:

FASE OFICIAL CRÉDITOSa
Doze disciplinas obrigatórias 38
Especialidades 6
Práticas Externas 6
Dissertação de Master 10
TOTAL 60

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade titulante. Um (1) crédito ECTS (European Credit Transfer System) equivale a 10 + 15 horas. Se o aluno cursar o Programa matriculado em uma universidade não pertencente ao Espaço Europeu de Educação Superior (EEES), a relação entre créditos – horas pode variar.

Objetivos

Objetivo geral:

  • Formar profissionais competentes para implantar uma política em matéria de segurança e saúde na empresa, que torne possível a criação e manutenção de uma cultura preventiva que evite os acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Objetivos específicos:

  • Estudar os conceitos fundamentais utilizados em segurança e conhecer as técnicas utilizadas na prevenção de acidentes de trabalho.
  • Conhecer a forma de atuação em matéria preventiva, baseando-se em métodos ativos ou anteriores ao incidente, especificamente:
    • a avaliação de riscos como técnica ativa;
    • tipos de avaliações de riscos;
    • metodologia de uma avaliação geral de riscos;
    • medidas a tomar após a avaliação de riscos.
  • Estudar o conjunto de ações dedicadas à identificação, avaliação e controle dos agentes químicos, físicos e biológicos presentes no campo laboral que possam ocasionar doenças.
  • Expor alguns problemas de saúde habituais que podem provocar uma situação deficiente do ponto de vista ergonômico no local de trabalho.
  • Determinar os fatores organizacionais do trabalho que possam afetar tanto o bem-estar ou a saúde (física, psíquica e social) do trabalhador como o desenvolvimento mesmo do trabalho.
  • Adquirir os conhecimentos básicos, conhecer as finalidades e ações da Medicina do Trabalho.
  • Conhecer as necessidades formativas em prevenção de riscos laborais dos diferentes grupos nas empresas e organizações.
  • Entender os aspectos teóricos e práticos relacionados com o conflito e as estratégias de resolução mais usuais: negociação, mediação e arbitragem.
  • Assentar as bases para a implantação dos padrões ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 na empresa.

Saídas Profissionais

A formação multidisciplinar que recebe a pessoa que cursa o Programa (equivalente a um Técnico Superior em Prevenção de Riscos Trabalhistas) permite-lhe desenvolver sua atividade em qualquer âmbito e em uma dupla vertente: técnico e gestor. Esta dualidade faz com que determinados profissionais ocupem postos relacionados, da gestão dos recursos humanos até a direção de departamentos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, passando por direção e otimização da produção e por departamentos de qualidade, ambiental e prevenção de riscos trabalhistas.

Neste contexto, os campos de atuação do egresso do Programa são muito variados: serviços de prevenção próprios e alheios, administração, associações e consultoras, organizações sindicais, hospitais, centros de formação em prevenção e empresas em geral.

Plano de estudos

O Master Universitario em Prevenção de Riscos Trabalhistas possui uma estrutura curricular baseada em 2 partes formativas:

  • 1ª PARTE: FASE PRÉVIA

A Fase Prévia está orientada à aprendizagem de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para um bom aproveitamento do Master em sua Fase Oficial. Integrada por uma disciplina focada em temas considerados precedentes ou que constituem uma base necessária para o desenvolvimento do Trabalho Final do Master na Fase Oficial. É por isso que também costuma ser identificada como Requisitos prévios.

As disciplinas da Fase Prévia são apresentadas na seguinte tabela:

1ª PARTE: FASE PRÉVIA
# DISCIPLINA CRÉDITOS ACADÊMICOS
1 Metodologia da Pesquisa Científica 4
TOTAL 4
  • 2ª PARTE: FASE OFICIAL

A Fase Oficial está orientada à aprendizagem daqueles conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem obter uma formação avançada e orientada à especialização profissional, no campo da Direção Estratégica em Tecnologias da Informação.

