Mestrado Universitário em Gestão em Saúde

Apresentação do Programa

Os sistemas de saúde têm evoluído gradualmente para estruturas cada vez mais complexas que exigem atores capazes de gerenciar eficientemente as organizações que os compõem.

Mestrado Universitario em Gestão em Saúde fornece aos profissionais as ferramentas necessárias para contribuir efetivamente para o projeto e construção do futuro das organizações de saúde. Este programa permite que o estudante tome as decisões corretas na concepção, avaliação e planejamento dos processos necessários, através do uso de instrumentos de administração, gestão e direção para alcançar o cumprimento dos objetivos institucionais.

Mestrado Universitario em Gestão em Saúde permite aos profissionais enfrentar problemas reais de maneira eficaz, contribuindo para o desenvolvimento tanto em nível institucional como nacional. Também procura fornecer uma nova abordagem de acordo com as mudanças no mercado e no comportamento dos usuários, tudo para melhorar a qualidade dos serviços nas instalações de saúde.

 
 

A quién va dirigido

Mestrado Universitario em Gestão em Saúde é voltado para profissionais:

  • graduados/licenciados/bacharelados em qualquer graduação na área das ciências da saúde (medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia, psicologia, odontologia).
  • graduados/licenciados/bacharelados em qualquer graduação no ramo das ciências sociais e jurídicas relacionada à administração e gestão de empresas (administração de empresas, contabilidade, economia).
  • diplomas de grau equivalentes aos acima mencionados, sejam eles de implementação futura no sistema universitário espanhol ou que já existem nos sistemas universitários de outros países.
 
 

Titulação

A conclusão bem-sucedida do programa permitirá ao estudante obter o título de MESTRADO UNIVERSITARIO EM GESTÃO EM SAÚDE, emitido pela Universidad Europea del Atlántico.

 
 

Estrutura do Programa

O Mestrado Universitario em Gestão em Saúde tem uma estrutura curricular baseada em 5 blocos ou disciplinas, a serem cursados ao longo de dois anos:

  CRÉDITOSa
Bloco 1: Gestão estratégica no setor da saúde 34
Bloco 2: Planejamento e gestão para organizações de saúde 20
Bloco 3: Soft skills e habilidades sociais integradas à atividade profissional em saúde 20
Bloco 4: Práticas Externas 6
Bloco 5: Projeto Final 10
TOTAL 90

a. A equivalência em créditos pode variar segundo a universidade em que você se matriculou. Um (1) crédito ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) é equivalente a 10 + 15 horas. Se o aluno estiver matriculado em uma universidade que não pertença ao Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES), a proporção entre créditos e horas pode variar.

Duração

O Mestrado Universitario em Gestão em Saúde tem 90 créditos.
A duração do Mestrado Universitario em Gestão em Saúde varia de 12 a 24 meses, dependendo da dedicação do aluno. Nesse período, o aluno deve ter sido aprovado em todas as avaliações correspondentes, bem como no Projeto Final.

Objetivos

Objetivo geral

  • Formar profissionais altamente qualificados no conhecimento da gestão em saúde, proporcionando um pensamento executivo que lhes permita assumir seus cargos gerenciais atuais e/ou desejados.

Objetivos específicos

O estudante que conclui com sucesso o Mestrado Universitario em Gestão em Saúde estará qualificado para:

  • Aplicar ferramentas de gestão financeira e contábil, otimizando os gastos e o desempenho dos recursos das organizações de saúde.
  • Implementar mecanismos de mediação no campo da saúde para a resolução e prevenção de conflitos a partir de uma visão de bem-estar e respeito.
  • Reconhecer e desenvolver estratégias a partir de uma perspectiva sistêmica que posiciona o recurso humano como essencial na contribuição de vantagens competitivas nas organizações de saúde.
  • Analisar e compreender as bases do corpo conceitual e operacional da economia aplicada ao campo da saúde e dos serviços de saúde para a tomada de decisões adequadas em relação ao gasto de recursos.
  • Interpretar adequadamente os indicadores relacionados ao planejamento considerando os meios e recursos necessários para atender as necessidades reais de assistência à saúde que permitem o funcionamento das estratégias necessárias.
  • Realizar técnicas para otimizar a gestão dos serviços de saúde com base em critérios de medição de produtos de saúde e marketing de serviços.
  • Organizar e implementar sistemas de qualidade e padrões de segurança nas instalações de saúde para garantir a satisfação do usuário.
  • Diagnosticar adequadamente um sistema de saúde de acordo com as necessidades, recursos e restrições existentes.
  • Selecionar e aplicar técnicas de formação e desenvolvimento de recursos humanos, a fim de responder às necessidades específicas do centro de saúde.
  • Liderar equipes de trabalho multidisciplinares aplicando habilidades de planejamento e organização de grupos.
  • Desenvolver habilidades de comunicação eficazes, compreendendo a diversidade e a complexidade envolvidas com diferentes grupos de pessoas.
  • Gerenciar projetos aplicando técnicas de avaliação, análise e planejamento para resolver problemas no campo da saúde, com base nos recursos e tempo disponíveis.
 
 

Saídas Profissionais

Mestrado Universitario em Gestão em Saúde é muito versátil e trata das diferentes áreas da gestão da saúde em que é possível trabalhar hoje em dia, o que significa que existe uma ampla gama de oportunidades profissionais. Algumas das saídas profissionais do programa são:

  • Gerente de planejamento de serviços de saúde.
  • Responsável pela organização dos centros de saúde.
  • Chefe de departamento.
  • Diretor de instituição de saúde.
  • Responsável pela coordenação de equipes.
  • Responsável pelo planejamento e gestão dos serviços de saúde.
 
 

Plano de estudos

O Mestrado Universitario em Gestão em Saúde é composto de 19 disciplinas que estão integradas nos diferentes blocos/matérias do programa:

  • BLOCO 1: GESTÃO ESTRATÉGICA NO SETOR DA SAÚDE

Este bloco se foca no desenvolvimento de competências e habilidades que permitem aos estudantes refletir, avaliar e aplicar intervenções relevantes em diferentes contextos, alcançando resultados através da gestão de recursos humanos, estrutura organizacional e mudança, aprimorando elementos de administração e gestão empresarial baseados na otimização de ferramentas econômicas, financeiras e contábeis.

  • BLOCO 2: PLANEJAMENTO E GESTÃO PARA ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

O segundo bloco é dirigido ao desenvolvimento de competências associadas ao planejamento, gestão, qualidade e marketing, integrando habilidades para a otimização de recursos com base no conhecimento global focado na área de saúde.

BLOCO 2: PLANEJAMENTO E GESTÃO PARA ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Planejamento em saúde 4
2 Marketing em saúde 4
3 Qualidade assistencial e segurança dos pacientes 4
4 Sistemas de saúde 4
5 Gestão de serviços de saúde 4
TOTAL 20
  • BLOCO 3: SOFT SKILLS E HABILIDADES SOCIAIS INTEGRADAS À ATIVIDADE PROFISSIONAL EM SAÚDE

O terceiro bloco visa melhorar as soft skills e as habilidades sociais e de comunicação que são essenciais para a transmissão de informações analíticas e reflexivas para a correta execução de seu trabalho, o que representa um cenário diário de responsabilidade e superação de dificuldades.

  • BLOCO 4: PRACTICUM

O Practicum consiste em um conjunto de práticas profissionais presenciais vinculadas à área de aplicação do Mestrado Universitario, que o aluno deve desenvolver individualmente em centros ou instituições externas, sejam elas públicas ou privadas. Seu objetivo é aproximar o estudante do ambiente profissional de trabalho onde ele possa reforçar e implementar os conhecimentos e desenvolver as habilidades adquiridas durante o estudo acadêmico das disciplinas. O Practicum é uma atividade obrigatória necessária para obter a titulação que é realizada dentro de um processo que dura 150 horas.