As disciplinas e os créditos ECTS correspondentes da Fase Oficial são apresentados na seguinte tabela:

2ª PARTE: FASE OFICIAL
# DISCIPLINAS CRÉDITOS ECTS
1 Fundamentos de prevenção de riscos laborais 3
2 Segurança Trabalhista 4
3 Higiene industrial 4
4 Medicina do Trabalho 3
5 Ergonomia 3
6 Psicossociologia aplicada 3
7 Formação e comunicação 3
8 ISO 45001 3
9 Técnicas de Direção de Equipes de Trabalho 3
10 Técnicas de Resolução de Conflitos e Negociação 3
11 Gestão da qualidade: ISO 9001 3
12 Gestão Ambiental na Empresa ISO 14001 3
TOTAL 38
# ESPECIALIDADES CRÉDITOS
1 Segurança no Trabalho 6
2 Higiene no Trabalho 6
3 Ergonomia e Psicosociología Aplicada 6
TOTAL 18
# PARTES CRÉDITOS
1 Prácticas Externas 6
2 Dissertação de Master 10
TOTAL 16

Descrições dos Cursos

1ª PARTE: FASE PRÉVIA

  1. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

    Esta disciplina familiariza o aluno com o contexto científico de pesquisa e seus requisitos conceituais e metodológicos. Apresenta as distintas etapas de um processo de pesquisa, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e destrezas no desenho metodológico da Dissertação, assim como na elaboração do relatório ou memorial de pesquisa.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA.
    O que é a epistemologia? O que é um paradigma? Conhecimento e ciência. Concepção empírica positiva. Concepção hermenêutica ou interpretativa. Poiesis e praxis: uma chave na compreensão dos paradigmas.
    O PROCESSO DA PESQUISA CIENTÍFICA.
    Etapas do caminho. Como iniciar uma pesquisa? O projeto: ponto de partida. Escolha do tema. Formulação do problema. Formulação das perguntas de pesquisa. Definição de objetivos. Elaboração de hipótese. Justificativa da pesquisa. Definição do título.
    CONSTRUÇÃO DO QUADRO TEÓRICO.
    O que é um quadro teórico? Revisão bibliográfica: documentação e busca de informação. O que procurar?: fontes primárias, secundárias e terciárias. Onde procurar?: localização virtual e/ou física. Que literatura consultar em profundidade?: critérios para a seleção. Como ler textos acadêmicos?: estratégias para a leitura e compreensão de textos escritos. Reproduzir / compreender um texto: mais além do tudo ou nada. Conselhos úteis para a leitura de textos acadêmicos. Como registrar a informação? Elaboração do marco teórico: orientações.
    ELABORAÇÃO DA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA.
    Definição do tipo de projeto de pesquisa. Classificação das variáveis. Definição operacional da variável. A amostragem. Técnicas e instrumentos de coleta de dados. A observação participante. Grupo nominal. Técnica Delphi. Entrevista em profundidade. Grupos de discussão. História de vida. Procedimentos para a análise dos dados. Análise qualitativa dos dados. Análise de conteúdo. Análise do discurso.
    O RELATÓRIO DE PESQUISA.
    Partes de um relatório de pesquisa escrita. Aspectos formais na redação de trabalhos científicos. A composição de textos escritos: o processo de escrita. Questões textuais. Propriedades textuais básicas. Normas internacionais de citações bibliográficas. Normas gerais de citações em texto. Referências bibliográficas ao final do texto. Alguns critérios para autoavaliação de um relatório de pesquisa.

2ª PARTE: FASE OFICIAL

HIGIENE NO TRABALHO

Nessa especialização, aprofunda-se nas ações específicas para reduzir o risco vista na primeira parte do Master, no que respeita ao ambiente em que o trabalhador desenvolve sua atividade trabalhista.

Alguns temas que são abordados nesta disciplina:

Procedimentos de medida de agentes químicos no ambiente. Tratamento de dados. Informação de risco químico e biológico. Segurança na gestão de resíduos tóxicos e perigosos. Segurança em atividades e técnicas de solda. Identificação e prevenção de riscos em outras atividades específicas. Ventilação por extração localizada. Controle da contaminação atmosférica. Exposição ao ruído. Exposição a vibrações. Radiações eletromagnéticas. REM não ionizantes I: campos e ondas. REM não ionizantes II: radiações ópticas.

ERGONOMIA E PSICOSSOCIOLOGIA APLICADA

Nessa especialização, aprofunda-se, por um lado, nas cargas físicas (ergonomia) e, por outro lado, nas cargas psíquicas, emocionais e de conduta (psicossociologia aplicada) que incidem no trabalhador.

Alguns temas que são abordados nesta disciplina:

Metodologia ergonômica. Métodos estatísticos. Técnicas de pesquisa. Avaliação, prevenção e controle da qualidade do ambiente interior. Avaliação do bem-estar/mal-estar térmico mediante índices PMU e PPD. Aspectos ergonômicos do ruído. Iluminação em postos de trabalho. Antropometria. Comandos e sinais. Telas de visualização. Ergonomia do software. Avaliação da carga física derivada do trabalho dinâmico e estático. Avaliação do risco derivado das posturas de trabalho. Avaliação dos fatores de riscos do TME da extremidade superior. Método NIOSH para a avaliação do risco por manipulação manual de cargas. Carga mental. Estresse trabalhista. Estratégias para a implantação de um plano de atuação psicossocial. Perseguição psicológica: mobbing.
  1. FUNDAMENTOS DE PREVENÇÃO DE RISCOS LABORAIS

    Nesta disciplina, abordam-se alguns conceitos fundamentais sobre a prevenção de riscos no trabalho e as consequências finais dos acidentes e doenças profissionais sobre as pessoas e economia de empresa.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    Conceitos gerais de trabalho, saúde e condições de trabalho. Avaliação das condições de trabalho. Conceito de risco trabalhista. Conceito de prevenção. Conceito de proteção. Incidente de trabalho: custos. Doença profissional. Falhas no controle de incidentes e doenças. Bases estatísticas.
  2. SEGURANÇA LABORAL

    Nesta disciplina, propõem-se alguns fatores fundamentais sobre a importância de prevenir os acidentes do trabalho e fomentar a segurança trabalhista.

    Alguns temas abordados na disciplina:

    Técnicas de segurança. Avaliação de riscos. Investigação de incidentes. Inspeção de segurança. Notificação e registro. Análise estatística. Normas e sinalização. Proteção coletiva e individual. Lugares de trabalho. Prevenção de incêndios. Plano de autoproteção. Equipamentos de trabalho. Produtos químicos. Risco elétrico.
  3. HIGIENE INDUSTRIAL

    Nesta disciplina, aprende-se a identificar, avaliar e controlar os fatores ambientais que possam afetar à saúde do trabalhador.

    Alguns temas abordados nesta disciplina:

    Aspectos gerais. Toxicologia trabalhista básica. Agentes químicos: medições ambientais e critérios de valoração. Avaliação da exposição ambiental a agentes químicos. Agentes químicos: controle e EPIs. Ruído. Exposição a vibrações no lugar de trabalho. Ambiente térmico. Radiações ionizantes. Radiações ópticas. Campos eletromagnéticos. Agentes biológicos.
  4. MEDICINA DO TRABALHO

    Nesta disciplina, estuda-se a medicina do trabalho como uma ferramenta preventiva que tenta humanizar os trabalhos, adaptar o trabalho ao homem e evitar quantos riscos haja no trabalho que possam danificar a saúde dos trabalhadores.Alguns temas abordados nesta disciplina:

    Conceitos básicos em relação com a medicina do trabalho. Patologias de origem trabalhista. Vigilância da saúde. Promoção da saúde no lugar de trabalho. Epidemiologia trabalhista. Planejamento sanitário. Treinamento em socorro e primeiros-socorros.
  5. ERGONOMIA

    Nesta disciplina, estuda-se o conjunto de técnicas que tratam da adequação, ajuste e adaptação do trabalhador mediante o desenho e concepção dos postos de trabalho.

    Alguns temas abordados nesta disciplina:

    Conceitos e objetivos. Qualidade do ambiente interior. Iluminação em postos de trabalho. Concepção e desenho do posto de trabalho. Tela de visualização. Riscos derivados da carga física de trabalho. Manipulação manual de cargas.
  6. PSICOSSOCIOLOGIA APLICADA

    Nesta disciplina, estudam-se as pressões internas e externas originadas pelos fatores psicossociais, perigos ou fatores de risco ligados à carga mental de trabalho.