BLOCO 4: PRACTICUM
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Practicum 6
TOTAL 6
  • BLOCO 5: TRABALHO DE FIM DE MESTRADO UNIVERSITARIO

O trabalho de fim de Mestrado Universitario (TFM), tem como objetivo que o aluno apresente um documento completo que apresente um projeto-proposta que responda a uma necessidade identificada relacionada ao campo da gestão em saúde. O trabalho será supervisionado por um especialista no campo de estudo proposto pelo aluno.

BLOCO 5: TRABALHO DE FIM DE MESTRADO UNIVERSITARIO
# DISCIPLINAS CRÉDITOS
1 Trabalho de fim de Mestrado Universitario 10
TOTAL 10

Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, segundo atualizações ou melhorias realizadas.

Descrições dos Cursos

BLOCO 1: GESTÃO ESTRATÉGICA NO SETOR DA SAÚDE

  1. Gestão estratégica de recursos humanos:

    Gestão de Recursos Humanos a partir de uma perspectiva estratégica. Tecnologia para diagnosticar, projetar e controlar a gestão de recursos humanos. Planejamento estratégico de recursos humanos e otimização da força de trabalho.

  2. Estrutura e mudança organizacional:

    Evolução organizacional, cenários e avaliação organizacional. Estrutura organizacional. Mudança como um aspecto decisivo da gestão estratégica de RH. Sistemas de informação na organização.

  3. Avaliação de desempenho e gestão de competências:

    Gestão de desempenho por competências. Desenvolvimento de competências profissionais. Avaliação de desempenho e gestão de competências.

  4. Administração e direção de empresas:

    Empresa. Organização empresarial. Política, liderança e gestão organizacional. Integração organizacional: informação, comunicação e conhecimento. Desenvolvimento, consolidação, crescimento e empreendedorismo. O hospital como uma empresa de serviços.

  5. Economia da saúde:

    Setor de saúde e economia. Demanda por assistência sanitária. Oferta de assistência sanitária. Eficácia, falhas de mercado e intervencionismo público. Gastos com saúde e reformas em saúde. Mercado farmacêutico. Análise econômica de comportamentos não saudáveis. Saúde e macroeconomia. Financiamento em saúde.

  6. Controle e gestão de custos:

    Contabilidade analítica de custos. Contabilidade e controle de gestão. Controle dos resultados empresariais. Tópicos de interesse relacionados à contabilidade de gestão.

  7. Gestão financeira

    Empresas e finanças empresariais. Demonstrações financeiras como base para o diagnóstico empresarial. Análise da liquidez operacional. Análise dos custos da estrutura financeira. Análise das decisões de investimento. Análise da rentabilidade de projetos de investimento.

  8. Planejamento e gestão de projetos:

    Projeto. Gestão da integração e alcance: Planejamento.

BLOCO 2: PLANEJAMENTO E GESTÃO PARA ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

  1. Planejamento em saúde

    Planejamento em saúde. Técnicas qualitativas para o planejamento em saúde. Técnicas quantitativas para o planejamento em saúde. Modelos de planejamento. Planejamento estratégico tático e de processos. Alcance do processo de planejamento. Avaliação das necessidades e utilização dos serviços.

  2. Marketing em saúde:

    Definições de marketing. Vantagens. Marketing negativo. Dinâmica e orientação. Sensibilidade ao usuário. Produto e processo produtivo no hospital.

  3. Qualidade assistencial e segurança dos pacientes:

    Componentes e importância. Gestão por processos. Planejamento e implementação da qualidade. Controle de qualidade. Estrutura conceitual da segurança clínica do paciente. Gestão do risco sanitário. Prevenção de efeitos adversos.

  4. Sistemas de saúde:

    Políticas e sistema de saúde. Modelos sanitários. Sistemas de saúde no cuidado com a saúde pública. Diagnóstico de um sistema de saúde. A atenção primária e sua importância.

  5. Gestão de serviços de saúde:

    Gestão dos serviços de saúde. Aspectos técnicos do controle de gestão. Implementação de um sistema integrado de controle de gestão.

BLOCO 3: SOFT SKILLS E HABILIDADES SOCIAIS INTEGRADAS À ATIVIDADE PROFISSIONAL EM SAÚDE

  1. Gestão do tempo e direção de reuniões

    Gestão do tempo e eficácia gerencial. Princípios de planejamento e organização do gerente. Delegação, conceitos, dificuldades e vantagens. Processo de delegar.