    Alguns temas abordados nesta disciplina:

    A carga mental de trabalho. Fatores de natureza psicossocial. Motivação e satisfação laboral. Método de avaliação. Intervenção psicossocial.
  7. FORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

    Nesta disciplina, são apresentadas as técnicas empregadas para a formação a respeito dos riscos derivados da utilização dos equipamentos de trabalho, medidas de prevenção e proteção, informação através de folhetos e participação e consulta.

    Alguns temas abordados nesta disciplina:

    A formação e a prevenção de riscos laborais. Técnicas educativas: programação, ministração e avaliação. Informação e comunicação.
  8. ISO 45001

    Apresenta-se o modelo ativo e o planejamento da atividade preventiva como um elemento básico e fundamental de qualquer modelo de gestão de prevenção de riscos ocupacionais, instrumentalizado na norma ISO 45001:2018, bem como as informações documentadas necessárias e os requisitos de auditoria.

    O PAPEL DA PREVENÇÃO NA GESTÃO GLOBAL DA EMPRESA
    Antecedentes. O sistema de reativo de ação. Elementos do sucesso do sistema ativo de ação. Integração da atividade preventiva. Como é realizada a integração da prevenção de riscos ocupacionais?
    O que é um sistema de destão da prevenção de riscos ocupacionais. Tipos de modelos de gestão. Responsabilidades da direção.
    PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE PREVENTIVA NA EMPRESA
    Introdução. Definição de planejamento preventivo. Planejamento por objetivos e normas de procedimento. Aspectos do planejamento das atividades preventivas. Procedimento geral do planejamento.
    A NORMA ISO 45001:2018
    Introdução. Antecedentes da norma ISO 45001:2018. Estrutura de alto nível: o anexo SL. Principais mudanças da ISO 45001:2018 em relação à OHSAS 18001: 2007. Prioridades na implementação. Certificação de sistema de gestão de SST segundo a norma ISO 45001:2018. Transição da especificação para a norma ISO 45001: 2018.
    IMPLANTAÇÃO DA NORMA ISO 45001:2018
    Introdução. Objeto e campo de aplicação. Referências normativas. Termos e definições Contexto da organização. Liderança e participação dos trabalhadores. Planejamento. Apoio. Operação. Avaliação do desempenho. Melhoria.
    INFORMAÇÃO DOCUMENTADA DO SISTEMA DE GESTÃO SST, SEGUNDO A ISO 45001:2018
    Introdução. Nível I: manual de gestão da segurança e saúde no trabalho (não obrigatório). Nível II: procedimentos. Nível III: instruções. Nível IV: registros. Controle da documentação
    AUDITORIA DE PREVENÇÃO DE RISCOS OCUPACIONAIS.
    Conceitos gerais sobre auditorias de prevenção. Princípios de auditoria. Objetivos das auditorias de prevenção. Tipos de auditoria de prevenção de riscos ocupacionais. O processo de auditoria. Avaliação da auditoria de prevenção de riscos ocupacionais. Requisitos necessários para realizar uma auditoria de prevenção de riscos ocupacionais.
  9. TÉCNICAS DE DIREÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO

    Conhecem-se os elementos teóricos e práticos a respeito dos grupos e equipes de trabalho, suas características e as técnicas e ferramentas para sua gestão eficaz.

    Alguns temas que são abordados nesta disciplina:

    Conceitos de grupo e de equipe, suas características diferenciais. Aplicações práticas para motivar equipes de trabalho. A competência vinculada ao trabalho em equipe. Os membros e funções em uma equipe de trabalho.
  10. TÉCNICAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E NEGOCIAÇÃO

    Nesta disciplina são dadas as bases necessárias para ajudar a entender os aspectos teóricos e práticos relacionados com o conflito e as estratégias de resolução mais usuais: negociação, mediação e arbitragem, entre outras.

    Alguns temas que são abordados nesta disciplina:

    Introdução à análise dos conflitos. Estratégias e métodos para resolvê-los. Competências e habilidades necessárias na resolução de conflitos na empresa.
  11. GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001

    Após uma introdução às conotações do termo "qualidade", trata-se de uma maneira geral o processo de certificação baseado na norma ISO 9001, desde a adoção do compromisso da implantação por parte da Direção até a obtenção do certificado.