  2. Stress e burnout:

    Conceitos, abordagens mais importantes para lidar com o estresse no trabalho. Técnicas e ferramentas para a gestão do estresse. Fatores que causam estresse no trabalho. Incidências de estresse em função de variáveis pessoais.

  3. Resolução/transformação de conflitos no âmbito da saúde:

    Análise geral dos cuidados de saúde e seus principais atores. Teoria e prática da mediação e negociação de conflitos que surgem no campo da saúde.

  4. Técnicas de comunicação interpessoal:

    Comunicação: aspectos gerais. Modelos de comunicação e seus participantes. Processo de comunicação. Meios de comunicação. Fundamentos da comunicação. Técnicas e ferramentas para uma comunicação eficaz. Qualidades pessoais para ser um bom comunicador. Comunicação e informação no hospital

  5. Técnicas de direção e liderança organizacional:

    Funções de liderança e direção hard e soft. Liderança funcional nas organizações. Modelos e estilos de liderança. Reconhecimento e flexibilidade de um estilo próprio. Liderança e sua relação com os processos organizacionais. Gestão por objetivos.

  6. Técnicas de direção de equipes de trabalho:

    Conceito de grupo e equipe, suas características diferenciais. Aplicações práticas para motivar as equipes de trabalho. Competência ligada ao trabalho em equipe. Membros e papéis de uma equipe de trabalho.


Observação: O conteúdo do programa acadêmico pode estar sujeito a pequenas modificações, segundo atualizações ou melhorias realizadas.

 
 
 

Direção

Direção e Coordenação Acadêmica

  • Dr. Maurizio Battino. Pesquisador em Bioquímica e professor na Scuola di Specializzazione in Scienza dell'Alimentazione.
  • Dra. Nelly Orozco. Doutorado em Ciências da Saúde Pública pela Universidad de Guadalajara. Licenciatura em Pedagogia pela Universidad de Guadalajara.
  • Dra. (c) Vivian Lipari. Doutorado em andamento. Mestrado Universitario em Saúde Mental pela Universidad de Chile Espanha. Mestrado Universitario (em andamento) em Administração de Serviços de Saúdepela Universidad Federico Villarreal, Peru.
 
 