    Alguns temas que são abordados nesta disciplina:

    Sistemas de Gestão de Qualidade. O dia a dia da norma ISO 9001:2008. Apêndice.
  12. GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA: ISO 14001

    Nesta disciplina são apresentadas as diretrizes para implantar um sistema de gestão ambiental em qualquer tipo de empresa, segundo a norma internacional ISO 14001 ou europeia EMAS.

    Alguns temas que são abordados nesta disciplina:

    Empresa e ambiente. Os Sistemas de Gestão Ambiental na empresa (SGA). A norma ISO 14001. Casos práticos.
  13. ESPECIALIDADES

    Escolher uma das três que são oferecidas:

    SEGURANÇA NO TRABALHO
    Nesta especialização são aprofundados e desenvolvidos os principais elementos que afetam a segurança no trabalho, mencionados na primeira parte do Master. Do mesmo modo, incide-se sobre alguns setores específicos e na importância da manutenção preventiva como uma ferramenta para evitar acidentes.
    Alguns temas que são abordados nesta disciplina:
    Segurança no manejo de gases e recipientes sob pressão. Segurança no manejo de máquinas e ferramentas. Segurança em atividades e técnicas de soldagem. Segurança no laboratório. Segurança na gestão de resíduos tóxicos e perigosos. Segurança em circunstâncias diversas.
    HIGIENE NO TRABALHO
    Nessa especialização, aprofunda-se nas ações específicas para reduzir o risco vista na primeira parte do Master, no que respeita ao ambiente em que o trabalhador desenvolve sua atividade trabalhista.
    Alguns temas que são abordados nesta disciplina:
    Procedimentos de medida de agentes químicos no ambiente. Tratamento de dados. Informação de risco químico e biológico. Segurança na gestão de resíduos tóxicos e perigosos. Segurança em atividades e técnicas de solda. Identificação e prevenção de riscos em outras atividades específicas. Ventilação por extração localizada. Controle da contaminação atmosférica. Exposição ao ruído. Exposição a vibrações. Radiações eletromagnéticas. REM não ionizantes I: campos e ondas. REM não ionizantes II: radiações ópticas.
    ERGONOMIA E PSICOSSOCIOLOGIA APLICADA
    Nessa especialização, aprofunda-se, por um lado, nas cargas físicas (ergonomia) e, por outro lado, nas cargas psíquicas, emocionais e de conduta (psicossociologia aplicada) que incidem no trabalhador.
    Alguns temas que são abordados nesta disciplina:
    Metodologia ergonômica. Métodos estatísticos. Técnicas de pesquisa. Avaliação, prevenção e controle da qualidade do ambiente interior. Avaliação do bem-estar/mal-estar térmico mediante índices PMU e PPD. Aspectos ergonômicos do ruído. Iluminação em postos de trabalho. Antropometria. Comandos e sinais. Telas de visualização. Ergonomia do software. Avaliação da carga física derivada do trabalho dinâmico e estático. Avaliação do risco derivado das posturas de trabalho. Avaliação dos fatores de riscos do TME da extremidade superior. Método NIOSH para a avaliação do risco por manipulação manual de cargas. Carga mental. Estresse trabalhista. Estratégias para a implantação de um plano de atuação psicossocial. Perseguição psicológica: mobbing.
  14. PRÁTICAS EXTERNAS

    Esta disciplina tem o propósito de promover o treinamento e desenvolvimento de competências gerais, específicas e/ou transversais do Master Acadêmico em curso. Consiste na realização de atividades profissionais em um contexto profissional autêntico.

    Para isso, designar-se-á um docente tutor da Universidade e atribuir-se-á um tutor dentro da instituição onde são realizadas as Práticas. Ambos os tutores fiscalizarão e acompanharão as atividades e tarefas desenvolvidas pelo aluno durante o período de Práticas.