Professores e Autores

  • Dr. Roberto M. Álvarez. Doutorado em Engenharia de Projetos de Engenharia pela Universitat Politècnica de Catalunya, Espanha. Mestrado Universitario em Gerenciamento de Projetos e Design, Politécnico di Milano, Itália.
  • Dr. Diego Gómez. Doutorado em Saúde Pública Internacional pela Universidade de Lisboa. Especialização em Segurança Ocupacional pelo Politécnico Colombiano. Administrador de Saúde com ênfase em Gestão de Serviços de Saúde pela Universidad de Antioquia.
  • Dr. Luis Vivanco Sierralta. Plataforma de Bioética. Centro de Pesquisa Biomédica de La Rioja (CIBIR), Espanha.
  • Dra. Laura Natalia Pérez Pérez. Doutorado (cum laude) e Merstrado Universitario em Ciências Cognitivas e Linguagem pela Universidade de Barcelona, Espanha.
  • Dr. Oscar Ulloa Guerra. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Merstrado Universitario em Desenvolvimento Comunitário e Psicologia Social. Professor titular da Universidade de Ciências Médicas de Havana (Cuba).
  • Dr. Juan Luis Martín Ayala. Doutorado em Psicologia pela Euskal Herriko Unibertsitatea, Espanha. Merstrado Universitario em Saúde Mental pela Universidad de Deusto, Espanha.
  • Dr. Jesús Sánchez Cortés. Doutorado em Administração de Empresas pela Pontificia Universidad Católica de Puerto Rico. Merstrado Universitario em Computação, Sistemas de Informação pela Pace University, Nova York. Merstrado Universitario em Educação pela The City University of New York.
  • Dra. Silvia Quer Palomas. Doutorado em Psicologia Clínica e da Saúde, Merstrado Universitario em Neurociências e Licenciatura em Psicologia pela Universidad Autónoma de Barcelona. Merstrado Universitario em Psicologia Clínica e da Saúde e Merstrado Universitario (em andamento) em Psicologia Geral da Saúde pela Universitat de Barcelona.
  • Dra. (c) Julién Brito Ballester. Doutorado (em andamento) em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana. Merstrado Universitario em Coaching Sistêmico pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Merstrado Universitario em Gestão de Recursos Humanos pela Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. Merstrado Universitario em Psicologia Ocupacional e Organizacional pela Universidad de la Habana, Cuba.
  • Dra. (c) Daniela Torrico Villarroel. Doutorado (em andamento) em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana. Merstrado Universitario em Administração de Empresas pela La Salle Business School - Universitat Ramon Llull. Merstrado Universitario em Marketing e Distribuição Comercial pela Universitat Politécnica de Catalunya. Licenciatura em Engenharia Comercial pela Universidad Católica Boliviana San Pablo.
  • Dra. (c) Lucibel Vásquez. Doutorado (em andamento) em Intervenção Social pela Universitat de Barcelona. Merstrado Universitario em Psicogerontologia pela Universitat de Barcelona. Merstrado Universitario em Psicologia Clínica pela Universidad San Martín de Porres de Lima.
  • Dra. (c) Andrea Gutiérrez Jiménez. Doutorado em andamento. Psicóloga, Merstrado Universitario em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento.
  • Dra. (c) Lidia Henriques. Doutorado (em andamento) em Educação. Merstrado Universitario em Cuidados Paliativos pela Universidade Católica Portuguesa. Licenciatura em Psicologia Clínica pela Universidade de Lisboa.
  • Dra. (c) Laura Prieto Parra. Doutorado em andamento. Merstrado Universitario em Saúde Mental pela Universidad de Chile.
  • Dra. (c) María Eugenia Luna Borgaro. Doutorado (em andamento) em Psicologia pela Universidad Internacional Iberoamericana. Merstrado Universitario em Direção de Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela Universidad de León, Espanha. Licenciatura em Psicologia pela Universidad de Guadalajara.
  • Dr. (c) Marcelino Diez Castro. Doutorado (em andamento) em Projetos pela Universidad Internacional Iberoamericana. Engenheiro de Sistemas pela Universidad Nacional Abierta (UNA). Especialização e Merstrado Universitario em Administração de Projetos pela Universidade Católica Andrés Bello (UCAB). Certificado pelo Project Management Institute (PMI) como Gerente Profissional de Projetos (PMP).
  • Mg. Lucía Odette Castillo. Merstrado Universitario em Administração e Gestão de Recursos Humanos pela Universidad de Santiago de Chile. Licenciatura em Enfermagem pela Universidad de Santiago de Chile.
  • Mg. Helia Silva Bustos. Merstrado Universitario em Saúde Pública pela Universidad de Chile. Licenciatura em Medicina pela Universidad de Chile
  • Mg. Javiera Parro Fluxá. Merstrado Universitario em Saúde Pública pela Universidad de Chile. Licenciatura em Enfermagem pela Universidad de los Andes, Chile.
  • Mg. Lucia Vassallo Gjurinovic. Merstrado Universitario em Gestão de Serviços de Saúde. Licenciatura em Odontologia pela Universidad San Martín de Porres, Peru. Auditora Interna em Sistemas de Gestão de Qualidade ISO 9001:2008.
 
 

Bolsa de Trabalho

A Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER) destina periodicamente um valor econômico de caráter extraordinário para Bolsas de estudo em Formação FUNIBER.

Para solicitá-la, preencha o formulário de solicitação de informação que aparece no portal da FUNIBER ou entre em contato diretamente com a sede da fundação em seu país para saber se é necessário fornecer alguma informação adicional.

Uma vez recebida a documentação, o Comitê Avaliador examinará a idoneidade de sua candidatura para a concessão de um incentivo econômico na forma de Bolsa de estudo em Formação FUNIBER.