  15. DISSERTAÇÃO DE MASTER

    A Dissertação de Master (DM) é o desenvolvimento de um projeto aplicado que visa trazer novidades ao campo de conhecimentos do programa de estudos. O DM deve ser elaborado de acordo aos esboços e normativas exigidas para uma atividade deste tipo. Durante todo o processo, contará com a assessoria do corpo acadêmico, e um Orientador de Master, pessoa especialista no tema objeto de estudo.


Nota: O conteúdo do programa acadêmico pode estar submetido a ligeiras modificações, em função das atualizações ou das melhoras efetuadas.

Direção

  • Dr. Eduardo García Villena. Doutor em Engenharia de Projectos: Meio Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicaçao, pela Universidade Politécnica da Catalunha. Director Acadêmico da Área de Meio Ambiente da Fundaçao Universitária Iberoamericana.
  • Dra. (c) Lina Pulgarín Osorio. Doutoranda em Projectos, pela Universidade International Ibero-americana. Master em Gestão Integrada: Prevenção, Ambiente e Qualidade, pela Universidade Politécnica da Catalunha. coordenadora Acadêmica do Master em Prevençao de Riscos Laborais e suas Especializações associadas.

Professores e Autores

  • Dra. José María Redondo Vega. Professora Titular do Departamento de Geografia e Geologia da Universidade de León.
  • Dra. Cristina Hidalgo González. Doutora em Ciências Empresariaias pela Universidade de León. Professora Tirular do Departamento de Economia Aplicada da Universidade de León.
  • Dr. Victor Jiménez Argüelles. Doutor em Engenharia de Projetos (Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicação) pela Universidade Politécnica da Catalunha. Mestre em Engenharia pela UNAM (Cidade do México) e professor especialista de prevenção de riscos ocupacionais no setor industrial.
  • Dra. Izel Marez. Doutora em Engenharia de Projectos: Ambiente, Segurança, Qualidade e Comunicaçao pela Universidade Politécnica da Catalunha. Professor da Univesidade Peruana de Ciências Aplicadas. Professor da Universidade Internacional Ibero-americana.
  • Dra. Olga Capó Iturrieta. Doutorado em Engenharia de Projectos: Ambiente, Segurança, quialidade e Comunicaçao, pela Universidade Politécnica da Catalunha. Responsável pela Área de Projectos do Instituto de Perquisas Agropecuárias (INIA), Chile.
  • Dra. (c) Lina Pulgarín Osorio. Doutoranda em Projetos pela Universidade Internacional Ibero-americana. Master em Gestão Integrada: Prevenção, Ambiente e Qualidade, pela Universidade Politécnica da Calatlunha. Coordenadora de Programas e Professora da FUNIBER.
  • Dra. (c) Carmen Lilí Rodríguez Velasco. Douctoranda em Educaçao, pela Universidade International Ibero-americana. Master em Psicologia Laboral e Organizacional pela Universidade de Havana, Cuba. Coordenadora Acadêmica International da Área Desenvolvimiento Diretivo, Organizaçao Empresarial e Recursos Humanos e Professora da Funiber.
  • Dr. (c) Diego J. Kurtz. Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimiento pela Universidade Federal de Santa catarina. Maste em International Business pela Wiesbaden Business School, Alemanha. Pesquisador do Núcleo de Gestão para a Sustentabilidade e PesquisadorJunior do Projecto Dynamic SME. Coordenador de Programas e Professor da FUNIBER.
  • Dra. (c) Diana Patricia Cortés Díaz. Doutaranda em Projectos, pela Universidade International Ibero-americana. Master em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento da Universidade de León (Espanha). Consultora especializada em Direito Laboral e Segurança Social. Coordenadora de Programas de Master em Direçao Estrarégica do Conhecimiento e suas Especializações.
  • Ms. María Eugenia Luna Borgaro Master em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimiento da Universidade de León, Espanha. Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Habilidades Diretivas. Professora da FUNIBER.
  • Vanessa Yélamos. Licenciada em Psicologia (Universidade de Barcelona). Mestre em Coaching Sistêmico (Universidade Autônoma de Barcelona) e Mestre em Coaching Integral (Instituto Superior de Coaching de Barcelona), Professora da Universidade Internacional Ibero-americana.

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal da FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário fornecer alguma informação adicional.

Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.